Processos de conversão para netos já naturalizados

1192022242548

Comentários

  • MarloMarlo Member
    Bom dia amigos @Nilton Hessel... @RonnyPaulo... aos demais

    Ontem consegui falar na LR, após quase 1:30 hr de imensa alegria, questionei sobre novas informações referente aos processos de convolações de netos portugueses, sobre a possível agilização de prazos para as conclusões desses processos, mas continua na mesma, todos processos precisam tramitarem em várias análises e em rigor pela ministra da justiça.
    Nosso processo esta no início em análise e que estaria sendo enviado uma carta, na data de ontem para a informação sobre o mesmo e se futuramente caso seja solicitado será informado para acrescentar algum documento.
    Processo recebido em 10/09/2018
    Numerado em Setembro 2018 - N: 639xx/18

    Estamos em fé amigos e almejamos que logo teremos ótimas notícias.
    Abraços
  • Processo do meu pai de conversão foi enviado dia 18/05/2018 e recebeu a numeração 568XX/18 (não sei quando foi numerado exatamente, eu liguei em Fevereiro de 2019 pra pegar o número).

    Não quiseram me dar mais detalhes pois somente dariam pro meu pai.
  • Obrigado, Vlad Pen.
  • Olá pessoal, meus cumprimentos a todos.

    @Nilton Hessel, @Marlo e @RonnyPaulo meu processo de conversão também é da mesma época dos vossos. Foi recebido na CRC Lisboa em 20/09/2018 e numerado no mesmo mês. Em março a LR informou que se encontrava ainda em fase bem inicial de análise.

    @Nilton Hessel surpreendi-me com a informação de que o processo do seu irmão, de 7/9/2018, já foi enviado para diligências, pois a informação que tenho é que neste momento estão a ser enviados para consulta dos órgão externos (que eu saiba são três: DGAJ, PJ e SEF; tem mais algum?) os processos numerados em março de 2018. Oxalá seja verdade, mas acho que tem grande chance da LR ter lhe informado errado.

    E quando falei na LR a funcionária informou-me também que os processos de conversão dos netos naturalizados (obtidos com base no anterior n.º 4 do art.º 6.º da LN) não precisam ser encaminhados para despacho da Ministra da Justiça, pois esta delegou para o Conservador. Será que essa informação procede?
  • IJFREIRE, podemos saber a origem da informacao sobre os processos de marco de 2018? E do que se trata a consulta dos orgaos externos? Obrigado em antecedencia.
  • Boa tarde a todos .hoje faz 15 meses o meu processo .
    Foi recebido di 07 fevereiro 2018
    Não tenho a data da numeração.
    O jeito é ter paciências .
    Uma hora está conversão sai abraços a todos na mesma citação
  • Caro @Roberto Neto, os processos de conversão de netos precisam da manifestação dos seguinte órgãos: Direção-Geral da Administração da Justiça - DGAJ, Serviço de Estrangeiro e Fronteiras - SEF e Polícia Judiciária - PJ. Que eu saiba são esses os órgão consultados e essa etapa corresponde à fase das "diligências" no linguajar da CRC Lisboa. A origem da informação é a própria Linha Registos, transmitida a requerentes que ligaram para saber dos seus processos.
    Abraço.
  • @IJFREIRE...
    Segundo meu Irmão me relatou...Após ser informado do número do processo...Ele perguntou se era possível saber quando o processo tinha sido numerado...A Sra. Maria informou que o processo tinha sido numerado em Setembro...
    Ela então espontaneamente...(Sem que meu irmão tivesse perguntado...)...Acrescentou a informação usando as seguintes palavras..."...Processo encontra-se nesse momento a aguardar retorno das diligências..."
  • Ola pessoal, o interessante nesta informacao, de processos de Marco 2018 estarem em fases de diligencias, é a conotacao de que os processos continuam a evoluir. Contudo, ao menos neste forum, processos de 2017 parecem congestionados, ainda nao concluidos.
  • Obrigado @Nilton Hessel, amanhã vou tentar a LR para saber se o meu processo foi para "diligências", pois é de setembro de 2018 também. Hoje parece que a LR teve problemas.

    @Roberto Neto, a informação ratificada pelo Nilton de que o processo do irmão dele (de setembro de 2018) já foi para diligências, parece indicar que houve uma baciada de processos de 2018 colocados para diligências, e não apenas os de março de 2018. Como obedecem a uma fila pela ordem de ingresso, então os de abril a agosto de 2018 também devem estar para as diligências. Muito melhor do que a informação postada por mim aqui. Boas notícias. Quem sabe não possam vir mais novidades por aí.
  • Pessoal boa noite , li os últimos recados sobre processos de março á setembro/2018 em digilencias , apenas para confirmar , que processo do meu avô é de dezembro/2017, liguei semana passada e falaram que estão começando a mandar para as digilencias processos do final de 2017 e não de 2018 , acho que alguém cometeu confusão
  • Boa noite...

    Bom...

    É sabido que existe uma sobrecarga de trabalho em todas as instituições Portuguesas que tratam desses processos de Nacionalidade quaisquer que sejam as etapas...(Numeração...Análise...Registo...etc...)...Consequências disso estão aí para quem quiser ver...
    Eu tive a oportunidade de visitar algumas conservatórias no ano passado e conversar com um ou outro colaborador por lá...Posso dizer pelo que vi que não deve ser fácil trabalhar nesse ritmo absurdo o tempo todo...

    Como cada um dos colaboradores da LR atendem...MUITAS dezenas de chamadas todos os dias...Não seria de estranhar que alguma informação equivocada tivesse sido passada quanto ao status do processo de meu irmão...
    **(Honestamente...Eu acredito que a informação passada pela Sra. Maria está correta...)...

    Mas quero deixar claro...Nossa preocupação era apenas saber se o processo tinha sido numerado...Não temos pressa...Por isso mesmo só ligamos para a LR oito meses depois da data em que os documentos foram recebidos em Lisboa...
    Particularmente...Fiquei contente em saber que o processo do meu Irmão está numerado...Essa era exatamente a informação que buscávamos e isso me tranquilizou pois fui eu quem montou e enviou para Portugal tanto o processo de naturalização dele em 2017...como esse segundo processo de 2018...(Atribuição de Neto naturalizado)...E...Muito provavelmente serei eu quem vai cuidar dos processos dos meus sobrinhos lá por 2020...!!!

    Temos também o entendimento de que até que esse processo seja finalizado...Devem se passar pelo menos mais doze ou quatorze meses...
    Portanto vamos continuar acompanhando o andamento dos processos aqui pelo Fórum como sempre fizemos...Procurando sempre compartilhar aqui alguma informação que chegar ao nosso conhecimento e que julgarmos que seja relevante para ser usada como parâmetro de comparação pelos colegas...

    Boa sorte a todos...!!!
  • @Sergio Miranda se estiver havendo confusão é por causa das informações obtidas na LR, pois todos os relatos sobre a fase em que se encontram diferentes processos foram oriundas de lá. O que deve ficar claro para todos é que o fato de um processo ter as diligências concluídas não significa que esteja no limiar de ser finalizado. Há processos que se encontram nessa situação há seis meses e até agora nada,
  • Minha sogra (81 anos) é brasileira (residente no Brasil) e neta de portugueses (que já morreram). A mãe dela, que era filha desses portugueses, também já morreu.

    Ela gostaria de aplicar para a cidadania portuguesa. É possível? Obrigada.
  • Caros, em agosto de 2018 encaminhei meu processo de convolação. Hoje 14/05/19 recebi a correspondência do CRC informando atribuição do número 598**/2018. Aguardemos.
  • Boa tarde vlad , o processo da Mariza Guerra foi concluído em 15 meses e li seu comentário referente ao processo da sua irmã diga já foi concluído o processo da sua irmã .gostaria de saber a data da entrada do processo dela só pra ter uma base o meu foi recebido dia 07/02/18 .
    Agradeço se responder.
  • @jhsbastos Janeiro de 2018
  • Obrigada, @Vlad Pen.

    São listados 5 "documentos que possam contribuir para comprovar a efetiva ligação à comunidade nacional, designadamente".

    É necessário reunir todos os cinco?

    Grata, Mônica
  • @Monica..apenas um deles
    @marcelo2017 janeiro de 2018 foi a data da entrada do processo da minha irmã..deve demorar ainda até o final do ano para ser concluido.
  • @marcelo2017 eu também tava dando pulos de alegria aqui...entendi errado.
  • MarloMarlo Member
    Bom dia estimados @NiltonHessel ... @RonnyPaulo ... @IJFREIRE ... aos demais

    Conforme a informação que obtive no dia 02/05 na LR, sobre a postagem da carta de instrução do processo, recebemos hoje esta carta ( 14 dias após a postagem), informando a recepção do processo com o n. atribuído, junto com o recibo de pagamento.

    ASSUNTO: RECEPÇÃO DO PROCESSO:
    Comunica-se que o processo em epigrafe foi recebido na Conservatória dos Registros Centrais, tendo-lhe sido atribuído o número 639XX/18.
    A instrução oficiosa do processo será efectuada segundo ordem de entrada.
    No caso de ser necessário juntar algum documento ou prestar qualquer esclarecimento, receberá uma comunicação desta Conservatória.
    Logo que esteja concluído o processo, ser-lhe-á dado conhecimento.

    Processo recebido em 10/09/2018
    Numerado em Setembro 2018

    Portanto o que nos concerne é expectar a finalização do processo.
    Abraços e muita Fé a todos!!
  • Obrigado por compartilhar a informação @Marlo...

    Creio que notificação semelhante deve chegar para meu irmão em breve tendo em vista que os documentos foram recebidos em Lisboa no dia 07/09/2018...

    Boa Sorte a todos...
  • Boa noite amigos!

    Também recebi a carta informando a numeração, eu já havia obtido número por e-mail, mas a carta chegou essa semana aqui em casa também.

    nº - 632XX/18

    Processo recebido em 03/09/2018
  • jhonpcjhonpc Member
    Os processos de conversão parecem estar seguindo um caminho mais acelerado!
    O da minha mãe, que dei entrada pessoalmente, em dezembro de 2018, também já está em diligências.
    Tomara que tenhamos boas notícias em breve!!
  • Boa tarde!
    Depois de 15 meses que a conservatoria dos registos centrais de lisboa recebeu meu processo de convolação .
    Hoje chegou a carta comunicando o número do processo e que a ordem de avaliação e por ordem de entrada e no caso seja necessário juntar algum documento ou prestar escrarecimento eles entram em contato . Logo finalizado o processo serei avisado.

    A dois meses atrás eu liguei e a informação é que está na fase de análise.
    Meu processo chegou dia 07/03/18
    Número processo 35356/18
    Não sei a data que foi numerado.

    Agora é aguardar oque será daqui para frente.
  • Desculpa data de chegada

    07/02/18
  • Bom dia...

    A correspondência padrão semelhante à dos colegas chegou na residência do meu Irmão sexta-feira 17/05...
    O envelope continha...:

    RECIBO no valor de $175,00 euros em nome do meu Irmão...
    Documento com timbre da "Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa"...Assinado pelo "funcionário" Paulo José Oliveira Conchinha Bonacho...
    Data do documento...11/09/2018...
    **(Os documentos foram recebidos na CRC em 07/09/2018)...

    COMUNICADO informando o recebimento do processo pela CRC e o respectivo número (639XX/2018) ...***Obs...(Configuração desse documento exatamente como o postado acima pelo @Marlo...***
    Documento com timbre do "Instituto de Registos e Notariado"...Assinado pelo "Oficial dos Registos e do Notariado" Paulo Gonçalves...
    Data do documento...02/05/2019...

    Na minha opinião...Com base nas informações contidas nos documentos recebidos por @RonnyPaulo...@Marlo e agora meu Irmão... É possível ter uma ideia do modo como eles trabalham os processos...
    Nesses três exemplos a correspondência chegou em prazo semelhante...Aproximadamente Oito meses após o recebimento dos documentos na CRC de Lisboa......
    Só no caso do @jhsbastos o prazo foi diferente...(Quinze meses...!!!)...(???)...

    E tem o processo do @IJFREIRE ...Cuja correspondência deve estar perto de chegar...!!!

    Eu acredito que eles trabalham com "lotes" de Processos...Ou seja...**Passam de fase/status** um determinado número de processos de cada vez...
    Isso é mais perceptível quando pesquisamos o andamento dos Processos que tramitam no ACP...Até porque o número de processos sendo acompanhados naquele Tópico é muito maior...

    Mas pelo que tenho acompanhado aqui no Fórum ao longo desses últimos quatro anos...Me parece ser essa a maneira deles trabalharem os processos...
    Ficamos muito tempo sem ter qualquer processo finalizado...E...Em um período de poucos dias aparecem várias postagens aqui no Fórum informando sobre processos concluídos...
  • Boa noite peço para o administrador do fórum apagar o número final do meu processo era para não ter colocado os números finais desculpa .
  • É verdade como falou o Nilton Hessel meu processo levou muito tempo para receber esta carta padrão só p avisar o recebimento e agora será que vai levar mais 15 meses p finalizar e depois mais 4 p emitir o acento de nascimento ou será apenas averbado.
    A questão é que ainda tenho minha filha para pedir a nacionalidade e minha esposa quando será que vamos estar legalizados .
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.