Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17907917937957961452

Comentários

  • rcentrais.admin@irn.mj.pt
    Esse e o email para onde VC deve solicitar ,mande em anexo um foto de seu RG ou passaporte para confirma sua indentidade , mande do mesmo email que VC colocou no formulario 1c
  • pessoal alguém tem alguma novidades sobre os registros?????
  • editado November 2019
    @CaioAzevedo parabéns pela conquista e boa sorte. Nós temos outras pessoas aqui no fórum que tb ajudam muito, como o @DanielHenriques, o @NiltonHessel e a @LianeAlegria , alem dos outros moderadores.
  • Meu processo não sai da bolinha 1, já tem mais de 2 meses...
    Mais alguém na mesma situação?
  • @Caio
    Parabéns, que bela noticia!!!

    Pode nos informar como você fez o pedido de urgencia? Sabe quais são os requisitos? Obrigada!!
  • Gente... será que eu poderia requerer urgência no processo da minha Tia Shirley, que hoje conta com 82 (oitenta e dois) anos de idade? Ela esta ótima, faz ginástica todos os dias, dirige, uma linda :D, mas quem sabe tem alguma vantagem por ser idosa, né? O que acham?
  • @Vanessa Lacerda,

    Que bom que sua tia está ótima! :))

    Mas, o que você vai alegar para pedir urgência? Só a idade? Pelo que vejo aqui no fórum, as urgências são pedidas por conta de promessa de trabalho ou estudo. E ambos os casos devem ser comprovados através de documentação.

    Pedir sempre pode. Se vai ser deferido, é outro departamento.....
  • @Milena Arine,

    Demora mesmo. Mas quando andar, se tudo estiver certinho, deve ir para a 5 ou 6 rapidamente.
  • Luis CarlosLuis Carlos Member
    editado November 2019
    @ALEXANDRE cARREIRA,

    Na planilha, existem dois processo de Junho concluídos (dias 01/11 e 07/11, um com urgência e outro sem). Pelos relatos atuamente aqui no forum, entendi que o ACP está priorizando a análise. Os registros estão demorando.
  • Como incluir meu número de processo na planilha... E como funciona essa planilha
  • Tem um mês que meu processo está em Porto e não saiu da 1 bolinha... Alguém sabe Qt tempo está demorando pra a conclusão dos processos
  • Boa tarde, alguém poderia me informar onde eu posso oficialmente ter acesso à lista de documentos que devo enviar para ACP?
    Existe algum lugar no site do Arquivo Central do Porto dizendo quais são os documentos?
    Preciso saber o passo a passo, se não houve alguma atualização, e etc...
    Enviando direto para ACP é certidão de nascimento de inteiro teor digitada ou por cópia reprográfica? Se for casado é só enviar também uma certidão de casamento para informar o acréscimo do nome de casada no documento de identidade?
    É aconselhável enviar pelo Correios mesmo ou alguma outra empresa?
    Obrigada!
  • Luis CarlosLuis Carlos Member
    editado November 2019
    @Nathalia Gouveia, boa tarde,

    Desculpe se minha resposta parecer rude. A intenção é bem longe disso. Mas....

    Na página anterior a esta, existe uma conversa em que alguns membros do fórum já estão cansando de dar tantas informações BÁSICAS repetidamente. São informações muito simples de serem encontradas usando a ferramenta de busca do fórum, pesquisando nos tópicos que tem nomes bem apropriados, google etc. Enfim, parece que você nem se deu ao trabalho de ter o mínimo de informação....

    Certamente todos que estão aqui irão ajudar. Eu mesmo tive, e ainda tenho, MUITA ajuda. Mas nós temos que fazer o mínimo também.

    Que tal começar pela página principal do tópico de Atribuição?
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/atribuicao

    Ou quem sabe a página oficial do IRN?
    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-da/

    Ou quem sabe usar a ferramenta de busca do fórum?

    Acredito que TODAS as peguntas que você fez, já estão respondidas neste tópico.

    Sobre suas perguntas:

    "Enviando direto para ACP é certidão de nascimento de inteiro teor digitada ou por cópia reprográfica?"
    Reprográfica.

    "Se for casado é só enviar também uma certidão de casamento para informar o acréscimo do nome de casada no documento de identidade?"
    Sim.

    É aconselhável enviar pelo Correios mesmo ou alguma outra empresa?
    Aí é pessoal. Muitos usam a DHL. Eu usei e não tenho nada a reclamar. Há várias opiniões sobre isso no tópico.
  • @LuisCarlos eu me dei ao trabalho de procurar sim, inclusive já encontrei, por isso pedi um site OFICIAL ATUALIZADO, pois vi algumas divergências de informações e informações não tão recentes também.
    E no site do IRN, já havia visto também, não entendi a parte que diz:
    O interessado deve, ainda, apresentar documento de identificação (passaporte ou outro documento de identificação equivalente, emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia, título ou autorização de residência).
    Se você achar que não é relevante a minha pergunta, só não me responda! Obrigada
  • Luis CarlosLuis Carlos Member
    editado November 2019
    @Nathalia,

    Já esperava uma resposta assim... Não se chateie. Enfim, talvez se tivesse dito que não entendeu a documentação que pesquisou ao invés de perguntar onde está o básico.... Deixa prá lá. Este forum é para ajudar. Vamos lá:

    Documentos
    - certidão do português (ou indicação do número do assento, se estiver informatizado)
    - certidão de nascimento da requerente, do tipo reprográfica, apostilada
    - se mudou de nome ao casar, certidão de casamento de inteiro teor, apostilada
    - modelo 1C preenchido com assinatura reconhecida por autenticidade
    - cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou Passaporte (RG com menos de 10 anos de emissão)

    Se os pais forem ambos portugueses e casados no Brasil, precisa transcrever o casamento antes da atribuição. O ACP não transcreve casamentos. Se precisar transcrever, a orientação aqui é mandar para Ponta Delgada.

    Taxa 175 euros (Vale Postal ou Cartão de Crédito)

    Cartão
    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Vale Postal:
    (finalidade: manutenção de residente)
    • IRN, IP (somente Atribuição )
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Envio dos documentos
    • Arquivo Central do Porto (somente Atribuição )
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
  • Luis CarlosLuis Carlos Member
    editado November 2019
    @thaluama, boa tarde,

    "Como incluir meu número de processo na planilha... E como funciona essa planilha"
    O link para a planinha:
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=1079080972

    Há instruções de como inserir seu processo nela. Caso não se sinta confortável para fazê-lo, peça para alguém incluir para você. A planilha é alimentada pelos próprios membros do fórum e não há qualquer relação oficial com o ACP. Por lá, de acordo com as informações prestadas pelos membros, são geradas estatísticas e estimativas para conclusão do processo.

    "Tem um mês que meu processo está em Porto e não saiu da 1 bolinha... Alguém sabe Qt tempo está demorando pra a conclusão dos processos"
    Atualmente, um processo pode facilmente levar de 5 a 6 meses no ACP. Por conta de férias e greves há pouco tempo atrás, houve um atraso nas análises. Pelo que tenho lido, o ACP está priorizando as análises agora. Várias pessoas estão aguardando a fase de Registro.
  • Tem processo aprovado aguardando registo há quase 7 meses
  • @Nathalia
    Se a certidão repográfica que vc pegar, ainda for daquelas que teve anotações a mão, no livro, pode ser que na hora que o cartório tire a copia do livro ( isso é a certidão repográfica ), não saia legível ou compreendida na totalidade e pode gerar dúvida e até uma exigência.
    Independente disso, vc não deve deixar de enviar a repográfica apostilada. O que vc deve fazer, caso a repográfica esteja como falei, envie junto uma cópia da inteiro teor ( que é a repográfica, digitada para o computador ). Essa certidão inteiro teor, não precisa apostilar. Ela vai servir para sanar dúvidas de leitura ou entendimento da repográfica e evitar uma exigência...
  • @Daniel Henriques e @gandalf obrigada pelas informações.
  • Bom dia, finalmente meu processo andou um pouco. Chega dá uma esperança.
    N° 60XXX/2019
    Enviado - 12/19
    Recebido - 23/07
    Registrado - 30/07
    Senha de acesso recebida - 09/09
    Mudou pra bolinha 2 - 09/11
    Só para conhecimento mesmo.
  • Boa tarde, pessoal!
    Apenas para informar, assim como o do Renato, meu processo finalmente andou!
    N° 605XX/2019
    Enviado - 17/07/2019
    Recebido - 22/07/2019
    Registrado (confirmado pela LR) - 30/07/2019
    Senha de acesso recebida - 05/09
    Mudou pra bolinha 2 - 09/11
  • Boa tarde, o processo da minha filha (maior) foi enviado para o ACP em 28/08/2019 e em consulta ao site permanece na etapa 1 - "Foi Recebido". Pela planilha de acompanhamento vejo que vários processos enviados posteriormente já estão numerados. Poderiam informar se quem já tem a numeração com processos após a data que mencionei (28/08/2019) obteve a informação da numeração pelo site ou pelo telefone da Linha Registo?
  • @jbsergio , mesmo apos a numerção o processo continua um bom tempo na etapa 1 , o meu e de 12/09 ja tem numeração e ainda ta na etapa 1
  • @luansoares, agradeço a sua resposta. Você obteve a numeração pelo telefone (Linha Registo)?
  • @jbsergio...
    O Número do processo aparece na página do MJ...(Site de consulta)...Logo acima do Nome do requerente...
  • @niltonhessel Obrigado, não tinha percebido
  • Planilha atualizada
    Concluído em 11/11/2019
  • @andrezza, bom dia,

    Em primeiro lugar, parabéns!

    Você estava aguardando o registro desde quando?
  • Desde 09-10, mas entrei com pedido de urgência por conta de trabalho
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.