Transcrição de casamento ( necessário ou não)

Prezados,
Muitas duvidas sobre transcrição em função da minha esposa ter sido divorciada.

Entrei com meu processo de cidadania. Minha mãe é portuguesa e sou casado com brasileira a 13 anos registrado em cartório, união estável, temos 2 filhos e assim que chegar minha cidadania entrarei com o processo deles.
Situação: Sou casado a 13 anos, união legal e registro em cartório, minha mulher antes de casar comigo era divorciada.
Duvidas:
(1) Entendo que quando minha cidadania sair, meu status civil de casado já está atualizado. Nao precisaria fazer a transcrição do casamento, somente averbação. Meu status não mudaria. A averbação estaria na minha certidão de casamento copia repográfica. É isso?
(2) Para a entrada da cidadania dos meus filhos não precisaria da Transcrição. Pai portugues que registrou. É isso?
(3) Para a solicitação de visto residente para minha esposa ( reagrupamento familiar) aí sim precisa da transcrição do casamento. Meu entendimento é correto?
(4) No caso de ter que fazer a transcrição, existe alguma interferência por ela ter sido casada e ter se divorciado? Todo o processo de minha cidadania é o nome de casada dela atual. Nesse processo precisa reconhecer o divorcio dela? Para mim não tem sentido isso. Já que todo o processo está com o nome dela atual como esposa e mãe.
(5) Se não tiver jeito e tiver que fazer a transcrição. Esse processo envolveria o primeiro marido dela?
Alguem poderia ajudar nessa complexa discussão.
Obrigado
«134

Comentários

  • Fui casada por 24 anos com um cidadao portugues e tivemos um filho. Nos divorciamos ha 15 anos. Meu ex-marido nunca averbou nosso casamento. Agora meu filho quer requerer a cidadania portuguresa, porem temos algumas duvidas quanto ao procedimento.

    1) Meu filho so podera dar entrada no processo de naturalizacao depois da transcricao do casamento e averbacao do divorcio de seu pai? Nao podem ser paralelos os processos, visto que em sua certidao de nascimento consta o proprio pai portugues como declarante.

    2) Caso seja necessaria a transcricao do casamento, quem deve assinar a peticao? somente o meu ex-marido ou eu tenho tambem q assinar? Se eu tiver que assinar vai ser complicado, porque nao vivo no mesmo pais que eles.

    Gostaria de saber se alguem teve que passar pelo mesmo e como procedeu.
  • @Rafael 1975,
    Boa noite!!

    Quando vc faz a cidadania vc apresenta seu assento de nascimento, ao receber sua cidadania o seu status é solteiro.
    Mesmo em sua certidão de nascimento estando o seu casamento ou união estável averbado eles não fazem essa atualização.
    Você tem apenas uma certidão de união estável(pelo o que entendi não casou no civil).

    Como vc foi o declarante dos seus filhos envie para a conservatória que não exige a transcrição do casamento. Temos 2 conservatórias em Portugal que ainda não exigem a transcrição do casamento para atribuir os filhos que são Vila Nova de Gaia e ACP

    Como a sua esposa é a brasileira, não precisa fazer nada em relação ao divórcio. Se fosse vc o "portugues" divorciado aí sim precisaria averbar o divórcio em seu assento portugues.
    Você vai pegar o documento de união estável atualizada e apostilada para dar entrada em Portugal no reagrupamento familiar.
    Veja como está o seu estado civil na certidão de nascimento do seus filhos, solteiro ou casado.
  • @Marisa Drancka,

    Seu filho pode dar entrada no pedido de cidadania por ser filho de portugues. A Conservatoria ACP não exige transcrição de casamento e nem a CRC Vila Nova de Gaia.
    Mesmo se precisasse seu filho poderia solicitar como filho do portugues. Não vai precisar que o pai assine nada!!
    Foi o portugues, pai do seu filho quem registrou no cartório o nascimento dele?

    Se foi o pai o declarante, ótimo !
    Seu filho sabe todos os dados do assento de nascimento do pai?? Como freguesia do nascimento, numero do assento, data de nasc......
    Basta seu filho solicitar no cartório onde foi registrado e pedir uma certidão de inteiro teor reprografica, apostilar
    Preencher o formulario 1C e assinar presencialmente no cartório
    Copia do RG apostilada
    vale postal de 175 euros- esse vc só paga no dia ou um dia antes de enviar os docs para a conservatória.
  • @Maria Adelaide
    Boa noite! Muito obrigado pelos vossos esclarecimentos!
    Complementando o entendimento, sou casado em cartorio e oficial, ou seja, casado no civil a 11 anos!
    No caso de ter que fazer a transcricao posso fazer sem problemas? Ou tenho que envolver o ex marido de minha mulher, que nao temos contato a mais de 15 anos e isso seria dificil. Entendo que não teria problema se tiver que fazer a transcricao. Vosso entendimento é o mesmo?
    Na certidao de nascimento de meus filhos meu status está como casado; nao vejo problema por ter a certidao de casamento. Casei no civil e em cartorio!
    Minha grande preocupacao seria em envolver o ex marido de minha esposa. Isso seria impossível.
    Obrigado novamente @Maria Adelaide.
    Atenciosamente.

  • @Rafael1975, essa informação me deixou aliviada!!! Você não terá problema!! Então após vc receber a cidadania faça a sua transcriçao de casamento normalmente. Melhores conservatorias para fazer CRC 4ª de Porto ou Ponta Delgada.Essa ultima melhor.
    Nao vai precisar envolver o ex da sua esposa..
    Apos sua cidadanoa sua esposa vai pedir uma certidao de nascimento dela de inteiro teor, apostila e vc solicita tambem a de casamento de voces tambem de inteiro teor apostilada e com sinal público, requerimento dectranscricao( depois posso te eviar) mais. Seu copia do RG autenticado e vale postal de 120 euros.
    Em Ponta Delgafa actranscriçao sai em 30 dias no máximo, pidendo sair antes. Apos a transcrição vc pode enviar a cidadania dis seus filhos junto e é gratuito. Mais tarde posso te explicar p processo dos filhos.
  • @Maria Adelaide, muito obrigado pelos esclarecimentos! Foram muito úteis! Assim ficamos mais tranquilos. Uma última dúvida, vois mencionastes actranscrição e dectranscrição. O que significaria isso?. Obrigado mais uma vez.
  • @Rafael1975, perdão! As vezes digito do celular e acaba saindo tudo junto, falei " a transcrição".
    Se precisar de qualquer duvida é só falar!.

    Quando deu entrada na sua cidadania e onde?
  • Saudacões! Gostaria de saber o seguinte, já tenho meu passaporte e meu CC está como se eu fosse solteiro, no caso se eu fizer a transcrição de casamento eu terei que tirar um novo CC e um novo Passaporte? Ou so atualizaria os dados? quem poder me ajudar agradeço!
  • editado June 2017
    @braz556, sim, vai precisar atualizar após a transcrição. Mas vc pode utilizar até vencer.O passaporte vc precisa fazer outro com certeza, só estou na dúvida se o CC vc pode só alterar esse dado sem precisar fazer outro.
  • Bom dia.
    Se possível, gostaria da ajuda de vocês...
    Tenho um avô Português já falecido que se casou com uma brasileira (minha avó).
    O casamento foi realizado no Brasil.
    Como posso saber se o casamento já foi averbado?

    Desde já conto com a presteza de vocês. Obrigado
  • @Bruno Santos,

    qualquer conservatória pode te responder, mas o ideal é que escreva para a conservatória onde foi digitalizado o assento do seu avô e pergunte se existe casamento averbado e qual o nome da esposa.
    Ou escreva para rcentrais.diversos@irn.mj.pt
  • Boa tarde.
    Sou filho de português casado com brasileira aqui no Brasil. Meu pai é declarante do meu nascimento. Para minha atribuição, preciso do assento de nascimento dele de inteiro teor reprográfica(já pedi no portal do cidadão). Quando chegar o assento faço o apostilamento, peço a certidão de casamento dele de inteiro teor apostilada, a minha certidão de inteiro teor apostilada, cópia do meu RG apostilada, preencher o formulário 1C e assinar presencialmente no cartório.
    Vale postal de 175 euros- . Envio esses documentos a uma conservatória com as taxas seria isso?
    O casamento do meu pai com minha mão não preciso transcrever?
    Sou casado e tenho 2 filhos menores de idade (11 e 8 anos). Para atribuição deles após conseguir a minha, transcrevo meu casamento, ou consigo atribuição deles sem essa transcrição? A atribuição deles fica no mesmo valor que a minha?
  • @Cordeiro, se foi seu pai que declarou sua paternidade, vc não precisa transcrever o Casamento de fizer por Vila Nova de Gaia e me PARECE que O ACP tb não exige nesse caso. Para os filhos, o mesmo procedimento. Me parece q há uma diferença de valores pra filhos menores e o Requerimento tb é outro.Certidões portuguesas não se autenticam e nem se apostilam.
  • Então envio o assento do meu pai ou cópia? Juntado com a certidão de casamento dos meus pais de inteiro teor? Ou não preciso enviar a certidão de casamento dos meus pais sendo meu pai declarante?
  • Márcia,Vladimir Pen e amigos do forum.
    Me tirem uma dúvida p/favor.
    Sou neto de português casado com brasileira no Brasil.
    Meu avô declarou o nascimento da minha mãe.
    Meu pai foi o declarante do meu nascimento.
    Para fazer a minha atribuição pela nova lei (avô -neto) a transcrição do casamento dos meus pais será necessário.
    Obrigado.
  • Vlad Pen .
    desculpe.
  • editado June 2017
    @Jose luiz, no seu caso é necessária fazer a Transcriçao.Se sua mãe é viva, pq não faz a Atribuiçao dela e depois a sua. Ninguem sabe ainda como vai ficar a nova lei para netos.
  • @Cordeiro, pode ser só a cópia do assento do seu pai e se quiser pode enviar uma cópia simples da certidão de casamento.
  • Vlad Pen .
    Esqueci de mencionar que meus pais são falecidos.
    Resumindo:
    Cópia simples da certidão de nascimento do meu pai e cópia simples da certidão de casamento .
    Muito obrigado.
  • Vlad Pen.
    Peço que desconsidere o que digitei acima quanto às certidões.
    A única
  • Vlad Pen.
    Peço que desconsidere o que digitei acima quanto as certidões.
    O único fato verdadeiro é que meus pais são falecidos.
    Por isso achei que o único caminho para conseguir a minha cidadania seria a atribuição de avô / neto.
    Já tenho algumas certidões.
    Mas me surgiu essa dúvida, se preciso de alguma transcrição de casamento.
  • @Jose Luiz, Se vc é neto de Português e seus pais falecidos , vc não poderá pedir a nacionalidade por Atribuiçao e teria q ser por Aquisiçao.Como a nova lei está para ser publicada, creio q o melhor vc esperar a lei nova pq o processo de aquisiçao vai ser extinto.
  • Obrigado Vlad Pen.
  • cpestitschekcpestitschek Member
    editado July 2017
    @Vlad Pen.

    Gostaria de saber se eu consigo fazer a entrada por Gaia sem a transcricao.

    Minha situacao: Solicitacao para filha de portuguesa
    Pretendo dar entrada na solicitacao de nacionalidade para minha avó (viva) filha de uma Portuguesa casada com um brasileiro.
    Na certidao de nascimento da minha avó consta que ela eh filha de portuguesa com brasileiro.

    Consigo dar entrada por Gaia sem a transcricao?

    Desde ja, agradeco.
  • editado July 2017
    @cpestitschek, no seu caso terá q transcrever o casamento dos bisavós em qualquer Conservatória que der entrada no processo.
  • @VladPen obrigada!
  • Oi pessoal!

    Gostaria de tirar uma dúvida:

    Minha certidão de nascimento consta meu pai como declarante de meu nascimento.

    Estou correndo atrás da atribuição do meu pai ( filho de portugueses ) para após isso, dar entrada na minha atribuição.

    A minha dúvida é: preciso transcrever o casamento dos meus pais antes de dar entrada na minha atribuição ? Ou não é necessário?

    Obrigada
  • editado December 2017
    @Thaisborgomani, se ambos os seus avós forem portugueses é obrigatória a transcriçao de casamento deles.No caso da sua atribuiçao, ACP (Arquivo Central do Porto)não exige a transcriçao de casamento dos seus pais .
  • editado December 2017
    Oi Vlad!
    A dos meus avós já esta sendo feita sim! Aí após isso estou já correndo atrás da do meu pai.

    Minha dúvida era quando eu for fazer a minha atribuição, se preciso transcrever o casamento dos meus pais.

    A certidão de inteiro teor do meu pai, conta o casamento e o divórcio.

    Mesmo assim eu não precisaria transcrever o deles?
  • @Thais se seu pai foi o declarante do seu nascimento, não precisa
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.