Passo a passo para transcrição de casamento e qual conservatória mais rápida atualmente (JAN/2019)

Bom dia meus anjos da guarda, estou iniciando a próxima etapa do processo de minha nacionalidade portuguesa.

Recentemente consegui confirmar com ACP que o processo de nacionalidade de minha mãe foi concluído e já tenho o número de seu assento. (Só esqueci de perguntar se o documento virá por correios para minha residência)

Enfim, agora preciso realizar a transcrição do casamento dela com meu pai para somente então, conseguir iniciar o meu processo de atribuição. Vamos lá, deixa eu vê se entendi:

- certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra somente para nascidos após 1911) - Neste caso, como ainda não possuo o documento de assento de minha mãe, terei que preencher no formulário as informações de nº de assento, ano de 2019 (pois concluiu este ano) e conservatória da ACP?

- certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas - Certo, essa certidão é a mesma que tirei de minha mãe quando fui realizar a atribuição... até aqui tudo tranquilo.

- certidão de casamento, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas - Certinho.
- Vale Postal de 120 Euros (vide detalhes abaixo) - Aqui começa as dúvidas, não posso realizar esse pagamento por cartão de crédito, como fiz no processo de atribuição?

- Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório ou presencialmente no consulado - Existe algum tópico que ensine como preencher este requerimento?

- Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento - Neste caso de minha mãe, correto?

Outra dúvida, qual conservatória está mais rápida para este processo de transcrição? Tondela ainda continua sendo a mais ágil? Qual a média de tempo está demorando?
«13

Comentários

  • @tatyjares,

    Vou numerar as respostas para ficar mais fácil

    1 - Não tem formulário, é um requerimento (tem o modelo em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1 ) e, a parte, envie uma folha com os dados da sua mãe (nome, data de nascimento, filiação, número e ano e local do assento, etc...) Todos os assentos novos são da conservatória dos registos centrais, independente de qual conservatória tenha sido feito o processo.

    2 - OK, não precisa ser a certidão reprográfica neste caso. Pode ser a inteiro teor digitada.

    3 - OK

    4 - Não existe a possibilidade de pagamento por cartão para transcrição de casamento ainda. Só por vale postal mesmo

    5 - Existe, o mesmo que te indiquei para pegar o modelo acima tem as instruções de preenchimento

    6 - Se sua mãe que for assinar o pedido, sim cópia do RG dela

    7 - Tondela está com acúmulo de processos. Está tudo demorando bem mais que antigamente. O mais rápido para transcrição é Ponta Delgada.
  • @Daniel muito obrigada!!

    Só mais uma dúvida, existe aquela exigência de prazo de 6 meses para certidão de inteiro teor de casamento? Pois quando fui retirar a atribuição, acabei solicitando essa certidão em agosto de 2018, queria saber se ainda posso utilizar a mesma ou devo solicitar uma nova?
  • @tatyjares, se já for fazer a transcrição ainda dá pra utilizar essa certidão mesmo.
  • @Daniel mas existe essa questão dos 6 meses? Porque se for assim, agora em 20 de janeiro fez os 6 meses... então seria preferível tirar uma nova, correto?
  • @tatyjares, antes eles exigiam 6 meses mas houve algumas mudanças em PD e me parece que agora é um ano. Se quiser garantir que não terá nenhum imprevisto tire uma via nova da certidão.
    Veja o mês correto da emissão da certidão, se foi em agosto mesmo os 6 meses vai fazer em fevereiro e não janeiro.
  • Verdade @Daniel faz 6 em fevereiro... foi tirada dia 20/08/2018... obrigada meu bem! <3
  • @tatyjares, já confirmei PD aceita certidão emitida até um ano. Não precisa solicitar outra.
  • obrigada @Daniel !!! Melhor noticia até agora... essa certidão é caríssima hahahahha
  • @tatyjares, eu lembro... uma fortuna cada certidão + o apostilamento...
  • @tatyjares, apenas uma observação de quando diz "- certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas - Certo, essa certidão é a mesma que tirei de minha mãe quando fui realizar a atribuição... até aqui tudo tranquilo."
    Se a sua mãe é a portuguesa, o que precisa é a "certidão de nascimento do cônjuge brasileiro", ou seja, do seu PAI. Não é a mesma que pediu quando fez a atribuição da sua mãe.
  • Boa tarde. As certidões brasileiras de inteiro teor (casamento e nascimento) tem que ser digitadas ou em cópia reprográfica?
  • @Rafael Barbosa, para processo de atribuição certidão de nascimento do requerente tem que ser reprográfica. Todas as outras certidões utilizadas nos processos podem ser inteiro teor digitada.
  • Bom dia! Primeiramente muito grato por todas as informações extremamente valiosas.

    Já li vários fóruns e fiquei com dúvidas quanto à algumas coisas. Já fiz a dupla nacionalidade da minha mãe e já recebi a confirmação, porém agora ainda preciso fazer a transcrição de casamento. Li que a melhor opção seria mandar para Ponta Delgada que está demorando cerca de dois meses, após o envio o que devo fazer? (1)Aguardo alguma notificação dizendo que já foi feito e então já dou entrada no meu processo por atribuição ou preciso aguardar chegar algum documento para enviar para Portugal junto com o meu processo? (2)E existe a possibilidade de eu mandar a transcrição de casamento da minha mãe junto do meu processo por atribuição ou só posso mandar quando a transcrição for concluída?

    (3)E só para confirmar, basta enviar os seguintes documentos pelo correio ou preciso antes agendar ou pelo menos avisar alguém na conservatória que estou enviando?

    - Certidão de nascimento portuguesa da minha mãe ou indicação do número de assento, ano e conservatória em que se encontra;
    - Certidão de nascimento de inteiro teor apostilhada do meu pai brasileiro;
    - Certidão de casamento dos meus pais de inteiro teor apostilhada;
    - Requerimento preenchido, assinado e com firma reconhecida por AUTENTICIDADE;
    - Xerox autenticada e apostilhada do RG da minha mãe;
    - Vale postal no valor de 120 euros para Ponta Delgada.

    OBS: (4)Como ainda não tenho em mãos a certidão portuguesa da minha mãe, a indicação do assento dela, assim como o ano e a conservatória, vai indicada no requerimento ou devo fazer algum documento específico pra isso? (5)E a xerox autenticada e apostilhada do RG, precisa ser com menos de 10 anos? (6)E o requerimento deve ser assinado pela minha mãe ou pode ser por mim?

    Numerei as perguntas para ficar mais fácil na hora de responder. Desde já agradeço muito por todas as informações do fórum, vocês estão ajudando muita gente a mudar de vida, parabéns pelo excelente trabalho! Obrigado!
  • @Lucaspbastos vc só pode pedir sua atribuição depois que a transcrição de casamento da sua mãe for concluída. Vc pode pedir uma copia pelo civilonline e aproveita e já pede agora o registro português da sua mãe tb pelo civilonline. A relação dos documentos está ok.
  • E quanto a identidade da minha mãe, precisa ter menos de 10 anos? E uma última dúvida, já tenho a certidão de casamento de inteiro teor, mas foi feita em dezembro de 2018, são apenas 6 meses de validade ou pode mais?

    Obrigado!
  • @lucaspbastos...a validade da certidão é de 1 ano.
  • editado July 2019
    @lucaspbastos...Complementando a resposta do @Vlad Pen...
    Documento de identificação a ser enviado deve necessariamente estar dentro da validade...No caso do RG...(POR NÃO TER DATA DE VALIDADE IMPRESSA NO DOCUMENTO)...A indicação é que o documento tenha menos do que 10 anos de expedição...
  • editado August 2019
    No dia 12 de Fevereiro minha avó teve sua nacionalidade atribuída. Posso apenas enviar a certidão de nascimento do meu avô (nubente brasileiro), já que a de casamento já foi enviada no processo de atribuição da minha avó?

    Irei enviar para Tondela, pois foi onde fiz a atribuição dela.
  • @Leonardo terá que transcrever o casamento da sua avó antes.
  • @Vlad É justamente sobre o que estou falando hahaha. Perdão se não deixei claro. Quero saber se para fazer a transcrição eu preciso emitir novamente certidões que eu já enviei para a atribuição (como a de casamento, que já foi enviada no processo de atribuição).
  • editado August 2019
    Será um novo processo @Leonardo...E para tal deverá emitir e enviar todas as Certidões exigidas para fazer a Transcrição...
    Assento de Nascimento de sua Avó...(Cópia simples)...
    Certidão de Nascimento do Nubente Brasileiro...(IT Reprográfica Apostilada)...
    Certidão de Casamento de seus Avós...(IT Digitada Apostilada)...
    Além dos demais documentos...

    PS...Creio que seja uma opção melhor enviar Transcrição de Casamento para Ponta Delgada...**(Apesar de atualmente estarem concluindo Transcrições em dois meses e meio...É provável que esses prazos voltem à normalidade após o final do período de férias)...
  • BOA TARDE . Alguém recentemente fez a transcrição e quanto tempo demorou ? Hoje estive na conservatória de Santarém e só há agendamento para janeiro de 2020. Desde já obrigada
  • Fiz pelo consulado de Santos.... Demorou 3 dias uteis para ficar pronto. E não precisa ser da cidade
  • editado August 2019
    @aurea...Veja duas postagens acima da sua...

    ***Se você está em Portugal...Apesar da loucura causada pelo volume absurdo de processos a dar entrada nas pequeninas Conservatórias Portuguesas...E da morosidade extra causada pelas férias de verão...Creio que será possível encontrar melhores opções em breve...!!!
    Talvez a 4ª CRC do Porto...(?)

    Veja...Esse post do @William381 está "fresquinho"...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/204266/#Comment_204266
  • Bom dia. Estou com uma duvida, se para fazer a transcrição de casamento em Portugal, precisa ir os dois juntos( eu e meu esposo) ou só ele pode ir. Eu terei que assinar alguma coisa lá ou não? Sendo q será ele com a nacionalidade portuguesa, no caso a minha ainda está em processo e não saiu ainda.
    Ou podemos enviar pelo correio os documentos e fazer o pagamento ( moramos em Lisboa).
    Ou sera melhor ir pessoalmente em Ponta Delgada( penso que é a mais rapida). Obrigada
  • @Adriana L,

    fazendo a transcrição diretamente em conservatória perto de vc, em Portugal ou pelo CTT, vc não precisa assinar nada, basta a assinatura do seu marido. Mas, acho que a opção de Ponta Delgada é conveniente para quem está no Brasil. Pq não procura outras conservatórias por perto, já que estão aí?
  • @Adriana se estiver em Portugal pode tentar Amarante ou Guimarães.
  • Marcia e Vlad Pen obrigada. Vou tentar sim em Amarantes ou Guimaraes.
  • Ola! Alguem sabe informar qual conservatoria mais rapida para transcrição PESSOALMENTE?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.