Transcrição e averbação de casamamento

Boa noite!

Me chamo Tatianne e estou ajudando meu marido a tirar a sua cidadania Portuguesa. Minha sogra conseguiu sua cidadania em 2018, através de seu pai. Que era o Português. Agora estamos querendo, através de minha sogra tirar a cidadania do meu esposo.

Acontece que minha sogra casou com o pai do meu esposo e no ato do casamento trocou seu nome.

Nome de solteira: Elisabeth Mendes Andrade

Nome de casada: Elisabeth Carneiro Viana

Após o divórcio, ela passou a usar seu nome de solteira novamente.

Na certidão de nascimento e no RG do meu esposo, consta o nome de casada de minha sogra.

Quando minha sogra tirou a sua cidadania, ela tirou com o nome de solteira.

Agora, queremos tirar a cidadania do meu esposo, mas não sabemos que caminho seguir.

Temos que fazer a transcrição do casamento da minha sogra?

E a averbação também temos que fazer? Ou se fizermos apenas a transcrição, será que a gente consegue dar entrada na cidadania dele?


Desde já, agradeço qualquer ajuda.

«1

Comentários

  • @Tatianne , sim, basta transcrever o casamento de sua sogra.

    Depois, peça a cidadania de seu marido.

  • @Leticialele minha sogra hoje não esta mais casada, ela ja se divorciou. Você acha que somente com a transcrição do casamento, conseguiremos dar entrada e conseguir a cidadania?

    Como para fazer a averbação o custo é maior, nesse primeiro momento não queríamos ter que arcar com essa despesa.

  • @Tatianne , sim, apenas a transcrição do casamento. A homologação do divórcio ela faz quando quiser (e se quiser)

  • Obrigada @Leticialele . Sabe o valor da transcrição e por onde posso fazer? Qual conservatória faz mais rápido?

  • @Tatianne , a transcrição custa 120 euros. A Conservatória mais rápida é a de Ponta Delgada (Açores)

  • @Leticialele você pode me ajudar, como faço a transcrição?

  • @Leticialele estava pesquisando sobre o processo de transcrição, e vi um arquivo aqui do forum que consta o requerimento.

    Requerimento para transcrição de casamento



    .…………………………………………………………..………………………………………….....................................,

    titular do documento de identidade nº…………………..........., emitido por ......…..………… aos …………………

    Residência habitual…………………….....................………………..............…..………….…...………..…………..,



    bairro ……………………………, CEP…………………cidade/estado…………...................………………………..

    Tels:………………………..………………….., e-mail ……………………………………………………… vem requerer a V.Exa. na qualidade de (grau de parentesco ou procurador)………………………………, a transcrição de casamento respeitante a:


    1º Nubente:

    Nome de solteiro: ……………………………………………………………………..………………………………….

    Data de nascimento: ……………..…………estado civil: …...…………………...………(à época do casamento)

    Naturalidade:………………………

    Se nasceu em Portugal, freguesia: ………………………………..…… concelho:……….…………………………

    Se nasceu no Brasil ou outro país, município:……………………………………….estado: …………......……….

    filiação:………………………………………………………………………………………………………………...........…

    Residência à data do casamento ………………………..……………………………………………………………..


    2º Nubente:

    Nome de solteira: …………………………………………………………………………..…………………………….

    Data de nascimento: ………………………estado civil: …...…………….……...………(à época do casamento)

    Naturalidade:………………………

    Se nasceu em Portugal, freguesia: ………………………………………, concelho: ……………………………..…

    Se nasceu no Brasil ou outro país, município: …………………………….……………, estado: ……………….....

    filiação:…………………………………………………………………………………………………………………...........

    Residência à data do casamento ……………………………………………………………….………………………



    Dados relativos à celebração do casamento


    Hora e data: …………. horas e ….……. minutos, do dia ………... de ………………..………. de …………….

    Lugar da celebração: ……………………………………………..………………………………………....................



    Celebrante …………………………………………………………………………..…………………………………….

    Casamento: □ civil □ católico □ religioso não católico

    □ com convenção antenupcial □ sem convenção antenupcial


    Nome do(s) nubente(s) adaptado após o casamento:


    1º nubente: …………………………………………………………………………………….……………........................

    2º nubente: ……………………………………………………………………………………………………………..........


    Declaro que estou ciente que, aos casamentos celebrados entre dois portugueses, após 01/06/1967, se não ocorreu processo de publicações antes do casamento perante autoridade portuguesa competente, se aplica o regime imperativo de separação de bens.




    Cidade, ………...… de …………………….…………. de …………............


    ______________________________________________________



    Assinatura do(a) requerente



    PREENCHIMENTO:

    Dados do requerente: ID, endereço atual, fone e e-mail.


    A certidão de casamento de inteiro teor terá os dados necessários para o preenchimento.


    1º Nubente: e 2º Nubente:


    DADOS: Nomes, datas de nascimento, estado civil, filiação.

    NATURALIDADE: cidade, estado e país de nascimento. Mesmo que um dos nubentes tenha adquirido a nacionalidade portuguesa originária, o local de nascimento é de acordo com os dados da certidão de casamento.

    O assento português indicará a nacionalidade.

    Nascido em Portugal: freguesia, Concelho e Distrito

    Residência à data do casamento: cidade, estado e país na época do casamento.


    Dados Relativos à celebração do casamento:

    Hora, data, lugar (nome do cartório), celebrante (nome do juiz, se no Cartório ou nome do padre quando o civil é celebrado juntamente com o religioso).


    Com convenção ou sem convenção antenupcial: Assinalar sem convenção antenupcial – Ponta Delgada entende que os pactos nupciais ocorridos no Brasil não precisam ser informados.

    Nomes dos nubentes adaptados após o casamento: para os casos em que tenha ocorrido mudanças nos nomes.


    Este requerimento ainda esta válido.? No caso, vou transcrever o casamento da minha sogra, para tirar a cidadania do meu cunhado e do meu marido.

    Outra dúvida, meu cunhado esta morando nos estados unidos atualmente, e a taxa da transcrição ele quem vai pagar. Vi que só pode pagar via postal. Tem como ele fazer por la?

    Os documentos que preciso:

    - certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra somente para nascidos após 1911) - Neste caso, a minha sogra já esta em mãos com a identidade e o passaporte. Posso colocar só o ano e o número do registro de nascimento?

    - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas - essa certidão, será a da min ha sogra( que é a portuguesa, ou a do meu sogro?

    certidão de casamento, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas - ok

    - Vale Postal de 120 Euros (vide detalhes abaixo) - esse vale postal, meu cunhado pode pagar pelos estados unidos?


    - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório ou presencialmente no consulado - quem deverá assinar é minha sogra? Faço todo o processo em nome dela?


    - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento - será o da minha sogra?


    Mais uma vez muito obrigada pela ajuda...

  • @Tatianne :

    Este requerimento ainda esta válido.? No caso, vou transcrever o casamento da minha sogra, para tirar a cidadania do meu cunhado e do meu marido. Sim, o requerimento é o válido para Ponta Delgada

    Outra dúvida, meu cunhado esta morando nos estados unidos atualmente, e a taxa da transcrição ele quem vai pagar. Vi que só pode pagar via postal. Tem como ele fazer por la? O procedimento mudou - primeiro, mande os documentos. Eles vão analisar e, se tudo estiver correto, vão mandar um link para pagamento com cartão de crédito.

    Os documentos que preciso:

    - certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra somente para nascidos após 1911) - Neste caso, a minha sogra já esta em mãos com a identidade e o passaporte. Posso colocar só o ano e o número do registro de nascimento? Sim

    - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas - essa certidão, será a da min ha sogra( que é a portuguesa, ou a do meu sogro? será a do seu sogro, que é o cônjuge brasileiro!

    certidão de casamento, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas - ok Sim

    - Vale Postal de 120 Euros (vide detalhes abaixo) - esse vale postal, meu cunhado pode pagar pelos estados unidos? Ver resposta acima


    - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório ou presencialmente no consulado - quem deverá assinar é minha sogra? Faço todo o processo em nome dela? Sua sogra ou um dos filhos podem assinar. Se for um dos filhos, mandar cópia autenticada e apostilada da identidade.


    - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento - será o da minha sogra? Se ela assinar, sim. Se for um filho, a identidade dele.

  • obrigada @Leticialele. vou providenciar os documentos e dar entrada. Sabe em média qual o tempo que as transcrições estão saindo?

  • @Tatianne , no máximo em 30 dias

  • @Leticialele Leticia, estou preenchendo o requerimento, posso preencher tudo no computador e apenas assinar no cartório? ou Preciso preencher tudo manuscrito?

  • @Tatianne , pode preencher tudo no computador e assinar na frente do funcionário do Cartório para reconhecer a assinatura por autenticidade.

  • Para qual endereço envio o documento da transcrição? envio para ponta delgada? qual o endereço da conservatória?

  • @Leticialele estou fazendo a transcrição de casamento da minha sogra, sabe qual o topico encontro o passo a passo para tirar a cidadania do meu cinhado e do meu marido, Eles são filhos de portuguesa.

  • @Tatianne , o endereço da Conservatória de Ponta Delgada é:

    Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º

    9500-063 – Ponta Delgada

    Quanto à nacionalidade dos filhos dela, mande os documentos para o Arquivo Central do Porto

    Cópia simples da certidão de nascimento portuguesa da mãe, com o casamento averbado;

    Certidão de nascimento do Requerente, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação;

    Formulário 1C, impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida em Cartório, por autenticidade;

    Pagamento de emolumentos, no valor de 175 euros, preferencialmente com cartão de crédito virtual - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Pode mandar os dois processos juntos, mas cada um tem que ir completo, sem compartilhar documentos.

  • @Leticialele me tira uma dúvida, meu cunhado, esta morando nos EUA, e estou tirando a cidadania dele pelo Brasil. A minha sogra ( que é a portuguesa) esta com uma procuração dando poderes a ela para resolver e assinar qualquer documento por ele. Será que podemos fazer todo o processo dele por aqui e minha sogra pode assinar o formulário 1c?

  • @Leticialele outra dúvida, essa cópia simples da certidão de nascimento portuguesa com o casamento averbado, a minha sogra só tem o documento que portugal enviou quando ela conseguiu a cidadania. Estou enviando os documentos para fazer a trasncrição do casamento dela para Ponta Delgada, no inicio de julho, após sair a transcrição do casamento dela, eles enviarão a certidão dela para o Brasil, ou tenho que solicitar? Após a transcrição, na certidão dela estara com o casamento averbado, é isso?

  • @Tatianne , a procuração dele para a mãe tem que dar poderes específicos para solicitar a cidadania, não pode ser genérica.

    Depois que a transcrição de casamento é feita, é gerada uma averbação na certidão de nascimento portuguesa de sua sogra.

    Quando o processo do seu cunhado for analisado em Portugal, o Conservador irá olhar no Sistema e verá que a transcrição foi feita.

    O Consulado e Ponta Delgada mandam uma certidão de casamento, após a conclusão do processo

  • @Leticialele uma ajuda.

    Estou ajudando um amigo o pai dele é filho de português e já está com todos os documentos prontos. Só tem um problema o pai dele sofreu um acidente e tem dificuldade de assinar , na identidade dele está uma observação impossibilidade de assinar.

    O filho dele tem uma procuração que ele pode assinar pelo pai , pra resolver problemas de bancos , comprar vender , requerer, e cita alguma coisa de embaixada.

    Mas falei pra ele que ele vai ter que fazer uma procuração específica para tirar a cidadania.

    Estou certa?

    Ficarei grata pela informação.

  • editado July 2021

    @Simeia Lobato , sim, a procuração tem que dar poderes específicos para solicitar a nacionalidade portuguesa.

    Se ele não pode assinar, tem que fazer uma procuração a rogo. O modelo pode ser:

    P R O C U R A Ç Ã O

    (nome completo)__________________, no estado de (casado/solteiro/divorciado/viúvo)____________ natural da (cidade) ___________Estado de _____________, filho de _______________e de ________________, com residência habitual em___________, de nacionalidade___________ portador do passaporte (ou outro documento de identificação equivalente) n.º___________ emitido em (data de emissão) ____/____/_____, por (entidade emissora) ___________, constitui seu procurador o Senhor _____________________(nome completo do procurador), portador do bilhete de identidade (ou outro documento de identificação equivalente) n.º___________ emitido em (data de emissão) ___________, por (entidade emissora) ___________, com residência habitual em ___________, a quem confere poderes especiais para o registar como português, na Conservatória _____________, podendo para o efeito declarar, praticar e assinar tudo o que seja necessário ao indicado fim, nomeadamente a declaração para fins de inscrição de nascimento ou de atribuição da nacionalidade, podendo, se necessário, substabelecer os poderes que lhe forem conferidos.

    __________________________________________

    Em (local) ___________aos (dia) ___________, de (mês) ___________de (ano) 

  • Obrigada amore !

    Deus abençoe sua vida!

  • @Leticialele estou preenchendo o requerimento da transcrição de casamento, mas fiquei com uma dúvida:

    Na descrição dos nubentes, eu coloco que minha sogra é brasileira ou portuguesa?

  • @Tatianne

    Ponta Delgada tem um formulário de requerimento mais recente, caso voce queira usar. Ambos são válidos, mas esse acima falta o e-mail para eles mandarem a notificação para o pagamento (que pode ser acrescentado). Dê uma olhada no outro form. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021

    Sua sogra é portuguesa. Seu sogro é brasileiro. Vai mandar junto o assento português da sua sogra, e a certidão inteiro teor do sogro.

  • @Tatianne

    Tem a opcao de fazer a transcricao pelo Escritório Consular de Santos. Parece que fazem a transcricao em menos de 2 semanas por lá.

  • editado July 2021

    @Tatianne

    Se preferir mandar para o consulado pode. Tem que ser o consulado que atende sua área. Muda a documentação, e o requerimento tem que ser retirado do site de seu consulado.

    Em termos de tempo e custo, Santos (SP & MS), Rio (RJ & ES), e Ponta Delgada (todos os estados), são equivalentes. Os três aprovam em 2-3 semanas, para o pagamento. Um pouco mais pra receber o assento de casamento, que geralmente fica pronto 2 dias após o pagamento.

    • Consulado de Santos pede o casamento averbado na certidão, pede mais documentos, e o preço em R$ soma uma taxa consular no boleto.
    • PD paga uma remessa DHL mais cara, e o pagamento de €120 pelo cartão internacional inclui uma taxa de 6,38% de IOF.

    Ao final, a diferença é menos de R$10, e o tempo é o mesmo. Mas se der problema ou não responderem (que é raro), você vai preferir que tivesse feito em PD, porque resolve tudo com facilidade por e-mail e correio. No consulado você não consegue falar nem por telefone.

    Por experiência própria, eu já teria resolvido em PD e recebido o assento, antes de você sequer ter conseguido contactar o consulado.

    A principal vantagem de fazer pelo consulado é poder reusar a certidão de batismo do português para o processo de nacionalidade, porque devolvem os docs. Se mandar para PD teria que pedir outra original ao AD. Se for apenas o assento informatizado, isso não faz diferença.

    Por outro lado, PD não pode competir com essa: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/254451/#Comment_254451

  • Eu enviei a documentação para Ponta Delgada, saiu do |Rio de Janeiro no dia 29/07 e chegou em Ponta Delgada no dia 05/08/2021. Até agora não recebi nada de ponta delgada, é assim mesmo? Devo aguardar?

  • @gandalf Eu enviei a documentação para Ponta Delgada, saiu do |Rio de Janeiro no dia 29/07 e chegou em Ponta Delgada no dia 05/08/2021. Até agora não recebi nada de ponta delgada, é assim mesmo? Devo aguardar?

  • @Tatianne

    Sim, aguarde. P.Delgada tem levado 5-6 semanas para entrar em contacto por e-mail com o boleto para pagamento.

    Mesmo porque no caso de transcrição não há outra coisa a fazer, senão esperar.

  • @gandalf e @Leticialele enviei a documentação da minha sogra para ponta delgada, chegou la no dia 03/08, já enviei e-mail para eles e até agora não tive retorno, nem do e-mail que eu mandei, nem do processo que enviamos. Estou preocupada. Esta demorando assim mesmo?

  • @Tatianne , sim! Ponta Delgada alega pouco pessoal, alguns doentes, de férias. O prazo lá está em torno de 60 dias!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.