Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11621631651671681462

Comentários

  • Eu examinei e acho que estava tudo em ordem, @rebecca naslausky, eu vou aguardar a carta chegar para ter certeza de que exigência se trata, pois foi tudo examinado antes de enviar.
  • @VagnerRM, eu não sei dizer, o que me informaram é o documento com a apostila de haia não necessita fazer essa legalização, mas como falei eu vou aguardar a carta para saber de que forma eles querem a certidão, pois eu enviei a do meu pai de inteiro teor reprográfica apostilada.
  • Boa noite,
    Estou separando os documentos da minha mãe para solicitar a cidadania, meu avô era português e veio para o Brasil pequeno ainda, casou-se aqui com uma brasileira.
    Soube que a ACP faz atribuição sem a transcrição de casamento, desde que meu avô tenha sido o declarante na certidão de minha mãe.
    Alguém sabe se ainda fazem a atribuição sem a transcrição?
    Caso não façam a atribuição sem transcrição, iria cair em exigência ou o processo seria finalizado?
    Pretendo enviar o pedido à ACP no começo do mês que vem.

    Obrigado.
  • @Silvio

    O ACP ainda não exige transcrição de casamento para os casos que mencionou. Entretanto, está exigindo prova de vida para idosos e justificativas para qualquer divergência nos registros. Sugiro que envie a certidão de casamento do português, poderá ser simples, mas apostile.
  • @MarizaGuerra,

    meu medo seria enviar a certidão de casamento e eles solicitarem a transcrição, tendo em vista que possuo os dados do casamento.
    Torço para que não caia em exigência de prova de vida, tendo em vista que minha mãe está tirando a segunda via de identidade, e com isso, estará com data de emissão recente; e também estará fazendo o pedido sem procuração.
    Todavia, como vocês sempre tem ótimas orientações, estarei também providenciando a certidão dos meus avós para enviar junto á documentação.

    Obrigado.
  • @Silvio

    Um forista enviou a ID da mãe recém tirada, tinha um mês, caiu em exigência para a prova de vida.
    A certidão de casamento seria dispensável se for para complicar com alguma divergência.
  • silviosilvio Member
    editado February 2018
    @Mariza Guerra

    Poxa, 1 mês? Será o mesmo prazo que da minha mãe,rsrsr
    Ela tem 65 anos, então será bem provável.

    Mais uma vez muito obrigado.
  • Boa noite pessoal,

    Enviei a atribuição da minha sogra pra ACP dia 31/01 e foi recebido lá dia 05/02.

    Eles informam automaticamente por email o numero do processo ou preciso entrar em contato com a LR?

    Em quanto tempo posso ligar?

    Obrigado!
  • @Silvio meu pai tinha 63 quando enviei a documentação dele. Rg tinha pouco mais de dois meses. Não caiu em exigência não. Pelo que noto por aqui, o acp pede prova de vida de idosos com mais de 70. Ainda não vi um na casa dos 60 cair em exigência, mas como são muitas páginas nessa discussão pode ser que eu tenha passado batido.
  • @Rafael espere mais uns 20 dias.
  • @Rafael algumas poucas pessoas receberam retorno por e-mail. A instrução do fórum é que entremos em contato com a LR após uns 10-15 dias de recebida a documentação na conservatória.
  • @marianaglguimaraes

    Ufa, q bom; fiquei um pouco menos apreensivo. Rsrs

    Muito obrigado pela informação.
    :)
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado February 2018
    Pessoal,

    O ACP está exigindo a certidão de casamento ou de óbito do nacional português para conferir o nome. Acredito que seja para os nascidos antes de 1911, não precisa apostilar.

    Inclusive exigência de registros de casamento ocorridos em Portugal.

    A prova de vida está constante, falta delimitar a idade considerada para a exigência.

    Quem recebeu as exigências deveria relatar as circunstâncias, seria de grande ajuda.
  • AlexandralothAlexandraloth Member
    editado February 2018
    Que horas vcs ligam para a LR, porque eu já estou há mais de uma semana tentando e só da ocupado, ligo entre 8 e 9 horas da manha.
  • @Alexandraloth
    Eu liguei às 7:10. Aguardei uns 10 minutos.
  • editado February 2018
    @silvio, @mariza meu pai tem 76 anos e não caiu em exigência. O assento dele já saiu.
  • @alexandre, eu costumo ligar entre 07:00 e 07:30. (09 e 09:30) local nunca tive problemas.espera um pouco, mas é rápido
  • raquel_pxsraquel_pxs Member
    editado February 2018
    @Janice Picchi eu envio um email dizendo que minha avó deu entrada no processo de atribuição dela mas eu que fiz o envio do vale postal, pois ela tem 90 anos, e por isso o vale está com meus dados?
  • @solange4, @cristinaReis, eu fico esperando uns 20 mim. rs mas entao tenho que ligar mais cedo ainda lá pelas 7 da manha. obrigada.

  • FcamuriFcamuri Member
    editado February 2018
    @MarizaGuerra

    Então, minha avó tem 85 anos e caiu em exigência a prova de vida.

    Assim como, precisou também comprovar o sobrenome pela certidão de casamento ou óbito (o português nasceu em 1886).

    Gostaria apenas de confirmar....essa certidão precisa ser inteiro teor, certo? E precisa apostilar?

    Outra pergunta, em posse desses documentos eu vou aos correios e peço pra enviar ao ACP sem pagar nenhum valor, correto? Teria mais alguma observação?

    Obrigada ; )
  • @MarizaGuerra

    Acabei de ler o que você escreveu....não precisa apostilar. Mas a certidão, eu peço inteiro teor?
  • FcamuriFcamuri Member
    editado February 2018
    @PauloCopolillo

    Assim como você, minha atribuição também caiu em exigência por causa da prova de vida. E eles pediram pra fazer no Consulado.

    E hoje, resolvi ir na cara e na coragem ao Consulado com minha avó (sem a carta) pra fazer a prova de vida. E consegui cara, sem problema algum. Paguei um valor em torno de 120 reais. Pago na hora sem boleto (pode usar cartão de débito).

    Gostaria de agradecer a @RitaLouback por ter me orientado com relação ao Consulado.

    Espero ter te ajudado.




  • editado February 2018
    @vaniavieira passei pelo mesmo problema q vc. Os 3 cartórios da minha cidade se recusaram a autenticar a assinatura da minha avó se não riscasse os espaços em branco. Eles tb me cederam cópia da resolução q, de fato, os proíbe de autenticar. Então decidi enviar junto aos documentos uma justificativa pela existência dos riscos e anexei uma cópia desta resolução. Espero q não haja problemas. Mas vc eh a segunda pessoa q nos informou q enviou o formulário riscado anteriormente e deu certo, então acredito q esta resolução já tenha chegado ao conhecimento da conservatória...
  • Ocorreu comigo ja 2 vezes que eles nao riscaram os campos, porem tiraram copia dos dois lados do formulario e eu assinei um termo dizem que o documento estava daquele jeito.
  • @Fcamuri

    Obrigada por relatar as exigências que recebeu. Sabemos que requerente com 85 anos cairá em exigência.
    Não precisa ser certidão de inteiro teor, querem conferir os nomes.
  • Boa tarde pessoal ! O processso de meu pai caiu em exigência, estão pedindo uma certidão de casamento ou de óbito para comprovar que meu avô (português) deu origem a minha família. Alguém que já tenha enviado ou saiba dessa situação ,poderia me ajudar ?
    A minha dúvida é a seguinte : Eu descobri que cai em exigência ligando para a LR , a senhora Teresa que por sinal muito simpática , me informou essa exigência e também disse que foi enviado uma carta para a minha residência falando da tal exigência ... gostaria de saber se já posso enviar a certidão de casamento de meus avós , pois já tenho ela em mãos ,e como faço para enviá-la ? É só enviar pelos correos ? Tenho que escrever alguma coisa ? Como saberão que se trata do processo de meu pai .? São varias duvidas rs ...
  • @JPTeixeira

    Para você enviar a certidão antes da carta chegar precisará especificar o número do processo, nome do requerente e explicar que está seguindo informações obtidas na Linha de Registo no dia.../..../.... A vantagem de ter a carta é saber os detalhes da exigência, mas é difícil aguardar, não é?
    Basta enviar por sedex no endereço que enviou o processo, e com o mesmo remetente.
  • FcamuriFcamuri Member
    editado February 2018
    @MarizaGuerra

    Uma última dúvida minha quanto ao envio pelos correios....eu coloco os documentos, coloco o endereço do ACP e encaminho via Sedex. Eh isso? Desculpe a insistência, é que eu quero fazer tudo certinho para não ter erro.

    Obrigada!
  • @Fcamuri Envia por EMS
  • @Fcamuri

    Sim, basta enviar os documentos acompanhados das informações do processo.
    Se recebeu a carta ofício com as exigências envie uma cópia em anexo. É uma forma prática de identificação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.