Conferência de documentos para envio ao ACP

Bom dia a todos.
Estou tentando ajudar minha sogra, que é filha de português, a alcançar a cidadania portuguesa. Algum tempo atrás li em alguma discussão por aqui dizendo que pelo ACP o processo leva semanas, confere?
Sobre a documentação, estive hoje na embaixada aqui em Brasília pra tentar esclarecer algumas dúvidas mas saí de lá ainda mais confusa. Foi informado que haveria necessidade da cópia simples da certidão de nascimento da mãe dela (brasileira) porque primeiro nós vamos solicitar um novo assentamento dela lá em Portugal (ela vai "nascer" lá primeiro), então precisa ter mãe e pai. Por conta disso nem precisaria da certidão de casamento dela com meu sogro pra demonstrar a mudança de nome dela (de casada).
Outra informação relevante é a de que o pai da minha sogra, o português, é falecido mas foi o declarante na certidão de nascimento da filha (minha sogra).
Por conta disso, restaram algumas dúvidas:
1) Vale a pena encaminhar o processo dela pelo ACP (atribuição cujo pai português foi o declarante)?
2) a documentação necessária confere? até agora juntamos os seguintes: certidão de nascimento da sogra em inteiro teor com reconhecimento de firma, cópia autenticada da identidade da sogra, assentamento do português (para esses 3 documentos fui informada na embaixada que precisaria do selo da Apostila de Haia, ou seja, do apostilamento), certidão de óbito em inteiro teor com reconhecimento de firma notarial, e, por fim, a certidão de casamento da sogra com o sogro, responsável pela mudança de nome da sogra. São esses os documentos? preciso mesmo mandar a certidão de nascimento da mãe da sogra? não preciso mandar a certidão de casamento, conforme informado na embaixada de Portugal aqui em Brasília?
Poderiam enviar um link para eu conferir se estou preenchendo o formulário correto? o que encontrei tem a marca da Conservatória dos Registros Centrais. É esse mesmo? o endereço confere? Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498 - Porto, aos cuidados do senhor Mário Manuel Vales?

Agradeço de antemão a ajuda.
Atenciosamente,
Michele

Comentários

Esta discussão está fechada.