Documentação necessária para fazer processo de atribuição

Boa noite, sou nova por aqui, bem, gostaria muito da ajuda de vocês pois estou reunindo os documentos necessários para aquisição da cidadania.
Meu avô é português, casou no Brasil com uma brasileira, ele é falecido, meu pai filho do português é vivo e na certidão de nascimento o português é o declarante.

1- quais documentos são necessários do meu avô, já que seu estado civil junto a portugal não está atualizado, preciso fazer a transcrição de casamento e óbito dos meus avós? se sim quais documentos são necessários
2- quais documentos são necessários do filho do portuguÊs (pai) certidão de nascimento, rg, certidão de casamento e averbação do divórcio?
3- esses documentos são enviados todos juntos ou tenho que fazer passo a passo?
«13

Comentários

  • @SAMANTHA 3 vc vai precisar :

    Copia do assento português do seu avô
    Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada do seu pai
    Cópia do R.G apostilado ou CNH tb apostilada do seu pai.
    Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade
    Vale postal ou Pgto por cartão de crédito internacional de € 175 euros.


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/

    Envie para ACP do Porto os documentos todos juntos..
  • @vlad pen

    Bom dia não preciso transcrever o casamento e óbito dele?
  • @vlad pen outra dúvida, após fazer a cidadania do meu pai , poderá ser solicitado os dos seus filhos? Ele tem 5 filhos 4 da mesma mãe e um fora do casamento.

    Se puder me ajudar agradeço
  • editado August 2018
    @SAMANTHA3 não precisa transcrever o óbito do seu avô.Se seu pai foi o declarante do nascimento de todos os filhos na menoridade, poderá sim atribuir todos eles.
  • @vlad pen muito obrigada pelos esclarecimentos, você tem idéia quanto tempo demora para após o recebimento de toda documentação do meu pai pela ACP?
    Muito obrigada pelos esclarecimentos
  • OI Pessoal quem souber por favor me de uma dica.Minha mae que era filha de portugueses nascida no Brasil, ,faleceu quando eu tinha 7 anos de idade..Os meus avos portugueses tb moravam no Brasil chegaram em 1903 no navio deseado.Os documentos do meu avo no Brasil encontrei no museu do imigrante no RJ.Acertidao dele na conservatoria de Bragança ja que ele nasceu em carrazedas dos Ancioes..A minha pergunta é para fazer a aquisiçao de Nacionalidade atraves do meu avo ,preciso da certidao de obito da minha mae tambem para juntar aos documentos?Obrigada aguardo noticia Lumell
  • @SAMANTHA creio q 3 meses.
  • editado August 2018
    @Lumell não precisa. O processo se chama atribuição de nacionalidade para netos e não aquisição.
  • @vlad obrigada, e mais uma pergunta, meu avô é de 1908 seu registro foi em uma paroquia, preciso de algum documento de portugal? ou basta informar a freguesia, conselho e distrito ? obrigada mais uma vez
  • @vlad terei que enviar a certidão de casamento deles ? Para provar que se trata do mesmo? pois no registro de batismo tem o primeiro nome dele e completos somente os dos seus pais obrigada
  • Vlad Pen, você passou a lista de documento para nacionalidade de filho direto de Portugal. A minha pergunta é a seguinte: Porque quando o consulado manda a lista de documentos é muito maior do que a de Portugal???? Por exemplo o Consulado pede COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA/ COPIA DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO PAI/ MAE NÃO PORTUGUES...porque essa diferença ??? obrigado
  • editado August 2018
    @Soraia o consulado sempre pede coisas a mais ,como transcrição de obito, transcrição de casamento, requerimento apostilado etc etc.Nao é recomendado fazer pelo consulado.
  • @SAMANTHA se o assento do português nao tiver informatizado vai precisar de copia original certificada. Terá q enviar a certidão de casamento ou de óbito de inteiro teor apostilada para comprovar o nome completo do português
  • @vlad como tiro essa cópia original certificada, entrei no arquivo distrital de vila real, onde ele foi batizado,e consegui cópia do livro de registro, mas como consigo essa cópia original?
  • @SAMANTHA3 envie um email para o AD de Vila Real e peça informações sobre como solicitar certidões.


    http://www.advrl.org.pt/contactos.html
  • @Vlad mais uma vez muito obrigada!!
  • Obrigada Vlad Pen .Aproveitando quais os documentos necessários que preciso pegar no Brasil e para onde devo mandar ,mas da Suíça onde resido .Da Suíça você sabe informar quais os documentos que preciso para adicionar aos do Brasil?Muito obrigada desde já e aguardo sua orientação
  • @vlad bom dia, olha eu aqui de novo rss, solicitei a certidão do meu avô no arquivo distrital de vila real, pedi eletronicamente com selo de autenticidade, essa certidão serve para enviar? Solicitei dessa forma pois imaginei que viesse mais rápido.
    obrigada
  • @SAMANTHA3 sim , está correto.
  • @vlad bom dia, recebi uma certidão em pdf do arquivo distrital de vila real, basta imprimir essa certidão e enviar junto, ou espero chegar uma impressa que solicitei também , estou tentando eliminar todas possíveis falhas. obrigada
  • @vlad boa noite, estou preenchendo o formulário 1C para requerimento do meu pai, como ele já tem idade e meu esposo é advogado, gostaria de saber se meu pai pode fazer uma procuração específica para para requisição de sua cidadania, evitando ter que meu pai seja incomodado, se sim tem o modelo da procuração? Sendo representado pelo advogado quem assina o formulário é o advogado? se sim como preencher o formulário?

    Outra dúvida é, para enviar e pagar os 175 euros mando para onde e pago em nome de quem?
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado September 2018
    @SAMANTHA3

    Existe um modelo de procuração por instrumento particular,mas seu pai teria que assinar presencialmente no cartório,o que daria no mesmo se fosse assinar o 1 C
    E existe a procuração por instrumento público que seria a procuração a rogo para quem está impossibilitado de assinar,porém lúcido (seu marido advogado deve saber os trâmites).Seu marido pode assinar o formulário como procurador,porém não pode atuar como advogado em Portugal se não estiver inscrito na OAP
    Sobre pra onde mandar e como pagar,veja aqui

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest
  • @maria nélida tenho uma dúvida, na certidão de nascimento o português é o declarante foi até o cartório e solicitou o registro do filho, mas na certidão diz que ele é casado com minha avó, vou ter problemas ? terei que fazer a trancrição de casamento deles? vou fazer por ACP

    obrigada
  • Boa tarde pessoal, a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro e apostilada precisa ter a assinatura do notário reconhecida por firma? No dia que eu requeri, a escrevente me perguntou e eu disse que não precisava, não tinha lido na página do Consulado nada sobre isso, mas vi umas postagens e fiquei na dúvida. Desculpe se estou perguntando no lugar errado, mas já li alguns tópicos e não achei a resposta.
  • @gabrielatc2 a certidão estando apostilada não precisa.
  • @vladpen tenho uma dúvida, na certidão de nascimento o português é o declarante foi até o cartório e solicitou o registro do filho, mas na certidão diz que ele é casado com minha avó, vou ter problemas ? terei que fazer a transcrição de casamento deles? vou fazer por ACP. E me desculpa de tantas perguntas
  • editado September 2018
    Gostei muito da orientação aqui!
  • @SAMANTHA3

    Se somente o o seu avô é o portugues(sua avó brasileira)não precisa transcrever o casamento fazendo pelo ACP
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.