Preenchimento formulário para transcrição

Estou solicitando a atribuição da nacionalidade portuguesa à avó de meu marido, filha de português. Simultaneamente, pedirei também a transcrição do casamento dela.

Estou com duvidas para preencher o formulário de requerimento de transcrição de casamento.

1. No campo "declarante", devo colocar quem está solicitando? No caso, a avó de meu marido, filha de pai português?

2. No campo "nacionalidade dos nubentes à data do casamento", devo colocar a nubente como portuguesa, uma vez que ela que está também requerendo a atribuição da cidadania? Ou devo colocar ambos como brasileiros?

Obrigada.
«13

Comentários

  • @Christiane Teixeira Zboril,

    1. sim.
    2. deve colocar a nubente como portuguesa, já que a mesma receberá a cidadania por atribuição, então passa a ser portuguesa desde o seu nascimento.
  • Boa noite

    Gostaria de saber onde encontro esse formulário para solicitação de averbação de casamento.

    Grato.
  • Boa tarde,

    Estou com algumas dúvidas no preenchimento do requerimento de transcrição do nosso casamento. Vejam se podem me esclarecer:

    No campo "residência habitual" eu coloco nosso endereço atual ou nossos endereços de solteiros? Pq se for o atual, não entendo pq colocar tanto no campo "O Nubente" como no campo "A Nubente", uma vez que, casados, o endereço é o mesmo. Se for o de solteiros, então não entendo pq repetir essa informação mais pra baixo no campo "Residência à data da celebração".

    Outra coisa:

    Por questões de logística e de gastos com reconhecimento de firma, vou optar por apenas uma pessoa declarando. Minha esposa já tem a nacionalidade portuguesa, com nº de assento e tal. É melhor que ela seja a declarante ou tanto faz se for ela ou eu?
  • Rodrigo

    Residência habitual é referente ao local de morada antes do casamento. Realmente não há muito lógica quando pedem a mesma informação novamente. É melhor que seja ela, uma assinatura basta. E que seja igual a da Identidade.
  • Bom dia Mariza ,

    Este formulário de transcrição que imprimimos do Consulado , serve também para enviarmos para Ponta Delgada ?
    Eu estou com esse preenchido já, pois, é minha mãe quem está requerendo a transcrição para seus pais falecidos.

    Será que eu enviando esse eles aceitam? Achei mais fácil de preencher , uma vez que já inicia ela requerendo ( tirei o logo do consulado ).





  • Tania,

    Não sei dizer se aceitariam. Envie um email para tirar a dúvida.
  • @Tania, não pode ter o logo do consulado do RJ. Outras CRC já implicaram com isso.
  • Eu tenho o de Ponta Delgada também ,porém, inicia os noivos ,que já falecidos , pedem a transcrição .
    Onde eu ponho o nome de minha mãe?
    Desculpe Mariza, a gente lê e lê, mas é tanta informação que mistura tudo.

    Obrigada, desde já.
  • Oi Adelaide,
    Eu pedi para tirar quando imprimi.Mas serve para Ponta Delgada?
    Se serve ótimo !
  • Confrades,

    Em relação ao pedido de transcrição do casamento, na qualidade de filho(a), o requerente precisa assinar o requerimento presencialmente? Ou seja, reconhecimento por autenticidade?

    Pois não estou encontrando essa informação formação oficial, quando o requerente da transcrição é o filho do casal, diferente do formulário 1C que não deixa dúvida quanto a necessidade de a assinatura ser reconhecida presencialmente.

    Estou muito apreensivo quanto a isso, pois aparentemente seria algo muito simples ir a um cartório com a pessoa para fazer o reconhecimento, mas no meu caso posso garantir que não é tão simples assim, portanto não queria ter que passar por isso novamente. Vocês não imaginam o quanto foi difícil para conseguir a assinatura do formulário 1C.

    Saberiam onde eu posso tirar essa dúvida? Sabem se alguém já passou por situação parecida? Sabem em qual regulamento está essa exigência?

    Desde já, fico agradecido.
  • No pedido de transcrição do casamento, pode uma pessoa - diferente da que está solicitando a atribuição (bisneta ou até outro filho, por exemplo) - requerer essa transcrição?

    Tenho 2 hipóteses para solicitar a transcrição:

    1) A bisneta do casal (minha esposa); ou

    2) Outro filho do casal (tio-avô da minha esposa).

    OBS: Quem está requerendo a atribuição é a avó da minha esposa (muito idosa e sem condições de assinar o documento).
  • pessoal, duvida sobre preenchimento do formulário para transcrição de casamento no caso de viúva.
    Contexto: Vou enviar atribuição e transcrição juntas. Casamento é da brasileira-portuguesa (agora viúva) com brasileiro. O óbito do marido brasileiro consta como anotação nas certidões (casamento e nascimento, anexadas ao processo de averbamento).

    duvida 1:
    Na primeira parte " ………………....….e……………………….….., casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações..."

    1) Como ela é viúva e única que assina ao fim do formulário como declarante:
    a) devo modificar o formulário para apenas uma pessoa (exemplo: fulana .... casada, vem requerer transcrição do casamento...")
    b) ou preencho tudo como se a esposa E marido pedem transcrição e apenas constar a assinatura da viúva ao final (uma declarante)?

    duvida 2:
    Na parte "Declarante(s):
    O Nubente, …………………….………………..…………….
    A Nubente, …………………………………….………….."
    a) deixo em branco a parte "o nubente", faço um risco em cima ou não preencho nada?
    b) ou retiro essa parte "o nubente" do formulário?
    c) ou coloco o nome do marido mesmo assim? Ou só muda a assinatura no fim, que será apenas de uma pessoa?

    duvida 3: modifico o campo (assinaturas) para "assinatura"?


    Desculpa, procurei tudo sobre o preenchimento, mas é confuso preencher sem saber como utilizar o formulário no caso de viuvez, e com pouco medo de modificar por conta própria o formulário e depois não ser aceito.... Obrigada!
  • SheylalSheylal Member
    Li em outro post em que um forista enfatizou que o preenchimento do formulário para transcrição de casamento foi feito manualmente. Há a obrigatoriedade de ser preenchido à mão mesmo?
  • @Sheylal

    Ao menos em Ponta Delgada, não há essa obrigação de se preencher à mão, mas sim essa possibilidade.
  • SheylalSheylal Member
    @eduardofranco1979
    Obrigada!!!
  • Boa tarde, sou nova no fórum. Meus avós são portugueses, consegui a atribuição do meu pai pelo consulado, mas demorou mais de um ano. Agora vou solicitar a minha atribuição direto por Tondela ou Ovar, mas preciso fazer a transcrição do casamento dos meus pais primeiro por Ponta Delgada. Já estou com toda a documentação pronta, mas não consegui abrir nenhum arquivo do fórum para pegar o requerimento de transcrição. Sempre dá falha, como se o arquivo tivesse sido excluído. Alguém pode me indicar onde consigo esse requerimento? Obrigada!
  • Boa noite!

    Na certidão de casamento (de 1913) de meu avô (português) e minha avó (brasileira), NÃO HÁ MENÇÃO À ALTERAÇÃO DO NOME DE MINHA AVÓ brasileira, após o casamento.

    Entretanto, na certidão de nascimento e RG de meu pai consta o nome de minha avó brasileira alterado, isto é, com a inclusão do sobrenome de meu avô português.

    Diante disso, questiono como deverei preencher, no requerimento de transcrição de casamento, o campo correspondente ao "Nome do(s) nubente(s) adaptado após o casamento" para minha avó brasileira? Deixo em branco? Preencho conforme nome de solteira? Preencho conforme a alteração que consta na certidão de nascimento e RG do meu pai?

    Obrigado pela atenção.

  • Li e reli e não encontrei algo parecido, então lá vai a dúvida!

    Requerimento para transcrição em Ponta Delgada.
    Documento de identificação do solicitante, deve ser o RG, ou aceitam Habilitação? qual o prazo de emissão aceito por PD?
  • Gente, estou solicitando a transcrição de casamento dos meus pais, para atribuição da minha nacionalidade como filha, ambos ja tiraram a cidadania portuguesa ano passado. Mandei meus documentos para TONDELA, e eles responderam solicitando a transcrição. Quem deve assinar o Requerimento sou eu? ou eles? E coloco na cidadania eles como Portugueses ou Brasileiros? Obrigada.
  • @luisafpgm o requerimento pode ser assinado por vc ou por seu pais e vc coloca eles como brasileiros.
  • @vladpen a certidão de casamento deles precisa ser apostolada? Ou apenas de inteiro teor? E eu preciso reconhecer minha assinatura ao assinar o requerimento? Muito obrigada pela ajuda, mesmo.
  • Como faço pra pagar e enviar a documentação pra Tondela?
  • @luisafpg, as certidões brasileiras tem que ser apostiladas .O requerimento vc reconhece a assinatura por Autenticidade.
  • editado May 2017
    @luisafpg , mandei uma mensagem IN BOX para vc !!Acho que te dei uma informação errada.
  • Pessoal bom dia! Estou com uma dúvida no preenchimento do formulário, estou tirando a nacionalidade na minha mãe por atribuição, em algum campo coloco que ela é portuguesa? Naturalidade coloco São Paulo mesmo?
  • @Aline, se sua mãe ainda não é Portuguesa, a Nacionalidade dela é Brasileira.... naturalidade vc coloca , cidade e estado onde nasceu.
  • @Vlad Pen irei mandar a transcrição depois que sair a cidadania dela.

    Obrigada pela informação!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.