acho que encontrei a resposta aki mesmo. posso mandar pelo correio neh, soh preciso preencher o formulario C1 e mandar os documentos necessarios por correio neh?! (encontrei o link aki na comunidade para o formulario e para so documento necessarios) MTO OBRIGADA!!!! )
tenho mais uma pergunta - desculpa estar ocupando tanto o tempo d vcs - minha avoh soh tem o atestado de obito do pai dela mas nao tem certidao de nascimento. Posso usar o atestado de obito? Agora no atestado soh fala que ele nasceu em Coimbra nao nao fala nda d "freguesia" e 'conselho" alguem sabe me dizer ond posso encontrar essa informacao e se eh possivel encontrar sendo q nao tenho certidao de nascimento ou nenhum outro documento somente a certidao de obito?? OBRIGADA novamente.
o mais importante ( e sem nao da pra iniciar ) antes de comecar o processo de atribuicao eh achar a certidao de nascimento do portugues. A certidao de obito nao ajuda em nada para o processo de atribuicao. Precisa saber o concelho e freguesia onde nasceu seu bisavo e o ano, se tiver mais de 100 anos o mais provavel eh que esteja em um Arquivo Distrital.
Ja procurou dados dele no Memorial do Imigrante ou Policia Federal ? Alguem da familia sabe algo mais ?
sim jah tem mais d 100 anos. Desculpa minha ignorancia mas o que eh ou onde acho "arquivo distrital". Nao procurei em memorial do imigrante ( o q eh isso? eh um website?) e policia federal... vou a policia perguntar sobre a certidao d nascimento do meu bisavo? Novamente desculpe-me pela ignorancia estou comecando isso agora...
Qto a familia, sim perguntei a todos, revirei minha familia em sao paulo e tdo q eles tem eh certidao de obito ( (
Minha situação no início foi idêntica à sua. Eu sabia que meu bisavô tinha nascido na Ilha da Madeira, mas não sabia qual era a freguesia e o concelho.
Acabei descobrindo o contato de uma irmã do meu bisavô, que ainda era viva, beeeem velhinha que falou que eles moravam em "São Roque". Aí eu verifiquei em "São Roque do Faial" que é concelho de Santana, na Madeira e lá estava a bendita certidão.
Às vezes, se vc falar com alguns tios distantes, ou até mesmo irmãos do seu avô, eles com certeza não terão documentos do portuga, mas podem te dar uma única informação, simples, mas que poderá matar a charada pra vc, assim como aconteceu comigo.
MTO OBRIGADA!!!!!!!!! Acabei de conseguir!! Freguesia de Almalaguês concelho de Coimbra. O q faco agora pra conseguir a certidao de nascimento? Vc teve q ir ateh Portugual pra cionseguir?! Jah estou bem feliz q consegui o concelho e freguesia!!
com esses dados vai ficar facil achar a certidao, a freguesia eh muito importante, sabe a data de nascimento do seu bisavo e o nome dos pais dele ? Liga no Arquivo de Coimbra e se informa se esta la, se estiver, peca uma certdao de nascimento narrativa. Aqui vai telefone e endereco:
Arquivo Distrital de Coimbra
Morada: Rua de São Pedro, 2 3000 Coimbra
Telef: 239 859 855 Fax: 239 820 987
Site: Arquivo da Universidade de Coimbra
Email: auc@ci.uc.pt
Horário: Dias úteis das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Serviços: - Sala de leitura - Requisição de documentos - Auxílio na investigação documental e na leitura paleográfica. - Reprodução de documentos: reprodução em fotocópia e microfílme - Cedência do leitor de microfilmes para utilização do público. - Certidões: passagem de certidões de tempo de serviço de funcionários da Universidade e reprodução autenticada de documentos de Conservatórias do Registo Civil e Notarial e do fundo universitário.
nao precisa ir a Portugal. Vc pode entrar em contato com o arquivo distrital de Coimbra (que fica junto aos arquvios da Universidade de Coimbra). Vc pode pedir pela internet mesmo a pesquisa. Da uma olhada aqui, tem o formulario especificio para certidoes de nascimento: http://www.uc.pt/auc/servicos/certidoes boa sorte!
tenho d nascimento, nome da esposa, nome dos pais tb. GEEEEENTE mto obrigada. Fikei surpresa com a ajuda que recebi aki!!Nao esperava encontrar pessoas tao dispostas a ajudar!! Mto obrigada mesmo, e espero um dia poder fazer o mesmo por alguem aki nessa comunidade. Vou entrar no website q me deram. Obrigada por me mostrar por onde comecar!!
gente, desculpa a pergunta do formulario eu achei a resposta aki mesmo....
Agora tenho uma duvida, minha mae que e' filha de portugueses. Para fazer o meu pedido depois acho q tenho q trasncrever o casamento deles em portugal, ja q foi meu pai que me registrou no Brasil. Como faco isso???
se vc eh de SP o formulario deve ser assinado no cartorio e depois legalizado no Consulado.
A atribuicao da sua mae leva em media 2 meses, depois voce tera que fazer a transcricao do casamento dela e soh entao entrar com a sua atribuicao. O BI e passaporte soh pode ser solicitado quando receber o numero do assento portugues.
A transcricao nao pode ser feita pelo correio, somente atraves do consulado ou pessoalmente em Portugal.
ola!!! Eu sou portuguesa e estou a ajudar um amigo brasileiro na sua cidadania portuguesa.. ele é trisneto de potugueses! Sua mae esta viva ,sua avo tbm,seus bisavos ja morreram (que era brasileiros tb)e os trisavos é q eram os portugueses. A minha pergunta é a seguinte ... Sera possivel sua avo pedir cidadania portuguesa, pelo facto q é neta de portugueses, e depois transmitila a sua filha e ela por sua vez ao meu amigo??? Desde ja mt obrigda pela ajuda
infelizmente ele nao tem direito, no caso dele precisaria o filho e o neto do portugues estarem vivos para dar continuidade, somente o neto do portugues vivo nao eh suficiente pra ele conseguir.
A avo dele pode sim se naturalizar por ser neta, mas ela nao pode passar a nacionalidade pra mais ninguem.
No caso do meu neto, sera que ele tera direito a vir a pedir a atribuicao tambem? No meu caso, os meus avos eram portugueses, minha mae se naturalizou , eu ja tenho a minha cidadania e meu filho( que eh o pai do meu neto) ja vai dar entrada na dele la pelo Brasil mesmo. Ou sera que por ser tataraneto ele nao tera mais direito? beijao!
Em que cidade? Ha quanto tempo?? Tenho lido seus depoimentos aqui, mas nao consegui te mandar um scrap no teu orkut! Eu tbm moro na Holanda!!!! bjssssss
sim, eles tem direito, como meus filhos, que sao tataranetos e logo serao tuguinhas.
Todos voces ( sua mae, voce e seus filhos ) fizeram o proceso por atribuicao, nao quebraram a linha da descendencia portuguesa, sendo assim, todas as geracoes tem direito a nacionalidade.
Espero poder dar entrada logo logo, mas estou meio apertado em relação a grana, já que vou casar esse ano (pelo menos é o que tudo indica) mas espero conseguir dar entrada em no máximo 2 meses.
Comentários
acho que encontrei a resposta aki mesmo. posso mandar pelo correio neh, soh preciso preencher o formulario C1 e mandar os documentos necessarios por correio neh?! (encontrei o link aki na comunidade para o formulario e para so documento necessarios) MTO OBRIGADA!!!! )
É isso mesmo, pode mandar tudo pelo correio, consulado vc so usa para autenticar os documentos.
eh um formulario para cada processo. vc vai comecar com a da sua avo, entao ela deve assinar esse formulario presencialmente. onde sua avo mora?
tenho mais uma pergunta - desculpa estar ocupando tanto o tempo d vcs - minha avoh soh tem o atestado de obito do pai dela mas nao tem certidao de nascimento. Posso usar o atestado de obito? Agora no atestado soh fala que ele nasceu em Coimbra nao nao fala nda d "freguesia" e 'conselho" alguem sabe me dizer ond posso encontrar essa informacao e se eh possivel encontrar sendo q nao tenho certidao de nascimento ou nenhum outro documento somente a certidao de obito?? OBRIGADA novamente.
o mais importante ( e sem nao da pra iniciar ) antes de comecar o processo de atribuicao eh achar a certidao de nascimento do portugues. A certidao de obito nao ajuda em nada para o processo de atribuicao. Precisa saber o concelho e freguesia onde nasceu seu bisavo e o ano, se tiver mais de 100 anos o mais provavel eh que esteja em um Arquivo Distrital.
Ja procurou dados dele no Memorial do Imigrante ou Policia Federal ? Alguem da familia sabe algo mais ?
sim jah tem mais d 100 anos. Desculpa minha ignorancia mas o que eh ou onde acho "arquivo distrital". Nao procurei em memorial do imigrante ( o q eh isso? eh um website?) e policia federal... vou a policia perguntar sobre a certidao d nascimento do meu bisavo?
Novamente desculpe-me pela ignorancia estou comecando isso agora...
Qto a familia, sim perguntei a todos, revirei minha familia em sao paulo e tdo q eles tem eh certidao de obito ( (
Minha situação no início foi idêntica à sua. Eu sabia que meu bisavô tinha nascido na Ilha da Madeira, mas não sabia qual era a freguesia e o concelho.
Acabei descobrindo o contato de uma irmã do meu bisavô, que ainda era viva, beeeem velhinha que falou que eles moravam em "São Roque". Aí eu verifiquei em "São Roque do Faial" que é concelho de Santana, na Madeira e lá estava a bendita certidão.
Às vezes, se vc falar com alguns tios distantes, ou até mesmo irmãos do seu avô, eles com certeza não terão documentos do portuga, mas podem te dar uma única informação, simples, mas que poderá matar a charada pra vc, assim como aconteceu comigo.
Boa sorte!
MTO OBRIGADA!!!!!!!!! Acabei de conseguir!! Freguesia de Almalaguês concelho de Coimbra. O q faco agora pra conseguir a certidao de nascimento? Vc teve q ir ateh Portugual pra cionseguir?! Jah estou bem feliz q consegui o concelho e freguesia!!
com esses dados vai ficar facil achar a certidao, a freguesia eh muito importante, sabe a data de nascimento do seu bisavo e o nome dos pais dele ? Liga no Arquivo de Coimbra e se informa se esta la, se estiver, peca uma certdao de nascimento narrativa. Aqui vai telefone e endereco:
Arquivo Distrital de Coimbra
Morada: Rua de São Pedro, 2
3000 Coimbra
Telef: 239 859 855
Fax: 239 820 987
Site: Arquivo da Universidade de Coimbra
Email: auc@ci.uc.pt
Horário: Dias úteis das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Serviços:
- Sala de leitura
- Requisição de documentos
- Auxílio na investigação documental e na leitura paleográfica.
- Reprodução de documentos: reprodução em fotocópia e microfílme
- Cedência do leitor de microfilmes para utilização do público.
- Certidões: passagem de certidões de tempo de serviço de funcionários da Universidade e reprodução autenticada de documentos de Conservatórias do Registo Civil e Notarial e do fundo universitário.
nao precisa ir a Portugal. Vc pode entrar em contato com o arquivo distrital de Coimbra (que fica junto aos arquvios da Universidade de Coimbra). Vc pode pedir pela internet mesmo a pesquisa. Da uma olhada aqui, tem o formulario especificio para certidoes de nascimento:
http://www.uc.pt/auc/servicos/certidoes
boa sorte!
postei junto com a Cibele... rsss
alem do telefone e email, tem no site deles os formularios especificos que vc pode usar!
tenho d nascimento, nome da esposa, nome dos pais tb.
GEEEEENTE mto obrigada. Fikei surpresa com a ajuda que recebi aki!!Nao esperava encontrar pessoas tao dispostas a ajudar!! Mto obrigada mesmo, e espero um dia poder fazer o mesmo por alguem aki nessa comunidade. Vou entrar no website q me deram. Obrigada por me mostrar por onde comecar!!
Pessoal,
ja estou com todos documentos para o processo de atribuicao da minha mae. As certidoes de portugal ja chegaram e as do itamaraty tmb.
Qual o proximo passo? Ela tem q assinar algum formulario no consulado antes de enviar?
Depois disso como conseguimos o bi e o passaporte? Alguem tem ideia do tempo??
gente, desculpa a pergunta do formulario eu achei a resposta aki mesmo....
Agora tenho uma duvida, minha mae que e' filha de portugueses. Para fazer o meu pedido depois acho q tenho q trasncrever o casamento deles em portugal, ja q foi meu pai que me registrou no Brasil. Como faco isso???
tenho um pouco de receio de te dar essa resposta.
Mas se quiser veja esse tópico:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.as
Eu também tenho que transcrever um casamento.
espero que ajude até que apreça alguém.
Abraço.
se vc eh de SP o formulario deve ser assinado no cartorio e depois legalizado no Consulado.
A atribuicao da sua mae leva em media 2 meses, depois voce tera que fazer a transcricao do casamento dela e soh entao entrar com a sua atribuicao. O BI e passaporte soh pode ser solicitado quando receber o numero do assento portugues.
A transcricao nao pode ser feita pelo correio, somente atraves do consulado ou pessoalmente em Portugal.
ola!!! Eu sou portuguesa e estou a ajudar um amigo brasileiro na sua cidadania portuguesa.. ele é trisneto de potugueses!
Sua mae esta viva ,sua avo tbm,seus bisavos ja morreram (que era brasileiros tb)e os trisavos é q eram os portugueses.
A minha pergunta é a seguinte ... Sera possivel sua avo pedir cidadania portuguesa, pelo facto q é neta de portugueses, e depois transmitila a sua filha e ela por sua vez ao meu amigo???
Desde ja mt obrigda pela ajuda
infelizmente ele nao tem direito, no caso dele precisaria o filho e o neto do portugues estarem vivos para dar continuidade, somente o neto do portugues vivo nao eh suficiente pra ele conseguir.
A avo dele pode sim se naturalizar por ser neta, mas ela nao pode passar a nacionalidade pra mais ninguem.
obrigada cibele ..
era o q eu tinha percebido tbm ... mas como ha sempre aquela duvida achei melhor confirmar MT OBRIGADAAAAAAA
No caso do meu neto, sera que ele tera direito a vir a pedir a atribuicao tambem? No meu caso, os meus avos eram portugueses, minha mae se naturalizou , eu ja tenho a minha cidadania e meu filho( que eh o pai do meu neto) ja vai dar entrada na dele la pelo Brasil mesmo. Ou sera que por ser tataraneto ele nao tera mais direito? beijao!
Em que cidade? Ha quanto tempo?? Tenho lido seus depoimentos aqui, mas nao consegui te mandar um scrap no teu orkut! Eu tbm moro na Holanda!!!! bjssssss
sim, eles tem direito, como meus filhos, que sao tataranetos e logo serao tuguinhas.
Todos voces ( sua mae, voce e seus filhos ) fizeram o proceso por atribuicao, nao quebraram a linha da descendencia portuguesa, sendo assim, todas as geracoes tem direito a nacionalidade.
moro sim na Holanda, desde 2006. Ja morei em 3 cidades, agora to em Rotterdam. Te adicionei
em Amsterdã de preferencia..hehehe
vem pra ca!!! rsss
Amsterdam eh legal, mas eh dificil de arrumar lugar pra morar (especialmente do tipo, bom/bonito/barato)
sentimos sua falta por aqui! Quando eh que vai dar entrada na sua atribuicao?
entao quer dizer que esse ano vai ter bolo, champagne, veu e grinalda ?