Conservatório de Loulé, prazos.

Boa tarde,

Sou neta de português, e estou tentando tirar a cidadania primeiramente para meu pai e depois para mim e minha irmã.
Estou pretendendo fazer o processo pessoalmente já que mês que vem pretendo ir a Portugal.
Meu avô é nascido em Loulé, por isso estou pensando em ir no consulado de lá pra fazer o processo,
seria mais rápido?
Alguém tem informações sobre esse conservatório?
Gostaria de obter a cidadania o mais rápido possível.
Espero que possam me ajudar.

Comentários

  • editado April 2018
    A Conservatória mais rápida, e que inclusive aceita fazer o processo via correios/DHL tem sido o Arquivo Central do Porto (com processos finalizados em menos de 2 meses, atualmente, embora não seja possível garantir que o seu vá demorar esse prazo). Algumas Conservatórias apenas recebem os processos e enviam para Lisboa, o que torna o procedimento bem lento (costuma demorar mais de um ano!), não sei se é o caso de Loulé. Nada te obriga a fazer na região de nascimento do ancestral português.

    A primeira coisa que você precisa ver é se na certidão de nascimento do seu pai, (a)o pai dele foi o declarante (b)quando ele tinha menos de 1 ano e se (c)sua avó tinha outra nacionalidade diferente de portuguesa. Se (a), (b) e (c) forem afirmativos, basta mandar a documentação do seu pai para o ACP, que não exige transcrição de casamento nesse caso. Em qualquer outro caso, vai precisar transcrever o casamento, a menos que já tenha sido feito ou se seus avós casaram em Portugal. (O mesmo raciocínio vale para quando for fazer a sua nacionalidade)

    Caso precise transcrever o casamento, a Conservatória de Ponta Delgada faz MUITO rapidamente, em uma a duas semanas.

    ACP: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    PD:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest
    Modelos para solicitar a transcrição: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • @Isabela S Guerreiro,

    a conservatória de Loulé não tem balcão de nacionalidade.
  • Obrigada pelas informações. Tenho mias uma duvida, alguém poderia me explicar melhor sobre tal caso, pois não obtive muitas informações sobre. Caso segundo meu pai explicando:

    Pretendo ir a Portugal em 3 ou quatro meses e se possível dar entrada no processo de cidadania.
    Sou filho de português falecido aqui no Brasil ( tenho a certidão dele registrada na conservatória de Loulé onde consta o registro de óbito de sua falecida esposa portuguesa. ), ja estou providenciando a certidão de óbito com apostila para levar à conservatria.
    Quanto ao casamento com minha mãe brasileira será preciso a transcrição do casamento? tenho enorme duvida porque como observado acima ele foi casado também em portugal. (casou com minha mãe no Brasil sendo ainda casado em Portugal como fez isso não sei, fato ocorrido em 1953.)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.