@Aline, só depois de sair a nacionalidade da sua mãe..aí sim ela se torna portuguesa e na Transcrição constara como nacionalidade Portuguesa ..foi isso que entendi lendo esse tópico da @Marcia " Obs.: Em "Nacionalidade dos nubentes à data do casamento", a nacionalidade é "Portuguesa" quando a nacionalidade portuguesa foi obtida por Atribuição (pois retroage ao nascimento). Se o casamento aconteceu antes da obtenção da nacionalidade portuguesa por Aquisição, deve-se colocar "Brasileira".
Pessoal, mais uma dúvida, as certidões (Casamento e nascimento) que temos que enviar é de inteiro teor e fotocopia do livro, ou somente a de inteiro teor?
Amigos! Estou preenchendo o formulário para a transcrição de casamento dos meus pais e neste não há o campo de nacionalidade dos nubentes à data do casamento, somente naturalidade. Neste caso entendo como a cidade onde nasceram.
Obs: Peguei o formulário aqui no fórum. Este enviado pelo @vladpen que sempre muito solicito.
Outra dúvida que tenho é que na certidão de inteiro teor não consta a hora do casamento. Os dados que estão contidas nela são: data, lugar da celebração e o celebrante. A data da celebração no religioso foi uma e a no civil outra. Qual devo colocar? Como no requerimento fala da celebração, imagino que devo colocar a data do religioso. Por fim, naqueles quadradinhos marco civil e católico?
@Fabricio79, eu acrescentei esse campo e ficou ótimo!! Forneço esse requerimento a todos que pedem. Meu filho usou e foi aprovado e outras pessoas também
Muito obrigado pelas suas colocações. Quanto ao outro questionamento, não havendo a hora do casamento na certidão de inteiro teor deixo em branco, certo? Já a data vou colocar a do religioso, pois no requerimento fala da celebração, lembrando que meus pais se casaram no civil 1 mês e meio depois. Nos quadradinhos marco os dois civil e religioso, confere?
Boa a tarde, alguém poderia me auxiliar em algumas dúvidas referente ao preenchimento do requerimento. Tenho os dois fgormularios , o de ponta delgado que me enviou e do consulado do Rio. Meus avós são falecidos, no item Declarante primeiro e segundo nubente, deixo em branco? Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade portuguesa, sim ou não? No requerimento que PD me enviou, não conta meus dados, como o do consulado. Mando os dois? Obrigado
- Boa noite por favor onde consigo o formulário para transcrição do casamento ? - Vou fazer a atribuição da minha esposa e na certidão de nascimento dela ja consta o casamento, alguém sabe me informar se preciso fazer transcrição do nosso casamento para de pois fazer a atribuição para nossos filhos ou se ja tendo na certidão de nascimento isso seria suficiente? Obrigado
@Ricardo Guimaraes, primeiro faça a atribuição da sua esposa e depois a transcrição de casamento. Vai precisar transcrever o casamento para atribuir seus filhos. O casamento que consta na certidão de nascimento dela,é o casamento aqui no Brasil Será necessário atualizar(transcrever) esse casamento em Portugal
Verificando o primeiro modelo do requerimento, surgiu outra dúvida que é a seguinte. A certidão de casamento que irei enviar é do religioso, onde foi aceita por PD, na certidão consta o nome de solteiro, a dúvida é no nome adaptado após o casamento, coloco o de casado, onde conta na minha certidão de nascimento o nome de meus avós já adaptado?
Estou com duvidas quanto ao preenchimento do requerimento alguém poderia me ajudar por favor?, segue abaixo as duvidas no final ???,
Avó Português e Avó Brasileira, casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:
O Nubente: Nome: Dados do Português??? Data de nascimento: ……………..…….…………..…… Estado civil: ……………….……..…………… Naturalidade: ………………………………………………….......................……..…………………….. Filiação: ……………………………………………………………………………………………………. ……………………………………………………………………………………..………………….…… Residência habitual: Como são falecidos, vou colocar o endereço na certidão de casamento??
A Nubente: Nome: Dados da Brasileira??? Data de nascimento: ……………..…………..……… Estado civil: ……………….….……..…………… Naturalidade: …………………………………………………...……..……………………….………….. Filiação: …………………………………………………………………………….…………………..…. ……………………………………………………………………………………..….………………..…. Residência habitual: Como são falecidos, vou colocar o endereço na certidão de casamento???
Declarante(s): O Nubente, Nome do Avô Português??? A Nubente, Nome da Avó Brasileira???
Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:
Nacionalidade do nubente: Portuguesa??? Nacionalidade da nubente: Brasileira???
Dados relativos à celebração do casamento
Hora e data do casamento: …... horas e ….... minutos, do dia ………... de …………..…….…. de ……… Lugar da celebração: ……………………………………………………….…..…………………………. Celebrante: ………………………………………………………………………………………..………. Casamento: Não sei o que colocar aqui! ??? Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) Não
Assinatura de meu Pai neto do nacional Português ???. (assinaturas)
Desde já Agradeço. Melhores Cumprimentos Guilherme Jorge.
Mariza Guerra, estou com outra dúvida, no preenchimento do requerimento de suprimento da certidão de nascimento da minha avó que não encontrei. Para o efeito declaro seu nome, coloco o nome de solteira ou de casada da minha avó? Muito obrigado pela atenção e desculpa a dúvida, mas só falta isto para enviar. Obrigado
REQUERIMENTO
Eu, _______________, identificado com o documento ______________, emitido/válido ____________, declaro que pretendo organizar, na Conservatória do Registo Civil de..., o processo de transcrição de casamento de ...............com ................, mas não consigo apresentar a certidão de nascimento do nubente estrangeiro, emitida pela ___________(entidade), _______________ (indicar o motivo pelo qual não consegue a certidão e o motivo porque quer fazer a transcrição).
Para o efeito, declaro que:
- O seu nome é ......................................
Pessoal, minha mãe (neta) teve deferida a nacionalidade, mas ainda não saiu o registro (o q vai demorar uns 2 meses). 1) Tenho q fazer a transcrição dos casamentos dela (ela casou e se divorciou 2 vezes e hj usa o nome de solteira)? 2) Posso ir pedindo a transcrição dos casamentos antes de sair o registro da nacionalidade? 3) Ponta Delgada continua sendo o local mais rápido? Obrigada!
@RenataAlves.. vc terá que transcrever o casamento da sua mãe em Portugal.Se vc é filha do segundo casamento, terá que transcrever o primeiro , homologar o divórcio em Portugal através de um advogado e transcrever o segundo casamento.Tem que esperar o processo de nacionalidade dela ser concluido para pedir a transcrição de casamento.Ponta Delgada tem sido um bom lugar.
Como sou filha do 1o casamento, entendo q só preciso transcrever o 1o casamento então (e não o divórcio) - apesar de todos os casamentos e divórcios estarem na mesma certidão (espero q não impliquem com isso).
Mas aí o estado civil dela no CC constaria como casada?
Vou aguardar o registro então e fazer por Ponta Delgada mesmo!
@Vladpen, vi q vc me respondeu em outro tópico. Obrigada.
Então vou ter q homologar o divórcio tb antes de tirar o CC para o estado civil da minha mãe ficar certo.
Meu problema é que homologar tudo isso vai demorar muito (além de ter q contratar advogado...). Ainda terei q tirar o CC, depois entrar com o pedido de convolação para só depois tirar a minha...
Será que é muito arriscado eu transcrever só o casamento, aí entro com o pedido de CC (q vai ficar como ela sendo casada), entro depois com o pedido de convolação e no meio dessa longa espera da convolação entro com a homologação do divórcio - para depois pedir a minha nacionalidade?
@Renata vc nao precisa homologar o divórcio da sua mãe num primeiro momento.No requerimento para o CC sempre se coloca o estado civil atual e nele não vai aparecer se sua mae é casada ou divorciada.
Comentários
Veja aqui nesse topico
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
Obs: Peguei o formulário aqui no fórum. Este enviado pelo @vladpen que sempre muito solicito.
Obrigado
Naturalidade = cidade e estado onde nasceu
Obrigado,
Fabrício Garcia
Eu posso ser a requerente , certo ? e no caso é o meu RG que vai ser necessário, correto ?
Como preencho a naturalidade dela coloco ela como brasileira ou portuguesa ? Já li várias informações divergentes .
O endereço que coloco dos meus pais é do tempo de solteiro , como esta na certidão de casamento ?
Obrigada e desculpe se fiz alguma pergunta repetitiva , mas quero ter certeza do que estou fazendo .
Obrigada pela ajuda
Tenho os dois fgormularios , o de ponta delgado que me enviou e do consulado do Rio.
Meus avós são falecidos, no item Declarante primeiro e segundo nubente, deixo em branco? Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade portuguesa, sim ou não?
No requerimento que PD me enviou, não conta meus dados, como o do consulado. Mando os dois?
Obrigado
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento#latest
Envie o modelo 1, PD aceita.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento
- Vou fazer a atribuição da minha esposa e na certidão de nascimento dela ja consta o casamento, alguém sabe me informar se preciso fazer transcrição do nosso casamento para de pois fazer a atribuição para nossos filhos ou se ja tendo na certidão de nascimento isso seria suficiente?
Obrigado
Vai precisar transcrever o casamento para atribuir seus filhos.
O casamento que consta na certidão de nascimento dela,é o casamento aqui no Brasil
Será necessário atualizar(transcrever) esse casamento em Portugal
@Ricardo Guimarães
Será preciso transcrever o casamento de vocês antes da atribuição dos filhos.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento#latest
Poderá preencher com o nome que consta na certidão de nascimento do filho.
Estou com duvidas quanto ao preenchimento do requerimento alguém poderia me ajudar por favor?, segue abaixo as duvidas no final ???,
Avó Português e Avó Brasileira, casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:
O Nubente:
Nome: Dados do Português???
Data de nascimento: ……………..…….…………..…… Estado civil: ……………….……..……………
Naturalidade: ………………………………………………….......................……..……………………..
Filiação: …………………………………………………………………………………………………….
……………………………………………………………………………………..………………….……
Residência habitual: Como são falecidos, vou colocar o endereço na certidão de casamento??
A Nubente:
Nome: Dados da Brasileira???
Data de nascimento: ……………..…………..……… Estado civil: ……………….….……..……………
Naturalidade: …………………………………………………...……..……………………….…………..
Filiação: …………………………………………………………………………….…………………..….
……………………………………………………………………………………..….………………..….
Residência habitual: Como são falecidos, vou colocar o endereço na certidão de casamento???
Declarante(s): O Nubente, Nome do Avô Português???
A Nubente, Nome da Avó Brasileira???
Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:
Nacionalidade do nubente: Portuguesa???
Nacionalidade da nubente: Brasileira???
Dados relativos à celebração do casamento
Hora e data do casamento: …... horas e ….... minutos, do dia ………... de …………..…….…. de ………
Lugar da celebração: ……………………………………………………….…..………………………….
Celebrante: ………………………………………………………………………………………..……….
Casamento: Não sei o que colocar aqui! ???
Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) Não
Assinatura de meu Pai neto do nacional Português ???.
(assinaturas)
Desde já Agradeço.
Melhores Cumprimentos
Guilherme Jorge.
Para o efeito declaro seu nome, coloco o nome de solteira ou de casada da minha avó?
Muito obrigado pela atenção e desculpa a dúvida, mas só falta isto para enviar. Obrigado
REQUERIMENTO
Eu, _______________, identificado com o documento ______________, emitido/válido ____________, declaro que pretendo organizar, na Conservatória do Registo Civil de..., o processo de transcrição de casamento de ...............com ................, mas não consigo apresentar a certidão de nascimento do nubente estrangeiro, emitida pela ___________(entidade), _______________ (indicar o motivo pelo qual não consegue a certidão e o motivo porque quer fazer a transcrição).
Para o efeito, declaro que:
- O seu nome é ......................................
- Que nasceu em __/__/___, em (local)
- Que é filha de
- Que é de nacionalidade
1) Tenho q fazer a transcrição dos casamentos dela (ela casou e se divorciou 2 vezes e hj usa o nome de solteira)?
2) Posso ir pedindo a transcrição dos casamentos antes de sair o registro da nacionalidade?
3) Ponta Delgada continua sendo o local mais rápido?
Obrigada!
Como sou filha do 1o casamento, entendo q só preciso transcrever o 1o casamento então (e não o divórcio) - apesar de todos os casamentos e divórcios estarem na mesma certidão (espero q não impliquem com isso).
Mas aí o estado civil dela no CC constaria como casada?
Vou aguardar o registro então e fazer por Ponta Delgada mesmo!
Mais uma vez obrigada!
Então vou ter q homologar o divórcio tb antes de tirar o CC para o estado civil da minha mãe ficar certo.
Meu problema é que homologar tudo isso vai demorar muito (além de ter q contratar advogado...). Ainda terei q tirar o CC, depois entrar com o pedido de convolação para só depois tirar a minha...
Será que é muito arriscado eu transcrever só o casamento, aí entro com o pedido de CC (q vai ficar como ela sendo casada), entro depois com o pedido de convolação e no meio dessa longa espera da convolação entro com a homologação do divórcio - para depois pedir a minha nacionalidade?
Obrigada.