Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

14534544564584591462

Comentários

  • Interessante a forma de greve deles .... "O dirigente sindical não espera que nenhum trabalhador faça os três meses de greve e deixa ao livre arbítrio dos colegas as datas para aderirem ao protesto. “Hoje a conservatória de Alijó está encerrada e isso deve manter-se até ao final da semana. Uma das colegas que lá trabalha vai estar de greve um mês”, exemplifica."
  • editado October 2018
    @Pessoal, a informação que temos é que as conservatórias estão TRABALHANDO NORMALMENTE.
  • @Paola Melo estranho seu processo ainda não ter saído. Vários depois do seu já foram concluídos... Você viu se sua numeração tá depois do que estão concluídos na planilha?
  • @marcos antonio lopes Para saber andamento do processo somente ligando para a linha de registros.

    Recomendamos comprar um pacote via skype, porque geralmente o atendimento demora a ocorrer.
    (+351)211950500, opção 1 depois 1 novamente

    lembrando que o horario é das 5 da manha as 13 da tarde horario de brasilia.
  • Depois de uma hora e meia no telefone o meu marido foi atendido e descobriu o número do processo dele. \o/
    Sem exagero, uma hora e meia :O
    Filipe Abreu Ferreira foi enviado 08/09/2018 via DHL recebido 16/09/2018 por Isabel Ferreira
    Número: 61XXX/2018

    Quando ele ia fazer mais perguntas, a ligação caiu.
  • pagamos com cartão de crédito.
    não sei quando foi numerado, pq a ligação caiu... mas foi entre o dia 22/09 e o dia 01/10.
  • Obrigado @vlad pen por nos manter informados. Estamos torcendo para que a ACP começe a concluir os processos da planilha.
  • obrigado saluaribeiro!!!
  • Boas, eu posso fazer a atribuição de um filho sem averbar o casamento do português? O português se casou com uma brasileira.
  • Boa noite pessoal. O fórum é ótimo e me ajudou bastante relacionado a documentação. Só tenho mais algumas pequenas dúvidas antes de enviar os docs para ACP (Já li que está sendo o melhor local mesmo com os atrasos aparentes)

    1 - É necessário escrever alguma carta junto aos documentos ou eles sabem que se trata de uma atribuição de nacionalidade só pelos docs recebidos? 2 - Tenho amigos morando próximo a Porto, seria mais rápido enviar pra eles e eles dão entrada pra mim (pode isso?) ou daria na mesma enviando direto para conservatória? 3 - Em relação a envelope, tem algum tratamento especial ou posso por naqueles pardos grandes de boa?
  • @drakunder

    Se o portugues foi o declarante do(a) filho(a), pode ( por enquanto) fazer pelo ACP
  • A greve do IRN prejudicaria o andamento dos processos?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Rafaz, 1. não precisa anexar nenhuma carta, o Formulário 1C já significa que o processo é de atribuição. Se fosse outro tipo, seria outro formulário. 2. Seus amigos podem dar entrada por você, mas terás que designá-los como procuradores do processo no Formulário 1C (eu não faço ideia de qual documentação adicional você teria que anexar, mas inclui a documentação dos possíveis procuradores caso opte por isto). 99,9% dos casos aqui são sem procuradores e todo mundo geralmente resolve bem o problema. 3. Pode colocar no pardo normal, se for enviar por correios (EMS Internacional), eles até tem um de plástico já incluído no preço que você pode colocar o seu envelope pardo dentro deste para proteger ainda mais a remessa. Sorte.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Eliane Figueiredo, prejudica pois ralentiza o trabalho, mas parece que é uma greve light, onde a paralização vai de acordo com o funcionário e, ainda assim, em qualquer greve um serviço público não pode parar 100%. Deve atrapalhar e aumentar os prazos apenas.
  • @brunopeixotobarber nem me fale, mas eu quando eu ligo diz que esta em analise, ate questionei dizendo que havia conhecidos que ja estavam com processos prontos após a numeracao do meu mas segundo eles, esta dentro do prazo, entao, ja nao sei ao certo o que fazer a nao ser esperar.
  • O que seria ótimo agora é que alguém fosse pessoalmente e conversasse com eles para que pudéssemos ter uma idéia se eles estão trabalhando e quando vão sair os processos.
  • Um moço do grupo do facebook foi lá hoje, disse que estão trabalhando normal, e que eles estão mesmo trabalhando nos processos de julho agora, aparentemente falta pouco pra começar a sair os de julho.
  • @DavidLima Obrigado. Agora o único empecilho é a pagina de pagamento por cartão está dando "run time error" e preenchi as colunas em menos de um minuto. :/
  • @todosdogrupo -- recebi uma informação mais precisamente agora as 10:43, de uma Colega que está em Porto, Portugal.

    De acordo com as informações dela, vou transcrever aqui as palavras dela: " O arquivo central do Porto, recebeu desde o dia 01/07 - a incumbencia de analisar determinados processos antes enviados para Lisboa. Além disso diversas conservatórias da região passaram a enviar processos para a ACP. Tudo isso sobrecarregou a unidade que esta realmente parada, desde o fim de junho para processos de atribuição de nacionalidade. A greve ainda não atingiu todas as conservatórias da região do Porto. As que fazem transcrição por exemplo, por enquanto continuam normais, hj peguei duas transcrições que havia deixado para buscar na sexta."
  • Realmente parada?!
    Não estão analisando nenhum processo de atribuição então?
  • A ACP não está parada. Conforme o relato que eu postei acima, e de um moço que foi pessoalmente na ACP hoje, eles estão trabalhando.
  • Pessoal....

    Só confirmando Para solicitar nacionalidade (Atribuição) NO PORTO:

    Docs necessários:
    1. Formulário 1C (REQUERENTE) - Reconhecer firma por autenticidade

    2. Certidão de nascimento (Portugues) – Cópia simples (pode ser o documento impresso pelo civil online Sem firma ou apostilamento certo?)

    3. Certidão de nascimento (REQUERENTE) - Emitida a menos de 180 dias do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada (confirmar se consta a transcrição do casamento)

    4. Documento de identidade (REQUERENTE) - Cópia autenticada do documento de identificação (Carteira de identidade) – apostilada

    5. Vale postal no valor de 175 euros (vou fazer por cartão de crédito internacional)


    Só isso com relação a documentação.
    Caso eu de entrada pessoalmente não precisa de horário marcado só chegar com a documentação e solicitar o serviço??


    E caso seja por correio:
    O endereço é esse mesmo???


    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498 - Porto
  • Obrigado @saluaribeiro
    São tantas informações que acabamos ficando perturbados.. rsrs
    Meu processo foi numerado 10/07 e estou realmente agoniado com a essa noticia da greve.
    Vamos aguardar então... pelo menos a sua noticia foi a melhor da semana... (:
  • Bom, eu já vi que vai demorar, vou cancelar o Skype e volto a ligar quando vocês começarem a ter novidades.
  • editado October 2018
    Acredito que seja possível que a galera de ACP esteja dando um gás nesses processos de Lisboa que estavam muito atrasados antes de seguir os nossos. Pode ser isso que está acontecendo. Mas não adianta nos desesperarmos com especulações, vamos aguardar com paciência e ver o que vai acontecer.
  • Acredito que o melhor momento para enviar documentação seja no inicio do ano. O meu finalizou em 10 dias depois de numerado. O da minha mae enviado em agosto/2017 levou 5 meses. Os processos estão na planilha. Agora estou fazendo para a família inteira! O processo da minha tia já foi numerado em 13/08/2018 processo nº 40946/2018 ( Deise S. P. Silva ) - em análise. Liguei hj e não há qq andamento. Se puderem por gentileza incluam na planilha
    Poderiam por gentileza me passar o e-mail de quem questionar se o Vale postal foi sacado? Essa informação é para outro processo.
    Muito obrigadaaa
    Beijos
  • Engraçado que no google aparece o cep 4200-292
  • @pessoal

    Atenção, o que eu postei foram palavras de uma pessoa que esta lá em Portugal, sobre o que o @Felipe Cabral questionou: Ela disse que para processos de Nacionalidade por atribuição a ACP esta parada por enquanto. Temos que lembrar que a ACP não faz só Nacionalidade por atribuição, faz também Cartão Cidadão (alteração de morada e segunda via) - Herança (habilitação de herdeiros) (partilha e registro) - Registro civil ( certidões de casamento - Certidão de divórcio) (certidões de óbito) (partilha de bens do casal no divórcio). Talvez durante a greve ocorra algum tipo de prioridade a determinados serviços. Também estou na torcida de que continuem fazendo os processos de nacionalidade por atribuição, mesmo que em velocidade menor, pois o meu processo também é de Julho.
  • @rcostadouglas essa pessoa que foi na ACP hoje teve uma informação de que eles estão trabalhando agora os processos de julho e quem em breve deve sair. Agora não sei, porque tbm não constava informação de greve em lugar nenhum por lá, e ontem passei em frente a alguns institutos de notariado e não vi nenhuma info sobre isso. Nos resta aguardar.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Rafaz, tenta por outro navegador, já apareceu este erro uma vez para mim e depois fiz em outro navegador e deu certo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.