Não sei por onde começar

24

Comentários

• Bem eles acharam as certidoes do meu bisavo, o valor fica em 21.50 euros por certidao, mas eu rpeciso saber exatamente quais certidoes vou precisar e o que fazer daqui pra frente no processo.

Sandra toda esta documentacao e referente ao meu avo ou bisavo? a Cibele comentou la atravs que eu precisaria de uma certidao NARRATIVA do meu bisavo, qual e a diferenca?

Existe alguma pagina do consulado onde posso entrar e me informar quais documentos exatos eu preciso para este tipo de processo.

Bem agora que comecei a achar as coisas me sinto ansiosa...

Obrigada
  • Voce vai precisar ,das seguintes certidões, para que o seu avô faça a atribuição dele:
    - CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO DE SEU BISAVÔ;
    -CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR DE SEU AVÔ, COM FIRMA RECONHECIDA DO FUNCIONARO QUE EMITIR,LEGALIZADA NO ITAMARATY E AUTENTICADA NO CONSULADO;
    - XEROX AUTENTICADA DO RG DO SEU AVÔ E AUTENTICADA NO CONSULADO;
    -REQUERIMENTO MODELO 1C PREENCHIDO E ASSINADO SOMENTO NO CONSULADO,NA PRESENÇA DE UM FUNCIONARIO E AUTENTICADO NO CONSULADO.

Esses são os documentos, quando estiver com tudo isso, te passamos,o que fazer.
  • Sandra obrigada pela sua paciencia, vou providenciar tudo isso.

Muito obrigada mesmo por tudo pessoal

ate mais
  • Vivi

Se vc tivesse dado entrada direto na CRC de Lisboa, pelo correio, com certeza sua mãe ja estaria com a cidadania dela, e se foi o pai dela quem fez o registro de nascimento dela, nem precisa transcrever o casamento e muito menos o obito.
    Resta saber agora, se vai continuar o processo dela pelo consulado, para que possamos te dar mais explicações.
  • Vivi,

sem duvida faca voce sozinha, ou pelo corrreio direto pra CRC ou pessoalmente em Lisboa.

Fora de cogitacao advogado !
  • eu estava pensando isso
    acho que nao e o caso de advogado sendo que podemos nos ajudar ne?
  • Vivi

comece a ler alguns tópicos da comunidade... há aqui vários casos de netos/netas de portugueses que fizeram o processo de atribuição direto em Lisboa! Dá pra fazer tranqüilo tudo sozinho, pelo correio mesmo, sem ajuda de advogados e usando o consulado apenas pra legalizar os documentos (que são poucos).
  • Fernanda,

legal te ver aqui.

Se seu pai foi o declarante, nao precisa averbar casamento.

Voce so precisa mandar pra CRC - Conservatoria dos Registos Centrais de Lisboa os seguintes documentos:

1. Sua certidao de nascimento de inteiro teor, legalizada no Itamaraty e consulado.
    2. Copia de um documento de identificacao seu ( passaporte ou RG ) autenticado em cartorio e legalizado no consulado.
    3. Impresso 1C preeenchido e assinado por autenticidade e depois legalizado pelo consulado.

Se vc tem uma certidao de nascimento do seu pai, nao precisa pedir outra, usa os dados dela para preencher o impresso 1C, se no tiver essa certidao, tera que pedir uma atraves do portal do cidadao.
  • Fernanda,

soh agora notei que vc disse nao possuir a certidao do seu pai.
    Certamente voce tem os dados dele, entao eh soh entrar no site: www.portaldocidadao.pt e pedir uma nova certidao, dentro de duas semanas apos o pedido voce deve estar recebendo-a
  • Fernanda,

sim, voce pedindo no cartorio eles vao entender o que e certidao de inteiro teor.

Quanto ao Itamaraty voce perguntou pra pessoa errada, rsrsrs, eu nunca legalizei nada la, fiz tres atribuicoes em Portugal e estou fazendo mais duas sem passar pelo Itamaraty, mas, por precaucao e por orientacao no site do Consulado de Portugal de Sao Paulo, o pessoal aqui da comunidade tem orientado essa legalizacao.

Agora, no caso da sua irma, vai precisar transcrever o casamento, ou no Consulado de Sao Paulo ou pessoalmente em Portugal, nao pode ser via correio, se voce tiver alguem que possa ir a Portugal ou que esteja por la mesmo, pode ser dada uma procuracao publica e essa pessoa faz a transcricao.
  • a certidao narrativa eu ja consegui e so encomendar de Portugal, a de inteiro teordevo solicitar no cartorio do Brasil? Quando eu for solicitar tem que ser dito Inteiro Teor? Isto faz diferenca?
  • Sophia,

otimo, vc ja tem a certidao do seu bisavo.
    Agora vc precisa dos documentos da sua avo pra montar o processo de atribuicao:

1. CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR COM FIRMA RECONHECIDA.
    2. DOCUMENTO DE IDENTIFICACAO DA SUA AVO ( RG OU PASSAPORTE ).

Voce ja decidiu se vai mandar pelo correio ou ir ate Portugal pessoalmente ?

Fale pra gente pq tem algumas diferencas na documentacao, mas a principio, os documentos da sua avo sao so esses.
  • Sim, a certidao de nascimento da sua avo vc pede no Brasil, no cartorio onde foi feito o registro dela.
  • Cibele, na verdade e o meu avo, mas entao a certidao que eu vou pedir do meu avo e uma certidao normal de cartorio, isso ja significa que e inteiro teor? ou eu tenho que dizer que quero inteiro teor no cartorio?
  • Sophia,

ok, seu avo q e filho de portugues.

Entao, no cartorio voce precisa dizer que quer:

CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR COM FIRMA RECONHECIDA.

Nao eh uma certidao daquelas q normalmente todo mundo tem em casa, mas eles sabem do que se trata.

Nao sei se ja comentaram aqui, mas a maioria dos cartorios enviam a certidao pra sua casa, vc faz deposito na conta deles e eles enviam.
  • Puxa obrigada Cibele! :-)
  • Cibele

Eu entrei naquele link do formulari que vc me passou ha algumas paginas atras e fiquei confusa pois encontrei 3 tipos de link para o formulario, portanto nao sei qual devo acessar e preencher
    qual deles devo preencher?
    O primeiro chama "Declaracao para atribuicao da nacionalidade - Mdelo 1C
    o segunda: "Impressos modelos e formularios sobre nacionalidade"
    o terceiro link e: "Atribuicao da Nacionalidade" - 1
    este e o link: http://www.irn.mj.pt/search_form?SearchableText=modelo+1C
    Obrigada
  • Sophia

o link direto pro formulário de atribuição é esse aqui:
    http://www.rnpc.mj.pt/formcent/impressos/Mod.%201C_ci.pdf
    imprima colorido frente e verso.
  • Lara e Sophia

Pode ser impresso em paginas separadas tambem, mas tem que ser colorido.
  • Perfeito Lara e Sandra, muito obrigada

Voces sao anjos que cairam do ceu viu
  • UM FELIZ NATAL E FELIZ ANO NOVO PARA TODO MUNDO DESTA COMUNIDADE LINDA!
  • Visto!!!!

Gente me desculpe, podem me achar sei lá o que, mas me surgiu uma duvida, o filha de uma amiga que está morando em Portugal vai passear lá só que ele só tem o passaporte, ele vai precisar do visto tbém, só que ele não tem e não sabe se vai precisar msm, por favor me tirem essa duvida.

obrigada
  • Ana Claudia

o filho da sua amiga pode ficar ate 3 meses em Portugal como turista com o passaporte brasileiro e nao eh necessario visto (ele pode tb viajar para outros paises do Espaco Schengen, se quiser).

Mas eh altamente recomendavel que a mae dele faca uma carta-convite se responsabilizando financeiramente por ele durante o periodo que ele for ficar la. Na carta deve constar o periodo de permanencia, o endereco da sua amiga, o numero do passaporte portugues dela e telefone para contato. Essa carta serve para o caso de a imigracao quiser saber o proposito da viagem do filho da sua amiga.

Outros detalhes importantes:

- o passaporte dele tem que ter validade de pelo menos 6 meses
    - ele tem que ir com passagem de ida e volta, com permanencia de no max. 90 dias.
    - seguro-saude tb eh altamente recomendavel
  • sim!

selo branco é a autenticação consular.
  • O preenchimento pode ser tanto a mao como a maquina ou digitado.
  • nossa estou apenas comecando, vou fazer o pagamento da certidao do meu bisavo na segunda feira e pedir pra que me mandem aqui na Inglaterra.

Depois que eu preencher tudo o que deve ser feito (inclusive vou perguntar aqui passo a passo se vcs nao se incomadam) e enviar o processo do meu avo alguem sabe me dizer quanto tempo leva pra analisarem e ele poder tirar a documentacao portuguesa dele?

lembrando que ele e filho direto do meu bisavo portyugues.

e depois que ele pegar a cidadania, dai eu tenho que comecar oprocesso todo de novo para o meu pai e depois faze-lo novamente inteiro para mim?
  • Para a atribuição do seu avo vc vai precisar de:

1- Certidao de nascimento portuguesa do seu bisavo ( pedir a narrativa ).

2- Certidão de nascimento de INTEIRO TEOR do seu avo com firma reconhecida legalizada no Itamaraty e Consulado.

3- Copia autenticada do RG do seu avo ( legalizar no Consulado ).

4- Formulario Modelo 1C ( imprimir colorido ), assinado em cartorio e legalizado no Consulado.

Com esses documentos em maos eh soh enviar para a CRC em Lisboa.

Se voce for fazer o processo via correio, voce pode pedir para enviarem a certidao do seu bisavo para o Brasil, ja que todos os outros documentos serao providenciados por la, assim, seus pais podem enviar direto pra CRC, ao inves de um vai e vem de documentos.
  • Sofia

lembrando que vc nao precisa esperar seu avo ter "todos os documentos", assim que sair o numero de assento de nascimento dele vc ja pode dar entrada na atribuicao de seu pai e o mesmo depois com vc.

foi seu bisavo que declarou o nascimento de seu avo?
    foi seu avo que declarou o nascimento de seu pai?
    foi seu pai que declarou seu nascimento?

se a resposta for SIM para as 3 perguntas, isso significa que vc nao precisara transcrever nenhum casamento e vc se tornara portuga mais rapidamente. O primeiro processo costuma demorar um pouco mais, mas os demais vao mais rapido pois os registros ja se encontram na propria CRC.

A atribuicao de meu pai demorou 2 meses e a minha apenas 1 mes. Entao simbora que vc consegue tudo em poucos meses!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.