Não sei por onde começar
Pessoal,
sou bisneta de português, meu pai esta vivo, meu avô também esta vivo e ainda tenho alguns documentos do meu bisavô portugues e da minha bisavó espanhola, tenho até documento que ele serviu o exército português.
No entanto sou nova neste negocio nao sei nem por onde começar, acho que primeiro de tudo é o meu avô que dever requerer a cidadania dele né?
Depois meu pai e depois eu por ultimo?
Sendo bisneta mulher eu tenho o direito?
Realmente se alguem pudesse me guiar pois to perdida e so to começando.
Obrigada
sou bisneta de português, meu pai esta vivo, meu avô também esta vivo e ainda tenho alguns documentos do meu bisavô portugues e da minha bisavó espanhola, tenho até documento que ele serviu o exército português.
No entanto sou nova neste negocio nao sei nem por onde começar, acho que primeiro de tudo é o meu avô que dever requerer a cidadania dele né?
Depois meu pai e depois eu por ultimo?
Sendo bisneta mulher eu tenho o direito?
Realmente se alguem pudesse me guiar pois to perdida e so to começando.
Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Vc tem direito sim, pois seu pai e avo estao vivos!
O primeiro passo eh vc conseguir a certidao de nascimento de seu bisavo, vc precisa descobrir em que distrito e em qual freguesia seu bisavo tem o assento de nascimento registrado em Portugal. A partir dai seu avo podera fazer a atribuicao dele.
Vc devera fazer todos os processos por ATRIBUICAO ate chegar em vc e e podera fazer tudo pelo correio direto em Lisboa.
A gente vai te ajudando com o passo-a-passo e as duvidas a medida que elas forem surgindo!
boa sorte!
Seja bem-vinda a nossa comunidade
Com certeza , voce tem direito, agora é começar logo pelo seu avô, pois, somente depois que ele tiver a cidadania dele, é que vc poderá ter a sua, e concordo com a Lara, deve fazer por atribuição, pois assim todas as gerações seguintes continuam com direito a cidadania, seja benvinda e não se desespere, não é tão dificil, quanto pode pensar que seja.
Meu avô mora perto de São Paulo, no caso ele poderá fazer isso pelo consulado?
Bem entao primeiro de tudo é conseguir todos os documentos certo
Mas é o meu avôque tem que solicitar isso? Entao ele tem de reunir tudo e enviar o processo para Portugal?
todos aqui vao te orientar da forma mais pratica possivel. Se voce esta em Sao Paulo, voce tera que autenticar todas as certidoes que iram constar no processo no Consulado de Portugal em Sao Paulo, voce envia as certidoes pelo correio e em uma semana eles devolvem. Ai, voce monta seu processo e manda direto pra CRC em Portugal.
Sendo o seu bisavo portugues e tendo ele registrado o nascimento do seu avo, voce nao precisa averbar o casamento dos seus bisavos em Portugal, vai direto na atribuicao de nacionalidade para o seu avo.
Para a atribuição vc vai precisar de:
1- Certidao NARRATIVA de nascimento portuguesa do seu bisavo.
2- Certidão de nascimento de INTEIRO TEOR do seu avo, autenticada no cartorio.
3- Copia autenticada do: RG,CPF e Titulo de Eleitor.
4- Formulario de declaracao para atribuicao da nacionalidade Modelo 1C, assinado em cartorio e reconhecido firma.
Lembrando novamente que todos esses documentos (exceto a certidao portuguesa de nascimento do seu bisavo ) devem ser autenticados no CONSULADO DE PORTUGAL em Sao Paulo.
Para pegar o formulario acesse: www.irn.mj.pt ( entrar em cidadaos e depois nos registros centrais - nacionalidade )
O site do consulado de sao paulo para informacoes de envio e custo e;
www.consuladoportugalsp.org.br
Pra comecar, e isso !
Cibele muito obrigada :-))
Fique tranquila. Seu caminho e parecido com o da Sandra. Voce organiza os documentos de seu avo e da entrada diretamente por Sedex para PT. Esquece Consulado, eles sao enrrolados. So usa-os para autenticar documentos, inclusive as certidoes brasileiras. Mas atencao, a certidao de nascimento de seu avo tem que levar uma assinatura do Itamaraty em Brasilia. Aqui explicamos tudo. Seja bem-vinda e comece sua saga. Vc conseguira
A unica coisa e que, se estiver o cartorio na area de jurisdicao do consulado, precisa reconhecer firma ( por semelhanca ) da assinatura do escrevente.
As certidões de nascimento brasileiras, todas tem que ter o carimbo do Itamaraty, sendo ou não de São Paulo, é uma exigencia de Portugal e não do consulado.
Para isso tem umsa duvidas.
1) Meu bisavô era português mas minha bisavó era espanhola, e eles se casaram aqui, portanto eu preciso de todos os documentos dela também?
2) Depois que eu descobrir de onde exatamente eles são como solicito os documentos que faltam, através do consulado ou direto em Portugal em algum cartório?
Obrigada
:-)
Oura dúvida, é terrivel o que vou perguntar mas não tenho saída :-(, se acaso meu avô vier a falecer no meio do processo o que acontece?
Isso pois ele já ta bem velhinho, eu consigo dar prosseguimento com as coisas dele?
Se vc ja tiver dado entrada na atribuicao dele, e ele vier a falecer ( D-us nos livre ), apos essa data, nao vai ter problema, sera atribuida a nacionalidade pra ele.
Sandra,
qto ao Itamaraty, fica no ar, eu fiz 3 atribuicoes em Portugal sem nunca ter enviado nada ao Itamaraty. Em todo caso vou ver isso, pq estou preparando a documentacao dos meus filhos.
Que tipo de informacao vc ja tem sobre seu bisavo?
Portugal se divide em distritos, concelhos e freguesias, como seu bisavo nasceu provavelmente ha mais de 100 anos, o registro dele (de nascimento/batismo) deve se encontrar em um arquivo distrital. Vc deve fazer essa pesquisa diretamente em Portugal, por email/telefone; o consulado nao ajuda com o levantamento dos registros antigos.
Por exemplo, o Consulado de Sao Paulo faz a legalizacao do documento apos a legalizacao de Brasilia.
Vejam abaixo o link dessa exigencia.
http://www.consuladoportugalsp.org.br/it
Pode existir algun caso que o processo seja aprovado sem essa legalizacao, mas por outro lado, o processo tambem corre o risco de ser devolvido.
Entao, acho altamente prudente evitar que o processo seja devolvido, fazendo assim a devida legalizacao.
Voce pode ligar ou mandar um email com todas asinformações que vc tiver como, nome completo, data e local de nascimento, filiação, pois assim eles vão procurar e te informam como vc poderá faer para pagar e eles te enviarem.
Como vc diz que tem alguns documentos de seu bisavô, se em algum deles constar o numero de acento e data, nome da freguesia, concelho e conservatoria de onde ele nasceu, vc nem vai precisar pedir a certidão dele, basta informar esses dados no requerimento que seu avô vai preeencher, e juntar os docs dele necessarios, se foi seu bisavô quem registrou seu avô,nem precisa averbar o casamento, e muito menos o óbito.
Meio caminho andado . . .
Acho que entao pegando estes dados mesmo que por telfone ja da pra eu tentar pegar as certidoes ne,
ok, eu vou ligar pra ele, eu ia pegar um xerox mas acho que nao é nem necessario.
obrigada
SE vc tiver o numero e ano de acento, o nome da freguesia,concelho e conservatoria de onde ele foi registrado, ja basta para começar, é so colocar esses dados no requerimento.
e o seguinte, falamos com a irma do meu avo ela tem um monte de documento la na casa dela nao sei ao certo o que e esta mandando para mim registrado pelo correio as certidoes.
Eiu sei que registrado nao adianta tem que ser original mas assim que eu pegar estes documentos vou ter todas as informacoes que preciso, ja vou saber o lugar de onde ele era certinho, dai qual o proximo passo?
Tenho que ligar em portugal? Estou aqui na Inglaterra agora, fica mais facil pra ligar, dai eles me mandam as certidoes aqui nao e?
qdo chegar as certidoes, nos fale os dados q vc tem, se tiverem mais de 100 anos, tera que ser pedido em um arquivo distrital da regiao que seu bisavo nasceu.
Mas se voce tiver os dados necessario para colocar no requerimento, nem precisa pedir a certidão,porque mesmo vc mandando, a CRC pede uma nova na conservatoria de onde ele foi registrado.
eu tenho
- Certidao de obito;
- inscricao consular;
- registro geral;
e mais alguma outra coisa que nao me lembro, sei que eu descobri a freguesia o distrito estas coisas, agora o que faco tenho que descobrir um cartorio nesta cidade e ligar? Em Portugal as certidoes ficam arquivadas nos cartorios tambem?
Se eu encontrar todos os documentos que preciso qual e o proximo passo?
Tenho que montar um processo ne?
Voce vai fazer primeiro a atribuição de seu avô, certo?
Então vc vai precisar dos dados de quem fez o registro de nascimeto dele, depois a certidão de nascimento de inteiro teor dele, com firma reconhecida do funcionario que emitir , autenticar no itamaraty e depois no consulado; xerox autenticada do RG dele e autenticar no consuldao; requerimento 1C preenchido e SOMENTE assinado na presença do funcionario do consulado; quando ja tiver tudo isso, te explicamos os pasos seguintes.
Vc falou a copia do RG dele, dele quem meu bisavo ou meu avo?