Certidão do meu avô nascido na aldeia Parada, 1930.

Boa tarde Pessoal!
Gostaria muito de ajuda para encontrar o registro do meu avô, Jose Joaquim Freitas Moutinho, nascido na aldeia Parada de acordo com meu pai (brasileiro), porém não sabe dizer se foi registrado em Vila Pouca de Aguiar ou Vila Real.
Sua data de nascimento é 05/11/1930 e óbito em 04/01/1990.
Hoje só tenho sua identidade estrangeira.

Agradeço desde já pela ajuda!

Comentários

  • Mande um email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt informando os dados que possui (nome, data de nascimento, filiação, local de nascimento) e solicite o número do assento informatizado. Pergunte também pelo estado civil.
    Como o nascimento foi posterior a 1911, na verdade só com as informações dele e/ou cópia dessa identidade portuguesa, já é suficiente para pedir a nacionalidade para seu pai.
  • @jhmelman Vou mandar esse email si, mas a nacionalidade seria para mim, neto no caso.
  • @edgarwach
    Como neto você vai precisar comprovar ligações efetivas com Portugal e só vai poder fazer por Lisboa (pelo menos 1 ano de trâmite), com chance de ter o pedido indeferido.
    Se o seu pai for vivo, vale mais a pena fazer pra ele e depois pra você, porque é um direito que não pode ser negado. Se não for, aí não tem jeito, tem que fazer como neto mesmo.
  • @jhmelman Eu estava lendo as necessidades e vi as ligações efetivas, que foi uma das mudanças dos requisitos anteriores, mas não sabia que teria que ser por Lisboa, e bastante tempo.
    Meu pai é vivo sim, acho que seria o melhor custo x beneficio fazer através dele. As minhas duvidas agora são:
    a CRCentral já me enviou a numeração do assento (muito feliz pela efetividade), com esse número, basta ir na Conservatória e solicitar uma via da certidão de nascimento?
    Com essa certidão já comprovo a filiação de meu pai e posso dar entrada no processo pelo Brasil, correto? Minha outra duvida seria se posso dar entrada no processo dele e no meu ao mesmo tempo?
  • @edgarwach
    Desculpe a demora para responder.
    Sendo o seu pai vivo, faça sim o processo de atribuição para ele e depois para você. Faça pelo Arquivo Central do Porto que, além de ser bem rápido, caso o português seja o declarante e a mãe não seja portuguesa, eles não exigem a transcrição de casamento para fazer a nacionalidade.
    Prepare todos os documentos e remeta para Portugal, as Conservatórias exigem menos documentos que os consulados (não precisa transcrever óbitos, por exemplo) e o processo anda mais rápido (alguns consulados, como o do Rio não têm nem aberto vagas para atendimento de pedidos de nacionalidade).
    Você vai preencher um formulário 1c (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest) primeiro para o seu pai e depois que o processo dele estiver pronto, vai fazer um pedido semelhante para você. Nesse formulário você pode só indicar o número do assento informatizado (esse que te passaram por email) ou você pode, se quiser, pedir uma certidão pelo Civil Online ao custo de 10 euros http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1.
    Veja o tópico do ACP para maiores informações: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.