NUMERAÇÃO DO PROCESSO

2

Comentários

• Putz realmente nao respondem por email, já mandei em 2 emails diferentes e já fazem 60 dias que mandei meus documentos. Vou tentar ligar na segunda
  • É pessoal, também enviei um e-mail no dia 29/Novembro, perguntando o número do meu processo, mas até agora nenhuma resposta... :/
  • Entreguei os documentos no dia 12 de Julho

Liguei pro consulado do RJ e nada de numero de assento.

Mandei email pra CRC e eles reenviaram pro consulado que respondeu:

"Informo que o seu processo ainda não está finalizado.

Solicito retorno no prazo de 30 dias, para saber informações."

Ou seja, daqui há 30 dias irá se completar os 180 dias que é o prazo maximo que eles deram pra responder sobre o processo.

REALMENTE ESTA MUITO DEMORADO. NA VEZ DA MINHA MÃE FOI MUITO RAPIDO.
  • Quando eles nao teem informacao final do processo eles nao respondem.
  • Pedido atribuição de minha mãe.
    Mandei por carta registrada mesmo sem AR.
    Fiquei sabendo que deu entrega do envelope em 02/10/09 pelo rastreamento de Portugal.
    Semana passada consegui falar lá, tinha esperança de conseguir para este ano mas pelo visto me disseram que o número é o 409XX/09.

Eu realmente não entendi quase nada na ligação pois falo pelo VOIP, e foi um rolo só, a atendente faltou xingar ao telefone, bastante nervosa, achei um p... exagero pois eu até ouvia bem.

Esse processo será que é o 40.000 e tanto e conta de um por um? a da amiga do início é o 42XXX/09 e foi só uma semana depois do meu, será que assim foram 2 mil processos a mais em apenas uma semana?

abraço,
    bom Natal a todos vocês ;)
  • "A escalada de pedidos é, por isso, indesmentível. Em 2006, Portugal somou 10.998 aquisições de nacionalidade portuguesa - 7662 por naturalização. Em 2007, primeiro ano de vigência da nova lei, os serviços receberam 20.019 pedidos, aprovaram 16.205. O Ministério da Justiça prepara-se para publicar o retrato oficial da situação de 2008, dizendo que “os dados recolhidos estão a ser validados” e que “o balanço será feito oportunamente”.

Esses dados são de 2007 e mostra que o pedido de naturalização foi bem maior que o de atribuição.

Gostaria de saber se esse dado atual dos processos(atribuição) na casa dos 40 mil é anual(2009) ou desde de 2006?
  • A numeracao eh anual.
  • essa notícia não faz mais sentido é de 17.02.2009

se não me engano já foi tudo informatizado. 6-7 meses se for naturalização, estarei torcendo pra atribuição ser em 45 dias quem sabe.
  • Oui

Atribuição leva em media 3 meses.
  • Ah.... que satisfação, hoje depois de 65 dias do envio dos documentos, consegui descobrir finalmente o número de meu processo. 45xxx/09.
  • Rodney,
    Fique tranquilo, pois o seu sairá rapidamente!
    Feliz Natal!
  • Rodney, como vc conseguiu falar com eles? E-mail ou telefone?

Estou esperando uma resposta com o número do meu processo. Os documentos para a minha atribuição chegaram lá em outubro, mas até agora, nada...

Abs.
  • Natália,
    Ligue para o número abaixo e pergunte o seu numero de processo.

351 2138 7603
  • Oi pessoal, finalmente obtive resposta quanto ao número do meu processo: 453**/09!!

Mandei um email para o seguinte endereço crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt e eles me responderam mto rápido! Quando mandava para o outro e-mail, não obtinha nenhuma resposta.

Agora, uma dúvida. Eles costumam informar o número do assento por e-mail? E isso costuma demorar muito depois que já temos a numeração do processo?

Obrigada!!
  • Natalia

Quando vc enviou o seu Natalia?
  • oie pessoal

fiz o processo da atribuicao da minha mae dia 20 de outubro 2009 e essa semana liguei pra la e ate q me atenderam mtt bem e de inicio nao tinham achado o nome da minha mae, mas a senhora q me atendeu disse q o nome nao era estranho pra ela e foi procurar novamente e achou...
    o número do processo eh 50***\09..
    e ela disse q o processo tah em fase de classificação..nao entendi direito mas td bem..o importante eh q esta la..kkkkk
    qt tempo tah demorando em media processos de atribuição??Alguem sabe por favor??
    bjuxx
  • NATURALIZAÇÃO

Olá pessoal!!

Mandei a documentação via sedex e o vale postal semana passada (07/01)... desde entao tenho mandado emails ...só responderam uma unica vez pedindo para que eu retorne o email com mais dados...eu o fiz e até agora nada...
    O meu será por Naturalização... sou bisneta...será que demora quanto tempo em media???? alguem saberia responder???? obrigada!!!
  • Carol

Vc é bisneta? Vc tá mandando diretamente a naturalização ou algum de seus avós já oteve a cidadania? Pq se for direto do seu bisavô/bisavó pra vc, eu temo que a resposta não seja a que vc gostaria de ouvir!
  • FERNANDO

:o00... não diga isso nem brincando...
    Eu tive informações do CNAI... e lá disse claramente que não precisam estar vivos, nem que meus avós tenham sido naturalizados ou estarem vivos, nem minha mãe.... simplesmente que precisava das certidoes de nascimento que chegasse até mim.... e o registro criminal.... posso te mostrar o email.. enfim... vai ser diretamente a mim, meus avós nao sao vivos, só a minha mae, e o CNAI foi bem claro que nao necessita ela ter tirado a cidadania!....
  • CNAI? O que seria isso realmente? Nao quero te desanimar, mas concordo com o de cima, grandes chances de que o resultado nao te agrade.
  • Michele, fiz o meu processo em Julho via Consulado

Ontem tive essa resposta do consulado:

"Informo que o seu processo está a aguardar a elaboração, visto estarmos
    elaborando os processos que ingressaram no mês de Junho/2009.

Com os melhores cumprimentos,"

Entonces, vai demorar, a não ser que vc tenha feito direto pela conservatoria. Ai eu não sei como funciona.
  • El Loco Brito

eu fui direto na conservatoria aki em Lisboa fazer isso...
    eu to anciosa sabe, pq tah previsto o tempo q ela me disse, que demoraria 4, 5 meses para fazer, mas quem sabe eu tenha sorte e saia antes neh...eu ligo so 1 vez ao mes pq sei q tah no prazo, mas se demorar dps desse tempo volto la pessoalmente para ver isso, mas acredito q saira antes...
    so nao entendi msm essa parada de classificacão...mas td bem...rsrsrs
    mas o seu eh naturalização ou atribuição??
  • CNAI - Centro Nacional de Apoio ao Imigrante.

Bem, eu nem tenho mais comentários a respeito dessa lei praticada por alguns consulados e informações passadas por órgãos de Portugal, só peço aos que deram entrada que voltem aqui e nos conte, se conseguiram ou não, afinal, essa comunidade foi criada com a séria intenção de ajudar e passar as nossas experiências sem cortes, não basta vir aqui e dizer que tem direito e animar outros a darem entrada sem resultados concretos, só peço que retornem com mais informações.
  • Sá Farias,

quem é o português na sua família ?
  • Ahhhh, está certo, nada contra as informações do CNAI, estamos discutindo sobre cidadania para bisnetos, no caso de descendentes que tenham a "linha da geração cortada", esse caso é complicado e incerto, mas se você é filho, tem o direito garantido à cidadania.
  • Cidadania para Bisneto

Até o Dr urubu, pessoa ávida por dinheiro concorda ao dizer que mesmo a lei mencionando a possibilidade de bisnetos obterem a cidadania, a lei é cheia de lacunas que são usadas para tornar praticamente impossível a obtenção da cidadania portuguesa diretamente por bisnetos!
    Carol, mantenha-nos informados sobre seu processo e claro que todos torcemos por um resultado satisfatório.
  • PESSOAL

Esse foi o email que me mandaram com as informações ... (CNAI)

CONCESSÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA POR NATURALIZAÇÃO A DESCENDENTES DE CIDADÃOS PORTUGUESES (ART.º 6º N.º 6 DA LEI DA NACIONALIDADE)

A lei portuguesa (art.º 6º n.º 6 da Lei da Nacionalidade) prevê a possibilidade de os descendentes de portugueses (para além de filhos e netos) virem a adquirir a nacionalidade portuguesa, devendo juntar certidões dos correspondentes registos de nascimento que provem a descendência de cidadãos portugueses, se possível, de cópia integral e emitidas por fotocópia.

Se os assentos de nascimento constarem do registo civil português estas certidões podem ser oficiosamente obtidas pelos serviços em determinadas situações.

Na falta destas certidões, a prova deste requisito pode ser feita por outros meios que o Ministro da Justiça considere adequados.

Deverá ainda ser feito um requerimento dirigido ao Ministro da Justiça, redigido em língua portuguesa, conforme modelo (6 n.º 6) que anexamos.

Os ascendentes não necessitam estar vivos.

Exemplo: um bisneto pode requerer a nacionalidade portuguesa por ter tido um bisavô português, sem que o bisavô ou o avô ou o pai estejam vivos.

Também não é necessário o avô/avó ou o pai/mãe terem adquirido a nacionalidade portuguesa. É apenas necessário que o bisavô/bisavó português(a) nunca tenha perdido essa nacionalidade.

Deve igualmente juntar-se:

- Certidão do registo de nascimento do requerente, se possível, de cópia integral e emitida por fotocópia, devidamente legalizada e acompanhada de tradução, se escrita em língua estrangeira. Se o assento de nascimento constar do registo civil português esta certidão pode ser oficiosamente obtida pelos serviços em determinadas situações. Atenção que a certidão de nascimento deve obrigatoriamente indicar quem foi o declarante do nascimento.
  • Continuação

...

- Certificados do registo criminal do requerente emitidos pelos serviços competentes do país da naturalidade e da nacionalidade, bem como dos países onde o interessado tenha tido e tenha residência após os 16 anos, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira.

O interessado está dispensado de apresentar o certificado de registo criminal português, que é oficiosamente obtido pelos serviços.

No caso de pretender que o registo seja efectuado por meio de procurador, juntamos em anexo um modelo da procuração que deverá ser feita, com a sua assinatura reconhecida presencialmente, perante notário ou consulado português.

O pedido de naturalização pode ser efectuado em qualquer conservatória do Registo Civil ou na extensão da Conservatória dos Registos Centrais no CNAI em Lisboa ou no Porto, na extensão da Conservatória dos Registos Centrais na loja do Cidadão de Odivelas ou do Alto dos Moinhos também em Lisboa.

Pode ainda ser efectuado nos consulados portugueses no estrangeiro.

Poderá efectuar marcação para vir ao Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) em Lisboa através da Linha SOS Imigrante, Telefone: 808 257 257 (se ligar da rede fixa) ou 21 810 61 91 (se ligar da rede móvel).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.