Aquisição - CRC de VNGaia (Informações e Processos)

Esta discussão foi extraída de comentários feitos em: Aquisição / Naturalização: Dicas e Informações Gerais. Favor não utilizar uma discussão existente para pedir ajuda sobre o seu caso específico. Para isso, crie uma nova discussão.
«1

Comentários

  • Olá,

    Gostaria de saber se posso abrir um tópico para aquisições em Gaia. Não encontrei nenhum topico relacionado,

    Obrigada!
  • @Anahí Rodrigues,
    realmente não existia. Obrigada.
  • Apenas para termos noção de prazo, mandei meu processo de aquisição para VNGaia dia 01/11 via DHL, sendo recebido por eles no dia 07/11. Segunda feira (14/11) liguei na linha de registros e ele já havia sido numerado 43XXX/16.

    Qualquer novidade vou postando neste post.
  • Consegui minha cidadania por aquisição em outubro deste ano. Quando juntei os documentos era exigido somente certidão de inteiro teor simples. Agora minha irmã quer requerer a dela tbm. A minha pergunta é a seguinte: para aquisição exigem certidão de inteiro teor simples ou a reprográfica. Caso aceitem as duas favor mencionar qual a conservatória que aceita uma ou a outra. Obrigada.
  • @Leci Iró,
    se fizer por Ovar, terá que ter selos de fiscalização (ou ser reprográfica). Para as demais conservatórias, inteiro teor.
    Mas, esta discussão é sobre VNGaia, então entendo que fará por lá.
  • Pessoal, o que preciso para fazer o processo de naturalização da minha mãe, por favor? Grata
  • Edilaine ReisEdilaine Reis Member
    editado November 2016
    Olá @Luizimarmaral, entendo que o caso da sua mãe seria naturalização por ser neta de portugues (a), certo?
    Comece então dando uma lida nos tópicos abaixo:

    http://www.cidadaniaportuguesa.com/netos/

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest

    Conforme for surgindo as duvidas poste novamente.
    Boa sorte!
  • Oi pessoal,

    Liguei hoje na LR e fui informada que meu processo já esta em analise na conservatoria, depois de ter passado pela análise do SEF e demais orgãos. Meu processo foi recebido em VNGaia em 02/11.
  • Vlad PeVlad Pe Member
    editado January 2017
    @Anahií vi que seu processo está bastante adiantado por VNGaia..Como existem dúvidas quais documentos precisam ser ou não apostilados pq cada Conservatória tem sua exigência própria , queria saber quais documentos vc fez apostilamento e quais não foi preciso . (visto que cada apostilamento aqui no meu estado (SP) custa a bagatela de R$ 104,00) .Acho que enviarei meu processo por VNGaia.Existem duas CRC em Vila Nova de Gaia.
  • Oi @Vlad Pe,

    Eu apostilei todas as certidões emitidas em cartorio (certidão de nascimento da minha mãe falecida, certidão de casamento dos meus pais e minha certidão de nascimento, os antecedentes penais e o meu RG, o historico você só manda uma cópia autenticada (isso para meu processo em VNGaia). Como foram enviados 5 processos na mesma época da mesma familia, mandamos apostilar os documentos todos em Brasilia (no 6° Ofício de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas do DF) que foi mais barato (cada estado estipula o valor da apostila e em SP é mais caro mesmo).

    Qualquer dúvida só avisar :)
  • Vlad PeVlad Pe Member
    editado January 2017
    @Anahí..to com dúvida no certificado de Antecedentes Criminais( POLICIA FEDERAL) que imprimi pela Internet. Esse tb é preciso Apostilar? uns dizem que sim, outros que não??Vc fez por Atribuição ou Aquisição?Outra coisa, quanto foi o custo para enviar os documentos pela DHL, ja que não confio nos Correios.Como faço o vale postal? desculpe tantas perguntas.. hehehe
  • Senhores,boa noite!

    Vou enviar para Gaia meu processo é de minhas duas irmãs, somos netos paternos de portuguesa, queria saber se:
    1) posso enviar no mesmo envelope
    2) posso enviar apenas uma única certidão de nascimento do meu pai, sua certidão de casamento, de nascimento e casamento da minha avó portuguesa, tendo em vista que seria a mesma para mim e minhas irmãs, já as demais, claro, mandariamos também cada uma a sua, assim como três vales postais separados.
    3) lá não precisa transcrever o casamento da minha avó, estou certo?

    Muito obrigado!
  • @csimam Talvez seja necessário vc fazer a Transcrição do Casamento de sua avó antes de entrar com o processo de nacionalização... leia o tópico http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento
  • Boa noite. Alguém poderia me informar qual o Email de Vila Nova de Gaia, pois tenho remetido email e nunca me respondem, talvez eu esteja enviando errado. Se alguém puder me ajudar, fico grato. Obrigado
  • @Vlad Pe Eu emiti as certidões de antecedentes penais pela internet, autentiquei no cartorio e apostilei. Eu paguei 170 reais para enviar via DHL e chegou na mesma semana, não quis arriscar em enviar pelo Correio.
  • @Nilopolis da Silva recomendamos tirar suas dúvidas aqui no forum e não contatar as conservatorias, tendo em vista que você tira o tempo que poderiam analisar os processos com dúvidas que talvez alguns membros do forum já tenham passado!
  • Vlad PeVlad Pe Member
    editado January 2017
    @Nilopolis,acho q existe sim a necessidade de pedir informações às Conservatórias pq toda hora mudam as exigências com relação aos documentos.Acabei de receber um e-mail de VNGaia e nos documentos ja mencionados aqui no forum, pedem q seja enviado tb a certidão de casamento do filho do Português e Certidão de casamento do avô(ó)português.Pelo q tinha entendido essas certidões q citei só seriam enviadas quando da necessidade de fazer a Transcrição do Casamento.Confesso que fico confuso..pq como disse a Mariza num outro post, cada Conservatória tem suas exigências próprias..e é sempre bom mandar um documento a mais do que um documento a menos..evitando assim o processo cair em exigência e demorar mais tempo a ser concluido.
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado January 2017
    @Vlad

    Se o português nasceu antes de 1911, é obrigatória a apresentação da Certidão de Casamento, mesmo ele sendo o declarante na Certidão de Nascimento do filho.
  • Ou. Vou tentar tirar uma dúvida aqui: gostaria de saber se o processo encaminhado em Dezembro 2016 já foi numerado e em caso positivo, qual o número? É em que situação se encontra?
  • @Nilopolis da Silva,

    Ligue na linha de registro informando o nome completo do aplicante e a data de nascimento. O numero é 351211950500, selecione a opção 1 e depois novamente 1. Lá você consegue o número do processo e o status. Recomendamos ligar pelo Skype pois fica mais barato :)
  • Oi gente!

    Acabei de ligar na LR e meu processo já foi finalizado e despachado para o Brasil. Não consigo mensurar a felicidade e a gratidão por esse fórum por toda a ajuda! Sem vocês, não teria sido possível.
    Segue linha do tempo:

    Recebido em Gaia em 07/11.
    Em 14/11 o processo foi numerado 43XXX/16.
    Em 16/01 estava em analise no SEF
    Em 13/02 estava com a Conservadora para despacho
    Em 16/03 já havia sido despachado para o Brasil.


    Sejam perseverantes pois é possivel!!!
  • @Anahí Rodrigues Serpa,

    parabéns! Sucesso como portuguesa!
  • @Theresa Lima aproveitando que vc comentou, e se o português anterior a 1930 nao casou?
  • @Anahi, parabéns! O meu tem uma numeração próxima à sua e acredito q tb já deva estar prestes a ser concluído. Eles mandaram algum email avisando a vc? Se eu não ligar, posso receber uma surpresa boa pelo correio??

  • Oi @Cristina Ledo, não recebi nenhum e-mail, só obtive informações pela Linha de Registro!
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado February 2017
    Bom dia, pessoal.

    Aqueles que dependem de Transcrição de Casamento, informo que PD já está ficando assoberbada.

    Sugiro atualmente a 4a. CRC Porto também bastante célere. As exigências são:

    -Assento de Nascimento do(a) português(esa)
    -Certidão de Casamento em Inteiro Teor apostilada
    -Certidão de Nascimento do cônjuge em Inteiro Teor apostilada (a certidão deve ter sido emitida há menos de 180 dias)
    -Requerimento de Transcrição de Casamento com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE
    -Xerox autenticado do RG de quem assinar o Requerimento
    -Vale Postal de 120 euros a favor do IRN.IP com o endereço completo da 4a. CRC Porto (Rua do Cunha, nº 404 - Porto - Portugal - Código Postal 4200-250)

    Para maiores informações, favor acompanhar o link http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2065/transcricao-de-casamento-4ª-crc-do-porto-informacoes-e-requerimento/p1

    Obs: Para processos de Transcrição de Casamento não é necessário que as certidões sejam do tipo "por Cópia Reprográfica", bastam que sejam "em Inteiro Teor".
  • Bom dia pessoal, que só relatar minha experiência na CRC Vila Nova de Gaia.
    Enviei meu processo de aquisição dia 07/03/2017, eles receberam dia 14/03/2017 e para minha surpresa ontem 17/06/2017 eu recebi meu assento de nascimento português, foi muito rápido. Acho que aos que estão em dúvida para qual CRC enviar, eu recomendo Vila Nova de Gaia.
    Boa sorte a todos.
  • Oi Pessoal,

    Atualizando as informações de processo em VN de Gaia:

    Processo de aquisição enviado: 23/05
    Recebido: 31/05
    Liguei hoje para a Linha de Registros e fui informada que recebi o número do processo: 25xxx/17

    Pergunta: como posso acompanhar o status? A LR não informou! E como a conservatória entra em contato comigo caso caia em exigência? Devo mandar um e-mail informando o número de processo?

    Obrigada!
  • @Bianca Tortori
    Se tiver alguma exigência eles entram em contato . Fique tranquila .Boa Sorte .O processo da minha. mãe é 24xxx/17 Chegou lá 22/05 .O status do processo é pela LR mesmo .
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.