Correio não quer fazer Vale Postal

2

Comentários

• Esse é o campo que me referi, quando falei da União européia.

Paira ainda dúvida.

• Não consegui copiar o link

• @Alberto_carneiro2 , não vi, no link, nada falando do formulário! Apenas alguém procurando um parente.

Que dúvida você ainda tem?

• No passo a passo que Mariza guerra postou em abr de 2018, referente aos naturalizados que pretendem mudar para cidadania originária .

Lá ela explica que no lugar da identificação deve colocar Cartão cidadão ou nr do passaporte.

No roteiro de preenchimento diz preencher com documento emitido por países da União européia.

Meu modelo é o D1 (visa)

Será que estou trocando as bolas?

Me desculpe, acho que ando estressado com nesse processo.

• @Leticialele

Mais uma pergunta:

Sabe dizer se os Correios de Portugal, por conta da epidemia , estão com restrições que refletem nas entregas de correspondência .

Estou esperando uma certidão de Bragança acerca de 30 dias.

• @Alberto_carneiro2 , o caso a que você se refere é de netos que já tinham obtido a cidadania por aquisição (e, portanto, tinham documentos portugueses) e que queriam fazer a convolação para cidadania por atribuição (originária), que pode ser transmitida aos descendentes.

Em 2017, a lei mudou e deu oportunidade aos que eram cidadãos por aquisição e queriam transformar em atribução;

O Formulário 1D que você deve utilizar é este:

https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para6500/downloadFile/attachedFile_1_f0/Modelo_1D_cheque.pdf?nocache=1499077261.58'

Nele não há nada que se refira à União Europeia!! É o formulário que você vai imprimir colorido, frente e verso, preencher sem rasuras e levar ao Cartório para assinar na frente do funcionário para reconhecer a firma por autenticidade.

É o mesmo formulário que você recebe quando faz o pagamento dos emolumentos com cartão de crédito!

Certamente os Correios portugueses devem estar andando em ritmo lento. Você tem o código de rastreamento do documento? Costuma levar uns 25 dias para chegar mas, com as restrições da pandemia, deve estar mesmo mais demorado!!

Não se estresse por causa do processo, relaxe!

Se precisar de ajuda, estaremos aqui!!

• Não entendo esse Vale Postal, o pagamento dos 175 euros por cartão de crédito não elimina a necessidade de se fazer esse vale nos correios?

• @dandrew , se você pagar os emolumentos, atualmente no valor de 175 euros, com cartão de crédito, NÃO precisa fazer Vale Postal.

O Vale Postal já foi a única opção de pagamento às Conservatórias. Recentemente, estão aceitando pagamentos com cartão de crédito, que é bem melhor, pois não tem o mesmo prazo de validade de 30 dias!

• @Leticialele

Acontece da Conservatória não ir sacar o Vale Postal e o prazo vencer ?

Aonde as Conservatórias sacam o Vale Postal?

PD é enrolada nesse aspecto?

• @jarbastf , normalmente sacam assim que recebem, não sei qual o mecanismo de recebimento por eles.

PD não é enrolada.

às vezes, quando mandamos os documentos pelos Correios, demoram tanto a entregar e o vale chega com o prazo expirado. Eles devolvem tudo, inclusive o vale não sacado.

Por isso, recomendamos o envio por DHL quando se usa Vale Postal como pagamento! Por causa do prazo de entrega mais rápido e garantido.

• jarbastfjarbastf Member
    editado December 2020

@Leticialele

Hoje foi entregue pela DHL o envelope com a documentação que postei dia 25/11, ou seja, 9 dias.

O Vale Postal (120 euros) fiz no dia 26/11, porém não é possível de rastrear. Parece que a taxa não é mais 120 euros e subiu, mas vamos ver se vão pedir complemento

Obrigado

• AVISO : PONTA DELGADA não está mais aceitando pagamento por VALE POSTAL !!!!

• @Vlad Pen

Vixi...

E antes de mandar para eles o Vale Postal perguntei por e-mail se tinha outra forma de enviar o dinheiro e eles disseram que Não.

Vamos ver as cenas dos próximos capítulos.

Eles avisam?

• @jarbastf , o aumento ainda não está em vigor. No site do IRN os emolumentos ainda estão com o valor de 120 euros!

• @jarbastf se tiver alguma notícia de PD sobre seu vale postal, avise aqui... também enviei um processo no dia 25/11 mas ainda n foi entregue lá... espero que eles aceitem os vales emitidos e enviados antes do dia 2/12

• jarbastfjarbastf Member
    editado January 2021

Senhores,

Chegou agora no início de Janeiro o Assento de Casamento efetuado pela Conservatória de Ponta Delgada, os passos e datas foram:

• Enviei os Documentos pelo DHL em 25/11/2020 (Valor R$ 161,50)
    • Enviei o Vale Postal em 26/11/2020 (120 Euros - mandei p/ a Conservatória um e-mail com a cópia do Vale Postal: civil.pdelgada@irn.mj.pt)
    • Os Documentos foram recebidos pela Conservatória em 04/12/2020
    • O Assento do Casamento está datado de 16/12/2020
    • Chegou no Brasil o Documento do Assento no início de Janeiro (Não sei a data exata pois estava viajando)

Resumindo.... não demorou 40 dias do envio até ter o documento final em mãos.

Agora vamos para a juntada de documentação para dar entrada no Processo de Nacionalidade.

• editado January 2021

@jarbastf...Constitui ação de grande valia o compartilhamento de informações...Isso contribui bastante para tornar o Fórum bem atualizado...

Mas creio que as informações terão um aproveitamento melhor se você postar no tópico sobre Transcrição em Ponta Delgada...

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest

• @Nilton Hessel

Bom Dia Nilton!

Vou postar lá também.

Obrigado!

• Para o Pessoal que está iniciando e nunca fez/enviou algum processo entender um pouco melhor as siglas:

• Estou aguardando o assento de nascimento da minha avó chegar ao Brasil. Foi enviado de Portugal e me mandaram hoje o código de rastreamento, mas só acho que está faltando números no código, pois é composto de RH + 8 números + PT. Alguém sabe se está correto? Até pq quando colocar para rastrear, não aparece informação nenhuma

• @BernardoAmaral .este código é do CTT (Correios de Portugal)

• @Leticialele

Sim eu sei. A questão é que eu vi no site dos correios de lá que seriam 9 números e n 8como me enviaram. Fiquei na dúvida se me mandaram o código faltando um dígito ou se é isso msm. Outra dúvida, é se quando chegar no Brasil, o código muda?

• @Leticialele

a PGR me mandou outro e-mail pedindo para desconsiderar o código me enviado anteriormente de rastreamento e informando que não receberam o documento que eu enviei. Porém, foi postado na agência de correios em Almada para Lisboa (uma colega fez a postagem de lá pra mim). N sei o que fazer, pois o documento foi enviado dia 14/12 de Almada para Lisboa e a PGR diz que até hoje não recebeu. Sabe o que eu posso fazer? É possível o documento ter sido extraviado?

• @BernardoAmaral , não faço ideia de como funcionam os Correios em Portugal. Dei que andaram em greve mês passado. Seria bom seu amigo voltar à agencia do CTT de onde fez o envio e cobrar uma posição deles.

• editado January 2021

@Leticialele ah, essa informação de greve é uma hipótese. Não sabia dessa situação. Espero que seja isso!

Mas nem posso pedir a minha amiga. Ela acabou de ter neném no início de janeiro. N tenho como pedir pra ver isso pra mim. De qualquer forma, achei uma espécie de "reclame aqui" de lá e fiz a reclamação com os dados e o comprovante da postagem feita em Almada. Vou aguardar algum posicionamento deles.

• @BernardoAmaral , sim, teve greve!

Tudo em Portugal está mais demorado. Estão em tele trabalho e com recolhimento domiciliar obrigatório em determinados horários.

• @Leticialele

Enf recebi hoje o assento de nascimento apostildo da minha avó. No final das contas, eles já tinham mandado pro Brasil desde o dia 23/12, mas aparentemente estavam perdidos pra dar a informação correta. Pensei que o documento tivesse sido extraviado até.

Mas enfim, agora preciso levar para o cartório de ofícios e notas né?

• @BernardoAmaral , tem que registrar no Cartório de títulos e documentos e, depois, levar ao Cartório do RCPN onde está a certidão que você quer retificar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.