Sem data e sem localização

Pessoal, boa tarde!

Preciso de um ajuda, para encontrar a certidão de nascimento ou algum documento que prove o local de nascimento do meu bisavô português.

Nome Bisavô: Manoel Fernandes Pinto

Talvez nascido em 1878 em Portugal

Conjugê: Luiza Fernandes Ventura

Talvez nascida em 1883 no Brasil

Se casaram em 18/12/1898 em Magé no RJ (Tenho a certidão, não diz o local de nascimento dele e nem idade, somente diz português).

Pai Bisavô - José Fernandes Pinto

Mãe Bisavô - Maria Rosa de Jesus

Tiveram os filhos: Manoel Fernandes Pinto (meu avô), Noela Fernandes Pinto, Arminda Fernandes Pinto, Lucila Fernandes Pinto, Julieta Fernandes Pinto, Carlos Fernandes Pinto e Manoel Fernandes Pinto Filho. (Todos falecidos)

Tenho a certidão de nascimento e óbito de quase todos eles e nenhuma faz menção ao local de nascimento do meu bisavô, somente que era de Portugal.


Alguém poderia me dar uma ajuda de como procurar essa referência de nascimento ou talvez o passaporte de imigração.

Já tentei em vários lugares por meses e não encontrei nada =(


Agradeço desde já a todos vocês e desejo um feliz 2021 para todos nós! =)

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2020

    @annaluizaxavier

    Ola, boa tarde...

    1) Possível Bisavô (nomes parecidos dos pais):

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    6515 Manoel Fernandes De Resende S.joao da Madeira Oliveira de Azemeis José Fernandes Rosa Maria de Jesus Negociante 33 Rio de Janeiro Casado

    2) Possível parente do bisavô (mesmo sobrenome):

    59454 Joaquim Fernandes Pinto Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Sem Indicação Sem Indicação Lavrador 40 Rio de Janeiro Casado

    3) Possível irmã da trisavó (mesmo sobrenome):

    77328 José Fernandes Pinto De Oliveira Gaia Porto Manuel Fernandes Pinto de Oliveira Glória Rosa de Jesus Empregado Comercial 15 Santos Solteiro

    *Perguntas:

    Em nenhuma certidão menciona a naturalidade da bisavó? Geralmente se menciona na de casamento. Ao menos o Estado ou País.

    Quando é capital do RJ, fala Distrito Federal. Qualquer outro municipio, menciona ESTADO DO RIO.

    Espero que as informações sejam úteis.

    Boas festas a todos!!!

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2020

    @annaluizaxavier

    Ola, talvez vc ja tenha essa certidão de nascimento de 1931 (esta bem ruim de entender). Nela, a sua bisavó já estava falecida. Pelo que vc descreveu, deve ser o seu avo, no SIAN do Arquivo Nacional:

    6Q.FEV.LTN.038/f.192 - no docjud esta fls 193. (registro 7572)

    Talvez tenha alguma informação relevante.

    No fs, achei um óbito de uma LUIZA FERNANDES VENTURA (11a circunscrição, jan-abril/1914, imagem 104). Não menciona o bisavô, mas fala que ela era casada e NATURAL DO MUNICIPIO DO RJ e sepultada no cemiterio de inhaúma (7a freguesia).

    Tb vi outro obito de antonio (um tio-avô, talvez, que vc nao mencionou, falecido com 9 dias de vida e registrado na 7a pretoria). Obito 1912, abril-junho, 11a circ. Imagem 150)

    Tb tem o batismo desse seu tio-avo. Igreja de São Tiago. Junho/1912 a jan/1913. Imagem 34. Pode ter algo nessa igreja sobre o óbito.

  • @annaluizaxavier

    Me parece que a sua bisavó em algumas certidões adotou o nome LUIZA FERNANDES PINTO.

    Pode ser uma boa opcao de buscas.

    Tem uma arvore no family search de um irmao da sua bisavó (manoel ventura). Vc pode fazer uma analise melhor. Ele tb é da 11a circunscrição, 7a freguesia, inhauma.

    Eu faria uma busca nessa freguesia.

    Os seus trisavos (jose custodio ventura e carolina baptista) constam como portugueses em uma certidao de nascimento de um filho do manoel ventura (jun/julho 1914, 11a circ, imagem 170). O manoel tinha 29 anos nessa certidao.

    Busque tb os batismos do manoel (tio-bisavô) e luiza (bisavó), com 1 ano para mais e para menos na Igreja que mencionei acima. Esse Manoel é brasileiro, mas se os pais são portugueses, talvez a luiza tb possa ser.

    Se o nascimento foi antes de 1888 (o que parece ser o caso da sua bisavó) vc pode usar essa certidão de batismo na transcrição do casamento no assento do seu bisavô português.

    Boa sorte!

  • editado January 2021

    Olá! @guimoss


    Obrigada pela ajuda!

    Respondendo suas perguntas:

    • Nas certidões que achei falam que a Luiza Ventura é Brasileira, consta no livro de casamento que encontrei no FamilySearch.
    • Encontrei a certidão de óbito dela e do meu Bisavô, fala somente em Português e Brasileira, sem ao menos local, nem data de nascimento dos dois.
    • Pelo que entendi do livro de casamento, meu bisavô casou com 20 anos, aqui no Brasil em Magé, então acredito que ele imigrou solteiro e com idade inferior a 20 anos.
    • Eles sempre viveram nessa freguesia de Inhaúma mesmo, até hoje a família é enterrada lá.

    Encontrei diversas certidões de óbito, batismo e casamento de parentes próximos, mas nenhum que menciona o local de nascimento do meu Bisavô =(


    Será que a opção seria pedir a habilitação do casamento deles em magé? Existia a Habilitação antes de 1900? rs

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2021

    @annaluizaxavier

    BRRJANRIO.OL.0.RPV.PRJ.6905

    Manoel Fernandes Pinto Junior Nº ORDEM 0065

    DATA DE CHEGADA 12/11/1899

    IDADE (ano) 24

    NAVIO Rei de Portugal

    BRRJANRIO.OL.0.RPV.PRJ.12852

    Manoel Fernandes Pinto

    Nº ORDEM 0201

    IDADE (ano) 30

    NAVIO Asturias

    DATA DE CHEGADA 17/09/1911

    Podem ser o seu manoel, caso a idade esteja errada na certidao de casamento ou se ele fez mais de uma viagem.

    Vc pode tentar pedir a hab.casam, mas depois de um tempo eles descartam.

  • @annaluizaxavier

    124858Manuel Fernandes PintoSanguedoSanta Maria da FeiraSem IndicaçãoSem IndicaçãoLavrador36Rio de JaneiroCasado

    Mais de uma viagem do Manuel?

    65433José Fernandes PintoBurgoAroucaJosé FernandesNão ConstaLavrador29Rio de JaneiroCasado

    Possível irmão?

    437136Gaspar Fernandes PintoSanta Maria da FeiraSanta Maria da FeiraJosé Fernandes Pinto&bnsp;&bnsp;13Rio de JaneiroSolteiro

    Irmão?

    Tem muitos em SANTA MARIA DA FEIRA. Sugiro procurar lá.

  • @guimoss Poderia me ajudar também?

    Nome da Bisavó: Clotildes Dantas

    talvez nascido em Portugal em 1896 (Ela tinha 36 anos em 1932 quando registrou minha avó)

    Conjugê ( na certidão de nascimento da minha avó diz que era solteira a Clotildes) : Carlos Francisco Sacramento

    Talvez nascido em 1897 na Bahia, Brasil.

    Não tenho certidão de casamento dos meus bisavós.

    Os pais da minha bisavó são : Paulino Dantas e Rosa Dantas

    Os pais do meu bisavô: Carlos Lourenço Sacramento e Amélia Marinho Sacramento

    Os filhos que conheço da minha bisavó além da minha avó era uma tia chamada Imbiuara de Farias Moura (Mas acredito que este nome seja de casada dela)

    Sei que tenho poucas informações, mas poderia me dar uma luz?

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2021

    @Marcusvinicius89

    Sem problemas, amigo. Vc sabe o porto do desembarque?

    Quem declarou a sua avó?

    Onde eles residiam? No familysearch tem algumas "imbiuaras", mas no Rio de janeiro, não na bahia.

    E Clotildes Dantas parece ser a mãe e não irmã (exceto se recebeu exatamente o mesmo nome).

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2021

    @Marcusvinicius89

    Eu vi em uma certidao de nascimento da imbiuara (outra?) ou imbinara, nascida em 1919. O pai se chama José Pereira de farias. 12a ccircunscrição. Nascimentos 1919, Set-Out. Pag.148, registro 1703.

    Nela, o nome dos avós (pais da clotildes está Rosa e ANTONIO DANTAS, ou seja, diferente de Paulino.

    No familysearch, de vez em quando, aparece CLOTILDES DANTAS TELLES.

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2021

    @Marcusvinicius89

    Casamento do irmao (jorge de oliveira dantas) da clotildes?

    12a circunscricao, Matrimônios 1942, Out-1943, Abr. Pagina 78, reg.2717.

    Pai: antonio lourenço dantas

    Mae: Rosa de Oliveira Dantas.

    Tem a data de nascimento deles e eles sao de Portugal.

    Mandei msg no inbox

  • @guimoss

    Quem declarou foi o pai pelo que vi no Talão da certidão de nascimento. Mandei no privado para vc.

    Eles moravam no Rio de Janeiro msm, na Capital.

    Eu falei errado sim...a mãe que era Clotildes Dantas e tinha as duas filhas Wilma Dantas Sacramento e Imbiuara de Farias Moura.

    Na certidão de óbito da minha tia avó (Imbiuara) realmente tem como pai José Pereira de Farias. Eu não sei o porque dessa diferença.

    Na certidão de óbito dessa tia avó (Imbiuara) está como data de nascimento out de 1912. São mtas inconsistências. Isso é normal?

    Vc poderia me enviar a cópia dessa certidão que tem o local de confirmação de onde eles nasceram. NO caso em Portugal. Vou correr atrás disso para confirmar se a minha bisavó (Clotildes) era portuguesa.

    O que você me orienta?

  • @Marcusvinicius89

    Aqui te sugiro usar o fs, com tds as variações (como te disse acima) e olhar cada certidão de cada possivel parente.

    Pode não ajudar na sua linha, mas se vc achar a naturalidade de um irmao da Clotildes (no docjud, o nome consta sem o s no nascimento da sua avó).

    O josé pereira tinha mais um sobrenome (castro) no familysearch.

    La tinha uma certidao de nascimento de um antepassado (zelinda, tinha o obito tb) que nao dava pra ler o nome dos avós maternos por causa de manchas de mofo ou furos de folha.

  • @Marcusvinicius89

    Um antonio dantas:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    31109 António Dantas Freixo Ponte de Lima João Dantas Rosa da Silva Leitão Lavrador 28 Rio de Janeiro Solteiro

    70994Antonio Dantas OliveiraSem IndicaçãoPonte LimaSem IndicaçãoSem IndicaçãoSem Indicação23Rio de JaneiroSem Indicação

    164793José DantasPonte de LimaPortoAntónio DantasAna MagalhãesEmpregado Comercial24Rio de Janeiro

    Possivel parente? O nome da mae esta errado, mas pode ser um primo, já que tds sao do DISTRITO DE VIANA DO CASTELO

    Use as datas na certidão do jorge e busque na torre do tombo nessas datas.

    A maior parte dos DANTAS é de viana do castelo, em varias freguesias. Nao creio que srja coincidência, assim como as certidões de possiveis antepassados serem da 12a circunscrição.

    Boa sorte

  • @Marcusvinicius89

    Possível parente?

    28671Júlio De Araújo AntasArcos de ValdevezPenafielAntónio Lourenço AntasJoaquina de AraújoLavrador23Rio de JaneiroSolteiro

    O sobrenome tem "Lourenço" e "antas" (pode ser Dantas escrito errado).

    E esse possível parente tb é de viana do castelo.

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2021

    @Marcusvinicius89

    Eu receio que a clotildes era BRASILEIRA. Em nenhuma certidão em que ela aparece menciona outra coisa.

    Pode ser que seja portuguesa, pois ela nao participou (eu acho) de nenhuma das certidões encontradas.

    Vc tem que achar alguma certidão dela. Sugiro buscar na 12a circ. na data de nascimento dela, que imagino ser 1894.

    Coloque aqui (ou no privado) os seus antepassados e se eles ainda estao vivos, lembrando que tem que haver um filho ou neto ainda vivo de um cidadão português para poder pedir a cidadania.

    O jorge (possivel irmão) era brasileiro tb.

  • @guimoss mto obrigado. Eu vou amanhã no Cartório solicitar a Certidão de nascimento da minha avó de inteiro teor. Ela foi registrada na 7 pretoria cível, que parece ser a 11 RCPN aqui no Rio de Janeiro. Lá deve ter alguma informação sobre a naturalidade da minha bisavó.

    Além disso, meu pai ainda é vivo. Ele que é o neto. Então, caso se confirme que ela seja Portuguesa meu pai iria iniciar o processo e posteriormente eu solicitaria.

  • Pessoal, continuo na mesma, ainda parada! =(

    cheguei a achar alguns documentos, mas como sei se realmente é o meu português e não alguém de dados parecidos?

    1. Nome do português: Manoel Fernandes Pinto

    Nascido aproximadamente em 1876 a 1879 em Portugal. Falecido no Brasil em 1948 aos 70 anos. (Tenho essa certidão)

    Pai: José Fernandes Pinto

    Mãe: Maria Rosa de Jesus (não sei se é certo, em alguns está como Maria Rosa Fernandes)

    2. Freguesia: Não sei.

    3. Data da emigração: Não sei.

    4. Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou: Provavelmente em algum porto do Rio de Janeiro (antigo distrito federal).

    5. Informar se emigrou junto com a família ou sozinho: Acredito que tenha imigrado sozinho pois no livro de casamento vem dizendo que os pais são falecidos em Portugal.

    6. Estado civil na época da emigração: Acredito que seja solteiro pois a conjugue era Brasileira.

    7. Conjugue: Luiza Fernandes Pinto. Nome de solteira: Luiza Fernandes Ventura.

    DOCUMENTOS QUE CONSEGUI:


    Provável óbito da Maria de Jesus https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89GN-XSZF?cc=2014773 (Bate o nome do pai do português e parte do nome da Maria).

    Óbito do português Manoel Fernandes Pinto: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:7K4H-VGPZ

    Certidão de casamento Português: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGVM-PWRS

    Tenho ainda certidões de nascimento e óbito de quase todos os filhos e nenhum consta data de nascimento do português ou local de nascimento.


    Poderiam me ajudar a achar algo como passaporte ou assento, por favor! Obrigada desde já!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.