Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17297307327347351462

Comentários

  • Olá @Jefferson souza, eu ainda to meio sem acreditar! Acho que só vou ficar tranquilo quando o assento estiver na minha mão! rs
  • Amigos,

    Apos 2 anos em que já obtive minha nacionalidade volto ao fórum para ajudar meus primos que agora se interessaram em obter a cidadania, e me atualizar sobre os processos de atribuição.

    Minha tia avó (filha de Português e viva) tem hoje 88 anos, quando fiz o processo da minha avó em 2017, também tirei os documentos todos dela (cert. int. teor copia reprográfica + haia, RG + haia, cert. de nascimento do arquivo distrital do meu bisavo que já esta com o casamento transcrito), pois a ideia era dar entrada para toda a família.
    Entretanto por qualquer motivo, meu tio, não deu segmento ao processo do lado deles da família e "engavetou" os documentos.

    Hoje meus primos querem fazer as nacionalidade deles e tem todos os documentos para dar entrada no processo da minha tia avó. Entretanto tenho alguma duvidas:

    1 - Posso usar essa certidão com apostila de Haia de 2017?
    2 - Posso usar a copia autenticada do RG dela tmb com apostila de 2017?
    3 - Pela idade dela (88 anos), precisa fazer prova de vida, para dar entrada no ACP? Se sim, como eu consigo este documento.
    4 - Como está a questão dos vales postais para a ACP?
  • Pessoal, depois de muita dúvida quanto à documentação da minha avó venho informar que deu tudo certo com a atribuição dela. O problema é que meu bisavô quando veio para o Brasil mudou o sobrenome dele e do pai dele de GavinA para GavinO (apenas nos documentos emitidos aqui no Brasil). Mesmo assim resolvemos tentar a cidadania dela sem fazer a averbação para correção do nome nos documentos dele aqui no Brasil, e deu tudo certo. Agradeço imensamente a ajuda de @vlad Pen, @Lilianfs13 e @Daniel Henriques, que até hoje vêm me ajudando para resolver a transcrição do casamento dela.

    Envio: 06-03-19
    Recebimento: 13 ou 15-03-19
    Despacho: 18-06-19
    Concluído: 11-07-19 (apareceu a conclusão no site de acompanhamento e no mesmo dia enviaram o assento para a casa dela)

    Não lancei nada na tabela
  • @Guilherme Paines,

    Que bom que deu tudo certo com o processo da sua avó.

    Tenho o maior prazer em ajudar.

    Em breve chegará a sua vez.
  • @Guilherme Paines, que bom que deu tudo certo. Parabéns!
    Não desista, o caminho é um pouco logo e demorado mas cada tudo certo, tendo dúvidas poste que sempre tem pessoas dispostas a ajudar, o importante é enviar tudo o mais correto possível para minimizar as chances de exigências e atrasos. A cada processo feito fica mais tranquilo com a experiência ganha.
  • Boa noite,
    Li inúmeras páginas e achei informações de anos anteriores que não sei se estão valendo, gostaria de tirar algumas dúvidas.

    Vou precisar transcrever o casamento da minha mãe portuguesa e minha certidão já está prestes a ter um ano. Não consegui fazer antes por questões financeiras, gostaria de saber se é possível enviar a transcrição por ponta delgada e depois de um tempo enviar a atribuição para a ACP, ou é necessário realmente esperar todo o processo de transcrição para poder enviar a atribuição.

    Se puder, mas cair em exigência na ACP, qual o prazo em média que pedem para suprir a exigência.
    Obrigada
  • editado July 2019
    @Juliana Vieira

    Primeiro faça a transcrição por Ponta Delgada. Quando finalizar mande os documentos para sua atribuição na ACP
  • Boa noite,
    Solicito novamente que o processo da minha avó seja colocado na planilha, pois eu não sei mexer na planilha.

    Processo 52XXX/2019
    Ricardina de Jesus Rodrigues Pinto
    Enviado via EMS dia 11/06
    Recebido por Hemógenes dia 19/06
    Numerado: não sei o dia, pois peguei as informações via senha no justica.gov.pt
    Pagamento via cartão de crédito

    Muito obrigado!
  • Amigos bom dia, gostaria de uma grande ajuda, meu processo caiu em exigência, liguei hoje para a linha de registro e não tive sorte , peguei um senhor sem numa paciência que me leu as exigências muito rápido e não entendi, vou falar para vocês a documentação que enviei para vocês verem se estaria tudo certo,
    Cópia reprografia do livro de registro da certidão de nascimento da minha mãe apistilhada
    Identidade e CPF apostolado
    Modelo c1 reconhecido firma e aoistilhado
    Xerox da certidão de nascimento do meu avô portugues.
    Minha mãe é viúva
    Não é prova de vida que eles querem, é alguma coisa relacionada ao meu avô, teria outra documentação que eles pediram sem ser á certidão de casamento? Me ajudem pois aqui no meu bairro o correio está demorando muito, e sabem me dizer quanto tempo leva essa carta para chegar, me ajudem estou aflita, obrigado
  • @normameirelles qual a data de nascimento do seu avô?
    -voce apostilou CPF? CPF nem era pra enviar, até pq já consta no RG.
    -apostilou o formulário? Esse vc não apostila. Ele é um documento português...
    Se seu avô nasceu antes de 1911 então tá aí o erro.
    Da sua mãe não pediram certidão de casamento?
  • Oi Jefferson pediram sim uma cópia simples da certidão de casamento para ver a mudança do nome é eu mandei a certidão de nascimento do meu avô, sim ele nasceu em 1906, mais eu tirei aí em Portugal a certidão dele é mandei junto
  • Eu apostilei tudo .
  • Nascidos antes de 1911, não estariam informatizados os assentos seriam de batismos, retirados nos arquivos distritais. Tem que enviar a cópia original certificada(com marca d'água) emitida pelo arquivo distrital. Provavelmente, neste caso de assento de batismo, só existiria anotado o primeiro nome, sem o sobrenome, necessitando portanto, de envio da certidão de casamento ou óbito de seu avô, para confirmação do sobrenome/apelido dele.
    Outro detalhe, formulário 1C, reconhecido firma por autenticidade em cartório.
  • Oi Mauro acho que vó e matou a charada , porque eles realmente falaram 3 coisas e tinha alguma coisa de óbito e casamento dos meus avós, muito obrigado
  • Robson Filgueiras- Por favor, alguém tem a resposta para minha dúvida: Tenho um união estável com cidadã portuguesa há mais de 4 anos. Além do mai9s nos casamos em Lisboa em janeiro do corrente ano. Posso requerer a cidadania portuguesa?

  • Desculpa Mauri, o telefone digitou seu nome errado, última dúvida, tenho as duas coisas tanto a certidão de nascimento com a marca d'água, como a certidão de casamento quanto a de óbito, porém a de óbito diz que ele é português naturalizado brasileiro e a de casamento só diz natural devpirtugal, qual mando.
    Obrigado
  • @normameirelles, se na de óbito diz que ele se naturalizou brasileiro melhor enviar a de casamento para não ter algum questionamento sobre essa naturalização. Não sei te dizer se essa naturalização teria algum problema mas não custa evitar alguma possível dor de cabeça com isso.
    Confira de os dados estão todos corretos na certidão e envia uma certidão original, inteiro teor apostilada para garantir que será aceito sem problemas.
  • @Robson Filgueiras, aqui não é o local adequado para esse questionamento, tem discussão de aquisição por casamento no fórum. Veja http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento#latest
    Se a união estável não foi reconhecida judicialmente em Portugal como união de facto não será considerada na contagem do tempo, como o casamento foi em janeiro deste ano terá que contar os 3 anos (caso tenham filhos em comum, com nacionalidade atribuída) ou 5 anos (sem filhos), a constar da data do casamento, para ter direito a nacionalidade derivada.
  • E Daniel você acha que devo mandar á original da certidão de nascimento dele com a marca d'água também? Preciso esperar chegar a carta para enviar ou posso já enviar sem receber a carta? Obrigado, aflita kkkkk
  • @normameirelles, a certidão de nascimento do progenitor que você mandou era cópia certificada ou não? Como você obteve ela, solicitou em Portugal, imprimiu da internet, etc...?
    Não precisa esperar a carta, basta mandar os documentos em um envelope junto com um pedido para serem anexado ao processo e informar os dados do processo (Nome do requerente, data de nascimento, filiação e número / ano do processo).
    Não sei te dizer se é necessário reconhecer firma por autenticidade dessa solicitação, se o requerente tiver possibilidade talvez seja melhor já que o custo será ínfimo comparado com a despesa de fazer isso novamente e outro envio para Portugal apenas por um reconhecimento de firma. Talvez alguém que já mandou documentos para cumprir exigência possa comentar.
  • Pessoal,

    Os que estão frequentemente acompanhando os processos enviados para o ACP, sabem me dizer quais as chances de um processo cair em exigência por falta de certidão de casamento para comprovar mudança de nome da requerente?

    No caso, enviei os documentos da minha mãe e, na época, não li em nenhum lugar a necessidade de enviar copia da certidão de casamento, visto que a mudança de nome estava devidamente averbada em sua certidão de nascimento.

    Sabem dizer se eles passaram a requerer isso por padrão?

    Como os documentos chegaram lá em 07/05/2019, creio que no próximo mês já devemos ter algum tipo de atualização.

    Abraços!
  • Boa tarde!
    Verificando o processo pelo site, agora pela manhã (Brasil às 11:20h), o mesmo encontra-se na Fase 05 (verde) com a seguinte informação: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    *Arquivo Central do Porto - ACP*
    Enviado em: 21/03/2019 - EMS/Correios
    Recebido em: 08/04/2019
    Numerado em: 16/04/2019
    Pgto Via Cartão Crédito
    Fase 02 em: 11/07/2019
    Fase 05 em: 22/07/2019
    *Número do Processo: 31XXX/19*.

    Sigo aguardando!! Vamos que vamos! Obrigado a todos pela paciência e colaboração. Grande abraço!!
  • Oi Daniel eu solicitei em Portugal, mais já tem dois anos, e mandei uma cópia autenticada e fiquei com a original, você acha que tenho que mandar a original?
    Obrigado
  • @Felipe Sanches, o caso vai de sorte mesmo, pelo que observamos até agora não são todos os conservadores que exigem. Vai depender do conservador que for analisar o processo. Pode ser que finalize sem problemas, como diversas pessoas irão te relatar ou pode cair em exigência, como outras irão dizer. Não tem como dizer exatamente qual a probabilidade de cair em exigência mas, pelos relatos aqui do fórum, me parece que a maioria dos conservadores não está exigindo a certidão.
  • @normameirelles
    O avô do meu sogro nasceu antes de 1911, enviei o Assento de Batismo original certificado com a marca d'água que solicitei no arquivo distrital, foi dito aqui no fórum que não fosse enviado cópia.
    E também a certidão de casamento que enviar, para a questão da confirmação do apelido de seu avô, tem que ser original, inteiro teor e apostilada, como foi informado pelo Daniel.
  • @normameirelles, tem que mandar a original certificada, mas, como é documento português, não precisa apostilar. A certidão de casamento inteiro teor tem que ser apostilada
  • @pessoal
    Após o pedido de nacionalidade ser aprovado e ficar aguardando o registro de cidadão português, quanto tempo após essa fase, para solicitar a certidão pelo civil on LINE , quanto tempo mais ou menos ....uns 15 dias ?
    Obrigado
  • @JCCS, normalmente leva de 15 a 20 dias para ficar pronto mas, como agora está em época tipicamente de férias em Portugal, pode sofrer algum atraso.
  • alpcrjalpcrj Member
    Boa tarde,

    Estou recomeçando com o processo de atribuição. O meu pai que é filho de português é o primeiro a ser iniciado. A certidão de nascimento dele está bem legível (baixei pelo arquivo nacional).
    Gostaria de confirmar, a certidão de nascimento é por cópia reprográfica, apostilada e com firma reconhecida?
    Obrigada
  • Muito obrigado Liane
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.