CERTIDÃO - PRECISO DE AJUDA

DAIANEDAIANE Member
boa noite!

Meu bisavô era português, porém a única coisa que sei dele é o nome DURVAL COSTA REIS. Como posso conseguir a certidão dele? Ele faleceu meus tios e pai eram pequenos, então não sabem me informar nada, apenas que ele era português. Nome da esposa Lina de Melo Falcão, porém acredito que esse seja o nome de solteira dela, esses dados eu tenho por causa da certidão de casamento de meu avô, mais minha tia me disse q o nome era Lina Falcão Reis.

Comentários

  • @Daiane vc precisa fornecer mais informações. Só com o nome dele , vai ser quase impossivel localizar.
  • Infelizmente só sei o nome é ano de nascimento que é 1878
  • PatyPaty Member
    editado March 2018
    Boa tarde
    Gostaria de uma ajuda também a respeito de busca de certidões.
    Minha avó nasceu em Barcelos. Meu avô em Cervães. Deles eu tenho nome completo, data de nascimento, filiação. Como faço para buscar essas certidões de nascimento? Eles vieram casados para o Brasil. É necessário a certidão de casamento também? Como faço para buscar essa certidão também? Sobre o casamento deles eu não tenho informações nenhuma. Só sei que já chegaram aqui casados.
    Agradeço quem puder me ajudar
  • @Vlad Pen, descobri que meu avô era da guarda em 1926 na Fazenda Garcia em Salvador.
  • boa noite ,
    Estou iniciando o processo de atribuição para meu sogro.
    A mãe dele é portuguesa (A) . A irmã (B) do meu sogro já fez o processo dela (B) e já é portuguesa tbm, assim como as filhas dela ( no caso as netas de "A").
    O único documento que temos da mãe é uma cópia simples do registro de nascimento com o numero do assento e ano de nascimento.
    este documento é valido para o processo?
  • @Larissa Lobo
    Sim, basta qualquer documento do português em cópia simples, que permita emitir uma nova certidão. A transcrição do casamento de (A) já deve estar feita, já que (B) fez o processo e foi concluído. (na dúvida, pergunte a (B)).
    Faça a atribuição do seu sogro, depois do seu marido via ACP: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
  • @DAIANE
    Consiga mais informações:
    - na certidão do seu pai (que você ou tem ou precisará tirar para o processo) tem o nome do seu avô, a idade quando seu pai nasceu e o nome dos pais dele. Isso já ajuda a localização;
    - se você tiver a certidão de casamento, pode ser que tenha alguma informação (mas muitas vezes só diziam "natural de Portugal"). Se não tiver nada relevante na certidão, tente pedir o desarquivamento dos proclamas no cartório/na paróquia onde ele se casou, pode ser que tenha algum outro documento que informe;
    - tente descobrir com alguém da família pelo menos de que região ele era. Na pior das hipóteses, com a data e a região, você pode buscar nos livros com os assentos de nascimento que estão disponíveis online (é um trabalho imenso, mas uma hora acaba...);
    - também se pode tentar pedir o dossiê/pasta/arquivo de onde ele tenha tirado documento de identidade (SSP/Instituto de Identificação) ou onde tenha trabalhado;
    - tente saber por que porto ele entrou, ou a primeira cidade que morou no Brasil, e se veio com mais familiares. Nomes de irmãos que tenham ficado em Portugal também podem ajudar, já que muito provavelmente nasceram no mesmo lugar que seu avô.
    Com o que você informou até agora não dá pra conseguir muita coisa... Converse com familiares, pesquise documentos e retorne com o que encontrar.
  • Larissa LoboLarissa Lobo Member
    editado March 2018
    Obrigada @jhmelman,
    Outra duvida, preciso transcrever o casamento do meu sogro que é o filho da portuguesa para poder fazer o de meu marido?
    A transcrição é um outro processo ou pode ser feito junto com a atribuição?
    Muito obrigada desde já.
  • @Larissa Lobo
    Se o seu sogro quiser alguma coisa com Portugal (morar lá, sua sogra quiser adquirir a nacionalidade, etc), vale a pena transcrever o casamento dele.
    Caso contrário, as Conservatórias do Arquivo Central do Porto e de Vila Nova de Gaia aceitam fazer a atribuição sem necessidade de transcrição de casamento quando o português for o declarante E o filho tiver sido registrado antes de 1 ano de idade.
    A transcrição de casamento é um procedimento diferente.

    Tópicos sobre transcrição de casamento:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais
    Transcrição de casamento por Ponta Delgada (a mais rápida nesse tipo de processo)
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest
    Tópico ACP:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
    Tópico VNG:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4967/atribuicao-crc-de-vila-nova-de-gaia-informacoes-e-processos#latest
  • DAIANEDAIANE Member
    editado March 2018
    @jhmelman Consegui informações nome de meu bisa Durval da Costa Reis, porém esse Reis ele deve ter acrescentado depois de adulto, nascimento 05/01/1878, pais: José Feliciano da Costa e Maria Joanna da Costa. Não tem mais detalhes. Quem poderia me ajudar?
  • Preciso de ajuda para localizar o assento de batismo da
    Maria Luiza Negredo
    Nasc 05/07/1892 - Parada - Portugal.
    Filiaçao : Domingos Victorino Negredo
    Emilia Jesus Affonso
    @Mariza Guerra
  • @Elis
    Já obteve a certidão de casamento de inteiro teor? Existem dezenas de lugares com o nome Parada.
  • Elis Cruzca Elis Cruzca Member
    editado March 2018
    @MARIZA GUERRA
    oi Mariza, segue o link - CERTIDÃO INTEIRO TEOR DE CASAMENTO E DE ÓBITO
    https://1drv.ms/f/s!Au0Z0ofA-GgogpwAnemxK6CrcdF7wQ
  • Oi galera alguém pode me ajudar a localizar o assento de batismo de Maria Luiza Negredo segue o link - CERTIDÃO INTEIRO TEOR DE CASAMENTO E DE ÓBITO
    https://1drv.ms/f/s!Au0Z0ofA-GgogpwAnemxK6CrcdF7wQ
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.