Tempo para processo da cidadania em Portugal

Boa tarde!

Eu enviei todos os documentos para Portugal para tirar a cidadania portuguesa da minha avó.
Alguém sabe quanto tempo está levando, e como conseguimos informações sobre o processo?

Obrigada!
«1

Comentários

  • @Joyce para qual conservatória vc enviou o processo?
  • Enviei para Porto.
  • @Joyce

    Se foi para o ACP ,uma média de 30/40 dias para conclusão

    Informações somente pela Linha Registos

    351 21 195 0500

    No menu, Digite 1, aguarde, Digite 1 novamente
  • Pessoal, muito obrigada pela ajuda e informações! Vou aguardar completar os 40 dias então para entrar em contato.
  • @Maria Nélida

    Eu tenho uma dúvida parecida com a da Joyce.
    Moro em Lisboa mas mandei os documentos para o ACP (processo por atribuição) e recebi confirmação do CTT como tendo sido recebido no dia 26/10 pela senhora Maria Clara.
    Até o momento não recebi nenhuma comunicação de número de processo, mas pelo que tenho acompanhado aqui no fórum eles não estão mandando e-mail com esta informação.
    Minha dúvida é a seguinte: se o processo cair em exigência eles entram em contato, ou só descubro isso ligando para a LR?
  • @Andre

    A conservatória entra em contato caso seja necessário mais algum documento
    Vc também pode acompanhar o processo ligando para Linha Registos

    Telefone - 211 950 500

    No menu, Digite 1, aguarde, Digite 1 novamente
  • @Maria Nélida

    Obrigado!
  • Boa tarde!

    Eu acabei de receber uma correspondência da ACP Porto. Eles me solicitaram a certidão de nascimento do meu bisavô. Eu enviei apenas uma cópia simples.
    A questão é a seguinte, meu bisavô nasceu em Sobral da Serra - Província da Guarda.
    Eu procurarei de todas as maneiras conseguir o contato do cartório de lá, mas sem sucesso.
    A cópia simples que enviei foi uma que a prima de minha mãe recebeu do consulado de Portugal no Brasil, e co seguiu tirar a cidadania portuguesa dela.
    Ela nunca obteve a certidão original do cartório.
    Porém agora o ACP Porto faz está solicitando a certidão.
    Como procedo? Por favor, me ajudem.
  • @Joyce terá que providenciar uma cópia original certificada junto à conservatória ou arquivo distrital onde consta o registro de nascimento do seu bisavô.
  • Voce diz conservatória ou arquivo distrital da Guarda?
    Porque Sobral da Serra, não encontro nada, nenhum contato.
  • @Joyce, vc terá que ver através da copia do assento de nascimento que vc enviou a ACP ,onde se encontra o registro..se é em algum arquivo distrital ou conservatória.
  • Enviei um e-mail para a conservatória de registro civil da Guarda. Encontrei o endereço de e-mail pela internet.
    Sabe se eles costumam responder rapidamente?
    Porque o ACP Porto deu apenas 20 dias úteis para enviar a certidão.
  • @Joyce acredito q respondam rápido.
  • Joyce,

    se o nascimento do seu bisavô
    é anterior a 1911, vc precisa solicitar ao ADGuarda:
    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/oservices
  • Guilherme, muito obrigada pela dica!
    Eu entrei em contato com o link que me passou, e eles encontraram a certidão do meu bisavô. Porém, está com uma divergência no nome da mãe.
    Já enviei uma solicitação para me enviarem.
    Eles enviem por correio, ou online?
    Caso seja por correio, seria possível solicitar que enviem direto para o ACP Porto?
    Enviei email para o ACP, mas ninguém deu retorno.
  • Também me foi perguntado se eu quero a reprodução da certidão certificada ou não certificada.
    Qual a diferença? Qual devo solicitar para enviar ao ACP?
  • @Joyce, para o processo tem que ser a certificada. Lembro de já ter lido sobre alguém solicitar certidão para ser enviada direto a conservatória, pergunte se o ADGuarda envia direto para lá mas terá que pedir que eles indiquem o número/ano do processo para juntar a certidão.
  • Andre GilAndre Gil Member
    editado February 2019
    Bom dia pessoal.

    Passando pra avisar que meu processo foi concluído com sucesso!
    Pra quem ainda tem alguma dúvida quanto ao tempo que demora: mandei pra ACP (pra não precisar transcrever o casamento dos meus pais, que estava sendo exigido aqui em Lisboa), recebido no ACP em 26/10/2018 e finalizado em 16/01/2018.
    Consegui segurar a ansiedade e só liguei para a linha dos registos em 11/01/2018 para saber do andamento, quando me informaram que já estava em elaboração de despacho.
    O que eu recebi em casa (em 26/02/2018) foi uma carta do IRN/ACP informando a conclusão do processo com sucesso. Nesta carta vem o número do assento e isso foi suficiente para solicitar o cartão do cidadão numa loja do cidadão.
    Não me importei em saber as datas certinhas, mas o que eu acredito que seja a dúvida de todos é o tempo total do processo. No meu caso, arredondando, foram 3 meses.

    Aproveito para deixar aqui o meu agradecimento ao fórum e a todos que compartilham suas experiências. Realmente me ajudaram bastante.

    Grande abraço a todos!
  • boa noite! dei entrada em março de 2018 (minha mãe é portuguesa) e até o momento não tive retorno. tenho duas numerações mas não sei onde posso consultar. poderiam me ajudar? obrigada.
  • ligue pelo telefone 00 XX 351 21 195 05 00 (XX é o código da operadora) ou pelo Skype +351 21 195 05 00. opção 1 e depois 1 de novo. Demora bastante para atender (já esperei uma hora e doze minutos). A ligação pelo Skype fica bem mais barata. De manhã cedo (cedo mesmo, tipo 5h30 ou 6hs) é mais fácil falar.
  • Boa noite a todos!

    Também quero deixar registrado aqui que graças a Deus saiu a cidadania portuguesa de minha avó. Recebemos uma carta hoje com a notícia e o número de assento de nascimento de minha avó.
    Gostaria agora da informação de qual o próximo passo para dar entrada na cidadania portuguesa de minha mãe.
    Nós moramos em São Paulo, e todo o processo foi feito através do ACP Porto.

    Agradeço a ajuda de vocês.
  • @Joyce

    Agora é fazer a transcrição de casamento dos seus avós para atribuir a sua mãe
    Veja nesse link todo o processo

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • Maria Nélida,

    Muito obrigada pela orientação.
    Eu tenho três perguntas: é necessário a minha avó adquirir esse cartão cidadão, ou apenas mencionando o número de assento de nascimento já é o suficiente?
    Vi que tem dois modelos de solicitação, um deles é que a minha mãe pode requerer, isso significa que com isso ela já terá a cidadania portuguesa dela?
    Essa solicitação tenho que enviar para Ponta Delgada, ou posso solicitar através do ACP Porto? Qual mais rápido?

    Muito obrigada desde já
  • @Joyce

    Não precisa cartão cidadão para transcrever o casamento.Caso não tenha o assento de nascimento da sua avó,faça um bilhetinho com o numero e ano do assento de nascimento da sua avó

    Esse modelo se sua avó for assinar (se for ela a requerente)

    https://docs.google.com/file/d/0B7DhTjrRNIZFWElJM0JEWnVVNHM/edit?filetype=msword

    Esse outro se sua mãe for assinar (se for a requerente da transcrição de casamento da sua avó)

    https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view

    Sua mãe só pode requerer a atribuição dela apos a conclusão da transcrição

    Envie para Ponta Delgada que é a conservatória mais rápida no momento
  • @Joyce, primeiro a transcrição de casamento de sua avó, depois sua mãe pede a nacionalidade dela. Quando sair a nacionalidade de sua mãe transcreve o casamento seja e então você pode pedir sua nacionalidade.
    Ponta Delgada do faz transcrição de casamento, não faz processo de nacionalidade. ACP não faz transcrição de casamento.
  • @Maria Nélida,

    Muito obrigada pelo retorno. Então irei preencher o formulário, e encaminhar para Ponta Delgada.
    O que posso ir fazendo para adiantar o processo é já ir solicitando a documentação de minha mãe, correto? Para assim que sair a transcrição do casamento da minha avó, eu já envio os documentos da minha mãe para o ACP Porto.
    Os documentos que minha mãe terá que apresentar são exatamente os mesmos de quando tirei a cidadania da minha avó?

    @Daniel,

    Muito obrigada pela atenção também
  • @Joyce
    Sim,vc pode ir adiantando a documentação para pedir a atribuição da sua mãe


    Documentos


    - Certidão de nascimento por cópia reprográfica(xerox do livro onde foi lavrado o nascimento da sua mãe ) apostilada
    *veja se nessa certidão já está averbado o casamento brasileiro da sua mãe para comprovar a mudança do nome(solteira pra casada) caso sua mãe tenha adotado o sobrenome do seu pai
    Caso não esteja,peça para averbarem ou terá que enviar a certidão de casamento inteiro teor apostilada junto com o restante da documentação

    - Assento de nascimento da sua avó ( cópia simples) ou numero e ano do assento
    -Copia simples da transcrição de casamento

    - Xerox autenticada e apostilada do RG da sua mãe com menos de 10 anos de emissão OU CNH válida OU passaporte que contenha a filiação (novos passaportes)

    - Formulário 1 C preenchido e com firma reconhecida por autenticidade.Esse formulário vc imprime frente e verso em uma só folha e colorido conforme o modelo

    Manual de preenchimento

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest

    Formulário Modelo 1 C

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46

    Vale postal no valor de 175 Euros feito nos correios ou por vale postal

    Por vale postal internacional

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1

    Envie os documentos para

    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    _________________________________________________________

    Caso vá fazer o vale postal nos correios

    Endereço para o envio do vale postal

    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Contribuição da @Mtrin sobre confecção de vales postais internacionais:

    Todas as Agencias dos Correios estão aptas à realização do Serviço de Vale Postal Internacional. (Incluindo as franqueadas de acordo com o contrato de franquia postal), preferencialmente uma agência central, emitidos a favor do IRN.IP e:
    - com o endereço da conservatória para onde o processo será encaminhado
    - devem ser emitidos em nome do requerente do referido processo (levar o nº do RG e do CPF dessa pessoa)
    - a finalidade informada deve ser sempre "Manutenção de Residente" para quaisquer tipos de processos (Atribuição, Transcrição, etc.)
    - o valor em euros NÃO deve ser em Euro Exportação. Informe isso ao atendente dos Correios. Solicite o vale postal em EUROS na cotação de vale postal internacional. É para ser usado o Euro de cotação maior.
    Quanto ao valor:
    Antes de ir a agencia faça uma cotação do euro do dia (http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/), mais a tarifa de R$35,00 + 1,5% do valor da remessa. Vai ser melhor para poder conferir o valor lançado pela atendente dos correios. A remessa do valor deve ser em EUROS.
    Quando chegar a agência de correios diga que quer fazer um vale postal internacional para manutenção de residentes. De o nome da IRN.IP como se fosse o nome de uma pessoa. Não mencione que é uma pessoa jurídica. NÃO EXISTE VALE POSTAL INTENACIONAL PARA PESSOA JURÍDICA.
    Antes de completar a operação, peça a atendente dos correios para imprimir uma prévia, para você poder conferir todos os dados. NÃO FECHE A OPERAÇÃO SEM CONFERENCIA.
    Depois disso é só concluir e pronto.

    O vale é no valor de 175 Euros,mas sempre aconselho a enviar 5 Euros a mais pra não ter perigo de chegar lá a menos
  • @Maria Nélida,

    Acredito que seja a última pergunta por agora. Você me passou o link da documentação necessária para a solicitação da transcrição de casamento da minha avó com o formulário.
    No item 3, se refere a certidão de nascimento do meu avô?



    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

    1.Cópia simples do assento do português(a), preferencialmente (ou a indicação do número do assento e Conservatória, em um papel a parte).
    2. Certidão de casamento inteiro teor apostilada. (Não precisa ser reprográfica).
    3. Certidão de inteiro teor do cônjuge estrangeiro apostilada (Não precisa ser reprográfica). Se não for em língua portuguesa precisará da tradução juramentada apostilada.
    4. Cópia autenticada do RG, passaporte com filiação ou CNH do requerente.
    5. Requerimento assinado no cartório com a firma reconhecida por autenticidade.Vale postal 120 euros.
    Documentos endereçados à:

    Conservatória do Registro Civil de Ponta Delgada
    Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
    9500-063 Ponta Delgada
    Açores - Portugal

    Fone 00 (351)296 302 170| Fax: 296 281 871
    E-mail: civil.pdelgada@irn.mj.pt

    Vale postal no valor de 120.00€, emitido a favor de
    IRN.IP
    Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
    9500-063 Ponta Delgada
    Açores – Portugal
    Fone 00 (351)296 302 170| Fax: 296 281 871
    E-mail: civil.pdelgada@irn.mj.pt
  • @Joyce

    Sim.
    Ele é brasileiro, certo?
  • @Maria Nélida,

    Sim, ele é brasileiro.

    Maria Nélida, muito obrigada pela ajuda, você é incrível, me orientando em todas as minhas questões.
    Você foi brilhante!
    E esse fórum é sensacional!

    Muito obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.