Passo a passo para transcrição de casamento e qual conservatória mais rápida atualmente (JAN/2019)

2

Comentários

  • @talita, se estiver no RJ recomendo fazer pelo consulado.
  • @Mariturina Bom dia! A transcrição do casamento demorou 3 dias pelo consulado de Santos?
    Tem que ir pessoalmente ou dá para enviar pelos Correios?
    Agradeço a atenção.
  • rodgama2000brrodgama2000br Member
    editado August 2019
    Olá a todos e todas,

    Estou iniciando o processo de transcrição do meu casamento. Sou português e minha esposa brasileira.
    Minha dúvida é saber se é possível enviar cópia apostilada do passaporte dela, ao invés do RG, já que este tem mais de 10 anos, tendo em vista que ela alterou o nome ao casarmos.

    Desde já, agradeço.
  • editado August 2019
    @rodgama...Documento que precisa enviar da sua esposa é só Certidão de Nascimento Inteiro Teor Apostilada...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/41912/#Comment_41912
  • @vlad pen, pq você recomenta o consulado do rio? Está sendo rápido por lá?
    Desta forma, eu faço o agendamento ou posso ir diteto??
    Obrigada!
  • @acaroleal a transcrição no consulado é feita na hora e tem que agendar. A dificuldade é conseguir agendamento, que beira o impossível no quesito dificuldade. Nunca tem horário, e quando tem é para meses na frente.

    Por isso muitas pessoas optam por enviar para conservatórias que no final das contas acaba sendo mais rápido se não tiver já um horário marcado.
  • Obrigada, @lucasmalafaia. Não sabia que era feito ma hora. Mas vou acabar enviando, já que conseguir horário é algo quase impossível rs
  • @MartinsK pelo correio mesmo. Enviei os documentos e recebi um e-mail quando estava pronto.
  • Pessoal, uma dúvida sobre os documentos necessários para solicitar a transcrição de casamento:

    a xerox autenticada do RG do requerente tem que ser apostilada como as demais certidões brasileiras? estou indo no cartório amanhã e não sei se mando apostilar ou não....
  • @Paminanda para transcrição de casamento somente autenticada.
  • @vlad você sabe me dizer como que faço a transcrição de casamento da minha irmã indo direto numa conservatória aqui em Portugal? sabe me indicar alguma mais rápida, ou até mesmo que saia no mesmo dia?
  • @kleyton creio que vc vai precisar de uma procuração. Eu recomendo Amarante ou Guimarães
  • Boa Tarde, Estou com todos os documentos para fazer a transcriçao de casamento dos meus avös.

    Gostaria de saber 3 coisas:

    1 - Para onde envio os documentos Ponta delgada ou Porto?

    2 - - Para enviar os documentos posso usar o envio internacional do correio? EMS.

    3 - O vale postal é de 120 euros com a maior cotação do dia. Como eu identifico o motivo do vale postal no correio na hora de enviar?

    Obrigado
  • @pradole

    1- se enviar para Ponta Delgada recomendo usar a DHL e não o serviço dos Correios
    2-DHL
    3-Finalidade do vale Postal : manutenção de residentes.

    Veja a cotação correta no site dos correios:

    https://apps2.correios.com.br/efi/app/moeda/moeda.php
  • Bom dia, amigos. Desculpem a ignorância, só para eu entender:
    1) Sou portuguesa, moro no Brasil e me casei com pessoa brasileira aqui. Para registrar meu casamento em Portugal, é mais rápido enviar para Portugal os documentos do que fazer por um consulado brasileiro?

    2) Alguém saberia me dizer quanto tempo, em média, leva esse registro de casamento em PT?

    Obrigada, desde já...
  • Muito obrigada, @Nilton Hessel.

    Será que é mais rápido fazer pelo Brasil, ou enviar para PT?

    Moro em Curitiba, alguém sabe quanto tempo leva pelo consulado daqui?
  • @bethgmp...
    A única opção...**(+ rápida)...Fazendo no Brasil que eu tive conhecimento foi essa de Santos...
    Mas...Honestamente...Eu mandaria para PD...**(Via DHL)...Estão atualmente finalizando Transcrições em dois meses...(Tendência de diminuir um pouco mais esses prazos por conta do final do período das férias de verão em Portugal)...
    Não sei como estão os prazos pelo Consulado da sua região...
  • Muito obrigada, Nilton. Acabo de entrar em contato e a Conservatória de Ponta Delgada está em greve até outubro...

    Acho que vou tentar por outra...

  • @vlad à conservatória de amarante demora quanto tempo pra fazer a transcrição? e a de guimarães?
  • @Klyton Amarante não está mais fazendo transcrição de casamento. Sobre Guimarães não sei te informar.
  • @Vlad Pen , Sou muito grato por ter ajudado a esclarecer não só ao pessoal do fórum como à mim que por fim do ano de 2017 dei entrada na minha cidadania e obtive no início de 2018 pela 3º conservatória de porto ,agora gostaria de enviar não só o processo de cidadania de meus dois filhos menores como também o averbamento que é a transcrição de casamento de minha esposa que já somos casados à 23anos .existe alguma conservatória dentro da região de porto que possa fazer ou receber os dois processos ? porque se eu enviar separado de conservatória ,terei que pagar 100reais por cada envio internacional , assim sabendo e podendo me informar serei muitíssimo grato @Vlad Pen.
  • @Cristiano a opção é vc enviar para Tondela.
  • Boa noite, eu como neta de portugueses posso pedir a transcrição do casamento deles, ou somente minha mãe que é filha? Se eu puder , tenho que apresentar algum documento que prove que sou neta de portugueses? Grata
  • editado September 2019
    @Valéria...

    Netos podem ser os requerentes de transcrições de casamento...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1

    Ou seja...Como sendo o neto o requerente da Transcrição deve enviar o documento que comprova a descendência daqueles cujo casamento está sendo Transcrito...(Certidão de Nascimento)...
  • Gente, fiz minha transcrição aqui pelo consulado de Curitiba. Ficou pronto 10 dias corridos. Super rápido. Quem quiser vir, vale à pena. Mas traga todos os documentos certinhos, porque vi várias pessoas de fora vindo com documentos errados (exemplo: comprovante de residência em nome de outra pessoa) e tendo que voltar pra casa. Antes de viajarem, sempre certifiquem-se de que têm TODOS os documentos bem certos.
  • Bom dia gente!
    Preciso fazer a transcrição de casamento da minha avó e quero enviar para Santos só q quando vou preencher o requerimento os dados do solicitante são os mesmo do requerente então queria saber como faço para q eu, ou meu pai, seja o solicitante pq minha avó já tem idade e fica difícil para ela ir até o cartório autenticar. Alguém tem algum modelo de como preencher esse requerimento?
    Obrigada
  • @Bárbara...

    O 1° modelo de Requerimento é o indicado para quando o requerente é filho ou neto do nubente...

    Tem aí também todas as orientações para o correto preenchimento do formulário...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1
  • Bom dia, para a transcrição de casamento o brasileiro for divorciado a certidão dele que devo enviar é a certidão de divórcio ou a de nascimento mesmo? Obrigada
  • @SAMANTHA...
    No link que postei nessa mesma página em resposta ao questionamento da @Bárbara tem todas as orientações sobre Transcrição de Casamento...Inclusive a lista de documentos...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.