Quais são os Documentos comprovativos de ligação efetiva à Comunidade Portuguesa ?

Boa tarde, verifiquei A residência legal em território português nos últimos 3 anos anteriores ao pedido.
A deslocação regular a Portugal;
A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de aluguel celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis situados em Portugal;
A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no país onde resida.
A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.

Comentários

• Obrigada Felipe, temos uma filha já feita a nacionalidade dela eu também já sou portuguesa e estamos casados há anos, mas não tenho como comprovar um imovel em portugal e estou morando no Brasil. Não tenho como conseguir ?
  • @vpennafort, o processo é para aquisição de nacionalidade pelo seu marido, casado com cidadã portuguesa e com filha em comum com nacionalidade já atribuída? Se for isso o requisito para o pedido é ter 3 anos de casamento.
  • SIM Daniel é isso mesmo, já são casados há 20 anos mas minha dúvida seria a comprovação de ligação efetiva, pois nunca viajou a Portugal, não tem imóvel em Portugal, seria possível de conseguir ?
  • @vpennafort, quando disse que "o requisito para o pedido é ter 3 anos de casamento" quero dizer que o requisito é somente este, não tem que comprovar outro tipo de ligação efetiva, a ligação é ser casado há mais de 3 anos e ter filho(s) em comum com a nacionalidade já atribuída.
  • @Daniel Henriques muito obrigada, tive essa dúvida pois li aqui em vários posts que precisaria de vários requisitos. Agradeço.
  • Oi! No caso de a pessoa ser casada com português há muitos anos e ser essa a ligação efetiva, ela deve marcar a opção "Tem ligação efetiva à comunidade portuguesa?" no requerimento ou não precisa, já que vai mandar as certidões de casamento etc?
  • @mflores,

sim, marca esta opção sempre. Caso esta opção não esteja marcada, significa que não há base para se pedir a nacionalidade.
  • Muito obrigada!
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.