Processos do Artigo 6º Nº 1 da Lei de Nacionalidade - (Tempo de Residência)

11819202224

Comentários

  • @BeatrizWilson

    eu não sou a melhor pessoa para te orientar. Tem alguma forma de ver o que está escrito na lei do seu país? Para mostrar aqui.

    Algum email do cartório de lá, falando qual o código de lei que diz que é crime, algum site transparente que descreve a lei, será que tem?

    Talvez envolver um advogado ajudaria neste processo?

  • Bom dia a todos,

    Dei entrada do meu processo de nacionalidade (pela residência) ano passado,

    Vou me inscrever na universidade a minha pergunta é se posso pedir urgência no meu processo como um estudante nacional, pois como estou em Portugal há mais de 3 anos,

    É possível pedir como estudante nacional ou tem de ser internacional na matrícula?

    Aguardo a resposta

  • @Samay

    Eu nunca ouvi falar disso.

    Mas ja vi pessoas que assim que chegaram aqui pediram o Estatuto de Igualdade, e assim entraram na Universidade pagando o que um europeu paga (barato!) Mesmo com Titulo de Residência temporário

  • @Caio_Cesar_Calisto gostaria de saber como posso pedir urgência?

    Como Seria melhor como um cidadão nacional ou internacional? Para ter o meu vermelho com urgência,

    Obrigado pela atenção

  • @Caio_Cezar_Calisto

    Muito obrigada. Infelizmente, eu entrei e vi a sua mensagem só hoje.

    Minha embaixada deu-me a declaração que o meu certidão não tem prazo de validade e aposição de apostila só se faz dentro de pais. O ACP recebeu a minha carta com a declaração no dia 19.04.23. Hoje 03.05.23 o meu processo estava na mesma 4 bolinha e tem o mesmo mensagem “ não está completo”

    Eu sempre esqueço que tenho que confirmar os meus argumentos com qualquer documento.

    O senhor tem razão. Deveria incluir o documento que confirma “ perda intencional ou estrago intencional dum certidão de Uzbequistão e considerado crime.” Que pena.

    Agora tenho medo que o meu processo vai fechar.

    Obrigada mais uma vez.

  • @realmiran como anda o seu processo? Ainda está na bolinha 4?

  • Alguém tem alguma atualização sobre como anda os processos de Tempo de Residência? O meu ta parado na Bolinha 3 há 6 meses...

  • @wesleydmachado

    O meu processo está na bolinha 7(marrom) com esta mensagem”O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.” desde 24 de Maio, 2023.

  • @wesleydmachado o meu processo foi approvado no dia 18 de agosto. agora espero para bolinha 7 ficar verde.

  • @wesleydmachado o meu também ficou parado na 3ª por quase 7 meses, foi para a 4ª dia 31 de agosto.

    Tive a impressão que nos últimos dias dos meses há uma movimentação maior.

  • Alguem que fez o pedido em Amadora ? Tenho a impressao que nao anda ?

  • @realmiran a sua bolinha 7 ficou verde? O meu processo foi aprovado em 3 de novembro, queria ter uma ideia quanto tempo demora na 7ª bolinha.

  • Boa tarde @Hemerique ,

    Dei entrada no processo Aquisição de Nacionalidade Portuguesa no dia 19-04-2023. No dia 30-06-2023 tirei um print da página do meu processo e notei que o mesmo encontrava-se no ponto 4 Verificação Documentos. Nos meses seguintes continuou na mesma posição (4).

    Na última semana consultei o processo e, pela minha surpresa, o processo regressou ao ponto 2 Foi Registado.

    lguém passou pela mesma experiência ? Sabem o que pode ter acontecido ?

    Obrigado !

  • @GustavoPulz


    Isso acontece de vez em quando, de voltar uma ou mais etapas.

    Não está claro o motivo - mas acontece.

    Não há nada que fazer, apenas aguardar.

  • @GustavoPulz

    Eu vi outros relatos similares recentemente - todos de processos de Guimarães.

    Alguém lá, pelo jeito, atualizou errado o site das bolinhas e depois teve que consertar.

  • Boa tarde @CarlosASP

    Acabei colocando esta questão por email para eles. Me responderam rapidamente a dizer o seguinte:


    @Carlos"Boa tarde

    Informo que é um procedimento interno normal, não vai demorar mais por isso.

    Att"


    É aguardar...

  • Boa tarde!

    Alguém sabe informar se os processo de nacionalidade por tempo de residência que dão entrada na CRCENTRAL são encaminhados para a ACP?

  • editado December 2023

    Pessoal, como anda o processo de vocês? O meu encontra-se na fase 7 marrom.

  • Bom dia a todos!

    Gostaria da partilhar com voces que o meu pedido de nacionalidade foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.


    1. bolinha 1 ficou verde no final de Janeiro 2022.
    2. bolinha 7 ficou marrom no dia 24 de Maio, 2023.
    3. o meu processo foi enviado para a Conservatória do Registo Civil de Santa Maria da Feira no dia 07 de Novembro, 2023.
    4. Bolinha 7 ficou verde no dia 12 de Dezembro.


    No total, levou 22 meses e 2 semanas.

  • Boa tarde @wesleydmachado ,


    Tive aquela questão de estar na bolinha 04, voltar pra 02 e agora, de novo, voltou pra bolinha 04 mas a diferença é que neste momento o processo já não se encontra em Guimarães mas sim no Arquivo Central do Porto. Sinceramente, não sei o que quer dizer, se é bom ou ruim...

    Como referência, dei entrada em Abril/23.

  • editado December 2023

    Bom dia a todos!

    Darei entrada ao meu processo de Nacionalidade Portuguesa por tempo de residência na próxima semana. Posso escolher qualquer conservatória ou arquivo do país? Alguém tem alguma informação sobre os serviços mais rápidos?

    Algum processo que tenha recentemente evoluído mais rápido? Por experiência, minha noiva está com o processo dela no Arquivo do Porto parado na bolinha 1 há quase um ano já.

    Agradeço imenso a partilha de vossas experiências pra que possa definir onde ir. Muito obrigada!

    PS: Cheguei em Portugal com visto de estudante em dezembro de 2018. Completou 5 anos agora. Mas só consegui o Título de Residência em março de 2019. Arrisco entrar com o pedido? Devo esperar até março? Ou solicito uma certidão de contagem do "SEF"? Alguém tem o link?

  • @fesenra ,

    Realmente os prazos da ACP aumentaram bastante. E sei que outras conservatórias menores as vezes são bem rápidas, mas não poderia indicar alguma que está sendo mais rápida, pois não tenho esta informação.

    Quanto ao tempo de residência, eu arriscaria enviar pois até o pedido começar a ser analisado já farão 5 anos. Mas não custa solicitar o tempo de contagem pois se não me engano eles contarão desde sua entrada, que foi com visto. Se você vier a solicitar nos informe aqui para confirmar se eles computaram desde a sua entrada.

  • @texaslady fui perguntar pra uma advogada pra esclarecer dúvida, e ela me disse que se eu entrasse com o processo antes de completar os 5 anos, correria o risco de ter o pedido recusado por um juiz, caso a contagem do SEF não batesse com a data de entrada do processo. Teria que começar tudo de novo e perderia o valor pago. Resolvi pedir sim a certidão do SEF e vou aguardar até ter a contagem direitinho.

    Soube que Guimarães e Guarda tinham um processo um pouco mais rapidinho que a ACP, mas queria saber também se alguém tentou Évora, Coimbra e Santarém. =|

  • @fesenra ,

    Quem bom que você vai pedir a contagem. Nos informe aqui quanto tiver o resultado. No seu caso como você entrou legal com visto de estudante, me parece que este tempo será computado. Mas nada melhor do que ter a certeza.

    Até bem pouco tempo processos de residência não eram muito comuns aqui no fórum. Por isso não temos muitos relatos, mas tem aparecido mais casos ultimamente e creio que em breve este tópico vai ter uma planilha de acompanhamento e ter mais informações discutidas aqui.

    Qualquer informação adicional sobre as conservatórias que você tiver, por favor comente aqui.

  • @fesenra

    Boa noite @fesenra! Pelo tempo de residência legal as Conservatórias menores recebem os pedidos pelo art 6 nº1 (tempo de residência legal em Portugal). É muito mais rápido porque nestas conservatórias os conservadores possuem cargo subdelegado, então toda a instrução do processo é feita na própria conservatória. Eu fiz o meu pedido na conservatória de Santarém em 2021 e o meu processo decorreu em 4 meses (da data da entrega do pedido até a criação do meu Registo Civil). Parece que agora eles estão com falta de funcionários e está um pouco mais lento porque meu tio pediu vai fazer 1 mês que vem e está agora só na fase final. Mas procure sempre dar uma olhada nas menores. Eu ouvi dizer que em Évora também é muito rápido.

    Espero ter ajudado, um abraço!

  • Boa tarde todos


    eu cheguei com visto de trabalho voluntário de um ano

    e eu fiz manifestação de interesse em 2020/08 e peguei primeira residência em 2022/08

    pedi certidão de contagem de tempo pelo SEF e certidão consta que eu resido legalmente desde data do visto.

    eu sai que o período de manifestação de interesse não conta como residência legal mas no meu caso contm o período MI.(2020/08-2022/08

    sera com esse certidão j comprove 5 anos legal ou preciso comprovar só com títulos de residência.

    alguém já passou neste situação


    obrigado desde já

  • Olá pessoal! Moro aqui em Portugal há sete anos, sempre com visto válido de residente. Dei entrada na documentação em Lisboa (IRN Parque das Nações) em Janeiro de 2023. Toda semana entro pra ver o andamento do processo e nunca saiu da bolinha 1 verde. Lá mostra que o processo está agora no Arquivo Central do Porto. Isso é assim tão demorado? Não aguento tanta espera! Abçs..

  • @lenacroc

    em média 3 anos, está tudo parado desde 03/2021 +-

  • Marcello obrigada. Essa espera e falta de informação é muito difícil.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.