Dúvida sobre documentação e transcrição

Boa noite pessoal!

É minha primeira vez aqui nesse fórum, agradeço quem puder contribuir. Estou reunindo as documentações para entrar com o processo de cidadania da minha mãe por atribuição. A situação é a seguinte:

  • Minha avós e avô nasceram em Portugal (1895 ele e 1907 ela);
  • Eles se casaram (1925) e faleceram no Brasil;
  • A minha avó nós sabemos que se naturalizou brasileira, após minha mãe ter nascido, ele, no entanto, não temos notícia (os documentos que temos dele, mostra que aparentemente não se naturalizou);
  • Tenho o batismo apenas da minha vó (do avô não - dele temos o passaporte).

Minhas dúvidas são:

  1. Posso entrar com o processo de atribuição de cidadania para minha mãe apenas com os documentos da minha avó? Ou vou precisar do batismo dele também?
  2. Li nas pesquisas que como a minha avó se naturalizou brasileira depois da minha mãe ter nascido, ela conseguiria entrar com o processo de atribuição. Bom...nesse caso: eu preciso pedir transcrição/averbação do casamento e óbito dela no assento em Portugal? Ou não faria sentido o óbito (já que ela era brasileira no fim da vida). No casamento ela ainda era portuguesa.
  3. Teria como eu saber se meu avó virou brasileiro ou não? Como?

Comentários

  • @mmhorta

    como ambos os genitores eram portugueses e casaram no Brasil, você vai precisar encontrar o baptismo do pai, pois terá que transcrever o casamento deles em Portugal.

    sobre a questão da naturalização, vou deixar alguém mais experiente opinar, mas me recordo que tem um link para consultar se o estrangeiro naturalizou-se ou não, as vezes na busca do fórum você consegue encontrar

  • Boa tarde.

    Estou tratando do processo de atribuição de minha cunhada.

    Posso substituir o RG que tem mais de 10 anos pela Carteira de motorista emitida pelo Detran.

  • @Vand , apenas o Arquivo Central do Porto aceita a CNH nos processos de atribuição de filhos (art 1C)

  • drildril Member

    Boa tarde

    @Leticialele Gostaria de saber se para a transcrição de casamento na certidão de nascimento precisa constar a averbação do divórcio?

  • @dril , não que eu saiba!

  • drildril Member

    @Leticialele muito Obrigada

  • Bom dia.

    Obrigado pela informação, vou mandar o processo mesmo para o Porto.

  • @gandalf obrigada pela atenção e resposta. Mas ainda não entendi porque precisaria do batismo do meu avó. Não seria necessário apenas realizar a averbação do casamento no assento de batismo dela em Portugal?

    Sobre a naturalização encontrei mais informações. Pode ser solicitado uma certidão negativa ou positiva de naturalização (mas eu não tenho o passaporte deles, ai já não consigo):

    http://deest.mj.gov.br/ecertidao/abrirPesquisa/abrirEmissao.do

    https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-certidao-positiva-de-naturalizacao

  • @mmhorta para averbação do casamento você precisa também do assento de nascimento/baptismo do cônjuge, não apenas da portuguesa

  • editado June 2021

    @mmhorta

    Acho que você me mencionou por engano. A resposta foi do @gsilvestre e foi absolutamente correta, por isso não falei nada. Talvez você tenha lido uma referência ou algum comentário meu em outro post.

    Sendo os dois, pai & mãe portugueses, a transcrição do casamento é obrigatória, a menos que ambos tenham sido declarantes.

    Se casaram no BR, tem que fazer a transcrição. Se casaram em PT tem que estar averbado, ou terá que mandar o assento de casamento.

    O link a que ele se refere, eu não quis postar porque ficou um pouco confuso com a linguagem jurídica. Mas já que você perguntou: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/247140/#Comment_247140

    Nesse outro link (há vários outros) o caso é ligeiramente diferente, mas está em linguagem mais natural: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17347/exigencia-transcricao-de-casamento

  • @gandalf de fato foi um confusão que fiz em citá-lo, me desculpe. Muito obrigada pelas referências que me enviou.

    @gsilvestre obrigada também pela resposta e ajuda! Vou atrás do assento de batismo para dar sequência no pedido de cidadania.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.