Legalização docs Consulado-SP

Pessoal, pra legalizar os docs no consuulado tenho que pagar alguma coisa? Não achei essa informação no site do consulado.
«13

Comentários

• Fabio

tem que pagar sim, tem uma tabelinha " progressiva" de valores no site:
    http://www.consuladoportugalsp.org.br/legs.htm
    vc paga com um cheque nominal pro consulado que vc coloca dentro do envelope de Sedex com os docs a serem legalizados. Precisa incluir tb um pequeno formulario que tb ta no site. Vc preenche e imprime e manda tudo junto!
  • Lara

Tks, mto bom! Pelas informações do site eu pago por documento, né? A certidão do portuga não precisa dessa legalização, correto?

No caso eu pagaria por 2 autenticações (cópia do RG + formulário 1C - ainda que ele tenha 2 páginas, só pago uma?) Tô pgtando isso pq eu vi em algum lugar alguém falando pra imprimir o formulário 1C frente e verso... então não sei se isso era pela quantidade de autenticação (legalização) das folhas...
  • Fabio

somente docs brasileiros devem ser legalizados no consulado, portanto a certidao do portuga nao precisa.

e vc so paga por documento, nao importa quantas folhas tem.

O formulario 1C vc pode imprimir em duas folhas, mas se der pra fazer frente e verso eh mais pratico na hora das legalizacoesr. Mas nao eh obrigatorio. Vc so paga uma legalizacao de qq forma.

Nao esquece que tem que autenticar a certidao de nascimento de inteiro teor do brasileiro tb. Entao sao 3 legalizacoes no consulado!
  • Lara

Verdade, são 3 docs, fiz confusão aqui!

Mas tks pelas infs, de novo!
  • Fabio

Você mandou seus documentos pro Itamaraty de SP? Já recebeu de volta?
  • Alê

Mandei quinta passada no fim da tarde por sedex10. Estou no quarto dia útil. Creio que até sexta isso deve chegar pra mim!

Abs !!!
  • Fabio

Eu mandei na quarta (sedex 10 tbm) portanto eles receberam na quinta e ainda nada... tô começando a roer as unhas, hehehe
  • Então gente, o prazo oficial é de 20 dias úteis, mas a gente vê que na prática estão demorando 5, 6 dias úteis...

Acho que essa semana a nossa chega Alê! Abre uma breja ae e relaxa! huaiheiauehiua
  • [APAGADO]
  • Junior/Fabio

Junior
    Obrigada Junior, se não chegar amanhã eu ligo... eles mandam via correio normal ou registrada?? Se for registrada tô ferrada.. não para ninguém em casa durante o dia, hehehe

Fabio
    Vixe.... o problema é que eu não bebo, hehehe senão eu já teria entornado uma garrafa de vinho do porto, é claro!!
    Você vai mandar a sua documentação pelo correio pra Portugal?
  • Alê

Sim, só estou esperando os docs chegar do Itamaraty pra mandar pro Consulado-SP e fazer a legalização... depois, pra desespero da comunidade urubótica eu enviarei PELO CORREIO pra CRC em Portugal, hehehe!!!

Acho que nosso processo vai meio que correr junto... vc tá fazendo atribuição de quem? Sua?
  • Fabio

Vou fazer a minha atribuição mas vou levar pessoalmente em PT em Abril... se você quiser que eu leve é só pedir, mas se você não quiser esperar e mandar pelo correio eu posso dar uma olhada no nº do processo pra vc (se vc ainda não tiver na época). Se vc mandar pelo correio vai ser legal pra gente saber se vai dar diferença no prazo....
  • Vetell,

o Consulado de SP soh legaliza documentos emitidos no Estado de SP ou pode ser de outro estado, mas tem que ter sinal publico.
  • Formulario 1 C

O formulario 1C ,não é cobrado para autenticar, pelo menos quando assina no consulado.
  • Alê

Olha que eu quero que vc leve pra mim heim Alê... Bom, vamos ver quando o Consulado vai devolver os docs legalizados..
    Se estiver a muitos dias da sua viagem aí eu já mando via correios mesmo. Se estiver pertinho, eu te procuro e vejo se ainda tá de pé a proposta, hehehe

Vetell

Sobre a área de jurisdição eles pedem comprovante de endereço?? Não entendi... Pra mim eles olham pra onde as certidões foram emitidas, mas parece que to viajando heim...

Além dos docs a serem legalizados, que outros docs eu tenho que enviar, além do cheque nominal?
  • O formulário 1c (atribuiição) pode ser preenchido a mão com letra de forma .
  • [APAGADO]
  • Paulo

Claro que pode, alguem falou que não podia?
  • SANDRA

Obrigado , não ninguém é que eu estava em dúvida.Outra coisa que eu ti perguntar É bom eu mandar a certidão de casamento (portuguesa)dos meu avós, Porque nela o sobrenome está mais correto.
  • Fabio

Chegaram meus documentos do Itamaraty... amanhã deve chegar o seu....agora é só mandar pro consulado.....

Junior
    é, foi registrada mesmo.... ainda bem que chegou justo no dia que tem a empregada em casa......
  • No Consulado de SP eles pedem comprovante de endereco apenas quando entra com algum tipo de processo, para legalizacoes nao precisa.
  • Paulo

Acho que não há necessidade, mas se vc quizer mandar, pode.
  • Alê

Só confirmando, tbm recebi os docs do Itamaraty hoje. 5 dias úteis! Agora rumo à legalização no consulado!
  • o pessoal tem falado da legalizacao no itamaraty.. mas e no consulado em sp?? alguem tem noticias de quanto tempo ta demorando??

obrigado
  • Augusto

Coincidentemente entrei agora e ia mandar a mesma pergunta!

Tem alguém aí que tenha feito legalização nos últimos dias?
  • Só confirmando, a forma de pagamento ao consulado é cheque nominal, mas não precisa necessariamente ser um cheque do requerente (que no caso é meu avô), né?
  • [APAGADO]
  • Nada a ver com o assunto,

mas no site do ERESP diz que as certidões lá legalizaas só poderão ser legalizadas no Consulado de São Paulo, é isso mesmo?
  • Fabio e Augusto,

a certidao mais recente que eu mandei legalizar no consulado foi em Janeiro, foram 5 dias uteis.

O cheque pode ser no nome de qualquer pessoa.

Milan,

nao sei se entendi direito a pergunta, mas o Itamaraty de SP e o Consulado de Portugal em SP soh legalizam certidoes emitidas no Estado de SP. E ainda o Consulado de SP legaliza certidoes de outros estados desde que tenha sinal publico de algum cartorio de SP.
  • obrigadissimo meus amigos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.