Atribuição - 3a. PORTO (Acompanhamento - ATENÇÃO desde 01/06 não é mais balcão de nacionalidade)

1454648505168

Comentários

  • RSMRSM Member
    @jhmelman

    Obrigada!!
    Na verdade gostaria de saber qual modelo vcs enviaram para a 3CRC?
  • editado March 2018
    @RSM na minha cita que a cópia reprográfica foi extraída do livro.. folha... número ...
    Na da minha irmã fala que a certidão inteiro teor de ..... foi expedida por meio reprográfico
    São de cartórios diferentes mas sempre fica claro que é reprográfica.
    Na inteiro teor que tirei fala que a pedido de pessoa interessada verifiquei o livro ..., folha ...., termo .... no qual consta o registro com o teor seguinte "....." e entre aspas digitado tudo que está no livro
    Parece que minha suspeita que a LR foi atualizada apenas dia 23 fica confirmada, tudo ocorreu dia 23.
    Te perguntaram se não recebeu dia 23, será que mandaram por e-mail? Veja se não tem nada na caixa de spam.

    Para os processos da minha irmã e meu foram enviadas certidões reprográficas.
  • editado March 2018
    @rsm
    Via de regra, para atribuição tem que ser reprográfica. Se não for possível para o cartório fazer a cópia reprográfica, peça um ofício justificando a impossibilidade. Foi o que ocorreu no meu caso, mandei a de inteiro teor + justificativa, mas é caso excepcional (e nem sei se vai me dar problemas, minha ansiedade pra ver se o meu não caiu em exigência vem daí).
    Peça a reprográfica, pergunta se já apostilam no próprio RCPN (alguns já estão fazendo) e mande o quanto antes! Não fique se pegando em receber carta ou não. Na sua resposta mencione o número do processo e destaque que está atendendo a exigência.
    No seu caso, pode ser bem válido contactar a 3aCRC via email (mas cheque muito bem sua caixa de spam antes). Coloque um título bem chamativo tipo "Processo XXX/2017 - Dúvida sobre exigência" ou algo que destaque, emails com título "Dúvida" ou "Meu processo" provavelmente não serão lidos.
  • @RSM mandei a cópia reprográfica, com reconhecimento de firma e apostilamento. Tem alguns cartórios que fazem o apostilamento, mas não reconhecem o sinal público (que seria o reconhecimento de firma do oficial do cartório), em alguns lugares eu já li que PT só aceita apostilamento com esse reconhecimento. Como custa, aqui no RJ, em torno de 7 reais, preferi fazer. Fiz assim no processo do meu pai também e deu certo.
  • Amanhã vou ligar pra LR pra saber se tem alguma novidade no meu processo, entrei em contato com eles em 19/02, se foi atualizado dia 23/02 pode ser que tenha alguma coisa.
  • RSMRSM Member
    Então pessoa, com certeza foi isso, pois mandei de inteiro teor!!!
    Tanto tempo pra passarem essa mensagem informação!! Puxa vida.!!
    E acreditem, eu olho todos os dias o e-mail e caixa de som, nda!!!

    Obrigada pessoal, vou mandar o e-mail e a nova certidão!!
  • @RSM Achei que os documentos eles conferissem antes da numeração do processo. Ainda mais em relação as certidões que seria uma verificação tão simples. Mas, não desanima! Vai dar tudo certo!
  • editado March 2018
    Pelo que vi na planilha, além da @Bárbara Loureiro, dos que estão com a previsão estourada, o @fabricionit, @DaniCavalcante e os irmãos da @claudia miranda também tiveram último contato com a LR antes de 23/02, há chance de terem novidades (boas ou más, esperamos que boas) na LR.
    Vale uma ligada pra LR... (+351 211 950 500, opções 1 e 1, via skype sai a cerca de 0,07/minuto)
  • RSMRSM Member
    @Barbara Loureiro
    Obrigada pelas informações.
    Deveria ser assim, pq levar 5 meses para avisar q o doc está errado, ou faltando, é muito tempo!!
    O negocio é continuar tendo fé, foco e força.

    Já fiz o pedido da certidão, fica pronta na quinta onde estarei enviando novamente.
  • RSMRSM Member
    O que me deixou na duvida na hora de fazer foi o processo do meu filho, ele enviou de inteiro teor e saiu tudo certo, porem na época ele fez por Ponta Delgada, e saiu em 2 meses, pena que não fazem mais lá o processo. Mas bola pra frente!!!
  • Vou ligar amanhã para saber se tenho alguma novidade
  • Acabo de ligar na LR, processo do meu avô continua em análise - atualizei último contato na planilha.
    Ê ansiedade que fala!
  • Acabei de ligar na LR, e meu processo também continua em análise, sem alteração por enquanto.
  • Depois de meia hora de espera, consegui falar na LR e a pessoa informou que está em análise - e completou dizendo que seria uma fase inicial. Mas, afirmou que não consta nenhuma exigência.

    Tá difícil andar. E a gente pensou que sairiam muitos de uma vez....
  • Essa história de fase inicial é muito interessante.
    Porque, de fato, a análise é uma fase inicial no processo. Mas, pelo que temos visto sobre a 3ªCRC, os processos passam de "análise" para "concluído". Enfim, fica muito complicado pra gente acompanhar o andamento do processo desse jeito. Só tendo paciência mesmo! rsrs
  • editado March 2018
    Boa tarde galera! Acabei de ligar pra LR (fiquei uns 15 minutos na espera) e meu processo se encontra em análise.
    Enviei dia 23/01 e chegou lá no dia 08/02. Perguntei também se havia alguma exigência e ele disse que não constava nenhuma no sistema dele. Depois também perguntei se o vale postal havia sido sacado e eles repondeu que se o processo está em análise quer dizer que o vale foi sacado sim.
    Agora só esperar! Vou atualizar a planilha.
    Porém acabei de perceber que eu não perguntei o número do processo nem a data que ele foi numerado.. será que eu ligo de novo para pegar o número e a data? Vai fazer alguma diferença para eu acompanhar o processo?
  • fabricionitfabricionit Member
    editado March 2018
    @Bárbara Loureiro Exatamente, também me falaram mesma coisa que está em analise inicial e que o processo é recente, um processo de Outubro para LR é um processo recente.
  • E infelizmente a 3aCRC está quase normalizando isso... Fazendo um processo de outubro realmente ser recente... :(
  • @fabricionit É, da última vez disseram isso pra mim também "que era um processo recente".
    Estou tentando me manter confiante de que até o próximo mês a gente tenha alguma resposta positiva!!
  • Pessoal,
    Dei uma "incrementada" na planilha. Coloquei a data de "previsão legal" e "previsão legal com prorrogação", levando em conta a previsão de prazos levantada neste post: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/138200/#Comment_138200 e nesse: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/138218/#Comment_138218
    Há um outro tópico em que se discute formas de fazer cobrar que esse prazo seja cumprido: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11030/novo-codigo-do-processo-administrativo-prazos-pra-decisao-e-aonde-reclamar-e-como/p1 e páginas seguintes.
    Para informação de cada um, a tabela agora calcula 90 e 180 dias úteis (usando datas de feriados no Porto) a partir da data da abertura do processo (certifiquem-se que estejam corretas)
  • Link da planilha de acompanhamento dos processos da 3a CRC: https://goo.gl/b9TvuD
  • LR, 27 minutos, análise inicial, blá-blá-wiskas-sachê e a vida segue. Atualizei na planilha o último contato.
  • @jhmelman Meu caso o mesmo... Acabei de ligar! Solicitaram a exigência, a mesma foi cumprida e segundo o amigão da LR encontra-se numa FASE MUITO INICIAL... Não se entende este termo....
  • D1977D1977 Member
    É aquilo que eu questionei antes, se não há consulta a outros órgãos e não há pendências ou exigências em um processo, porque demorar tanto? o que há para ser analisado em um formulário e dois documentos (certidão de nascimento do português e de seu filho brasileiro)? depois o povo reclama do serviço público daqui...

    por outro lado, esperar 6 meses para obter uma outra nacionalidade não é nada, temos que controlar nossa ansiedade e ter paciência
  • RSMRSM Member
    Oi Pessoal,

    Só para os deixar a par, chegou hoje a carta da 3ª CRC. A informação bate com o que me informaram na LR, com prazo de 20 dias uteis, acrescido da dilação de 30, o que sinceramente não entendi, mas peguei hoje a certidão no cartório, pois leva 2 dias uteis pra ficar pronta, e enviei hoje para Porto.

    Agora só esperar e cruzar os dedos.
  • @RSM logo sai sua nacionalidade. Os prazos são assim mesmo, tem 20 dias úteis para cumprir as exigências e o prazo pode ser estendido em mais 30 dias úteis. Normalmente as conservatórias já dão o prazo máximo pois tem o prazo da entrega internacional. Fique tranquila que tem 50 dias úteis para cumprir a exigência a partir da data da carta.
  • RSMRSM Member
    @DanielHenriques

    Obrigada.
    Fico mais tranquila com relação ao prazo, senão ia ficar apertado.
  • editado March 2018
    O prazo para chegada lá está bem tranquilo. Mas o início da contagem, vendo por um dos links no alto dessa página, começa a contar do terceiro dia útil após a postagem deles.

    "As notificações, quando sejam efetuadas por carta registada, são remetidas para o domicílio escolhido pelo interessado, e presumem-se efetuadas no terceiro dia útil posterior ao do registo ou no primeiro dia útil seguinte a esse, quando esse dia não seja útil." (grifo meu)

    Apenas para informação.

    Calculadora de dias úteis: http://www.dias-uteis.pt/workingdays_mobile_2018
  • @jhmelman não sabia dessa informação do terceiro dia útil. Melhor que tem um prazinho a mais...
  • Tb fiquei sabendo outro dia.
Esta discussão está fechada.