Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

13693703723743751461

Comentários

  • @mila , não precisa transcrever .
  • @Mila se ambos os pais forem portugueses, é obrigatória a transcrição de casamento mesmo sendo na ACP do Porto.
  • Se só o pai é portugues não precisa, mas se a mãe também é portuguesa precisa. É isso?

    Já to me antecipando, porque meu pai que será o portugues
  • Parabéns @Pedro Antonio e @Horácio!!!
  • @Pedro Antonio Pereira Jr.

    @Vlad Pen me avisou sobre sua grande conquista e quis vir até aqui para te dar parabéns, agradecer seu carinho (seu e do @Vlad, alias).

    Mais do que a nacionalidade, o resgate das raízes é essencial. E isso ocorreu com você. Assim, conquistou em dobro.

    Agradeço à toda ajuda que tem prestado ao nosso fórum. Essa troca é ímpar, tão rara no mundo de hoje. E nós sensibiliza tanto. Não suma! Continue conosco.

    Gde Abraço.
  • @PedroAntonioPereiraJr

    Uhuuuu, meus Parabénsssss.
    Muito feliz por você e agradeço por toda ajuda que tem me dado. Só não desaparece, por favor hehehehe

    Felicidades, Tuga!
  • editado July 2018
    @Marcia eu nem sei por onde começar. Eu sabia que você estava de férias, e que há dias não postava aqui. Mas, se você fez questão de dar uma pausa para vir até aqui é porque foi por um motivo muito especial. Se isso aconteceu, repito aqui, foi por conta da sua ajuda, do @Vlad, da Vânia e fora o carinho do pessoal. Eu não sei se mereço tanto, mas, se estou recebendo isso, eu faço questão de apreciar, de verdade. :)

    Você disse algo que é importante: o resgatar das raízes. Se eu fizesse isso por conta dos benefícios que a nacionalidade portuguesa traz eu estaria denegrindo-a gratuitamente. Eu gosto muito da ideia de ser português, pois esse país foi grande na história da humanidade. Há quase 6 anos eu venho pesquisando sobre essa terra e digo a todos: nunca um lugar me tocou tanto que nem Portugal, a ponto de quase chorar toda vez que escuta o hino ou alguma música que fala sobre o país ou ainda sobre a história dessa nação. Por tanto, é mais do que um benefício a mais, mas é isso que você disse, fazer reviver essa raíz, de forma definitiva. E consegui isso, graças a essa família que é esse grupo!

    Por fim, eu fico muito lisonjeado de saber que estas pequenas ajudas que eu ofereço são apreciadas. O curioso é que eu fiz tudo isso pra poder conter um pouco a ansiedade, passar o tempo. No fim, virou algo benéfico e eu fico muito orgulhoso, pra não dizer emocionado, quando vejo alguém que ajudei conseguindo o mesmo que consegui. Espero poder ajudar o máximo possível e, sinceramente, não me vejo longe daqui em definitivo. ;)

    Mais uma vez, muito obrigado a você, querida @Marcia, ao @Vlad, a Vânia e a todos que apoiaram e peço desculpas pelo textão, hehe.

    @Fcamuri muito obrigado, minha querida. Espero poder ver o seu processo tendo um bom desfecho logo. E, como disse acima, é bem difícil eu me distanciar daqui. Já virou rotina (que nem de academia), hehe.

    P.S.: Querem uma música que toca até o português mais taciturno? Ouçam "Rever Portugal" do Roberto Leal. Não vão se arrepender. ;)
  • Parabéns tuga @Pedro Antonio Pereira Jr.! Felicidades!
  • @MarceloDF valeu, meu nobre amigo tuga! :)
  • Boa noite! Alguem poderia me ajudar com duas dúvidas?

    1) os documentos a se enviar para ACP Porto são os mesmos do consulado do RJ? Se não, onde encontro a relação dos documentos?

    2) No site do consulado informa que precisamos autenticar e fazer a apostila de haia da certidão e da cópia da identidade. É isso mesmo? Ou autenticar é apenaa fazer a apostila de haia?

    Obrigado!
  • @Pedro Antonio Pereira Jr Parabéns pela conquista... estou a pouco tempo no fórum e é a primeira vez que escrevo... muito legal ler o seu relato de agradecimento... muito legal ver cada dia a dedicação do pessoal em ajudar ao próximo, sem ter o objetivo de ganho financeiro. Participo do fórum e do grupo Cidadania Portuguesa no facebook, o pessoal lá também é muito atencioso.
    Sem experiência nenhuma (só enviei o processo do meu pai que foi numerado no dia 10/07) mas já tentando também ajudar as pessoas que me solicitam ajuda. Muito bom atestar que o mundo não foi perdido ainda e ainda temos pessoas boas e dispostas a ajudar. Mais uma vez Parabéns pela conquista ... e eu mesmo já tendo enviado o processo do meu pai e na expectativa para enviar o meu, continuo na busca de familiares ainda vivos por lá.
    Felicidades e forte abraço.
  • @RenanFranca se for pra você os documentos que você vai precisar são estes:

    - Assento de batismo português (ou o número de registro anotado no formulário 1C)
    - Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada
    - Cópia autenticada e apostilada do teu RG (com validade inferior a 10 anos)
    - Formulário 1C preenchido e a assinatura reconhecida por autencidade (impresso em cores e na frente e verso da página)
    - Vale postal no valor de 175 euros

    Quando se apostila algum documento este passa a ter importância nos países em que o acordo vigora, que, se bem me lembro, são de 114 países. A única coisa que você vai autenticar é a assinatura tua no formulário 1C. Esta pode ser feita em qualquer cartório.
  • @LeandroMartinelli poxa, muito obrigado pelas palavras, meu amigo. Fico contente em saber que o meu relato te deixou tocado. Também agradeço por apreciar a ajuda do pessoal por aqui. Como eu sempre digo: não podemos generalizar. E, se estamos perto de fazê-lo, procurar-se corrigir e vigiar para não cair nesse erro. No caso nosso queremos só uma coisa, no fim das contas: o bem.

    Espero que você consiga obter sucesso com o processo do seu pai e também que ache o pessoal vosso por lá.

    Forte abraço e mais uma vez, obrigado!
  • @Pedro Antonio Pereira Jr.

    Parabéns pela conquista! Muito feliz por vc!
    E continue no Fórum nos ajudando.Precisamos! :)
  • @Maria Nélida obrigado, mestra! :)

    Hehe, pode deixar. Estarei por aqui.
  • @Pedro muito obrigado pelas respostas, na verdade é para o meu sogro, estou auxiliando ele.

    Me desculpe mas fiquei um pouco confuso:

    - a certidão só precisa apostilar? Não precisa autenticar então?

    - no caso meu sogro ja apostilou o RG mas não autenticou. Teremos que autenticar e refazer o apostilamento?

    Obrigado!
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado July 2018
    @RenanFranca

    A certidão de nascimento reprográfica basta apostilar
    Peça ao cartório para fazer a autenticação no mesmo que já foi apostilado
    O formulário 1 C reconhece firma por autenticidade
  • Boa noite. gostaria de relatar que hj dia 24/07/2018, chegou em minha residência minha certidão portuguesa, com data de 22//05/2018. Mas uma vitória ,como estou feliz...... agradeço a Deus em primeiro lugar e a todos desse fórum, já enviei para PD, minha transcrição de casamento ( foi devolvida pois o vale chegou com o valor menor, mais eu reenviei novamente) que está a caminho, agora e aguardar. Pois eu já enviei o processo da atribuição da minha filha menor que também está na planilha. Foram tantas dúvidas, tantos desafios, tantas pessoas me ajudando, @ Mariza, @ Márcia,@ Vlad, Mila, muitos, muitos me ajudaram e ainda me ajudam, pois estou neste processo a mais ou menos dois anos, e ainda falta um pouquinho, me sinto grata por ter pessoas excepcionais que ajudam e ajudam sem se cansar. Deus abençoe este lugar.
  • Parabéns @Suzana!! Que legal, é muita emoção mesmo! Lembro que desde o ano passado está na luta.
    Comemore muito, nova tuga!!
  • Gente, tenho uma dúvida. Onde consigo o formulário 1C? Achava que conseguiria baixar o arquivo em algum site, mas pelo que tenho visto nos comentários, só é fornecido quando voce paga o vale postal. É isso mesmo, ou estou entendendo errado? Obrigada
  • so é fornecdio após o pagamento caso vc queira pagar com cartão de crédito pelo site
    caso queira fazer por vale postal, ou vai entregar pessoalmente segue link pra baixar o formulario

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75
  • @Maria

    Obrigado pelos esclarecimentos!

    Acabei vendo o formulario 1c e ja estou preparando os documentos. Quanto tempo tem levado para a nacionalidade ficar pronta?
  • @SuzanaLima parabéns ..mais uma Tuga no nosso forum...felicidades!!
  • Galera, tenho mais uma dúvida. Os pais do meu sogro (meu sogro é o requerente) são portugueses mas se casaram aqui no Brasil. É necessário fazer a tão falada transcrição de casamento?
  • Pessoal, uma dúvida... Sei que não precisa de transcrição de casamento quando o pai é o portugues e é o declarante na certidão de nascimento. Porém a minha situação é a seguinte: Mãe portuguesa e a declarante na certidão de nascimento (declarou 2 dias depois do nascimento). Precisa fazer a transcrição nesse caso?

    Obrigada e Parabéns aos novos Tugas!!!
  • @pedro parabeeeeeens. Voce merece essa vitoria depois de tanto tempo. Continue por aqui, você é uma pessoa que ajuda demais demais demais. Só comemorar agora :D
  • Liguei na LR novamente, ainda em análise, torcendo pra concluírem mais processos hj.
  • Bom dia pessoal, liguei hoje e o processo do meu pai foi para despacho.

    Entrega: pessoalmente
    Data da numeração: 19/06
    Data do despacho: 24/07

    Por favor alguém poderia atualizar a planilha.

    Gostaria de agradecer a todos nessee foram principalmente @vlad e @maria nélia pela paciência em me explicar tudo e por esse forum maravilhoso, obrigada de coração.

    Quando o meu processo começar eu aviso aqui.

    Obrigada a todos.
  • Pessoal, bom dia.
    Meu processo de atribuição despachado favoravelmente em 19/07/2018 está aguardando o registo de nascimento. Em quanto tempo aproximadamente acontece esse registro ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.