Finalmente minha cidadania chegou!!

Boa tarde a todos!

Gostaria de compartilhar aqui com vcs que recebi minha cidadania essa semana!

Dei entrada em julho/2020 pela ACP e ficou pronta em janeiro/2021.

Enviei meus documentos por DHL e consegui fazer a atribuição sem fazer a transcrição de casamento dos meus pais (meu pai é o português e ele me registrou antes de eu completar 1ano).

Foi uma jornada árdua... inciciada em 2016... mas consegui!!! Por isso meu muitíssimo obrigada por toda ajuda de vcs! Com certeza não teria conseguido sozinha, ainda mais que tive vários obstáculos no percurso, como a retificação de casamento dos meus avós. Não sei se vcs irao se lembrar do meu caso. Minha vó usou vários nomes, e isso complicou bastante rs...

Gostaria de aproveitar pra tirar uma dúvida por gentileza:

  • sou divorciada com 2 filhos. Pra dar entrada na cidadania deles eu preciso fazer a transcrição do meu casamento mesmo? Fiz a dos meus avós pela PD e demorou uns 2 meses na época. Moro próximo ao Consulado do Rio, vcs acham que vale a pena dar entrada por eles? Acabei de ligar pra lá pra ver meu cartão cidadão/passaporte e me informaram que eu tenho que fazer minha transcrição de casamento e divórcio antes! Procede isso?!

Muitíssimo obrigada por tudo!

Abraços

Comentários

  • @marciajones parabéns!

    se você não foi a declarante do nascimento dos seus filhos, precisa transcrever o casamento.

    Acredito que valha a pena fazer pelo Consulado do RJ, tendo em vista que os relatos aqui do fórum apontam um bom prazo de conclusão - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14134/transcricao-de-casamento-consulado-do-rj#latest

    O "melhor" seria tirar o cartão cidadão e o passaporte após regularização dos seus atos da vida civil, mas eles não podem "impor" isso, sobretudo em razão do divórcio depender da contratação de advogado em Portugal para homologação e você não pode ficar sem documento de identificação até isso ser concluído rs

  • @gsilvestre

    ola! Muito obrigada!!!

    Vou ter que fazer a transcrição então pois não fui eu que registrei meus filhos... Além da sua sugestão, também li aqui no forum relatos positivos em relação à transcrição pelo Consulado ...

    E simultaneamente já fico com "meio caminho andado" pra regularização dos meus atos da vida civil né?

    Um grande abraço e mais uma vez muito obrigada!

  • Olá novamente!

    Acabei de ler no site do Consulado que "a não atualização do estado civil implica em permanecer com o estado civil e nome de casada em Portugal". Então, se preciso transcrever meu casamento para poder fazer a atribuição dos meus filhos, vou ter problemas com meu nome que voltou a ser o de solteira, enquanto não registrar meu divórcio la em Portugal certo? A menos que eu tente tirar meu cartão cidadão/passaporte antes de transcrever meu casamento..

    Que complicado né?

    Abracos

  • @marciajones

    Sim, fica com o nome de casada. Mas mesmo que fizesse o CC em PT, não adiantaria no seu caso, porque precisa fazer a transcrição do casamento de qualquer maneira para dar o direito aos filhos.

    Então seu caminho é:

    • fazer a transcrição de casamento (para dar o direito aos filhos)
    • dar inicio ao processo dos filhos
    • fazer o CC e PEP (passaporte eletrônico português) (pode ser feito em paralelo com o processo dos filhos; são independentes)
    • Quando desejar, fazer a homologação judicial do divórcio, através de advogados, para voltar a ter o nome de solteira no CC
  • @gandalf

    Ola! Bom dia!

    É justamente esse o meu receio... ficar com o nome de casada nos documentos...

    Pensei em dar entrada primeiro nos meus documentos pra ficarem com meu nome de solteira que é o que eu uso agora, depois fazer a transcrição de casamento, dar entrada na cidadania dos meus filhos (uma de 23 e um de 17) e depois ver a questao do divórcio.

    Não posso fazer meu cc/passaporte primeiro?

    Eu fiz a retificação do meu sobrenome na certidão de nascimento dos meus filhos. Meu filho menor precisa da assinatura do pai por autenticidade certo? Só que ele teve um avc em 2016 e nao consegue assinar e pra piorar ele está no cti no momento... Entao terei que aguardar ele fazer 18 né?

    Muito obrigada

  • Outra pergunta:

    eu preciso aguardar a transcrição do meu casamento ficar pronta pra fazer meu cc e passaporte? Ou ja posso dar entrada na transcrição e logo depois nos meus documentos?

    Obg

  • @marciajones

    Você não devia esperar. A nacionalidade de seu filho de 17 é grátis se você der entrada e numerar o processo antes dele completar 18.

    Se você for fazer outras coisas, como CC, não dará tempo.

    De qualquer forma, mesmo que você ficasse como solteira no seu CC, somente duraria até a próxima renovação do CC ou qualquer alteração importante nele.

    Quanto a sua segunda pergunta, se for fazer o CC pelo consulado, eles exigem que seja feita a transcrição antes. Pode ser até que façam na hora pra você, antes de iniciar o CC. Mas dificilmente deixarão tirar o CC sem fazer a transcrição.

    Pra tirar definitivamente o nome de casada, somente com a homologação do divorcio, judicialmente.

  • @gandalf

    Será que eu consigo dar entrada no processo do meu filho sem a assinatura do pai? Anexando um comprovante de que ele está inválido e no momento entubado no CTI?

    Caso positivo, Eu posso dar entrada na transcrição e nos processos dos meus filhos ao mesmo tempo? Ou preciso esperar chegar a transcrição primeiro?

    Pensei em dar entrada na transcrição aqui pelo Consulado mesmo e ja enviar os documentos pra minha filha que mora em Lisboa assinar em enviá-los pra ACP (o processo dela e do irmão). E colocar junto um comprovante de que ja dei entrada na transcrição do meu casamento.

    PS: só pra eu não perder o costume, meus casos sao sempre bem complicados

    Um grande abraço e muitíssimo obrigada por tanto apoio!

  • @marciajones

    Seu caso não é complicado, mas você não quer seguir o fluxo natural das coisas, e por isso é uma dor auto-infligida.

    Se você fizer a transcrição pessoalmente no Rio, provavelmente já sai do consulado com ela pronta. Mas teria que agendar. Se mandar pelo correio demoram 2-4 semanas. Dificilmente a pessoa não pode esperar mais 2 semanas pra dar andamento pelo fluxo normal.

    Você não precisa ter a transcrição pronta, mas precisa ter o numero do processo e a conservatória ou consulado. Conseguir o numero do processo geralmente não é trivial.

    Em seu lugar eu faria isso:

    1. mandar a transcrição para o consulado ou Ponta Delgada pelo correio. Demora 2 semanas pra sair.
    2. mandar os documentos para sua filha em PT. Ela vai no balcão (assumindo que o lockdown foi relaxado), assina na presença do funcionário.
    3. Nesse meio tempo sua transcrição já saiu, você manda o número ou um scan do documento pra ela, e ela manda pelo CTT para o ACP.
  • @marciajones , você tem que ter um documento, assinado por, no mínimo, um médico , com assinatura reconhecida, declarando que seu marido está impossibilitado de assinar por se encontrar em tais e tais condições, internado em um CTI do Hospital XXX.

  • @marciajones creio q vc terá q fazer um documento em cartório com firma reconhecida e apostilado.

  • @gandalf

    Bom dia!

    Entendi, vou providenciar esse documento do hospital. Pelo qie li aqui nos relatos, Tondela seria a melhor opcao para o meu filho menor, certo?

    Quanto à transcrição do meu casamento, tenho pacto nupcial, então também tenho que anexa-lo apostilado, certo?

    Muito obrigada

  • @marciajones

    O ACP tem concluído processos de menores rapidamente. Tondela está congestionada.

    Veja aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/237820/#Comment_237820

  • @gandalf


    ok muitíssimo obrigada!

    Abraços

  • Olá, boa tarde a todos!

    Havia comentado que meu ex-marido estava internado e não tinha condições de assinar o requerimento de atribuição do nosso filho de 17 anos... e infelizmente ele faleceu...

    Preciso dar entrada na transcrição de casamento e atribuição dos meus filhos.

    Minhas dúvidas são:

    Para transcrição do meu casamento:

    • ja posso enviar a certidão de óbito juntamente com a certidão de nascimento dele? Ambas precisam ser apstiladas certo? Sem ser em inteiro teor? Anexando o óbito dele eu realmente tenho que averbar o divórcio em Portugal também? Tentaria assim simplificar minha situação pois gostaria de assinar meu nome de solteira nos meus documentos portugueses.

    Para atribuição dos meus filhos:

    • No caso do meu filho menor, vou anexar a certidão de óbito do pai. Ela e a certidão de nascimento (do pai) precisam ser apostiladas e em inteiro teor?
    • No caso da minha filha maior, ela não precisa enviar a certidao de óbito do pai, certo? mas precisa enviar a de nascimento dele? Caso sim, em inteiro teor e apostilada?
    • Minha filha pode dar entrada na atribuição dela juntamente com a do irmão para evitar documentos em duplicidade?

    Desculpe por tantas perguntas.

    Muito obrigada!

    abraços

  • editado February 2021

    @marciajones

    Voce pode incluir uma certidão de óbito inteiro teor (digitada), apostilada juntamente com cada processo que ele teria que assinar.

    Para nacionalidade dos filhos menores, basta a sua assinatura no form-1C, e a certidão de óbito do pai.

    Para a transcrição de casamento no consulado, pedem para averbar o óbito do português. Tem que olhar no site do consulado como faz os dois juntos. Creio que basta incluir a certidão de óbito inteiro teor certificada (veja se precisa apostilar).

    Quanto a assinar o nome de solteira, somente após a homologação judicial do divórcio. Se voces se divorciaram antes do falecimento, seu estado civil permanecerá "divorciada" (e não "viúva"). O falecimento do cônjuge não muda seu estado civil, a menos que você esteja casada com ele. O óbito simplifica o processo, e reduz o custo, porque não será litigioso.

  • @gandalf


    ola! Boa tarde!

    Ok, mas fiquei com uma dúvida: na atribuição do meu filho menor, a certidão de óbito do pai é só uma cópia autenticada ou uma original em inteiro teor e apostilhada? Preciso enviar a certidão de nascimento do pai também? Ou a de óbito ja anula essa necessidade?

    Eu ja sou divorciada há anos, então na verdade nem precisaria transcrever o obito dele né? Mas pelo que entendi, isso pode ajudar na minha averbação do divórcio no certo? Ja tinha lido no site do consulado que a transcrição é gratuita e parece que é possível dar entrada na transcrição do casamento e obito ao mesmo tempo! Portanto, vou fazer sim!

    Quanto a atribuição dos meus filhos pela ACP, posso colocar tudo no mesmo envelope ou é necesssrio separa-los?

    Muito obrigada!

  • @marciajones

    Tem que pedir no cartório um original para cada processo, e mandar apostilar.

    Você pode juntar todos os processos no envelope da DHL para remessa. Cada processo tem que estar completo, com todos os documentos, dentro de um envelope pardo (ou de qualquer cor que queira), escrito por fora Processo de Nacionalidade art-1C Fulano de Tal

    Não pode compartilhar documentos.

    Ao receber, eles vão separar os envelopes de dentro, e cada um segue seu caminho, podendo ser analisados por conservadores diferentes.

  • @gandalf

    ok, muito obrigada!

    Um ótimo fds pra todos!

    abraços

Esta discussão está fechada.