Correio não quer fazer Vale Postal

Por Favor preciso de uma ajuda

Os Correios não querem fazer Vale Postal para o IRN, IP pois alegam que trata-se de uma Pessoa Jurídica e Eles fazem somente Vale Postal de Pessoa Física para Pessoa Física.

Existe outra forma de mandar dinheiro para Ponta Delgada?

E agora?

«13

Comentários

  • @jarbastf , de que cidade você é? Pode ser que alguém aqui saiba de uma agência, no lugar em que você mora, que faça.

    Você tem que chegar nos Correios e dizer que quer fazer um Vale Postal, usando o Euro para Vale Postal, para alguém chamado IRNIP, destinado à manutenção de residente.

  • @Leticialele sou de Curitiba. E as 2 Agências próprias dos Correios disseram a mesma coisa.

    Inclusive até conhecem esse nome IRN IP.

    Eles alegam que só podem enviar de pessoa física para pessoa física

    Alguém de Curitiba que já tenha feito?

  • @jarbastf as agências franqueadas também podem fazer o VP, então as vezes "batendo perna" vc acha alguma que faça..

    afora isso, pesquisando no fórum vi uma postagem de uma pessoa que fez a transcrição pelo consulado em curitiba, não sei se seria uma opção pra você (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/207701#Comment_207701)

    também já vi alguém dizendo que PD aceita transferência bancária, mas não tenho maiores detalhes e fica bem mais caro por causa das taxas bancárias

  • @gsilvestre vou tentar amanhã umas franqueadas e outras da região metropolitana.

    Pelo Consulado eles fazem, porém, insistem em Transcrever o óbito também. E as Certidões de Óbito não tenho.

    Mandei e-mail para PD perguntando se existe outra forma de enviar o dinheiro. Eles são prestativos e respondem rápido.

  • @jarbastf

    Bom dia.

    Também estou em Curitiba e passando pelo mesmo problema. Não encontro agência que faça o vale postal. Pelo que me informei, as franqueadas não fazem. Por acaso vc já tentou a da Rua Marechal Deodoro? Tenho intenção de ir até lá hoje. Infelizmente eles não atendem o telefone.

    Vc mencionou que pelo consulado eles insistem em fazer a transcrição de óbito. Nesse caso, de quem?

  • Informo que acabo de fazer um Vale Postal para uma Transcrição de Casamento em São Paulo e continua tudo como sempre...Ou seja...Desde a época em que fiz meu processo...(2016)...:

    Tem agência que faz sem questionar NADA...E tem aquelas que JURAM que NÃO ESTÃO MAIS FAZENDO...!!!

    *** DESCULPEM...NAO SÃO AS AGÊNCIAS QUE FAZEM OU DEIXAM DE FAZER ALGO...SÃO AS "PESSOAS" QUE ESTÃO LÁ DENTRO...(ALGUMAS EXTREMAMENTE DESPREPARADAS PARA O ATENDIMENTO AO PÚBLICO)...

    Fui muito bem atendido...Como sempre e o procedimento só não foi mais rápido porque o atendente usou Dólar exportação na primeira parcial...Como eu já tinha feito o cálculo em casa...Disse que o valor que ele informou não estava batendo e que provavelmente ele tinha usado a cotação errada...Dito e feito...Bastou ele mudar a cotação para Euro Vale Postal Internacional que o valor bateu certinho com a minha cola...Just like that...!!!

  • @Nilton Hessel

    Bom dia.

    Como dá pra perceber, este parece estar sendo um problema bem específico de Curitiba. Como não há muitas informações aqui no fórum, estamos compartilhando as que estamos conseguindo.

    A resposta que recebi ontem, muito bem explicada, é que IRN IP é pessoa jurídica e vale postal, pra eles, nada feito. O pior é que (ainda estou checando) parece que vale postal internacional, em Curitiba, vai ser centralizado nesta agência.

    Em São Paulo, acredito que estejam mais bem servidos de opções. Aqui, pelo jeito, ainda estamos começando a saber, mas acho que dizer que o problema são as pessoas, é simplificar demais. Não fui atendido por uma pessoa despreparada ontem. Muito pelo contrário, ela estava preparada até demais.

    Just like that... ;)

  • jarbastfjarbastf Member
    editado November 2020

    @m_ferreira O Consulado pediu para transcrever o Óbito de meus Avós.

    E disse ainda que o processo de cidadania não iria para frente se não fizer isso.

    Mas aqui nas discussões vejo que todo mundo consegue fazer os Processos de Cidadania sem transcrever o Óbito. Em alguns comentários já li que não compensa fazer a Transcrição do Casamento no Consulado porque exigem o óbito.

  • jarbastfjarbastf Member
    editado November 2020

    Senhores,

    Realmente a má vontade e o despreparo de funcionários do Correio de Curitiba é enorme. Nas únicas 2 agências próprias disseram a mesma coisa.

    Fui na Região Metropolitana e consegui fazer o Vale Postal e fui muito bem atendido.

    E a Conservatória só tem a opção de recebimento através de Vale Postal conforme e-mail respondido por Eles, abaixo:

    "Exmo. Senhor

    Relativamente à sua questão, informo que apenas podemos receber os emolumentos devidos, por processo de transcrição de casamento, requerido no estrangeiro, através de vale postal.

     No entanto, e caso tenha algum familiar ou amigo em Portugal, poderá ser emitido neste país.

     Com os melhores cumprimentos

     A equipa de trabalho"

  • @m_ferreira ...

    Boa tarde...

    Como base para as afirmações que fiz em minha mensagem usei aquilo que aprendi em quase seis anos de experiência com VPs...

    E olha que é muuuito VP...Pois naquela época não existia a opção de pagamento com cartão de crédito para os processos de Atribuição...Como há hoje...Era só VP...Ou viajando para Portugal e pagando em dinheiro...

    Acredite...Leio postagens de foristas com essa ladainha que tentaram fazer você engolir desde que me inscrevi no Fórum...Em 2015...

    De quando em quando aparece alguém postando EXATAMENTE isso que você postou...!!!

    Eu sei o que é isso...Eu já tive essa experiência algumas vezes...Como resolvi...???

    Procurei outra agência...!!!

    Concordo que especificamente sobre Curitiba são poucos relatos...Mas tem bastante informação aqui no Fórum sobre essas negativas pontuais do pessoal de determinadas agências para realizar o procedimento do VP...

    É que agora estou "Em trânsito"...Usando o celular...Rsss...Mas vou procurar uma postagem que fiz dias atrás em situação idêntica...

    Nessa mensagem cito inclusive o caso ter feito um VP sem qualquer questionamento dois guichês á direita daquele em que dez minutos antes o funcionário havia recitado a conhecida ladainha...

    Não me leve a mal...Pode até ser que realmente o Correios deixem de fazer VP para o IRN um dia...Talvez seja agora...E a Revolução dos Correios tenha começado por Curitiba...Quem sabe...???

    Eu até já cheguei a desejar que os Correios efetivamente deixassem de fazer VPs para o IRN...Com certeza o pessoal lá em Portugal disponibilizaria outra forma de pagamento...(Não creio que eles desprezariam tão significativa receita...$$$$$€€€€€)...E essa palhaçada de FAZ / NÃO FAZ PARA PESSOA JURÍDICA finalmente teria fim...!!!

    Segue a banda...

  • @Nilton Hessel

    De forma alguma eu quis colocar em dúvida os seis anos de conhecimento acumulado. É que, da forma como foi colocado... . Talvez tenhamos abordagens diferentes. Exatamente como está sendo agora.

    Era só um tópico sobre um lugar específico que, se o incomodou tanto, solicite aos moderadores a retirada, eles que decidam.

    Enfim, resolvi o meu problema. A quem possa interessar, Avenida Vicente Machado, 205, lá me atenderam.

  • @m_ferreira , que bom que conseguiu!!

    Obrigada por compartilhar. Outras pessoas em Curitiba poderão precisar!!

  • @jarbastf

    Se fizer a transcrição pelo consulado, geralmente eles solicitam sim a transcrição do óbito. Se fizer diretamente em Portugal, n é necessário. Vai dá escolha de cada um saber o que é melhor e mais vantajoso.

  • @BernardoAmaral

    É isso mesmo Bernardo.

    Se tivesse as Certidões de Óbito de meus Avós iria fazer direto no Consulado aqui, mas por incrível que pareça não consegui achar aonde foram registrados os Óbitos deles. Sei aonde estão sepultados e não tem nada nos cartórios da cidade, no Cartório o funcionário consultou no sistema deles para ver se estava em outra cidade o registro também não obtive êxito.

    Daí vou fazer tudo via Portugal.

  • editado November 2020

    Não me incomoda...@m_ferreira...Nem deve ser retirada a postagem...Pelo contrário...A negativa a você e ao @jarbastf deve servir de referência para que quem venha a receber mensagem semelhante em uma primeira tentativa...Simplesmente ignore e faça como muitos já relataram aqui no Fórum...Procure outra agência...

    Discordo de você no seguinte...

    O título do tópico é...CORREIO NÃO QUER FAZER VALE POSTAL...

    Como escrevi acima...Esse problema vem acontecendo em algumas agências...Espalhadas por todo lado...Mas não em TODAS AS AGÊNCIAS DOS CORREIOS...Como pode parecer a princípio...E é bom que todos que acessem esse tópico possam ver que receber essa mensagem que você recebeu só corresponde ao que acontece naquela agência em particular...E não nos Correios...

    Meu objetivo foi deixar claro que quando alguém recebe essa resposta padrão...Exatamente como essa que você recebeu...:

    "...A resposta que recebi ontem, muito bem explicada, é que IRN IP é pessoa jurídica e vale postal, pra eles, nada feito..."

    Não deve se alarmar...Pelo contrário...Deve fazer exatamente como você e o @jarbastf ...acabam de fazer...Até eu em algumas oportunidades...Como aliás já havia relatado acima...:

    "...Eu sei o que é isso...Eu já tive essa experiência algumas vezes...Como resolvi...???

    Procurei outra agência...!!!..."

    Tem sido assim desde 2015...(talvez antes disso...Não posso jurar...)...E deve continuar até que o IRN passe a aceitar pagamento de Transcrição de Casamento por Cartão de crédito...

    Por "falar" nisso...Aí tem mais um exemplo que acabei de encontrar...: ***ATENÇÃO À INFORMAÇÃO QUE DERAM AO COLEGA... "...(já não fazem há 2 anos, segundo o funcionário)..."

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17016/vale-postal-rio-de-janeiro#latest

  • @Leticialele

    @Nilton Hessel

    Essa questão de vale postal e cartão de crédito que nos tiram do sério, digo um desgaste desnecessário e perda de tempo, poderia ser resolvido com a transferência bancária, bastando para tanto que o IRN IP fornecesse o IBAN e o SWIFT da gestora em Portugal.

    Fiz meus pagamentos das certidões nos arquivos distritais dessa forma.

    O problema é que para transferência é cobrado $30 .

    Mas para a tranquilidade vale a pena.

    Pergunto: será que serve os dados da Ag. De Gestão da tesouraria e da dívida pública-IGCP, E.P.E?

  • @Alberto_carneiro2 , não creio que as Conservatórias aceitem transferência bancária, ou já saberíamos!

    Não tem muito tempo que passaram a aceitar cartões de crédito! (exceto para transcrição de casamento, que só pode ser paga com Vale Postal!)

  • Ok Letícia, o jeito vai ser vale postal mesmo.

    Se não conseguir vou pedir a uma pessoa conhecida em Portugal para fazer a gentileza do pagamento.

    Grato

  • @Alberto_carneiro2...Você tem a opção de pagar com cartão...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/231399/#Comment_231399

    Peça para falar com o setor específico de análise de risco do banco...Ou com um supervisor de atendimento...Não adianta ficar se estressando com os atendentes...Na maioria dos casos semelhantes mencionados aqui os atendentes não tiveram como resolver o problema...!!!

    Além do mais não é necessário que o cartão seja em nome do titular do processo...Serve o cartão de qualquer pessoa conhecida que possa lhe prestar o favor...!!!

  • Bom Dia Senhores!

    Perguntei pelo e-mail de enviar o dinheiro de outra forma e a Conservatória PD respondeu o seguinte:

    "Relativamente à sua questão, informo que apenas podemos receber os emolumentos devidos, por processo de transcrição de casamento, requerido no estrangeiro, através de vale postal."

    Daí Você vai no Correio e o atendente, cheio de disposição, vai até o Supervisor, que também cheio de disposição, dizem que não é possível enviar o Vale Postal para uma Empresa. Mesmo com inúmeras alegações eles são irredutíveis. Isso aconteceu nas únicas 2 Agências próprias dos Correios de Curitiba.

    Fui na Região Metropolitana e fazem de forma tranquila.

  • @jarbastf ...

    Parece que isso começa a mudar...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17019/pagamento-somente-atraves-de-referencia-bancaria

    Resta ver se muda para melhor...Ou complica mais ainda...

    : )

  • @Leticialele

    @Nilton Hessel

    Até que enfim consegui efetuar o pagamento com a ajuda de meu filho, com o cartão dele.

    É necessário que o cartão seja on line, não entendo muito disso mas parece que é um cartão com um dispositivo anti fraude.

    Recebi o formulário já com a numeração, imprimi frente e verso e estou agora quebrando a cabeça para o preenchimento.

    Por exemplo: no código postal aparece 4 espaços traço e mais 3 espaços, acontece que meu CEP tem 5 espaços traço mais 3 espaços.

    Posso deixar o primeiro número do CEP para fora dos espaços?

    Outra dúvida é quadro 1 item 9 , país onde residiu anteriormente, eu sempre morei no Brasil, deixo em branco?

    Quadro 1 item 4 , doc de identificação emitido por países da comunidade européia, é os emitidos no Brasil?

    Quadro 2 item 5, coloco conhecimento suficiente da língua portuguesa?pode ser?

    Acho que esse formulário poderia ser próprio para quem requer atribuição, sendo brasileiro, parece que só atende mesmo os naturalizados portugueses.

    Desculpe se perguntei coisas primárias, é que depois de tanto esforço , não gostaria de errar nesse tipo de coisa.

    Grato

  • editado December 2020

    @Alberto_carneiro2 :

    O Formulário que você recebeu foi o 1 D? Cor de rosa?? É processo de neto?? Você pagou 175 euros??

    Não está combinando com o modelo que eu conheço!!

    https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para6500/downloadFile/attachedFile_1_f0/Modelo_1D_cheque.pdf?nocache=1499077261.58'

  • @Leticialele

    O modelo 1D é de pagamento com cartão, os campos são iguais, só difere quanto ao quadro 6 que especifica se cheque ou vale postal.

  • @Alberto_carneiro2 , onde está escrito documento emitido por países da União Europeia??

    No caso do CEP. coloque o primeiro dígito antes do primeiro quadradinho;

    Quadro 1, 9, escreve Brasil

    Item 4, número do seu RG, Data de emissão, órgão emissor.

    Quadro 4, marca os documentos que está mandando, e, como prova de vínculo, coloca "Domínio pleno da língua portuguesa"

    O item 5 do quadro 2 a que você se refere é para ser preenchido APENAS se você quiser mudar a composição do seu nome! E porque considera relevante. Deixe em branco, se não quiser mudar de nome.

    O Formulário 1D , rosa, é próprio para quem quer solicitar a atribuição como neto.

  • Obrigado, no quadro 4, item 5 , posso colocar histórico escolar?

    Agora sim, pronto para mandar para a CRC.

    Se não fosse por você e demais atuantes do fórum, não conseguiria chegar onde cheguei.

    Precisamos quando tudo normalizar, marcar uma bacalhoada com muito vinho para comemorar.

    Muito grato

  • Quadro 1, item 4

    Menciona União européia.

  • editado December 2020

    @Alberto_carneiro2 , no Formulário 1D que eu tenho, não tem União Europeia em quadro algum!!

    Se você tem o histórico escolar, pode escrever isso!

    Em breve, seremos todos uma grande família portuguesa!! Vamos comemorar muito!!

    Boa sorte com seu processo!!!

  • @Leticialele

    Eu vi nas instruções de preenchimento.

    Mas é só um detalhe....

    Obrigado

  • @Alberto_carneiro2 , breve teremos mais um patrício por aqui!

    Boa sorte!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.