Projeto de Lei para alterar lei da nacionalidade

Será votado no parlamento português, dia 17 de março de 2010, um projeto que Altera a Lei da Nacionalidade estendendo a nacionalidade portuguesa originária aos netos de portugueses nascidos no estrangeiro.

«Artigo 1º
(…)
1 – São portugueses de origem:
a) (…);
b) (…);
c) Os indivíduos nascidos no estrangeiro com, pelo menos, um ascendente de nacionalidade portuguesa até ao 2º grau na linha recta e que não tenha perdido essa nacionalidade, se declararem que querem ser portugueses ou inscreverem o nascimento no registo civil português;
d) (…);
e) (…);
f) (…).

O ATUAL É ASSIM
c) Os filhos de mãe portuguesa ou de pai português nascidos no estrangeiro se tiverem o seu nascimento inscrito no registo civil português ou se declararem que querem ser portugueses;
«13

Comentários

• Tiago

Tem que aguardar para ver se eles aprovam e se não fazem alterações
  • Bisneto de português se um dos pais for vivo pode passar a ter direito
  • “Netos de Portugueses poderão vir a adquirir a Nacionalidade Plena”

Mais uma vez e também por iniciativa do PSD, os netos de cidadão (ã) português (a), poderão vir a ter o direito à aquisição da nacionalidade portuguesa nos mesmos moldes da que é concedida aos filhos de cidadão (ã) português (a). Os atuais Deputados pelo Círculo da Emigração, eleitos pelo Partido Social Democrata, acabam de apresentar nova iniciativa parlamentar (Projeto de Lei), na qual pretendem alterar a Lei 37/81, de 3 de Outubro (Lei da Nacionalidade), objetivando a concessão da nacionalidade plena a todos os luso-descendentes que fizerem prova de serem netos de portugueses.

Pela legislação em vigor, os netos de portugueses podem adquirir a nacionalidade dos seus avós, mas, se a mesma for conseguida diretamente sem a intervenção dos pais, somente pela naturalização, situação que vem causando grandes dificuldades aos pretendentes, visto que a legislação interna de muitos dos países, onde existem comunidades portuguesas importantes, pune com a perda da nacionalidade de origem o cidadão que obtiver outra nacionalidade por naturalização, principalmente se continuar a residir em seu país de nascimento. Além disso, essa nacionalidade por naturalização, não contempla com o direito de sua transmissão, os filhos dos beneficiários, fatores que têm sido origem de muitas e freqüentes reclamações por parte dos nossos emigrantes.
  • Se examinarmos o tema com mais profundidade, acabamos por concluir que a mesma é discriminatória e punitiva quando concede a nacionalidade plena ao neto de cidadão português, cujo pai ou mãe, filhos de portugueses, esteja vivo e tenha adquirido a nacionalidade plena por transmissão de seu pai ou de sua mãe. No entanto, aquele neto de português cujo pai ou mãe, filhos de portugueses, cujos progenitores não tenham pleiteado a nacionalidade ou que tenham falecido sem a obter, ficam privados do direito à nacionalidade plena, o que é claramente injusto e discriminatório. O neto de português cujo pai ou mãe, filhos de portugueses, tenham falecido, é, sob o aspecto do princípio jurídico do “jus sanguinis”, tão neto quanto o outro, cujo pai ou mãe, filhos de portugueses, estejam! vivos e tenham adquirido a nacionalidade portuguesa ou venham a adquiri-la.

Quanto estive no exercício do cargo de Deputado na Assembléia da República e tendo identificado tal problema, tomei, em 2003, juntamente com o Deputado Manuel Ferreira, uma iniciativa parlamentar, através do Projeto de Lei 544/X, visando a concessão da nacionalidade plena a todos os netos de portugueses que a pleiteassem. Nesse mesmo Projeto de Lei, também se solucionava um dos problemas que mais aparecem surgem no quotidiano dos nossos consulados, que é o pleito da nacionalidade ao cônjuge de cidadão (ã) português (a). Pela nossa iniciativa, a manutenção do vínculo matrimonial por um período superior a seis anos com um cidadão (ã) de nacionalidade portuguesa considerar-se-ia como prova de uma efetiva ligação a Portugal, exigência legal para a sua concessão.

Posteriormente, em outras duas oportunidades, e também por iniciativa do PSD, houve a tentativa da concessão desse justo direito aos netos de portugueses, mas a mesma foi em ambas das propostas negada pela maioria dos senhores Deputados da Assembléia da República.
  • Devemos cerrar fileiras em torno deste atual Projeto de Lei, de forma a convencer os atuais parlamentares da justeza dessa iniciativa e que irá solucionar, de uma vez por todas, os reclamos que provém de todos os pontos do globo onde existem comunidades portuguesas.

Os nossos parlamentares e os nossos governantes devem ter em conta a importância da concessão desse direito que, além de corrigir uma irregularidade jurídica pela discriminação que a atual legislação impõe, ainda se tornará num importante instrumento para a manutenção da nossa presença no estrangeiro, visto que, em muitas das nossas mais importantes comunidades, o envelhecimento e o fim da emigração, estão a ser fatores determinantes para a sua breve extinção. A presença de portugueses, assegurada pelos luso-descendentes detentores da nacionalidade portuguesa assegurará a nossa presença nesses países e a manutenção do patrimônio construído e da preservação da nossa cultura.

Fonte: http://www.mundolusiada.com.br/COLUNAS/ml_artigo_653.htm
  • [APAGADO]
  • QUANDO LI, ACHEI QUE FOSSE DIFICULTAR

MAS PRA FACILITAR ?

PRA QUE PORTUGAL QUER MAIS PORTUGUESES SE NÃO TEM EMPREGO NEM PROS QUE EXISTEM ?

UMA PENA PORQUE QUERIA MORAR NA EUROPA.

ESSA CRISE ADIOU MEU SONHO.
  • Brito, então desde que você tenha direito, ninguém mais precisa ter?

Além do mais, Portugal estaria mais que certo em abrir as fronteiras aos imigrantes. A crise atual é passageira, mas o envelhecimento demográfico não é. Se você se mudar para lá, quero ver o que vai fazer quando ficar velho e a proporção da população ativa (que sustenta os idosos) for bem menor do que a de hoje. Você vai ter que adiar sua aposentadoria.

É muito melhor abrir as portas aos imigrantes do que incentivar as pessoas a terem mais filhos... que além de ser ineficaz, é uma medida que aumentaria ainda mais a população mundial.
  • Os únicos efeitos malucos seriam nesta comunidade e na CRC, hehe.

Se o avô estiver vivo, vai ser possível fazer a atribuição com um trisavô português.

Se o bisavô e o pai estiverem vivos, vai ser possível fazer a atribuição com um tataravô português.

Vai ser difícil encontrar as certidões para esse pessoal. E dependendo do volume de processos, as coisas podem ficar mais demoradas na CRC.
  • Já falei uma vez aqui, meu medo é que fiquei igual a italiana, demorando 10 anos pra legalizar uma certidão
  • faltam3 dias para ser votado
  • [APAGADO]
  • Ricardo/Mario

Bastante pertinente esta materia. Devemos deixar bem explicito aqui que sera votado, se aceito, homologado e ainda regulamentado. Como foi o caso da 237/07. Senao muitos vao deturpar as informacoes bem colocodas neste forum e fazer pergunta inadequadas a intento ........Eu mesmo, pelo sangue sou 50 por cento portugues, visto que tinha o Pai e Mae de meu Pai portugueses. Mas eu Pai faceleu cedo, antes do Brasil aprovar a lei de dupla nacionalidade em 1994. Tenho filhos maiores portugas igual a mim, mas que nao posso passar oficialmente essa informacao ao governo portugues por esta falha na lei. Nao tive opcao. "Adquiri por naturalizacao". Com certeza, se a lei portuguesa admitir, tera maneiras de adquiridos passarem por atribuidos. Sera lei provada. Twremos esse direito automaticamente ou por pequena burocracia
  • Todos

Veja, ja esta acontecendo as perguntas que falei. Vamos esperar galera. Continue tudo normal. A lei de dezembro de 2006 foi aprovada depois de anos de discussao. Vamos ser prudentes aqui, por favor. Cada um segue seu curso normal. Meu conselho como criador dessa Comunidade juntamente com Paulo
  • Muita calma pessoal.
    O Maestro tem esta certo!
    Até mesmo sendo aprovado a lei, todo o sistema vai ter que se adeguar a nova lei (crc, irn) e isto leva tempo vamos acompanhar e ver como vai ficar.
    O importante é tocar a vida para frente.
  • de qualquer forma, agora só faltam 2 dias para ser votado
  • SE ELES NAO PEDIREM PARA ALMOCAR... KKKK
  • agora que o deco jogador de futebol disse que nao se sente portugues kkkkk

complico .
  • [APAGADO]
  • Mas Deco nao eh. Foi feito. Nos naum... Nao somos filhos de proveta
  • Para o Deco foi fácil, deixou tudo nas mãos das pessoas que tinham interesse e foi tudo resolvido sem problemas.
    Eu que tive muitas dificuldades e corri atrás de tudo dou muito valor e me sinto tão português como brasileiro.
    Depois dessas declarações do Deco eu não o convocaria para a copa.
  • De toda maneira, Portugal nao ganha nem jogo de botao. Fui tocer por PT na eurocopa aqui na Suica, os caras foram embora no terceiro jogo. Que sensacao horrivel eu tive. Nao estou acostumdo a isso. Brasil- il il il il.... Huahauahauahau
  • agora só falta 1 dia para ser votado
  • acabei de ver na tv , a votaçao vai ser as 15;00 horas horario aqui de portugal .

boa sorte a tds .
  • No meu caso meu bisavô nasceu em Portugal, se casou aqui e eu já fiz a transcrição. No caso da lei ser aprovada a minha mãe poderá obter nacionalidade plena e depois eu consigo a minha através dela?
  • Milan

depende do que e se for aprovado.
    Mas provavelmente sim.
  • [APAGADO]
  • Ricardo

Obrigado.
  • pra quem quiser acompanhar onlin, segue o link:
    http://www.canal.parlamento.pt/artv.asx

Ainda estão abordando outros temas de palta
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.