Indeferimento do Registro de aquisição
Alguém do grupo teve o pedido de atribuição da nacionalidade portuguesa indeferido por não aceitação da documentação que comprova ligação à comunidade portuguesa? Cabe recurso? Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Creio que encontrará alguma informação nos tópico sobre "Ligações Efetivas com Portugal"
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15185/quais-sao-os-documentos-comprovativos-de-ligacao-efetiva-a-comunidade-portuguesa
A falta dessa cópia certificada que leva ao indeferimento do processo pois não fica comprovado que o progenitor é português.
Assentos que não estão nas conservatórias não foram informatizados e, portanto, não estão no sistema informatizado ao qual a conservatória tem acesso.
Exatamente o que fala na correspondência? Estão te dando prazo para juntar a certidão ou estão comunicando o indeferimento? Se você deu entrada pelo consulado eles deveriam ter sido avisados da exigência.
Na página seguinte diz que é um projeto de decisão de indeferimento do registo. Vem explicando; 1 - Matéria de facto, onde cita meus dados e a lei da atribuição para netos. 2 - Disposições legais: onde indica vários artigos e leis. 3 - Prova dos factos: onde cita 10 itens que são exigidos para atribuição. Até o item 4, tudo certo, no item 5 cita sobre essa certidão e diz que eu não instrui o da certidão ao processo relacionado a RNP. No item 5, cita sobre efetiva ligação , diz que não está completa e pede que o clube reitere o documento. E os outros itens citam sobre escolaridade, antecedentes criminais etc (tudo certo tbm).
Termina com uma conclusão dizendo que: “ Em face do exposto, e pela análise do processo afigura-se ser de indeferir o registo q se requer, por não se encontrarem preenchidos todos os requisitos a que se refere a alínea d) ......
Por fim diz para que me notifique do conteúdo do presente projeto de indeferimento nos termos e para efeitos previstos no artigo 41.... de 14 de dezembro, a fim de que, após o decurso do prazo previsto no referido normativo, o processo seja submetido a decisão. Data de 27/11/19
os prazos, por lei, são contados em dias úteis e não dias corridos. Eles começam a ser contados 3 dias úteis após a data do ofício, pelo que você escreveu está datado de 27/11/19
A carta do clube, hoje mesmo teve uma pessoa pedindo informação sobre isso no fórum, provavelmente irá te ajudar dar uma lida em
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16004/comprovacao-de-ligacao-a-comunidade-portuguesa#latest
A certidão do seu avô, primeiro localizar aonde se encontra o livro de registo e solicitar a cópia certificada ao detentor do mesmo, em geral algum arquivo distrital. Se não tem ideia de onde se encontra poste os dados do seu avô que alguém te ajuda indicando o local. Como me parece que você tem uma certidão antiga não deverá ser difícil localizar o registo.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas#latest
Poste aqui no fórum sim que, muito provavelmente, você localiza o registo e pede a cópia certificada antes de ter resposta do e-mail...
Eu também deixei de juntar esta certidão, pois achava que bastava a cópia digital do arquivo no livro de batismo do meu avô. Já pedi a certidão através do Arquivo Distrital de Aveiro, circunscrição de nascimento dele.
Estou para receber a certidão e enviar à Conservatória, antes mesmo de "cair em exigência".
Você conseguiu a certidão? Espero que sim.
Abraços a todos