Transcrição de casamento

Meu pai já conseguiu sua cidadania portuguesa pelos meus avós, quando eu nasci meu pai era divorciado e nunca se casou com minha mãe nem com mais ninguém. Ele é o declarante do meu nascimento. Eu preciso transcrever esse casamento para poder tirar a minha cidadania? O divorcio ocorreu antes do meu nascimento.

Posso pedir para uma amiga dar entrada no meu processo direto por lá pela CRC de Braga? Ela é minha procuradora. Tenho toda a documentação pedida pelo site do IRN menos a transcrição de casamento dele com a primeira esposa que não é minha mãe.

Comentários

  • @dudsaguiar , você não tem que transcrever um casamento do qual não é fruto!

    Veja se foi seu pai o declarante do seu nascimento e se o fez até você completar 1 ano de idade.

    Se sua amiga tem procuração para fazer o pedido de cidadania, sim.

  • editado September 2020

    @dudsaguiar

    Embora você possa fazer através de sua amiga, por procuração, seria preferível fazer diretamente.

    Não há ganho em enviar diretamente por PT, e o processo sai de seu controle. Se você usar o endereço de sua amiga (por causa do correio) isso cria alguns problemas. Você não pode postar em PT e colocar um endereço do BR de retorno. Teria insuficiência de selo caso retorne, e seria descartado. E se puser um endereço de PT, vai gerar automaticamente uma consulta ao SEF sobre uma eventual permanência como imigrante ilegal. Mesmo que nada pior aconteça, vai atrasar seu processo em algumas semanas.

    Então: você não tem nada a ganhar, e algumas coisas a perder. Pense bem. Pagará a remessa da mesma maneira. Mande diretamente, não aborreça sua amiga com um problema que é seu, e evite problemas.

  • Oi gente!

    Depois de conseguir a cidadania da minha mãe através daqui do fórum, meu objetivo agora é transcrever o casamento dos meus pais, para que eu e meus irmãos possamos obter nossa cidadania portuguesa como netos.

    E tenho algumas dúvidas em relação a documentação para enviar ao Escritório Consular de Portugal em Santos, pois algumas pessoas fizeram por lá e foi super rápido.

    Todos os documentos, se aplicável, devem estar averbados?

    A assinatura do requerimento deve ser reconhecida em cartório? Se sim, por autenticidade ou semelhança?

    No requerimento pergunta-se o estado civil atual do requerente, neste caso é minha mãe, e ela é casada com outra pessoa que não é meu pai. Segue o procedimento normal?

    Muito obrigada a todos.

  • Boa noite.

    É necessária a certidão de óbito dos portugueses para fazer a transcrição do casamento deles? Ambos eram portugueses casados no Brasil, e tenho a certidão de nascimento (batismo) de ambos. Pretendo fazer em ponta delgada.

    Agradeço a ajuda.

  • @hugonpassos , não. Mande só os documentos para a transcrição de casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.