@vladpen acabaei de receber a certidão de casamento do meu avô o português com minha avó brasileira,solicitei de inteiro teor com cópia repográfica , solicitei para enviar junto do meu processo pois ele nasceu antes de 1911 só que a data de nascimento dele está errada, ele nasceu em 12/11/1908 e na certidão está 28/11/1908 porém na certidão diz que ele nasceu em portugal em vila real e que é filho legítimos dos portugueses tais e os nomes todos estão corretos, será que terei problemas? Me ajudem!!! Obrigada
@vladpen bom dia, gostaria de fazer um check list dos documentos para que eu possa dar entrada na atribuição pela ACP 1- certidão de nascimento do português folha impressa simples informando que foi assinada digitalmente, pode ser? 2- certidão de casamento do português por cópia repográfica e apostilada 3- certidão de nascimento por cópia repográfica e apostilada 4- rg com menos de 10 anos e apostilada 5- formulário 1C assinado por autênticidade
Gostaria que me enviasse passo a passo para o envio, em nome de quem , endereço e etc... pois estou insegura
@SAMANTHA3 vc envia o processo para ARQUIVO CENTRAL DO PORTO
Arquivo Central do Porto (somente Atribuição) Rua Visconde de Setubal, nº 328 4200-498 – Porto
1-OK 2-Se o nome do português estiver completo na certidão de nascimento não vai precisar da certidão de casamento e mesmo assim se for enviar, pode ser de inteiro teor apostilada( não precisa ser reprográfica). 3-OK 4-OK 5-OK . Pgto de 175 euros por vale postal ou cartão de crédito internacional
@vladpen ao chegar nos correios falo que quero enviar um vale postal para IRN.IP só isso? ou é IRN.IP arquivo central do Porto? Desculpa minha ignorância rsrs
@Maria Nélida e @vladpen olha eu aqui de novo, gostaria de me certificar novamente se eu não terei problema com a certidão do português, ele nasceu um 1908 solicitei no arquivo distrital uma certidão com cópia do livro com assinatura digital, lá diz que a presente certidão foi extraida do livro de registro e ano tal e folhas tal, vem uma assinatura do diretor e no rodapé diz ( este documento foi assinado digitalmente com certificado digital qualificado emitido pela entidade de certificação de assinatura digital qualificada do cartão cidadão. http://pki.cartaocidadao.pt/ os respectivos certificados públicos encontram-se disponiveis em https etc, porém é uma cópia simples , pois recebi o arquivo e imprimi , ta certo? por esse endereços eles se certificam? aguardo ajuda, pois pretendo enviar amanhã, obrigada
@vladpen também acredito que sim, mas de qualquer forma muito obrigada, postei hoje a documentação do meu pai para ACP e depois passo as informações, se Deus que quiser vai dar certo. E muito obrigada pela sua atenção de sempre
Boa noite! Primeiro, muitíssimo obrigada por terem me aceito no Fórum. Estou muito feliz. Estou confusa, pois não encontrei nada referente a este assunto postado com data recente, e como a Lei muda dia a dia fica mais difícil. E me desculpem se não for esse o procedimento ou local para solicitar ajuda. Meu pai quem era português e minha mãe brasileira, casados aqui no Brasil. Meu pai foi meu declarante. Ele faleceu aqui no Brasil. Minha mãe é viva. Neste caso eu precisarei pedir também a transcrição das certidões de casamento deles e a de óbito? Ou não é necessário? Quais documentos necessários e onde é mais viável eu dar entrada? Não sei como fazer e o que é preciso no meu caso, como não sei o caminho mais barato. Enfim... Alguém pode me orientar? A Certidão do meu pai não consta o acentamento. Desde já agradeço muitíssimo! Ah! Tenho 50 anos, um filho menor de idade e solteira.
Assento de nascimento do seu pai Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica(xerox do livro)apostilada Formulário 1 C impresso colorido frente e verso na mesma folha, preenchido e assinado por autenticidade Xerox do RG com menos de 10 anos de emitido autenticado e apostilado Taxa de 175 Euros por cartão de credito ou vale postal
Muito obrigada @Maria Nélida. Deixa eu aproveitar para tirar outra dúvida. O primeiro passo é solicitar a certidão do meu pai na civil on line,certo? Pois não consta o número do acentamento. Qual a validade da minha certidão reprográfica e apostilada? Depois que eu tiver os meus documentos em mãos eu posso tirar o do meu filho? Acontece que aí eu serei a cidadã portuguesa. Mas ele foi registrado pelo pai. E o pai já é falecido. E eu não me casei. Há algum impedimento? Como eu procedo? Desculpe-me por tantas perguntas. E muito obrigada por sua atenção.
@Maria Nélida. Acho que eu não fui clara. Na certidão de nascimento do meu pai, tirada em 20/04/1936, Freguesia: Belver, do Concelho de Carrazeda de Anciães e do Distrito de Bragança, não consta o número do acentamento dele. Por isso eu terei que solicitar outra correto? Muito Obrigada.
Boa noite a todos! Gostaria de fazer duas perguntas, preciso apostilar o formulário 1C e a declaração de nascimento? Para enviar para ACP, é necessário entrar em contato com eles anteriormente? Desde já agradeço.
@ Vlad Pen a atribuição de netos(nova lei) é feita somente pela Conservatória dos Registos Centrais (CRC) Lisboa, como já informado no fórum. Por favor, gostaria só de confirmar o endereço, se o número estaria correto, pois já vi número 198.
Para Vale Postal: IRN, IP Rua Rodrigo da Fonseca, 200 1099-003 Lisboa Finalidade: manutenção de residente
Para envio dos documentos: Conservatória dos Registos Centrais Rua Rodrigo da Fonseca, 200 1099-003 - Lisboa
@Vlad Pen, obrigada por responder. Quanto a certidão já está feita, digo aquele formulário que chamam de declaração de nascimento. Desculpa ficar perguntando toda hora, mas quero enviar os documentos corretamente pra não correr risco algum.
@Tatiana se essa declaração de nascimento a q vc se refere é para casos de mães portuguesas q tiveram filhos e não foram casadas, é conveniente apostilar sim.
@Vlad Pen, esta certidão faz parte dos documentos pedidos no site do consulado, seria do próprio requerente. Então eu gostaria de saber se este documento é só para que vai dar entrada pelo consulado ou para todo o tipo de processo. E se é necessário o apostilamento,
Comentários
1- certidão de nascimento do português folha impressa simples informando que foi assinada digitalmente, pode ser?
2- certidão de casamento do português por cópia repográfica e apostilada
3- certidão de nascimento por cópia repográfica e apostilada
4- rg com menos de 10 anos e apostilada
5- formulário 1C assinado por autênticidade
Gostaria que me enviasse passo a passo para o envio, em nome de quem , endereço e etc... pois estou insegura
Desde já agradeço a força e paciência
Arquivo Central do Porto (somente Atribuição)
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
1-OK
2-Se o nome do português estiver completo na certidão de nascimento não vai precisar da certidão de casamento e mesmo assim se for enviar, pode ser de inteiro teor apostilada( não precisa ser reprográfica).
3-OK
4-OK
5-OK
.
Pgto de 175 euros por vale postal ou cartão de crédito internacional
Explique que quer fazer um vale postal internacional como manutenção de residente em favor do
IRN, IP
4200-498 – Porto
http://pki.cartaocidadao.pt/
os respectivos certificados públicos encontram-se disponiveis em
https etc, porém é uma cópia simples , pois recebi o arquivo e imprimi , ta certo? por esse endereços eles se certificam? aguardo ajuda, pois pretendo enviar amanhã, obrigada
Meu pai quem era português e minha mãe brasileira, casados aqui no Brasil. Meu pai foi meu declarante.
Ele faleceu aqui no Brasil. Minha mãe é viva.
Neste caso eu precisarei pedir também a transcrição das certidões de casamento deles e a de óbito? Ou não é necessário? Quais documentos necessários e onde é mais viável eu dar entrada?
Não sei como fazer e o que é preciso no meu caso, como não sei o caminho mais barato. Enfim... Alguém pode me orientar? A Certidão do meu pai não consta o acentamento.
Desde já agradeço muitíssimo!
Ah! Tenho 50 anos, um filho menor de idade e solteira.
Pode fazer a sua atribuição pelo ACP
Documentos
Assento de nascimento do seu pai
Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica(xerox do livro)apostilada
Formulário 1 C impresso colorido frente e verso na mesma folha, preenchido e assinado por autenticidade
Xerox do RG com menos de 10 anos de emitido autenticado e apostilado
Taxa de 175 Euros por cartão de credito ou vale postal
Arquivo Central do Porto
4200-498 – Porto
Está correto? Mais uma vez, muito obrigada pela atenção e disponibilidade.
Para enviar para ACP, é necessário entrar em contato com eles anteriormente?
Desde já agradeço.
Por favor, gostaria só de confirmar o endereço, se o número estaria correto, pois já vi número 198.
Para Vale Postal:
IRN, IP
Rua Rodrigo da Fonseca, 200
1099-003 Lisboa
Finalidade: manutenção de residente
Para envio dos documentos:
Conservatória dos Registos Centrais
Rua Rodrigo da Fonseca, 200
1099-003 - Lisboa
Então eu gostaria de saber se este documento é só para que vai dar entrada pelo consulado ou para todo o tipo de processo. E se é necessário o apostilamento,