Consulado ou Conservatória, preço x prazo x praticidade

Bom pessoal, pelo que li no fórum entendo que uma das melhores opções agora seria enviar Tondela, então estou preparando os documentos da minha mãe para fazer o dela e posteriormente o meu.

Estou mapeando uma lista de Consulado VS Conservatória e tenho algumas questões já...

No site do consulado só essa semana o valor cobrado foi de 1.342 para 1.482 além de que na lista de documentos (Atribuição de pai para filho) pede RG e CNH apostilhado, não vejo a necessidade dos dois, além de ter as mesmas informações o apostilhado em SP custa mais de R$100, pede 2 certidões de nascimento, uma de inteiro teor e outra cópia do livro de registro, ambas apostilhadas... Só de documentos vai da mais de 600 reais só para fazer o da minha mãe... Outra coisa que fiquei na dúvida, esse valor que o consulado cobra já está incluso os 175 euros do vale postal ???

Qual seria a lista de documentos para Tondela para minha mãe filha de pai e mãe portugueses já com casamento transcrito e a irmã da minha mãe já tirou a cidadania dela em 2014.

Para tirar a minha eu preciso transcrever o casamento da minha mãe certo? Eu posso fazer isso em paralelo ao processo de nacionalidade dela ?

Desculpe o textão mas espero poder criar essa comparação de valores x esforços x prazo e compartilhar aqui com todos minha experiência...
«13

Comentários

  • @rafaelgouveia para atribuição de sua mãe:
    - Certidão de nascimento reprográfica, apostilada
    - Xerox autenticado e apostilado do documento de identidade, emitido há menos de 10 anos
    - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade, sua mãe tem que assinar na presença do funcionário do cartório
    Caso o assento de nascimento do progenitor português (escolher se será indicado o pai ou a mãe) esteja informatizado basta indicar o número / ano / local do assento no formulário ou juntar xerox para identificação senão terá que juntar certidão original.
    - Vale postal no valor de 175 euros

    Os apostilamentos podem ser feito em Minas Gerais, enviando e recebendo os documentos pelos correios http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4880/apostilamentos-em-belo-horizonte cada apostilamento custa R$ 25,81. Apostilei 4 documentos esse mês e, com os custos de sedex 10 (ida e volta), não gastei R$200, sedex normal sai mais barato e carta registrada mais barato ainda.

    O valor do consulado é a taxa dos 175 euros + taxas consulares

    A transcrição de casamento de sua mãe só pode ser feita quando acabar o processo de nacionalidade dela. Hoje recomendamos a transcrição de casamento por Ponta Delgada, não tem levado 20 dias o processo.

    A cotação do euro você pode conferir em http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
    Utilizar a cotação "EURO" e não a "euro exportação". Na cotação de hoje (R$4,1090) o VP (já com as taxas) fica R$764,86

  • @Daniel Henriques, Obrigado pela rápida resposta e pela ajuda.

    Só mais algumas dúvidas:

    1- No consulado segundo a relação de documentos pelo site pede duas certidões de nascimento, uma de inteiro teor apostilhada e outra reprográfica apostilhada, neste caso seria dois apostilhamento, isso é só se for fazer pelo consulado ? Se for fazer diretamente com Tondela só precisa da reprográfica apostilhada sendo somente um documento ?

    2- Após finalizado o processo de nacionalidade da minha mãe e transcrever o casamento dela já posso dar entrada direto no meu processo de atribuição ou preciso fazer o cartão cidadão dela para poder dar entrada no meu processo?

    3- Posso enviar os documentos sendo cópias já autenticados em SP para Minas Gerais ou preciso mandar os documentos originais para fazer a cópia, autenticação e apostilhamento lá ?

    4- Tondela é de fato a melhor opção hoje para fazer o processo de atribuição ?

    Agradeço desde já o seu apoio.
  • rafaelgouveiarafaelgouveia Member
    editado January 2018
    Se puder tbm me indicar o cartório em MG que você utilizou para apostilhar seus documentos e os dados de contato do mesmo eu agradeço....
  • @rafaelgouveia,
    1 - A não ser que a certidão reprográfica esteja muito difícil a leitura somente ela é necessária. Caso esteja ilegível mande também uma certidão inteiro teor digitada para facilitar a compreensão, essa não precisa apostilar.

    2 - Se sua mãe não tiver interesse não precisa pedir o cartão cidadão. A lista de documentos é exatamente a mesma para o seu processo. A cópia do cartão cidadão só é pedida pelo consulado.

    3 - Pode enviar cópias autenticadas, não precisa mandar o documento de identidade original

    4 - ACP e 3a. CRC do Porto parecem estar um pouco mais rápidas, de uma pesquisada aqui no fórum e veja qual se adequa melhor as suas necessidades.

    Não solicite todos documentos agora, as conservatórias exigem certidões recentes. Faça o processo de atribuição de sua mãe e, quando sair, peça os documentos para a transcrição de casamento dela e os documentos para sua atribuição. Como a transcrição de casamento é rápida não corre o risco de ficar com uma porção de documentos perdidos.
  • O cartório que utilizei é o que está indicado no link que te passei, o Cartório Jaguarão. Sei que tem outros que fazem da mesma maneira (correios), de uma pesquisada no google.
    Informações sobre o apostilamento lá em http://www.cartoriojaguarao.com.br/servicos/apostilamento
    Tem que imprimir um modelo de requerimento para apostilamento e preencher o que está sendo enviado e seus dados. Por padrão eles orçam o envio dos documentos de volta por sedex, caso queira outra modalidade de serviço junte um papel especificando.
  • @Daniel Henriques, muito obrigado pelas respostas, me ajudou muito e esclareceu todas as minhas dúvidas...

    Vou optar pela 3ª CRC do Porto, sabe se eles conferem os documentos por e-mail antes do envio para que não tenha problemas ?
  • editado January 2018
    @Rafael complementando o Daniel, se fosse vc enviaria para ACP.As conservatórias não examinam documentos por e-mail.
  • @Vlad Pen obrigado pela sugestão.... porque optaria pela ACP ? ACP valida os documentos por e-mail ?

    Outra dúvida.... o formulário 1C precisa de apostilhamento também ? Se sim, eu posso envia-lo para Minas Gerais já com a firma reconhecida por autenticidade para fazer apenas o apostilhamento ?

    Obrigado mais uma vez, estou gostando do fórum, bastante informação e o pessoal é bem prestativo, espero também poder contribuir com as minhas experiências...
  • editado January 2018
    @rafaelgouveia ACP estava meio parada mas voltou a liberar processos e a tendência lá é de redução do tempo de conclusão do processo.
    Nenhuma conservatória faz pré análise de documentos pois estão com excesso de serviço.
    O 1C não precisa apostilar.
  • Tenho xerox simples do registro de nascimento da minha vó (1937), nessa folha do lado direito tem uma coluna "AVERBAMENTOS" e tem Registro nº 35 Cédula Nº XXX.XXX da Série F ....minha dúvida: esse é o número de assento da minha vó ? Preencho essa informação no formulário 1C e mando essa cópia simples ?

    Agradeço mais uma vez....
  • @rafaelgouveia veja qual a conservatória em que esta o assento e entre em contato por e-mail, forneça os dados da sua avó (nome, data de nascimento, filiação) e os dados do assento (livro, página, ano...). Pergunte se esse assento está informatizado e sob que número. O que você precisa é do número do assento informatizado para preencher no formulário. Pelo ano já deve estar informatizado.
  • No documento está escrito " CONS CIVIL PRE P CASTELO" acredito que seja "Conservatória dos Registos Civil, Predial, Comercial de Penalva do Castelo."

    Tenho comigo também o assento da transcrição de óbito.
  • @rafaelgouveia deve ser essa mesmo, mande e-mail com os dados e solicite a informação do assento informatizado para registos.pcastelo@irn.mj.pt
  • Valeu mais uma vez @Daniel Henriques...

    - Enviei e-mail para o cartório de BH informando que vou enviar os documentos (RG autenticado e Certidão Reprográfica) para apostilar e qual o processo para faze-lo.
    - Enviei e-mail para a conservatória de Penalva de Castelo solicitando o assento de nascimento da minha avó, o documento que tenho em mãos é similar a este: https://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://media.licdn.com/mpr/mpr/shrinknp_1000_1000/AAEAAQAAAAAAAAkMAAAAJGNkYTRhMWJkLWQyMjQtNGY4Mi04NzJhLTFkYTk2MmUxYTVlMw.jpg&imgrefurl=https://pt.linkedin.com/pulse/nacionalidade-portuguesa-e-localiza%C3%A7%C3%A3o-de-documentos-nunes&docid=oPnEY-0nxHxMwM&tbnid=ENLHP30Fe_zQFM:&vet=10ahUKEwimquT-k_7YAhWDDZAKHYhkDx0QMwheKBYwFg..i&w=727&h=1000&bih=637&biw=1366&q=numero de assento no registro de nascimento portugues&ved=0ahUKEwimquT-k_7YAhWDDZAKHYhkDx0QMwheKBYwFg&iact=mrc&uact=8#h=1000&imgdii=NDLIp4JkU5osaM:&vet=10ahUKEwimquT-k_7YAhWDDZAKHYhkDx0QMwheKBYwFg..i&w=727


    Sobre o Vale Postal pelo que pesquisei aqui algumas agências não estão fazendo, devo informar que o motivo é "manutenção de residente" e pedir segunda via para enviar junto com os documentos, como é no nome da minha mãe devo levar o RG ou CNH dela. O valor a ser pago é cotação do euro + R$ 35,00 + 1,5% certo ?

    Valeuu
  • editado January 2018
    Sobre o vale postal veja o comentário do Mtrin sobre como proceder http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/115946/#Comment_115946
    De uma olhada nas ultimas páginas dessa discussão que é onde o pessoal tem postado ultimamente sobre agencias que emitiram o VP sem problemas http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2182/vale-postal-nao-usar-euro-exportacao#latest
    Vai precisar do número RG e CPF dela para fazer o vale. Se você for fazer leve o documento dela que algumas agências exigem a apresentação para ser feito o envio por terceiros.
    As taxas do VP são essas mesmo.
  • Obrigado Daniel...

    Bom pelo que vi de documentos apostilados no consulado seriam 6 contra apenas 2 na conservatória (RG e Certidão Reprográfica), como são somente 2 documentos fiz as contas para comparar os custos em fazer em SP e BH com frete sedex de ida e volta e está dando uma diferença de R$ 100,00. como em SP fica pronto em 1 hora e em BH vai demorar uns 7 dias no total, vou fazer por aqui mesmo, se fosse 3 documentos ou mais já seria melhor fazer em BH para economizar.

    Agora só estou correndo atrás do número de assento, já sei a data, local e conservatória de nascimento, agora só falta o número de assento, enviei e-mail para Penalva de Castelo ontem anoite mas ainda não responderam.
  • Vi uma outra pessoa no fórum falando que mandou:

    Nascimento Inteiro Teor com Sinal Publico e apostilada;
    Nascimento Reprográfica com Sinal Publico e apostilada;

    O que é o "sinal público" ? Precisa de duas certidões ? A moça do cartório falou que a reprográfica já é de inteiro teor.
  • @rafaelgouveia quando tive que apostilar 2 documentos apenas também optei por fazer por aqui mesmo, esses últimos foram 4 então foi pra BH.
    Sinal público é o reconhecimento da firma do cartorário que é feita antes de apostilar caso não esteja com firma reconhecida e seja documento emitido de outro cartório. Não tem que especificar isso, apenas mandar apostilar que tudo já é feito, a apostila valida o documento e assinaturas.
    Quanto a necessidade de 2 certidões já te expliquei ontem neste post, resposta 1
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/130817/#Comment_130817
  • Agora com dúvidas com relação a minha atribuição após concluir a da minha mãe...

    Meu caso: Minha mãe (futura Tuga) casou e separou (sem divórcio) e voltou a usar o nome de solteira no RG, atualmente sendo o mesmo nome da certidão de nascimento; meu pai é brasileiro e foi o declarante em minha certidão de nascimento (1989), nessa situação ainda é preciso transcrever o casamento de minha mãe ? O resto é tudo igual ao que fiz para ela certo ?
  • Sexta-feira pego os documentos e envio na próxima segunda-feira.
  • Isso se tiver conseguido o assento de nascimento da minha avó, pois ainda não recebi retorno da conservatória de penalva de castelo.
  • @rafaelgouveia, assim q sair a atribuição da sua mãe, ela terá sim q transcrever o casamento.O restante do processo segue a mesma linha.
  • Mandei e-mail nos emails abaixo pedidndo o assento da minha avó e ainda nada de resposta :/

    registos.pcastelo@irn.mj.pt
    crcpcom.penalva-castelo@dgrn.mj.pt
  • @rafaelgouveia,
    temos que ter um pouco de paciência.
    O email deles é esse aqui mesmo: registos.pcastelo@irn.mj.pt
  • Mandei na segunda feira anoite... vamos ver se respondem hoje... Estou paciente mas atencioso rs
  • @rafaelgouveia,
    se foi segunda à noite, só teve um dia útil.
    Muito pouco!
  • RESPONDERAM... mas achei estanho, número de assento tem só 2 números, é isso mesmo ? oO

    "Bom dia
    Informo que foi localizado o assento de nascimento n.º XX de 1937 da Conservatória do Registo Civil de Penalva do Castelo, referente a Maria Augusta de xxxxx xxxxxx, já falecida."
  • Será que porque ela nasceu nos primeiros dias do ano em Janeiro eles começavam com 01/1937 ai conforme os nascimentos ocorriam eles iam subindo o número e zerava no ano seguinte... tipo 02/1937...03/1937....04/1937....
  • @rafaelgouveia é esse mesmo o nr do assento com 2 números. Alguns vem com 3.
  • Legal, consegui... sexta ou segunda envio os documentos....

    Acho que como ela nasceu nos primeiros dias de janeiro, ela foi a XX criança a ser registrada nessa conservatória em 1937, deve ser assim que eles fazem o registro....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.