@rafaelgouveia esse número que te passaram não é do assento informatizado, é o número do assento no livro de registros da época. Entre em contato novamente e pergunte se esse assento está informatizado e se estiver qual o número e ano do assento informatizado. Explique que precisa desse assento para um processo de atribuição de nacionalidade. Se não estiver informatizado terá que solicitar uma certidão desse assento de 1937 em papel e esperar chegar de Portugal.
@Daniel se a conservatória ja passou o nr do assento original ,significa q ele ja foi informatizado.As conservatórias não tem acesso a assentos q ainda não foram informatizados.Basta ele colocar esse nr no formulário 1C.Creio não haver necessidade de pedir uma cópia do assento para a conservatória.
@Vlad, pelo que entendi foi a conservatória de Penalva do Castelo que respondeu pra ele. O livro de registros de 1937 acredito que esteja lá sim, devem ter feito a busca no próprio livro de registros. Quando é informatizado não recebe um número novo e com ano mais recente? O da minha mãe é de 2001 foi informatizado em 2014 e ganhou outro número / ano.
Ok @Vlad, perfeito. Vamos aprendendo sempre. @rafaelgouveia quem te respondeu que tinha localizado o assento, foi a conservatória de Penalva do Castelo mesmo?
O que tenho é uma xerox simples que minha tia (irmã da minha mãe) recebeu essa xerox do consulado quando fez a atribuição dela, registro de nascimento feito a mão que também tem esse número que eles me passaram por e-mail.
Quem me enviou o e-mail foi a conservatória de Penalva do Castelo onde ela foi registrada, acredito que seja do livro, não sei se foi informatizado, mas achei que isso era o suficiente...
Então, você pode usar este número e ano no 1C diretamente. Faz assim, pro quadro 2:
Assento: xx Ano: 1937 Marca (x) Conservatória Registo Civil, Predial e Comercial de Penalva do Castelo. Vi que não dá no espaço. Não se pode escrever fora dos quadrinhos. Então, terá que imprimir outro 1C e colocar SOMENTE neste espaço, o que faltou, e reconhecer a assinatura por autenticidade nos dois.
Este número que recebeu já está no sistema, basta utilizá-lo. Está informatizado.
@Vlad Pen, @Daniel Henriques, realmente, este assento já está informatizado. Pode até ser que a certidão que o Rafael tenha seja antiga (e tenha outro número), e aí, neste caso, não poderia usá-la. Pq o que vale é o número do sistema (ou uma certidão nova).
E ainda tem a questão de não caber no espaço reservado ao nome da conservatória, nem colocando tudo junto.
O objetivo deste fórum é bem esse: crescermos juntos, sempre juntos, uma grande família. Feliz por vocês dois estarem por aqui, ajudando a semear o bem no mundo. Que este bem volte em dobro nas suas vidas! Excelente dia!
Vou enviar também o e-mail impresso que recebi de Penalva de Castelo e essa cópia do registro de nascimento tbm...
Sobre não dar espaço nos quadrinhos, eu não posso abreviar o Predial por exemplo par anão precisar fazer outro formulário 1C ? No quadro 1 tbm tem um problema com os quadrinhos que o espaço para colocar o CEP falta 1 quadrado...
@Marcia, essa certidão que tenho também tem esse número XX, eu só não sabia que era esse o número de assento, imaginei um número de uns 5 ou 6 digitos...
@Marcia interessante. O registro da minha mãe é de 2001 da CRC Lisboa, nº 27.XXX e quando solicitei uma certidão online vi que foi informatizado pela Conservatória de Server do Vouga sob o nº 4.XXX / 2014. Por isso e outros relatos que vi aqui no fórum que pensei que todos assentos informatizados tivessem outro numero / ano.
@rafaelgouveia os números de assento não são tão grandes, eles voltam a contagem do 1 todo ano. Quanto ao CEP coloque o primeiro dígito do CEP antes dos espaços e os restantes um em cada espaço do formulário.
@rafaelgouveia, a questão do CEP se resolve como o @Daniel Henriques escreveu. Sobre abreviar, não pode. Poderia colocar tudo junto, mas tb não dá. Mesmo que abreviasse o comercial para Com, ficaria faltando quadrinhos. Esse espaço é curto mesmo. O correto é fazer outro 1C, para evitar que te peçam depois. Já pensou? Ter enviado e cair em exigência por uma bobeira dessas?
@Daniel Henriques, entendi. Eles podem ter outro número sim. Mas, qdo a conservatória informa, já é o do sistema. Tem casos que foram colocando bem depois os assentos no sistema. E aí, entraram com numeração bem diferente.
Anotei tudo que achei importante e fiz um documento para validar tudo que estou fazendo, vou compartilhar que talvez ajude outras pessoas:
Documentos necessários: • Certidão de Nascimento Reprográfica Apostilada. • Xerox Autenticado e Apostilado do RG emitido há menos de 10 anos. • Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade. • Vale postal no valor de 175 euros • Cópia do assento de nascimento do progenitor português ou informar os dados para identificação no formulário, sendo eles data / local e número de assento.
• FORMULÁRIO 1C: O formulário 1C deve ser impresso colorido, frente e verso em folha única e preenchido de caneta azul ou preta, em letras maiúsculas. Reconhecer firma por AUTENTICIDADE, o documento deve ser datado e assinado em frente ao oficial do cartório. Na etiqueta colada deve aparecer a palavra AUTENTICIDADE e não pode estar cobrindo informação impressa nem escrita (Verificar a etiqueta antes de sair do cartório) Também não pode haver rasuras nem traços ou riscos cobrindo as partes não preenchidas. E deve ser guardado SEM DOBRAR NEM AMASSAR, como todos os outros documentos da cidadania.
• Assento do português progenitor: Caso o assento de nascimento do progenitor português esteja informatizado (digitalizado pela conservatória) basta indicar o número de assento / data / local do assento no formulário ou juntar xerox simples para identificação do português pela conservatória.
• Certidão de Nascimento Reprográfica Apostilada: Se a certidão reprográfica não estiver legível, enviar também uma certidão em inteiro teor, essa certidão é digitada em cartório, assim facilita a compreensão (essa não precisa apostilar)
• Vale postal $ 175 euros: Os Correios estão recusando enviar vales postais para pessoas jurídicas, então quando chegar na agência dos correios diga que quer fazer um vale postal internacional para manutenção de residentes e de o nome da IRN como se fosse o nome de uma pessoa, não mencione que é uma pessoa jurídica. Solicite o vale postal em EUROS na cotação de vale postal internacional. Peça uma segunda via para enviar junto com os documentos e não esqueça de preencher o formulário com o número do vale postal. O valor a ser pago é cotação mais alta do euro + R$ 35,00 + 1,5%
Adicional a isso ainda vou enviar a xerox simples do registro de nascimento da minha avó e uma xerox simples do assento de óbito da minha avó emitido pelo consulado em 2008 quando o óbito foi transcrito.
@rafaelgouveia perfeito. Parabéns pela iniciativa, apesar de estar começando agora aqui no fórum já está preocupado em ajudar os outros também. Em breve será um tuga, boa sorte no processo.
Valeu @Daniel Henriques !!! Me ajudaram bastante aqui, quero poder retribuir e contribuir... Sexta ou Segunda já pago o vale postal e envio o formulário....
Só mais uma dúvida... eu tenho que pagar o vale postal primeiro para colocar o número do vale no formulário, ou posso autenticar o formulário primeiro e depois ir nos correios pagar o VP, colocar o numero no formulário e já enviar, ou tanto faz rs
@rafaelgouveia eu fiz o vale por último. O risco é errar na hora de escrever o número do vale e ter que fazer outro formulário e reconhecer firma novamente pois não pode rasurar.
@rafaelgouveia, obrigado. uma pergunta: se o registro de nascimento do portugues não estiver em conservatoria mas nos arquivos (assentos de baptismos anteriores a 1911, portanto), se estiver digitalizado (como está em muitos casos) basta indicar numero/data/local do assento de baptismo?
boa tarde desculpe se esta pergunta ja foi feita, os documentos de minha familia estao em coimbra , tem conservatoria la para eu dar entrada na cidadania ou como esta o funcionamento da conservatoria de ponta delgada ainda esta sendo uma boa opçao.
@antil normalmente os registros de batismo que se encontram nos arquivos não estão no sistema informatizado. Para esses é necessário solicitar cópia certificada.
@Adriano sidnei os processos podem ser feitos em qualquer conservatória. Ponta Delgada faz somente transcrição de casamento, lá não tem mais balcão de nacionalidade.
Tem uma agência dos correios que tenho um bom relacionamento com uma atendente vou tentar lá, se tiver algum problema procuro uma indicada aqui...
Outra coisa... como faço para companhar o processo ? Vi que tem um telefone que o pessoal liga que é apenas para consulta de processos, mas não achei esse bendito telefone, somente comentários que ligaram na AF AL não sei rsrsrs
Comentários
Se não estiver informatizado terá que solicitar uma certidão desse assento de 1937 em papel e esperar chegar de Portugal.
@rafaelgouveia quem te respondeu que tinha localizado o assento, foi a conservatória de
Penalva do Castelo mesmo?
Quem me enviou o e-mail foi a conservatória de Penalva do Castelo onde ela foi registrada, acredito que seja do livro, não sei se foi informatizado, mas achei que isso era o suficiente...
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/131377/#Comment_131377
Te responderam, enfim.
Foi rápido, viu?
Então, você pode usar este número e ano no 1C diretamente.
Faz assim, pro quadro 2:
Assento: xx
Ano: 1937
Marca (x) Conservatória Registo Civil, Predial e Comercial de Penalva do Castelo.
Vi que não dá no espaço. Não se pode escrever fora dos quadrinhos. Então, terá que imprimir outro 1C e colocar SOMENTE neste espaço, o que faltou, e reconhecer a assinatura por autenticidade nos dois.
Este número que recebeu já está no sistema, basta utilizá-lo.
Está informatizado.
realmente, este assento já está informatizado.
Pode até ser que a certidão que o Rafael tenha seja antiga (e tenha outro número), e aí, neste caso, não poderia usá-la. Pq o que vale é o número do sistema (ou uma certidão nova).
E ainda tem a questão de não caber no espaço reservado ao nome da conservatória, nem colocando tudo junto.
O objetivo deste fórum é bem esse: crescermos juntos, sempre juntos, uma grande família.
Feliz por vocês dois estarem por aqui, ajudando a semear o bem no mundo.
Que este bem volte em dobro nas suas vidas!
Excelente dia!
Vou enviar também o e-mail impresso que recebi de Penalva de Castelo e essa cópia do registro de nascimento tbm...
Sobre não dar espaço nos quadrinhos, eu não posso abreviar o Predial por exemplo par anão precisar fazer outro formulário 1C ? No quadro 1 tbm tem um problema com os quadrinhos que o espaço para colocar o CEP falta 1 quadrado...
Quanto ao CEP coloque o primeiro dígito do CEP antes dos espaços e os restantes um em cada espaço do formulário.
a questão do CEP se resolve como o @Daniel Henriques escreveu.
Sobre abreviar, não pode. Poderia colocar tudo junto, mas tb não dá. Mesmo que abreviasse o comercial para Com, ficaria faltando quadrinhos. Esse espaço é curto mesmo. O correto é fazer outro 1C, para evitar que te peçam depois. Já pensou? Ter enviado e cair em exigência por uma bobeira dessas?
entendi. Eles podem ter outro número sim.
Mas, qdo a conservatória informa, já é o do sistema.
Tem casos que foram colocando bem depois os assentos no sistema. E aí, entraram com numeração bem diferente.
Documentos necessários:
• Certidão de Nascimento Reprográfica Apostilada.
• Xerox Autenticado e Apostilado do RG emitido há menos de 10 anos.
• Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade.
• Vale postal no valor de 175 euros
• Cópia do assento de nascimento do progenitor português ou informar os dados para identificação no formulário, sendo eles data / local e número de assento.
• FORMULÁRIO 1C:
O formulário 1C deve ser impresso colorido, frente e verso em folha única e preenchido de caneta azul ou preta, em letras maiúsculas.
Reconhecer firma por AUTENTICIDADE, o documento deve ser datado e assinado em frente ao oficial do cartório.
Na etiqueta colada deve aparecer a palavra AUTENTICIDADE e não pode estar cobrindo informação impressa nem escrita (Verificar a etiqueta antes de sair do cartório)
Também não pode haver rasuras nem traços ou riscos cobrindo as partes não preenchidas.
E deve ser guardado SEM DOBRAR NEM AMASSAR, como todos os outros documentos da cidadania.
• Assento do português progenitor:
Caso o assento de nascimento do progenitor português esteja informatizado (digitalizado pela conservatória) basta indicar o número de assento / data / local do assento no formulário ou juntar xerox simples para identificação do português pela conservatória.
• Certidão de Nascimento Reprográfica Apostilada:
Se a certidão reprográfica não estiver legível, enviar também uma certidão em inteiro teor, essa certidão é digitada em cartório, assim facilita a compreensão (essa não precisa apostilar)
• Vale postal $ 175 euros:
Os Correios estão recusando enviar vales postais para pessoas jurídicas, então quando chegar na agência dos correios diga que quer fazer um vale postal internacional para manutenção de residentes e de o nome da IRN como se fosse o nome de uma pessoa, não mencione que é uma pessoa jurídica. Solicite o vale postal em EUROS na cotação de vale postal internacional. Peça uma segunda via para enviar junto com os documentos e não esqueça de preencher o formulário com o número do vale postal.
O valor a ser pago é cotação mais alta do euro + R$ 35,00 + 1,5%
Obs. Caso o português progenitor tenha se casado no Brasil, o casamento deste deve ser transcrito para Portugal, o processo através da conservatória de Ponta Delgada leva cerca de 20 a 30 dias.
Mais informações: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Em breve será um tuga, boa sorte no processo.
Só mais uma dúvida... eu tenho que pagar o vale postal primeiro para colocar o número do vale no formulário, ou posso autenticar o formulário primeiro e depois ir nos correios pagar o VP, colocar o numero no formulário e já enviar, ou tanto faz rs
Envio do Vale Postal:
Em nome de: IRN. IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Envio dos documentos:
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Algumas agências tem se recusado a fazer os vales em nome do IRN, de uma olhada nas últimas páginas dessa discussão que tem sempre foristas postando onde tem conseguido fazer os vales http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2182/vale-postal-nao-usar-euro-exportacao#latest
Outra coisa... como faço para companhar o processo ? Vi que tem um telefone que o pessoal liga que é apenas para consulta de processos, mas não achei esse bendito telefone, somente comentários que ligaram na AF AL não sei rsrsrs