Consulado ou Conservatória, preço x prazo x praticidade
rafaelgouveia
Member
Bom pessoal, pelo que li no fórum entendo que uma das melhores opções agora seria enviar Tondela, então estou preparando os documentos da minha mãe para fazer o dela e posteriormente o meu.
Estou mapeando uma lista de Consulado VS Conservatória e tenho algumas questões já...
No site do consulado só essa semana o valor cobrado foi de 1.342 para 1.482 além de que na lista de documentos (Atribuição de pai para filho) pede RG e CNH apostilhado, não vejo a necessidade dos dois, além de ter as mesmas informações o apostilhado em SP custa mais de R$100, pede 2 certidões de nascimento, uma de inteiro teor e outra cópia do livro de registro, ambas apostilhadas... Só de documentos vai da mais de 600 reais só para fazer o da minha mãe... Outra coisa que fiquei na dúvida, esse valor que o consulado cobra já está incluso os 175 euros do vale postal ???
Qual seria a lista de documentos para Tondela para minha mãe filha de pai e mãe portugueses já com casamento transcrito e a irmã da minha mãe já tirou a cidadania dela em 2014.
Para tirar a minha eu preciso transcrever o casamento da minha mãe certo? Eu posso fazer isso em paralelo ao processo de nacionalidade dela ?
Desculpe o textão mas espero poder criar essa comparação de valores x esforços x prazo e compartilhar aqui com todos minha experiência...
Estou mapeando uma lista de Consulado VS Conservatória e tenho algumas questões já...
No site do consulado só essa semana o valor cobrado foi de 1.342 para 1.482 além de que na lista de documentos (Atribuição de pai para filho) pede RG e CNH apostilhado, não vejo a necessidade dos dois, além de ter as mesmas informações o apostilhado em SP custa mais de R$100, pede 2 certidões de nascimento, uma de inteiro teor e outra cópia do livro de registro, ambas apostilhadas... Só de documentos vai da mais de 600 reais só para fazer o da minha mãe... Outra coisa que fiquei na dúvida, esse valor que o consulado cobra já está incluso os 175 euros do vale postal ???
Qual seria a lista de documentos para Tondela para minha mãe filha de pai e mãe portugueses já com casamento transcrito e a irmã da minha mãe já tirou a cidadania dela em 2014.
Para tirar a minha eu preciso transcrever o casamento da minha mãe certo? Eu posso fazer isso em paralelo ao processo de nacionalidade dela ?
Desculpe o textão mas espero poder criar essa comparação de valores x esforços x prazo e compartilhar aqui com todos minha experiência...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
- Certidão de nascimento reprográfica, apostilada
- Xerox autenticado e apostilado do documento de identidade, emitido há menos de 10 anos
- Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade, sua mãe tem que assinar na presença do funcionário do cartório
Caso o assento de nascimento do progenitor português (escolher se será indicado o pai ou a mãe) esteja informatizado basta indicar o número / ano / local do assento no formulário ou juntar xerox para identificação senão terá que juntar certidão original.
- Vale postal no valor de 175 euros
Os apostilamentos podem ser feito em Minas Gerais, enviando e recebendo os documentos pelos correios http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4880/apostilamentos-em-belo-horizonte cada apostilamento custa R$ 25,81. Apostilei 4 documentos esse mês e, com os custos de sedex 10 (ida e volta), não gastei R$200, sedex normal sai mais barato e carta registrada mais barato ainda.
O valor do consulado é a taxa dos 175 euros + taxas consulares
A transcrição de casamento de sua mãe só pode ser feita quando acabar o processo de nacionalidade dela. Hoje recomendamos a transcrição de casamento por Ponta Delgada, não tem levado 20 dias o processo.
A cotação do euro você pode conferir em http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
Utilizar a cotação "EURO" e não a "euro exportação". Na cotação de hoje (R$4,1090) o VP (já com as taxas) fica R$764,86
Só mais algumas dúvidas:
1- No consulado segundo a relação de documentos pelo site pede duas certidões de nascimento, uma de inteiro teor apostilhada e outra reprográfica apostilhada, neste caso seria dois apostilhamento, isso é só se for fazer pelo consulado ? Se for fazer diretamente com Tondela só precisa da reprográfica apostilhada sendo somente um documento ?
2- Após finalizado o processo de nacionalidade da minha mãe e transcrever o casamento dela já posso dar entrada direto no meu processo de atribuição ou preciso fazer o cartão cidadão dela para poder dar entrada no meu processo?
3- Posso enviar os documentos sendo cópias já autenticados em SP para Minas Gerais ou preciso mandar os documentos originais para fazer a cópia, autenticação e apostilhamento lá ?
4- Tondela é de fato a melhor opção hoje para fazer o processo de atribuição ?
Agradeço desde já o seu apoio.
1 - A não ser que a certidão reprográfica esteja muito difícil a leitura somente ela é necessária. Caso esteja ilegível mande também uma certidão inteiro teor digitada para facilitar a compreensão, essa não precisa apostilar.
2 - Se sua mãe não tiver interesse não precisa pedir o cartão cidadão. A lista de documentos é exatamente a mesma para o seu processo. A cópia do cartão cidadão só é pedida pelo consulado.
3 - Pode enviar cópias autenticadas, não precisa mandar o documento de identidade original
4 - ACP e 3a. CRC do Porto parecem estar um pouco mais rápidas, de uma pesquisada aqui no fórum e veja qual se adequa melhor as suas necessidades.
Não solicite todos documentos agora, as conservatórias exigem certidões recentes. Faça o processo de atribuição de sua mãe e, quando sair, peça os documentos para a transcrição de casamento dela e os documentos para sua atribuição. Como a transcrição de casamento é rápida não corre o risco de ficar com uma porção de documentos perdidos.
Informações sobre o apostilamento lá em http://www.cartoriojaguarao.com.br/servicos/apostilamento
Tem que imprimir um modelo de requerimento para apostilamento e preencher o que está sendo enviado e seus dados. Por padrão eles orçam o envio dos documentos de volta por sedex, caso queira outra modalidade de serviço junte um papel especificando.
Vou optar pela 3ª CRC do Porto, sabe se eles conferem os documentos por e-mail antes do envio para que não tenha problemas ?
Outra dúvida.... o formulário 1C precisa de apostilhamento também ? Se sim, eu posso envia-lo para Minas Gerais já com a firma reconhecida por autenticidade para fazer apenas o apostilhamento ?
Obrigado mais uma vez, estou gostando do fórum, bastante informação e o pessoal é bem prestativo, espero também poder contribuir com as minhas experiências...
Nenhuma conservatória faz pré análise de documentos pois estão com excesso de serviço.
O 1C não precisa apostilar.
Agradeço mais uma vez....
Tenho comigo também o assento da transcrição de óbito.
- Enviei e-mail para o cartório de BH informando que vou enviar os documentos (RG autenticado e Certidão Reprográfica) para apostilar e qual o processo para faze-lo.
- Enviei e-mail para a conservatória de Penalva de Castelo solicitando o assento de nascimento da minha avó, o documento que tenho em mãos é similar a este: https://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://media.licdn.com/mpr/mpr/shrinknp_1000_1000/AAEAAQAAAAAAAAkMAAAAJGNkYTRhMWJkLWQyMjQtNGY4Mi04NzJhLTFkYTk2MmUxYTVlMw.jpg&imgrefurl=https://pt.linkedin.com/pulse/nacionalidade-portuguesa-e-localiza%C3%A7%C3%A3o-de-documentos-nunes&docid=oPnEY-0nxHxMwM&tbnid=ENLHP30Fe_zQFM:&vet=10ahUKEwimquT-k_7YAhWDDZAKHYhkDx0QMwheKBYwFg..i&w=727&h=1000&bih=637&biw=1366&q=numero de assento no registro de nascimento portugues&ved=0ahUKEwimquT-k_7YAhWDDZAKHYhkDx0QMwheKBYwFg&iact=mrc&uact=8#h=1000&imgdii=NDLIp4JkU5osaM:&vet=10ahUKEwimquT-k_7YAhWDDZAKHYhkDx0QMwheKBYwFg..i&w=727
Sobre o Vale Postal pelo que pesquisei aqui algumas agências não estão fazendo, devo informar que o motivo é "manutenção de residente" e pedir segunda via para enviar junto com os documentos, como é no nome da minha mãe devo levar o RG ou CNH dela. O valor a ser pago é cotação do euro + R$ 35,00 + 1,5% certo ?
Valeuu
De uma olhada nas ultimas páginas dessa discussão que é onde o pessoal tem postado ultimamente sobre agencias que emitiram o VP sem problemas http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2182/vale-postal-nao-usar-euro-exportacao#latest
Vai precisar do número RG e CPF dela para fazer o vale. Se você for fazer leve o documento dela que algumas agências exigem a apresentação para ser feito o envio por terceiros.
As taxas do VP são essas mesmo.
Bom pelo que vi de documentos apostilados no consulado seriam 6 contra apenas 2 na conservatória (RG e Certidão Reprográfica), como são somente 2 documentos fiz as contas para comparar os custos em fazer em SP e BH com frete sedex de ida e volta e está dando uma diferença de R$ 100,00. como em SP fica pronto em 1 hora e em BH vai demorar uns 7 dias no total, vou fazer por aqui mesmo, se fosse 3 documentos ou mais já seria melhor fazer em BH para economizar.
Agora só estou correndo atrás do número de assento, já sei a data, local e conservatória de nascimento, agora só falta o número de assento, enviei e-mail para Penalva de Castelo ontem anoite mas ainda não responderam.
Nascimento Inteiro Teor com Sinal Publico e apostilada;
Nascimento Reprográfica com Sinal Publico e apostilada;
O que é o "sinal público" ? Precisa de duas certidões ? A moça do cartório falou que a reprográfica já é de inteiro teor.
Sinal público é o reconhecimento da firma do cartorário que é feita antes de apostilar caso não esteja com firma reconhecida e seja documento emitido de outro cartório. Não tem que especificar isso, apenas mandar apostilar que tudo já é feito, a apostila valida o documento e assinaturas.
Quanto a necessidade de 2 certidões já te expliquei ontem neste post, resposta 1
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/130817/#Comment_130817
Meu caso: Minha mãe (futura Tuga) casou e separou (sem divórcio) e voltou a usar o nome de solteira no RG, atualmente sendo o mesmo nome da certidão de nascimento; meu pai é brasileiro e foi o declarante em minha certidão de nascimento (1989), nessa situação ainda é preciso transcrever o casamento de minha mãe ? O resto é tudo igual ao que fiz para ela certo ?
registos.pcastelo@irn.mj.pt
crcpcom.penalva-castelo@dgrn.mj.pt
temos que ter um pouco de paciência.
O email deles é esse aqui mesmo: registos.pcastelo@irn.mj.pt
se foi segunda à noite, só teve um dia útil.
Muito pouco!
"Bom dia
Informo que foi localizado o assento de nascimento n.º XX de 1937 da Conservatória do Registo Civil de Penalva do Castelo, referente a Maria Augusta de xxxxx xxxxxx, já falecida."
Acho que como ela nasceu nos primeiros dias de janeiro, ela foi a XX criança a ser registrada nessa conservatória em 1937, deve ser assim que eles fazem o registro....