COMO OBTER CERTIDÃO DE BATISMO DOS BISAVÓS SEM SABER DISTRITO, CONCELHO OU FREGUESIA?
Silvia Escobar
Member
Boa tarde!
Estou tento dificuldades em encontrar a certidão de batismo dos meus bisavôs porque, devido ao tempo, nenhum parente sabe onde estão os documentos deles e nem onde eles nasceram. Alguém têm alguma sugestão?
Meu bisavô: Sebastião Francisco, nascido em 1854 (algumas certidões dizem 1859), filho de Joaquim Francisco
Minha bisavó: Maria da Conceição, nascida em 1874 (algumas certidões dizem 1878 ou 1882), filha de José de Sousa Coutinho e Antônia Coutinho.
Agradeço qualquer ajuda
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Silvia Escobar , no site do Arquivo Distrital, Olhe no canto superior direito - "Serviços Disponíveis" , faça um pedido de reprodução, a ser descarregado da web.
Pode pesquisar o nome na Freguesia de Mafra, concelho de Mafra:
"https://tombo.pt/f/mfr09"
Pessoal, preciso de ajuda urgente. Alguma dica de onde eu posso encontrar as certidões?
@Silvia Escobar , os nomes dos pais que constam do assento que você encontrou conferem?
Joaquim da Silva e Gertrudes Maria?
Nascido em 10 de agosto de 1852?
Como excluo este post, por gentileza? Alguns dados estão errados e gostaria de iniciar um novo post
@Silvia Escobar , vou excluir para você
Obrigada
Retomando:
Meu bisavô: Sebastião Francisco, nascido em 1854 (algumas certidões dizem 1859), filho de Joaquim Francisco e de Maria dos Santos, ambos portugueses
Minha bisavó: Maria da Conceição, nascida em 1874 (algumas certidões dizem 1878 ou 1882), filha de José de Sousa Coutinho e Antônia Coutinho. Na certidão de nascimento do meu avô aparecem como : José Coutinho e Antônia de Freitas, ambos portugueses.
Gente, estou pirando, Cansei de procurar no Family Search e nem sinal deles. Alguma sugestão de onde buscar a localidade de nascimento deles?
Pessoal, já procurei em Penacova e não encontrei o registro de batismo. Alguém pode me ajudar?
Sebastião Francisco, de Sobral, Farinha Podre, Penacova
@Silvia Escobar , Penacova pertence ao Distrito de Coimbra. Não encontrei Farinha Podre no tombo.pt. Quando se pesquisa, ele leva para São Paio de Mondego, cujo Orago é São Paio de Farinha Podre.
Sugiro que você peça uma certidão à Universidade de Coimbra, colocando os dados que tem. https://www.uc.pt/auc/servicos/forms/form_baptismo
@Leticialele @Silvia Escobar
pois é... segundo a wikipedia (rs!), o concelho de Farinha Podre foi extinto em 31/12/1853, o que já indica que ele teria nascido antes disso. E, pelo pedido do passaporte, ele deve ter nascido em 1851 ou em janeiro/1852.
ps.: agora que vi que é freguesia de Farinha Podre...
A freguesia foi designada por São Paio de Farinha Podre até 1960.
Pessoal, obrigada pelas dicas, mas acho que eu não estou sabendo procurar porque não achei no tombo a freguesia São Paio de Farinha Podre
Alguém teria o link para eu pesquisar, por favor?
Diz que existe um hiato nos registros de nascimento de 1754-1859. O que eu posso fazer, já que o registro deveria estar em 1851-1852?
@biaalmeida Como pode perceber, o título é um assunto bem popular. Busque o tópico com maior atividade.
Peço encarecidamente a ajuda para achar o batismo de JOÃO CARDOSO NETTO FERREIRA, meu bisavô. Os familiáres não possuem nenhum registro de entrada dele no pais, mas algumas certidões eu já achei no familysearch.
As que estão marcadas com ✔️ já encontrei, falta mesmo a de nascimento do Portugues e nesses documentos não encontrei o local de onde ele veio
(minha mãe) -neta do portugues : Mônica Pimentel Ferreira da Silva ( nome de casada)
Mônica Pimentel Ferreira ( nome de solteira ) ⛥ 23.11.1961 viva
certidão de casamento✔️
(pai Mônica) - filho do portugues: Antonio Cardoso Netto Ferreira ⛥13.4.1934 ✞18.7.1970
certidão de nascimento✔️
certidão de casamento✔️ conjugê (Idália dos Santos Pimentel Ferreira)
certidão de óbito✔️
(avô Mônica) - Português : João Cardoso Netto Ferreira ⛥janeiro.1897 ✞29.3.1958
busco a de nascimento dele
certidão de casamento✔️conjugê (Maria Cardoso Ferreira- nome de solteira Maria Almeida, casados no Brasil )
certidão de óbito✔️
(bisavô Mônica) -pai do português: Antonio Cardoso Netto Ferreira ( mesmo nome do pai da Mônica)
⛥1864 ou 1863 ✞20.4.1908
certidão de óbito✔️ morreu no Rio de Janeiro
João Cardoso Netto Ferreira possui um irmão chamado Abílio Cardoso Netto Ferreira.
Achei a certidão de casamento dele datada 20/ Ago/1910 no Rio de Janeiro. Casou com 23 anos, então nasceu por volta de 1887.
Não tenho mias nenhuma informação a respeito do local de nascimento ou datas de imigração...se alguém souber como me orientar nessa busca agradeço muito.
Boa noite, pessoal
!
Não estou conseguindo encontrar a certidão de batismo (ou nascimento) do bisavô de minha mãe. Nenhum parente sabe onde ele nasceu. Os documentos brasileiros dele que eu consegui não dizem a cidade que ele nasceu, apenas que é nascido em Portugal.
Nome: José Jacinto (ou Jacintho) Tavares (a grafia certa é um pouco duvidosa, alguns documentos brasileiros constam com H outros sem), nascido em 16 de setembro de 1884.
Nome dos pais: Mariano Jacinto Tavares e Maria Vicência Tavares.
Avós paternos: Joaquim Martins Tavares e Joanna Martins Tavares
Avós maternos: ignorados.
Anexei a esta postagem a imagem de uma certidão de nascimento emitida posteriormente, no Brasil, por José, talvez ajude pois nesta certidão tem um endereço porém não a cidade.
Qualquer ajuda é bem vinda
@biaalmeida , pela certidão que você postou, o José Jacinto Tavares é brasileiro! Esta certidão é de um registro tardio de nascimento.
@biaalmeida
Exatamente. Ele mesmo foi o declarante, e tinha 56 anos de idade.
Não tendo sido declarante nem o pai nem a mãe, e não ser na menoridade, não haverá como passar a nacionalidade aos descendentes.
Lei da Nacionalidade Artigo 14.º (Efeitos do estabelecimento da filiação,
Só a filiação estabelecida durante a menoridade produz efeitos relativamente à nacionalidade.
@biaalmeida você sugere que eu poste em um tópico com mais atividade?
Resposta de Coimbra. E agora, o que faço já que não existem os arquivos?
@Silvia Escobar exatamente o que eles te sugeriram. Entrar em contato com a paróquia
@Silvia Escobar Se possível, por favor postar num tópico com mais atividade.
@Leticialele @gandalf Sei que ele é português já que na certidão de óbito cita esta informação. Infelizmente não consigo encontrar a cidade de nascimento dele em Portugal. Qual seriam as chances de conseguir encontrar a certidão portuguesa dele? Neste período tinham o costume de registrar as crianças?
@biaalmeida pela certidão de nascimento que você postou, seu avô parece ser brasileiro, pois lá consta que ele nasceu "...em a casa sita Rua Imperatriz numero cento e oitenta e cinco...", que, salvo melhor juízo, é a Rua Imperatriz Teresa Cristina, em Recife/PE. Inclusive, a falta de menção à cidade/estado no endereço é indicativo de que se trata de endereço localizado na cidade do cartório (se você reparar, no inicio da certidão também consta o endereço dele, sem cidade, pois é de Recife).
será que a menção a ele ser português não pode ter sido um "engano" do declarante?
você sabe se ele veio ao Brasil com os pais? pode ter vindo bem pequeno, o que tornaria "possível" a vinda sem documentos...
@gsilvestre eu sei que ele veio para o brasil com uma irmã, o que me faz acreditar que toda a família se mudou para o recife. Além disso tem o boato na família que ele era português. Infelizmente acho que está ficando difícil encontrar alguma informação. Meu último recurso é ir atrás da certidão de nascimento do meu bisavô já que nela estará registrado a verdadeira nacionalidade do José.
@biaalmeida uma possibilidade seria você buscar os documentos que fundamentaram a lavratura da certidão de nascimento tardia dele. Pode ser que contenha alguma pista, se eles não tiverem sido incinerados. Tente ver com o cartório isso, pq parece ter havido uma decisão judicial que autorizou ele a se registrar tardiamente.
O registro tardio, a meu ver, não é um “bom presságio”, pois pode indicar duas coisas: i) de fato ele não era português; ou ii) ainda que fosse português, ele pode não ter sido baptizado lá (aqui, não sei quais as reais possibilidades de um português viajar sem documentos naquela época, mas creio que pudesse acabar acontecendo).
@gsilvestre Grata pela dica e atenção, vou tentar buscar por este caminho também
Gente, porque cada certidão tem um nome diferente?
Certidão de óbito: Sebastião, filho de Joaquim Francisco e Maria dos Santos, em outra Certidão: Maria Francisca (entendo como o sobrenome do marido)
Maria da Conceição, filha de José de Sousa Coutinho e Antónia Coutinho (entendo como o sobrenome do marido), em outra certidão: Antónia de Freitas
Certidão de casamento: Sebastião, filho de Joaquim Francisco e Maria Cordeiro
Maria da Conceição, filha de José de Sousa e Rita de Cássia
Agora não entendi nada. Tem alguma explicação para essa variação de nomes? Alguma sugestão sobre qual nome procurar?
@Silvia Escobar , que nomes constam no nascimento do filho?
Esse é o problema, estamos fazendo o caminho inverso para chegar na certidão de nascimento do Sebastião e da Maria da Conceição, porque não sabemos o concelho, freguesia ou distrito em que eles nasceram.