eh isso mesmo, se a resposta eh sim pra todos, entao significa que vc nao precisara transcrever nenhum casamento em Portugal, o que agiliza bastante as coisas, pois vc podera emendar um processo de atribuicao no outro, como eu fiz.
Vc vai acompanhando os processos e assim que sai um numero de assento, o novo processo ja pode ser iniciado. O importante eh comecar logo, pq vc eh bisneta!
voce precisa mandar legalizar a certidao do seu avo no Itamaraty e Consulado. E tambem precisa de uma copia autenticada do Rg dele legalizada no consulado e o formulario 1C reconhecido firma presencialmente no cartorio e legalizado no consulado.
Pode ser enviado pelo correio pra CRC, ou se voce quiser, pode levar pessoalmente em PT.
Somente a certidao do seu avo deve ser enviada para o Itamaraty, mas todos os outros documentos, incluindo a certidao, tem que ser legalizados no Consulado.
Primeiro voce manda para o Itamaraty e depois para o Consulado.
Pro Itamaraty você manda as certidões de nascimento em Inteiro teor
Endereço para Legalização Consular de Documentos
Ministério das Relações Exteriores Divisão das Comunidades Brasileiras no Exterior Setor de Legalização Esplanada dos Ministérios - Bloco H Anexo I - Térreo Brasília/DF - Brasil CEP: 70170-900
se eu nao estiver enganada voce eh de Sao Paulo, certo ? Se sim, esse eh o endereco para onde voce deve enviar a certidao.: Legalização de Documentos - Itamaraty (São Paulo) Agora os documentos pode ser legalizados em São Paulo via postal: ERESP - SETOR DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1297, 2º andar. São Paulo, SP CEP 04571-010 http://www.abe.mre.gov.br/avisos/escritorio-em-sao-paulo-legaliza-documentos-recebidos-por-via-postal Nao tem custo para legalizar no Itamaraty.
Vc pode mandar a certidão de seu avô pro Itamaraty de SP, eles tem devolvido rapidinho (1-2 semanas) só que se eu fosse vc, já mandava tb a certidão de nascimento de inteiro teor de seu pai e a sua tb, afinal vc vai precisar de tudo isso em breve e pode economizar tempo e dinheiro. Peça as duas certidões de inteiro teor agora e faça tudo junto.
Confirme com o cartório para que a certidão de inteiro teor de seu avô saia com firma reconhecida, a de seu pai e sua tb. Daí vc legaliza todas no Itamaraty.
A certidão de seu avô tá certinha, se não tem averbamento nenhum não tem problema, vc não precisa averbar nada. Averbamento = anotações referentes a casamentos, óbito, etc. Vc já confirmou lá trás que seu bisavô, avô e pai foram os declarantes dos nascimentos. A certidão portuguesa está pronta, não tem que fazer mais nada com ela, só aguardar pra anexar ao processo de seu avô.
Não precisa retificar o sobrenome não pois não houve erro e sim "ajuste" para a grafia atual do nome Santos, em Portugal eles compreendem perfeitamente esse procedimento.
Puxa muito obrigada, to ficando hiper animada pois parece que o meu caso nao esta tao complicado assim.
Meu ex marido tirou a cidadania italiana e ele sofreu muito co a documentacao, achei que comigo ia ser a mesma coisa mas estou surpresa ate agora com a rapidez dos acontecimentos.
no caso da averbação de casamento/óbito ser necessária (ou seja, declarante diverso do ancestral português), vcs recomendam que se faça via Consulado de Portugal em SP?
se vc conhecer alguém em Portugal ou arrumar alguém aqui que esteja em Portugal (ou indo pra lá) e se ofereça pra te ajudar, essa pessoa pode receber uma procuração para realizar as transcrições diretamente em Portugal, pois é mais rápido e fácil.
Pelo consulado tb funciona e é uma alternativa, o problema é que eles são mais burocráticos e enrolados, pedem mais documentos, formulários, e dão uma prazo médio de 4 meses...........
Mas hoje liguei no consulado pra perguntar da legalizacao e me disseram que nao posso ir pessoamente, tem que mandar por sedex, entao vou ter que enviar metade dos documentos por sedex e a o formulario 1 C vou ter que agendar pra ir la legalizar, que saco ne?
Sophia, onde mora seu avo? se for em SP, ele deve assinar o formulario 1C presencialmente em qq cartorio, eles colocam um selo de firma reconhecida por autenticidade. Dai vc pode mandar o formulario junto com as certidoes pra serem legalizados no consulado.
pro itamaraty vc so precisa mandar as 3 certidoes de nascimento de inteiro teor (avo, pai, sua) e realmente o servico eh gratuito. de que lugar do brasil sao as certidoes?
ahhh entao, vc ja tinha respondido, vcs sao do interior de SP entao, vc pode usar o itamaraty de SP e pode fazer tudo por sedex tb com o consulado de SP, os fomrularios 1C podem ser assinados em cartorio.
No caso para o Itamaraty vou apenas mandar a certidao de inteiro do teor do meu avo e a certidao do meu bisavo entao pois estamos fazendo o processo da familia inteira e so depois vamos separar cada um com a sua familia entendeu>
estamos apgando do meu avo primeiro todos os filhos e netos, depois cada filho do meu avo tira o da sua familia,
tambem a certidao de inteiro teor do meu pai vai demorar pra chegar uns dois meses ainda
entao ja vou adiantando no Itamaraty a primeira fase ne...
pq vai demorar tanto a certidão de seu pai? deu problema com o cartório? a sugestão de legalizar as certidões no itamaraty é mais pra economizar tempo e dinheiro do sedex. a legalização do itamaraty é gratuita de qq forma.
entao Lara eles chiaram para fazer a certidao de inteiro teor e disseram que levaria 3 meses, ja a do meu avo demorou so um mes e a de portugal chegou pra mim aqui na Inglaterra em duas semanas, engracado viu!
Meu pai ligou no cartorio pra perguntar da certidao e o moco do cartorio falou pra ele que recebe varios processos de cidadania e que o consulado sempre pede depois pra ser reconhecido firma num Cartorio de Notas alem do Cartorio Civil, ele falou que tem certeza e que muitos processos sao devolvidos por causa disto.
Isto e verdade? Entao eu reconheco a firma nos dois no civil e no de notas?
Comentários
Puxa obrigada fiquei animada agora hein, entao se a respsta for sim pra tudo eu nao preciso transcrever nenhum documento? que otimo!
eh isso mesmo, se a resposta eh sim pra todos, entao significa que vc nao precisara transcrever nenhum casamento em Portugal, o que agiliza bastante as coisas, pois vc podera emendar um processo de atribuicao no outro, como eu fiz.
Vc vai acompanhando os processos e assim que sai um numero de assento, o novo processo ja pode ser iniciado. O importante eh comecar logo, pq vc eh bisneta!
Bem, Ja estou para receber o documento do meu bisavo vindo de Portugal, e tambem em um mes a certidao do meu avo no Brasil.
Apos eu reunir todos os documentos, o que devo fazer exatamente?
o proximo passo e enviar para o Itamaraty ou para o consulado portugues?
Obrigada
voce precisa mandar legalizar a certidao do seu avo no Itamaraty e Consulado. E tambem precisa de uma copia autenticada do Rg dele legalizada no consulado e o formulario 1C reconhecido firma presencialmente no cartorio e legalizado no consulado.
Pode ser enviado pelo correio pra CRC, ou se voce quiser, pode levar pessoalmente em PT.
Primeiro voce manda para o Itamaraty e depois para o Consulado.
Endereço para Legalização Consular de Documentos
Ministério das Relações Exteriores
Divisão das Comunidades Brasileiras no Exterior
Setor de Legalização
Esplanada dos Ministérios - Bloco H
Anexo I - Térreo
Brasília/DF - Brasil
CEP: 70170-900
Não tem custo!!
se eu nao estiver enganada voce eh de Sao Paulo, certo ? Se sim, esse eh o endereco para onde voce deve enviar a certidao.:
Legalização de Documentos - Itamaraty (São Paulo)
Agora os documentos pode ser legalizados em São Paulo via postal:
ERESP - SETOR DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1297, 2º andar.
São Paulo, SP
CEP 04571-010
http://www.abe.mre.gov.br/avisos/escrito
Nao tem custo para legalizar no Itamaraty.
ela eh de Sao Paulo !!!!!!
Sophia,
envia a certidao para o Itamaraty de SP !!!!!
Achei bem pobrezinha a certidao do meu bisavo e uma folha sulfite escrita os dados dele so escreita "Certidao Narrativa de Nascimento"
Bem esta escrito assim:
Averbamentos: Nada Consta***
o que e averbamento? tenho que averbar alguma coisa?
Entao o proximo passo e enviar a certidao do meu avo para o Itamaraty? Somente a certidao dele? Esta do meu bisavo nao e preciso?
Obrigada, sao muitas duvidas, nao quero fazer nada errado porque depois daria muito trabalho :-)
Vc pode mandar a certidão de seu avô pro Itamaraty de SP, eles tem devolvido rapidinho (1-2 semanas) só que se eu fosse vc, já mandava tb a certidão de nascimento de inteiro teor de seu pai e a sua tb, afinal vc vai precisar de tudo isso em breve e pode economizar tempo e dinheiro. Peça as duas certidões de inteiro teor agora e faça tudo junto.
Confirme com o cartório para que a certidão de inteiro teor de seu avô saia com firma reconhecida, a de seu pai e sua tb. Daí vc legaliza todas no Itamaraty.
A certidão de seu avô tá certinha, se não tem averbamento nenhum não tem problema, vc não precisa averbar nada. Averbamento = anotações referentes a casamentos, óbito, etc. Vc já confirmou lá trás que seu bisavô, avô e pai foram os declarantes dos nascimentos. A certidão portuguesa está pronta, não tem que fazer mais nada com ela, só aguardar pra anexar ao processo de seu avô.
Não precisa retificar o sobrenome não pois não houve erro e sim "ajuste" para a grafia atual do nome Santos, em Portugal eles compreendem perfeitamente esse procedimento.
Puxa muito obrigada, to ficando hiper animada pois parece que o meu caso nao esta tao complicado assim.
Meu ex marido tirou a cidadania italiana e ele sofreu muito co a documentacao, achei que comigo ia ser a mesma coisa mas estou surpresa ate agora com a rapidez dos acontecimentos.
Muito obrigada mesmo.
Pessoal,
no caso da averbação de casamento/óbito ser necessária (ou seja, declarante diverso do ancestral português), vcs recomendam que se faça via Consulado de Portugal em SP?
Muito obrigada!
se vc conhecer alguém em Portugal ou arrumar alguém aqui que esteja em Portugal (ou indo pra lá) e se ofereça pra te ajudar, essa pessoa pode receber uma procuração para realizar as transcrições diretamente em Portugal, pois é mais rápido e fácil.
Pelo consulado tb funciona e é uma alternativa, o problema é que eles são mais burocráticos e enrolados, pedem mais documentos, formulários, e dão uma prazo médio de 4 meses...........
itamaraty certo?
Alguem sabe me informar quanto custa este servico do Itamaraty?
Obrigada
Mas hoje liguei no consulado pra perguntar da legalizacao e me disseram que nao posso ir pessoamente, tem que mandar por sedex, entao vou ter que enviar metade dos documentos por sedex e a o formulario 1 C vou ter que agendar pra ir la legalizar, que saco ne?
pro itamaraty vc so precisa mandar as 3 certidoes de nascimento de inteiro teor (avo, pai, sua) e realmente o servico eh gratuito. de que lugar do brasil sao as certidoes?
No caso para o Itamaraty vou apenas mandar a certidao de inteiro do teor do meu avo e a certidao do meu bisavo entao pois estamos fazendo o processo da familia inteira e so depois vamos separar cada um com a sua familia entendeu>
estamos apgando do meu avo primeiro todos os filhos e netos, depois cada filho do meu avo tira o da sua familia,
tambem a certidao de inteiro teor do meu pai vai demorar pra chegar uns dois meses ainda
entao ja vou adiantando no Itamaraty a primeira fase ne...
Obrigada Lara vc e muito gentil
:-)
pq vai demorar tanto a certidão de seu pai? deu problema com o cartório? a sugestão de legalizar as certidões no itamaraty é mais pra economizar tempo e dinheiro do sedex. a legalização do itamaraty é gratuita de qq forma.
Mas tudo bem, dando certo e o que importa!
Obrigada por tudo
Meu pai ligou no cartorio pra perguntar da certidao e o moco do cartorio falou pra ele que recebe varios processos de cidadania e que o consulado sempre pede depois pra ser reconhecido firma num Cartorio de Notas alem do Cartorio Civil, ele falou que tem certeza e que muitos processos sao devolvidos por causa disto.
Isto e verdade? Entao eu reconheco a firma nos dois no civil e no de notas?
no Paraná não tem, tem que enviar para o Itamaraty de Brasilia.
Com certeza se vc fizer atraves do correio, sera mais rapido e mais facil.