Adele Malheiros
Adele Malheiros
Member
Boa tarde ! Fazendo a atribuição eu mesma (avô/neta de avô português q casou no Brasil. Pais e avós falecidos e enviando do Brasil. Algumas dívidas pois vi informações de 2018 e estamos em finais de 2019. Agradeço a gentileza de me indicarem se está ok ou se falta algum documento.
1)A documentação só se pode enviar para CRCentrais em Lisboa ?(Vou morar em Porto)
A documentação que tenho
1) assento de batismo em Portugal certificado (pedido e enviado ao Brasil do Arquivo distrital PT), me enviaram digitalizada
2)certidão de casamento de avô e avó (no Brasil)
3)nascimento de meu pai no Brasil
4)minha certidão de nascimento
todos de inteiro teor, com menos de 1 ano e apostilados
5)Cópia de passaporte vigente,atestado de antecedentes criminais recente (precisa ser autenticado e apostilado ?)
6)histórico escolar secundário e faculdade (precisa ser autenticado e apostilado ?)
7)Cópia de abertura de conta em Portugal (precisa ser autenticada ? Agrega como valor de laços ?
1)A documentação só se pode enviar para CRCentrais em Lisboa ?(Vou morar em Porto)
A documentação que tenho
1) assento de batismo em Portugal certificado (pedido e enviado ao Brasil do Arquivo distrital PT), me enviaram digitalizada
2)certidão de casamento de avô e avó (no Brasil)
3)nascimento de meu pai no Brasil
4)minha certidão de nascimento
todos de inteiro teor, com menos de 1 ano e apostilados
5)Cópia de passaporte vigente,atestado de antecedentes criminais recente (precisa ser autenticado e apostilado ?)
6)histórico escolar secundário e faculdade (precisa ser autenticado e apostilado ?)
7)Cópia de abertura de conta em Portugal (precisa ser autenticada ? Agrega como valor de laços ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento/p1
Penso que a melhor maneira de se inteirar sobra essa questão seja consultar relatos de quem já obteve parecer favorável no que se refere a Laços Efetivos com a Comunidade Portuguesa...
Creio que encontrará algo referente a isso nesses tópicos relacionados abaixo...:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento/p56
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8271/sugestoes-de-lacos-efetivos-para-netos
A residência legal em território nacional;
A deslocação regular a Portugal;
A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal;
A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro;
A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.
Conta bancária no país ou histórico escolar demonstrando o conhecimento da língua portuguesa não caracterizarão como efetiva ligação com a comunidade nacional portuguesa.