Bem eles acharam as certidoes do meu bisavo, o valor fica em 21.50 euros por certidao, mas eu rpeciso saber exatamente quais certidoes vou precisar e o que fazer daqui pra frente no processo.
Sandra toda esta documentacao e referente ao meu avo ou bisavo? a Cibele comentou la atravs que eu precisaria de uma certidao NARRATIVA do meu bisavo, qual e a diferenca?
Existe alguma pagina do consulado onde posso entrar e me informar quais documentos exatos eu preciso para este tipo de processo.
Bem agora que comecei a achar as coisas me sinto ansiosa...
Voce vai precisar ,das seguintes certidões, para que o seu avô faça a atribuição dele: - CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO DE SEU BISAVÔ; -CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR DE SEU AVÔ, COM FIRMA RECONHECIDA DO FUNCIONARO QUE EMITIR,LEGALIZADA NO ITAMARATY E AUTENTICADA NO CONSULADO; - XEROX AUTENTICADA DO RG DO SEU AVÔ E AUTENTICADA NO CONSULADO; -REQUERIMENTO MODELO 1C PREENCHIDO E ASSINADO SOMENTO NO CONSULADO,NA PRESENÇA DE UM FUNCIONARIO E AUTENTICADO NO CONSULADO.
Esses são os documentos, quando estiver com tudo isso, te passamos,o que fazer.
Se vc tivesse dado entrada direto na CRC de Lisboa, pelo correio, com certeza sua mãe ja estaria com a cidadania dela, e se foi o pai dela quem fez o registro de nascimento dela, nem precisa transcrever o casamento e muito menos o obito. Resta saber agora, se vai continuar o processo dela pelo consulado, para que possamos te dar mais explicações.
comece a ler alguns tópicos da comunidade... há aqui vários casos de netos/netas de portugueses que fizeram o processo de atribuição direto em Lisboa! Dá pra fazer tranqüilo tudo sozinho, pelo correio mesmo, sem ajuda de advogados e usando o consulado apenas pra legalizar os documentos (que são poucos).
Se seu pai foi o declarante, nao precisa averbar casamento.
Voce so precisa mandar pra CRC - Conservatoria dos Registos Centrais de Lisboa os seguintes documentos:
1. Sua certidao de nascimento de inteiro teor, legalizada no Itamaraty e consulado. 2. Copia de um documento de identificacao seu ( passaporte ou RG ) autenticado em cartorio e legalizado no consulado. 3. Impresso 1C preeenchido e assinado por autenticidade e depois legalizado pelo consulado.
Se vc tem uma certidao de nascimento do seu pai, nao precisa pedir outra, usa os dados dela para preencher o impresso 1C, se no tiver essa certidao, tera que pedir uma atraves do portal do cidadao.
soh agora notei que vc disse nao possuir a certidao do seu pai. Certamente voce tem os dados dele, entao eh soh entrar no site: www.portaldocidadao.pt e pedir uma nova certidao, dentro de duas semanas apos o pedido voce deve estar recebendo-a
sim, voce pedindo no cartorio eles vao entender o que e certidao de inteiro teor.
Quanto ao Itamaraty voce perguntou pra pessoa errada, rsrsrs, eu nunca legalizei nada la, fiz tres atribuicoes em Portugal e estou fazendo mais duas sem passar pelo Itamaraty, mas, por precaucao e por orientacao no site do Consulado de Portugal de Sao Paulo, o pessoal aqui da comunidade tem orientado essa legalizacao.
Agora, no caso da sua irma, vai precisar transcrever o casamento, ou no Consulado de Sao Paulo ou pessoalmente em Portugal, nao pode ser via correio, se voce tiver alguem que possa ir a Portugal ou que esteja por la mesmo, pode ser dada uma procuracao publica e essa pessoa faz a transcricao.
a certidao narrativa eu ja consegui e so encomendar de Portugal, a de inteiro teordevo solicitar no cartorio do Brasil? Quando eu for solicitar tem que ser dito Inteiro Teor? Isto faz diferenca?
Cibele, na verdade e o meu avo, mas entao a certidao que eu vou pedir do meu avo e uma certidao normal de cartorio, isso ja significa que e inteiro teor? ou eu tenho que dizer que quero inteiro teor no cartorio?
Eu entrei naquele link do formulari que vc me passou ha algumas paginas atras e fiquei confusa pois encontrei 3 tipos de link para o formulario, portanto nao sei qual devo acessar e preencher qual deles devo preencher? O primeiro chama "Declaracao para atribuicao da nacionalidade - Mdelo 1C o segunda: "Impressos modelos e formularios sobre nacionalidade" o terceiro link e: "Atribuicao da Nacionalidade" - 1 este e o link: http://www.irn.mj.pt/search_form?SearchableText=modelo+1C Obrigada
Gente me desculpe, podem me achar sei lá o que, mas me surgiu uma duvida, o filha de uma amiga que está morando em Portugal vai passear lá só que ele só tem o passaporte, ele vai precisar do visto tbém, só que ele não tem e não sabe se vai precisar msm, por favor me tirem essa duvida.
o filho da sua amiga pode ficar ate 3 meses em Portugal como turista com o passaporte brasileiro e nao eh necessario visto (ele pode tb viajar para outros paises do Espaco Schengen, se quiser).
Mas eh altamente recomendavel que a mae dele faca uma carta-convite se responsabilizando financeiramente por ele durante o periodo que ele for ficar la. Na carta deve constar o periodo de permanencia, o endereco da sua amiga, o numero do passaporte portugues dela e telefone para contato. Essa carta serve para o caso de a imigracao quiser saber o proposito da viagem do filho da sua amiga.
Outros detalhes importantes:
- o passaporte dele tem que ter validade de pelo menos 6 meses - ele tem que ir com passagem de ida e volta, com permanencia de no max. 90 dias. - seguro-saude tb eh altamente recomendavel
nossa estou apenas comecando, vou fazer o pagamento da certidao do meu bisavo na segunda feira e pedir pra que me mandem aqui na Inglaterra.
Depois que eu preencher tudo o que deve ser feito (inclusive vou perguntar aqui passo a passo se vcs nao se incomadam) e enviar o processo do meu avo alguem sabe me dizer quanto tempo leva pra analisarem e ele poder tirar a documentacao portuguesa dele?
lembrando que ele e filho direto do meu bisavo portyugues.
e depois que ele pegar a cidadania, dai eu tenho que comecar oprocesso todo de novo para o meu pai e depois faze-lo novamente inteiro para mim?
1- Certidao de nascimento portuguesa do seu bisavo ( pedir a narrativa ).
2- Certidão de nascimento de INTEIRO TEOR do seu avo com firma reconhecida legalizada no Itamaraty e Consulado.
3- Copia autenticada do RG do seu avo ( legalizar no Consulado ).
4- Formulario Modelo 1C ( imprimir colorido ), assinado em cartorio e legalizado no Consulado.
Com esses documentos em maos eh soh enviar para a CRC em Lisboa.
Se voce for fazer o processo via correio, voce pode pedir para enviarem a certidao do seu bisavo para o Brasil, ja que todos os outros documentos serao providenciados por la, assim, seus pais podem enviar direto pra CRC, ao inves de um vai e vem de documentos.
lembrando que vc nao precisa esperar seu avo ter "todos os documentos", assim que sair o numero de assento de nascimento dele vc ja pode dar entrada na atribuicao de seu pai e o mesmo depois com vc.
foi seu bisavo que declarou o nascimento de seu avo? foi seu avo que declarou o nascimento de seu pai? foi seu pai que declarou seu nascimento?
se a resposta for SIM para as 3 perguntas, isso significa que vc nao precisara transcrever nenhum casamento e vc se tornara portuga mais rapidamente. O primeiro processo costuma demorar um pouco mais, mas os demais vao mais rapido pois os registros ja se encontram na propria CRC.
A atribuicao de meu pai demorou 2 meses e a minha apenas 1 mes. Entao simbora que vc consegue tudo em poucos meses!
Comentários
Sandra toda esta documentacao e referente ao meu avo ou bisavo? a Cibele comentou la atravs que eu precisaria de uma certidao NARRATIVA do meu bisavo, qual e a diferenca?
Existe alguma pagina do consulado onde posso entrar e me informar quais documentos exatos eu preciso para este tipo de processo.
Bem agora que comecei a achar as coisas me sinto ansiosa...
Obrigada
- CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO DE SEU BISAVÔ;
-CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR DE SEU AVÔ, COM FIRMA RECONHECIDA DO FUNCIONARO QUE EMITIR,LEGALIZADA NO ITAMARATY E AUTENTICADA NO CONSULADO;
- XEROX AUTENTICADA DO RG DO SEU AVÔ E AUTENTICADA NO CONSULADO;
-REQUERIMENTO MODELO 1C PREENCHIDO E ASSINADO SOMENTO NO CONSULADO,NA PRESENÇA DE UM FUNCIONARIO E AUTENTICADO NO CONSULADO.
Esses são os documentos, quando estiver com tudo isso, te passamos,o que fazer.
Muito obrigada mesmo por tudo pessoal
ate mais
Se vc tivesse dado entrada direto na CRC de Lisboa, pelo correio, com certeza sua mãe ja estaria com a cidadania dela, e se foi o pai dela quem fez o registro de nascimento dela, nem precisa transcrever o casamento e muito menos o obito.
Resta saber agora, se vai continuar o processo dela pelo consulado, para que possamos te dar mais explicações.
sem duvida faca voce sozinha, ou pelo corrreio direto pra CRC ou pessoalmente em Lisboa.
Fora de cogitacao advogado !
acho que nao e o caso de advogado sendo que podemos nos ajudar ne?
comece a ler alguns tópicos da comunidade... há aqui vários casos de netos/netas de portugueses que fizeram o processo de atribuição direto em Lisboa! Dá pra fazer tranqüilo tudo sozinho, pelo correio mesmo, sem ajuda de advogados e usando o consulado apenas pra legalizar os documentos (que são poucos).
legal te ver aqui.
Se seu pai foi o declarante, nao precisa averbar casamento.
Voce so precisa mandar pra CRC - Conservatoria dos Registos Centrais de Lisboa os seguintes documentos:
1. Sua certidao de nascimento de inteiro teor, legalizada no Itamaraty e consulado.
2. Copia de um documento de identificacao seu ( passaporte ou RG ) autenticado em cartorio e legalizado no consulado.
3. Impresso 1C preeenchido e assinado por autenticidade e depois legalizado pelo consulado.
Se vc tem uma certidao de nascimento do seu pai, nao precisa pedir outra, usa os dados dela para preencher o impresso 1C, se no tiver essa certidao, tera que pedir uma atraves do portal do cidadao.
soh agora notei que vc disse nao possuir a certidao do seu pai.
Certamente voce tem os dados dele, entao eh soh entrar no site: www.portaldocidadao.pt e pedir uma nova certidao, dentro de duas semanas apos o pedido voce deve estar recebendo-a
sim, voce pedindo no cartorio eles vao entender o que e certidao de inteiro teor.
Quanto ao Itamaraty voce perguntou pra pessoa errada, rsrsrs, eu nunca legalizei nada la, fiz tres atribuicoes em Portugal e estou fazendo mais duas sem passar pelo Itamaraty, mas, por precaucao e por orientacao no site do Consulado de Portugal de Sao Paulo, o pessoal aqui da comunidade tem orientado essa legalizacao.
Agora, no caso da sua irma, vai precisar transcrever o casamento, ou no Consulado de Sao Paulo ou pessoalmente em Portugal, nao pode ser via correio, se voce tiver alguem que possa ir a Portugal ou que esteja por la mesmo, pode ser dada uma procuracao publica e essa pessoa faz a transcricao.
otimo, vc ja tem a certidao do seu bisavo.
Agora vc precisa dos documentos da sua avo pra montar o processo de atribuicao:
1. CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR COM FIRMA RECONHECIDA.
2. DOCUMENTO DE IDENTIFICACAO DA SUA AVO ( RG OU PASSAPORTE ).
Voce ja decidiu se vai mandar pelo correio ou ir ate Portugal pessoalmente ?
Fale pra gente pq tem algumas diferencas na documentacao, mas a principio, os documentos da sua avo sao so esses.
ok, seu avo q e filho de portugues.
Entao, no cartorio voce precisa dizer que quer:
CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR COM FIRMA RECONHECIDA.
Nao eh uma certidao daquelas q normalmente todo mundo tem em casa, mas eles sabem do que se trata.
Nao sei se ja comentaram aqui, mas a maioria dos cartorios enviam a certidao pra sua casa, vc faz deposito na conta deles e eles enviam.
Eu entrei naquele link do formulari que vc me passou ha algumas paginas atras e fiquei confusa pois encontrei 3 tipos de link para o formulario, portanto nao sei qual devo acessar e preencher
qual deles devo preencher?
O primeiro chama "Declaracao para atribuicao da nacionalidade - Mdelo 1C
o segunda: "Impressos modelos e formularios sobre nacionalidade"
o terceiro link e: "Atribuicao da Nacionalidade" - 1
este e o link: http://www.irn.mj.pt/search_form?Searcha
Obrigada
o link direto pro formulário de atribuição é esse aqui:
http://www.rnpc.mj.pt/formcent/impressos
imprima colorido frente e verso.
Pode ser impresso em paginas separadas tambem, mas tem que ser colorido.
Voces sao anjos que cairam do ceu viu
Gente me desculpe, podem me achar sei lá o que, mas me surgiu uma duvida, o filha de uma amiga que está morando em Portugal vai passear lá só que ele só tem o passaporte, ele vai precisar do visto tbém, só que ele não tem e não sabe se vai precisar msm, por favor me tirem essa duvida.
obrigada
o filho da sua amiga pode ficar ate 3 meses em Portugal como turista com o passaporte brasileiro e nao eh necessario visto (ele pode tb viajar para outros paises do Espaco Schengen, se quiser).
Mas eh altamente recomendavel que a mae dele faca uma carta-convite se responsabilizando financeiramente por ele durante o periodo que ele for ficar la. Na carta deve constar o periodo de permanencia, o endereco da sua amiga, o numero do passaporte portugues dela e telefone para contato. Essa carta serve para o caso de a imigracao quiser saber o proposito da viagem do filho da sua amiga.
Outros detalhes importantes:
- o passaporte dele tem que ter validade de pelo menos 6 meses
- ele tem que ir com passagem de ida e volta, com permanencia de no max. 90 dias.
- seguro-saude tb eh altamente recomendavel
selo branco é a autenticação consular.
Depois que eu preencher tudo o que deve ser feito (inclusive vou perguntar aqui passo a passo se vcs nao se incomadam) e enviar o processo do meu avo alguem sabe me dizer quanto tempo leva pra analisarem e ele poder tirar a documentacao portuguesa dele?
lembrando que ele e filho direto do meu bisavo portyugues.
e depois que ele pegar a cidadania, dai eu tenho que comecar oprocesso todo de novo para o meu pai e depois faze-lo novamente inteiro para mim?
1- Certidao de nascimento portuguesa do seu bisavo ( pedir a narrativa ).
2- Certidão de nascimento de INTEIRO TEOR do seu avo com firma reconhecida legalizada no Itamaraty e Consulado.
3- Copia autenticada do RG do seu avo ( legalizar no Consulado ).
4- Formulario Modelo 1C ( imprimir colorido ), assinado em cartorio e legalizado no Consulado.
Com esses documentos em maos eh soh enviar para a CRC em Lisboa.
Se voce for fazer o processo via correio, voce pode pedir para enviarem a certidao do seu bisavo para o Brasil, ja que todos os outros documentos serao providenciados por la, assim, seus pais podem enviar direto pra CRC, ao inves de um vai e vem de documentos.
lembrando que vc nao precisa esperar seu avo ter "todos os documentos", assim que sair o numero de assento de nascimento dele vc ja pode dar entrada na atribuicao de seu pai e o mesmo depois com vc.
foi seu bisavo que declarou o nascimento de seu avo?
foi seu avo que declarou o nascimento de seu pai?
foi seu pai que declarou seu nascimento?
se a resposta for SIM para as 3 perguntas, isso significa que vc nao precisara transcrever nenhum casamento e vc se tornara portuga mais rapidamente. O primeiro processo costuma demorar um pouco mais, mas os demais vao mais rapido pois os registros ja se encontram na propria CRC.
A atribuicao de meu pai demorou 2 meses e a minha apenas 1 mes. Entao simbora que vc consegue tudo em poucos meses!