COMO OBTER CERTIDÃO DE BATISMO DOS BISAVÓS SEM SABER DISTRITO, CONCELHO OU FREGUESIA?

2»

Comentários

  • Só temos a certidão de óbito e a de casamento deles

  • @biaalmeida

    Parente do seu antepassado?

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    395518 Jacinto Tavares Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis José Tavares &bnsp ;Trabalhador 29 Santos Casado

    Espero que seja. Se n for, pelo menos vc tem uma referência de onde procurar.

    Não procure a data exata de nascimento. Use uma margem de erro, de alguns anos para trás e alguns para frente.

    Boa sorte!

  • @biaalmeida

    Trisavó?

    21304 Vicência Maria Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis Pedro José de Oliveira Sem Indicação Não Indica 59 Rio de Janeiro Viúvo

  • @guimoss

    Isso, é meu trisavô. Bisavô de minha mãe.

    Onde vc achou essas informações???

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2021

    @biaalmeida

    São do site do cepese.

    Vc quis dizer TRISAVÓ?

    Agora vc tem dois caminhos...

    Entrar na torre do tombo e buscar o assento do seu bisavô (concelho e freguesias acima do distrito de aveiro).

    Ou pedir esses dois passaportes, para ter mais informações.

    Depois deixe o seu relato aqui.

    Boa sorte!

  • Pessoal, preciso de ajuda.

    Cheguei a abrir um fórum a meses atrás, mas ainda não consegui andar sobre esse assunto:

    1. Nome do português: Manoel Fernandes Pinto

    Nascido aproximadamente em 1876 a 1879 em Portugal. Falecido em 1948 aos 70 anos.

    Filho de: José Fernandes Pinto

    Mãe: Maria Rosa de Jesus (não é certo que seja tb)

    2. Freguesia: Não sei.

    3. Data da emigração: Não sei.

    4. Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou: Provavelmente em algum porto do Rio de Janeiro (antigo distrito federal).

    5. Informar se emigrou junto com a família ou sozinho: Acredito que tenha imigrado sozinho pois no livro de nascimento dos filhos vem dizendo que os pais são falecidos em Portugal.

    6. Estado civil na época da emigração: Acredito que seja solteiro pois a conjugue era Brasileira.

    7. Nome da esposa e/ou filhos:

    Conjugue: Luiza Fernandes Pinto. Nome de solteira somente Luiza Fernandes Ventura.

  • Bom dia! Só atualizando as informações, mas comtinuamos na mesma, sem saber o local de nascimento dos meus bisavôs. Achamos a certidão de casamento deles aqui no Brasil, mas, como sempre, sem mencionar data ou local de nascimento, apenas que ambos eram portugueses.

    Então, retomando tudo, dispomos das seguintes informações:

    Bisavô: Sebastião Francisco, nascido 1852 (estimado de acordo à certidão de entradano pais, no arquivo nacional), filho de Joaquim Francisco e Maria Francisca, ou Maria dos Santos e Maria Cordeiro (informação da certidão de casamento)

    Bisavó: Dona Maria da Conceição, nascida em 1878 (estimado fe acordo à certidão de óbito), filha de José (de Sousa) Coutinho e de Antonia Coutinho ou Antônia de Freitas ou Ritta de Cássia (informação da certidão de casamento).

    Alguém consegue entender essa bagunça e me ajudar, por favor?

  • Gente, talvez não soube me expressar, mas, vocês que têm mais experiência em buscar certidões, que estão acostumados com essa falta de padronização nas certidões, gostaria que me ajudassem, não peço que busquen as certidões para mim, mas me dêem um norte, alguma dica, algo que eu possa fazer, consultar etc. para conseguir localizar a certidão de nascimento do meu bisavô e minha bisavó, por gentileza.

  • Bom dia.

    Primeiramente, obrigado pela aceitação no fórum.

    Comecei a busca pela certidão de batismo do meu bisavó, mas até agora não obtive sucesso.

    Se alguém puder me ajudar, as informações que tenho são as seguintes:

    Nome do meu Bisavó: Augusto Guilherme da Silva.

    Data provável de nascimento: 30/12/1888

    Localidade: Traz os montes (efetuei pesquisas em Bragança e Vila Real)

    Nome dos Pais do meu Bisavó: Antonio Guilherme da Silva; Piedade Ferreira da Costa.

    Segundo documentação do Porto do Rio, desembarcou na cidade do Rio de Janeiro, vindo de Lisboa, no dia 17/10/1909, no navio Amazon, então com 20 anos de Idade.

    Desde já agradeço.

    Nilson Junior


  • @nasjunior , vê se consegue ler o que está escrito na certidão de um dos filhos, Nilso: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D5GQ-3G?i=275&cc=1582573

    Tem o nascimento do Nerval: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6SV7-GMF?i=16&cc=1582573 (diz que era casado na 6a circunscrição)

    Nedson:https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6GB7-SH1?i=159&cc=1582573 (diz que ele era oficial de justiça)

    Era casado com Ottilia Araújo Silva?

  • Muito obrigado!!! Obrigado mesmo pela ajuda!

    É, sim, casado com Ottilia Araújo Silva. O Nilso é meu avô, e os outros dois são meus tios-avôs, Nerval e Nedson.

    Mas ainda tenho uma dúvida: se começar o processo de transcrição de casamento pelo meu avó Nilso, eles vão conseguir localizar o assento do meu bisavó, Augusto Guilherme da Silva, digo, Distrito, Concelho e Freguesia lá em Portugal? Em caso positivo, devo enviar o processo de transcrição do casamento do meu avó para Ponta Delgada?

    Desde já agradeço.

    Nilson Junior

  • @nasjunior , o seu avô não era português, não tem como transcrever o casamento dele em Portugal.

    Essas certidões dão a você algumas pistas para ver onde procurar!

    Você pode procurar o processo de naturalização do seu bisavô, pode procurar a associação dos oficiais de justiça para ver se eles têm arquivos históricos, ou outra ideia detetivesca que me escapa agora!

  • @nasjunior

    Trisavô? Várias viagens, um "Carvalho" extra de sobrenome e diferentes mães...

    Talvez algum deles seja o seu parente...

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    64515 António Guilherme Da Silva Carvalho Gondomar Gondomar Joaquim da Silva Carvalho Miquelina de Jesus Caleira Sem Indicação 11 Rio de Janeiro Sem Indicação

    117941 António Guilherme Da Silva Carvalho Gondomar Sem Indicação Joaquim da Silva Carvalho Maria da Conceição Martins Industrial 43 Rio de Janeiro Casado

    326004António Guilherme Da Silva CarvalhoGondomarGondomarJoaquim da Silva CarvalhoMaria da Conceição MartinsAgricultor33São Paulo

    409046António Guilherme Da Silva CarvalhoGondomarPortoJoaquim da Silva CarvalhoMaria da Conceição MartinsMarceneiro25Rio de JaneiroSolteiro

    Boa sorte!

  • @guimoss, agradeço muitíssimo a ajuda, mas o nome dos meus trisavós, pais do meu bisavó são Antonio Guilherme da Silva e Piedade Ferreira da Costa.

    @Leticialele eu acho que eu errei a ordem. Eu tenho que fazer o registro do meu bisavô (nascimento, casamento, óbito), que era Português, é isso? Depois seguiria pelo meu avô (já falecido) e pelo meu pai, até chegar a mim? Desculpa a quantidade de pergunta.

    Agradeço bastante a ajuda.

  • @nasjunior , se seu pai/mãe descendente do português estiver vivo, a ordem é a seguinte:

    você tem que encontrar o nascimento e o casamento de seus bisavós;

    Pedir a certidão inteiro teor de seu avô;

    Pedir a certidão de nascimento do seu pai OU mãe, filho do Nilso (seu avô) por cópia reprográfica do livro.

    Mandar o processo de seu pai/mãe como neto, pelo artigo 1D, para Lisboa.

    Depois do processo como neto (a) finalizado, envia o seu como filho de português.

  • @Leticialele

    Agradeço enormemente a atenção!

    Juro que são as perguntas derradeiras.

    As certidões do meu bisavô e da minha bisavó, a do meu avó (Nilso) e do meu pai serão todas enviadas formando um único processo? O envio realmente só pode ser feito para Lisboa, né? Existe um cartório específico?

    Minha mãe é viva e casada com meu pai. A transcrição/ naturalização dela será feita no mesmo processo de reconhecimento do meu pai ou processo posterior? Esse processo da minha deve ser feito antes do meu?

    De novo muito obrigado!

  • @nasjunior , você vai enviar a documentação para seu pai solicitar a cidadania como neto. As certidões de seu bisavô, do seu avô e do seu pai serão juntadas aos demais documentos necessários e enviadas para a Conservatória dos Registos Centrais - Lisboa, que é a única onde tramitam os processos de netos.

    Quando seu pai conseguir a cidadania portuguesa, se foi ele o declarante do seu nascimento, você pode pedir a sua, como filho de português. Pode fazer no Arquivo Central do Porto.

    Ao mesmo tempo, seu pai transcreve o casamento dele com sua mãe e, concluído o processo, envia o processo de cidadania por atribuição de sua mãe, também pela CRCentrais - Lisboa.

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2021

    @nasjunior

    Eu vi que o nome do TRISAVÔ era sem o "carvalho".

    O que eu quis dizer foi que talvez esse "carvalho" tenha sido omitido do sobrenome do trisavô na emissão do passaporte, e quem sabe, nas certidões que vc possui e ele aparece.

    São nomes parecidos, e, logo nao podem ser descartados de maneira rápida.

    Também, há a questão da localidade. Todos esses registros são de um mesmo local. Se fosse um nome comum, apareciam vários locais diferentes.

    Em um deles (id 117941), o estado civil aparece como CASADO. Vc pode pedir esse passaporte e ver se nele aparece o nome da esposa, TRISAVÓ e mãe do seu bisavô, Piedade.

    Eu faria uma pesquisa em gondomar, pois vc nao têm nenhum dado específico (apesar de ter olhado na area de trás-os-montes) sobre a origem dele. É um local para começar.

    Ps: quando eu disse "diferentes mães", eu quis dizer a mãe do seu trisavô (TETRAVÓ).

    Boa sorte!

  • É possível que o português tenha adotado outro nome no Brasil? Me explico: pesquisando daqui de lá, creio devo ter encontrado os meus trisavos. Os nomes, datas e local batem, só que meus trisavos tiveram 4 filhos, sendo doid com o nome Manoel. O primeiro Manoel não bate o ano de nascimento, mas o segundo sim. É possível esse Manoel ter assumido outro nome aqui no Brasil?

  • Bom dia, pessoal. Primeiro, gostaria de agradecer imensamente a ajuda e o tempo que vocês dedicaram a me dar uma luz. Está sendo de grande valia. Infelizmente tive que parar o processo de busca em razão de caso de doença na família. Retomarei assim que as coisas ficarem mais calmas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.