Tempo para processo da cidadania em Portugal

2»

Comentários

  • JoyceJoyce Member
    Bom dia!

    Para eu enviar o pagamento para tanto para Ponta Delgada (transcrição de casamento), quanto para Porto (aquisição da cidadania) é possível realizar uma transferência bancária? Tenho uma conta na Irlanda, seria mais simples.

    Aguardo retorno.
    Obrigada!
  • @Maria Nélida,

    Eu estou fazendo a atribuição de cidadania portuguesa de minha mãe.
    Você havia mencionado para solicitar a certidão de casamento del
  • Bom dia a todos!

    Enviei os documentos para o processo de atribuição de cidadania da minha mãe para Porto, em 11/11/2019. Até agora não recebi retorno, o que geralmente leva uns 3 meses. Alguém sabe se está com algum problema?
  • @Joyce...
    Leia algumas páginas dessas duas discussões abaixo e ficará 100% a par do que está acontecendo em relação aos prazos e andamento dos processos...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214376/#Comment_214376

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/212530/#Comment_212530
  • Olá boa tarde! Meu processo e de minha irmão foi recebido na ACP do Porto em 15/01/2020 e em 31/03/2020 já foi aprovado e caminhou até a bola 7, e até hoje o status está "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.". Agora minhas dúvidas:

    Tem outro site para ver este Registro ou continuo consultando na mesma página?

    Como é emitido este Registro, pela própria internet?

    Tem um prazo mais ou menos para esta emissão?

    Aguardo e já aproveito para agradecer mais uma vez todas as instruções que me deram neste Fórum, pois foi por meio delas que consegui minha nacionalidade e foi super rápida!

    Camila

  • Camimarq

    Quando o processo finalizar, ou seja, o assento for gerado, irá constar essa informação no site de acompanhamento e todas as bolas ficarão verde.

    Após a conclusão do processo será enviada correspondência para a morada informada no formulário, normalmente nessa carta vem junto uma certidão. Caso não queira esperar você pode solicitar uma certidão pelo civilonline ao custo de 10 euros, assim que a informação no sistema de acompanhamento disser que o processo foi finalizado e o assento criado.


    Não tem um prazo certo para emissão do assento, infelizmente, tem casos demorando meses...

  • Boa noite, amigos.

    Enviei meus documentos para a ACP em Porto em 05/2019, junto com meu primo. Ontem ele recebeu um email dizendo que foi aprovado e ja enviaram o numero do assento, mas ainda não recebi, apesar de ter mandado a documentação junto com as dele.

    Poderiam me orientar o site correto para acompanhar o andamento do processo? Tentei pelo link https://nacionalidade.justica.gov.pt/, mas precisa de uma senha de acesso, que não sei como conseguir.

    Muito obrigado!

  • adarruda

    já passei todas as informações na sua outra postagem

  • Daniel Henriques muito obrigada pela resposta!!! Abraço

  • Boa Tarde! Gostaria de saber se ACP do porto ainda é a melhor opção para enviar os documentos de atribuição? Uma amiga me disse que o número de assentamento está demorando muito para sair, a espera está sendo de 1 ano. Isso procede?

    Outra pergunta, se caso eu resolver mandar para uma outra CRC como Faro , um processo de uma amigo ficou pronto em 1 mês, hoje! Mandando para Faro ficará ainda mais difícil sair o número de assentamento?

  • editado June 2020

    Drica81,

    se ACP do porto ainda é a melhor opção: Sim

    está demorando muito para sair, a espera está sendo de 1 ano: O Despacho de aprovação tem saído em 90 dias desde a numeração. A conclusão com o registro do assento tem levado pouco menos de 1 ano. Está ruim, comparado com o que era em 2018 e 2019, mas aumentou em todas as conservatórias. Na ACP demorava 30-90 dias e agora demora 330. Então se sente a diferença. Numa outra que demorava 10 meses e agora demora 18 meses, não se nota tanto. É psicológico. Para menores Tondela fazia e ainda faz em 4 semanas porque menores tem prioridade lá. Maiores levam mais tempo que a ACP, porque os menores "furam a fila". Aquelas que demoravam 10 meses, somente agora estão chegando no ponto em que as coisas pioraram, ou seja, nos processos numerados após 15/abril/2019 . Então pra essas, só o futuro dirá quanto tempo levará.

    Conservatórias pequenas têm um só conservador, que às vezes atende em tempo parcial a mais de uma. Se ele vier a faltar, o processo pode ir pra Lisboa, ou ficar parado por mais de 1 ano até que contratem outro. Ele pode adoecer, morrer, ou fecharem o balcão. Também só aceitam processos pessoalmente (nada de DHL ou correio, inclusive em caso de exigências). Se você tiver acesso ao Conservador, e conversar com ele, pode ser que consiga agilizar algo. Já vi alguns relatos assim. Mas também tem riscos (alem dos que já mencionei). Vamos que eles entram com o processo "por inscrição" ao invés de "por declaração"? Você não conseguirá acompanhar on-line. Há coisas boas e ruins a respeito de pessoas que fizeram "por inscrição" e muitas nem perceberam. Quando faz pelo correio só "por declaração" com o form-1C. Quando faz presencialmente, nunca saberá como está sendo feito, se a pessoa não entende a diferença, e pergunta.

    Provavelmente isso que estou falando aqui é novidade pra você. Veja aqui no título "Como pode ser obtida?" "https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/" , e aqui "https://justica.gov.pt/Servicos/Estado-do-processo-de-nacionalidade" em "Quem pode consultar?" onde diz: No entanto, há casos em que não é possível consultar online o estado do pedido: - atribuição de nacionalidade por inscrição de nascimento no registo civil português (inclui consulados)

    Eu não sei muito mais sobre as conservatórias menores. A escolha é sempre do requerente.

  • @gandalf , obrigada pelas informações. Estou realmente com receio de ficar parada mais que tivesse mandando para acp.

    Mas ainda a acp está redistribuindo os documentos para outras conservatórias , ou já começaram a resolver por lá mesmo? A avó de uma amiga está em albugueira a velha, já tem 1 ano e 2 meses. Fico com receio deles redistribuir novamente.

  • Drica81,

    Isso não está em seu controle.

    Você não tem como prever o futuro. Eles fizeram uma experiência mandando pra 3 conservatórias menores, 150 processos pra cada, somente para emitir o registro. Felgueiras e Alenquer deu certo e concluíram mais 4 meses rápido. Albergaria não andou. Desde então eles pararam com as redistribuições. Aconteceu em Fevereiro, antes da pandemia. Muita coisa mudou desde então, não acha?

    Podem voltar a fazer no futuro. Todas as conservatórias podem. Lisboa faz o tempo todo, e a própria ACP já recebeu processos deles.

    O nome é Albergaria-a-velha (e não Albugueira). E tecnicamente a avó da sua amiga que deu azar, está apenas um mês atrasado em relação aos que ficaram na ACP. Está demorando mais de 1 ano pra sair. Novos tempos.

    "Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará."

  • ReinanReinan Member

    Recebimento dos documentos pela ACP dia 10/01/2020 e dia 24/07/2020 encontra se na última fase (7) , aguardando somente o registro do cidadão português . Não sei quanto tempo esses portugueses irão levar para fazer esse registro.

  • boa tarde,

    o processo de atribuição do meu pai encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais, enviamos em dezembro do ano passado e ainda está na fase 2. é normal esse tempo? há algo que possa fazer?

  • @jutuca se foi enviado para Lisboa o tempo é de 24 a 28 meses.

  • @Vlad Pen na ACP seria mais rápido, né? meu pai é teimoso pra cacete. agora é esperar

  • @jutuca sim, seria mais rápido.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.