Agendamento pelo consulado do Rio de Janeiro

editado October 2018 em Consulados
Aguardei o horário e data que a Central do Consulado do Rio de Janeiro disse que abririão as vagas para agendar a ida ao Consulado, porém as vagas terminam em questão de poucos minutos.

É quase impossivel conseguir vagas para ir ao Consulado Portugues no Rio, pois quando abre agenda, o site te obriga a preencher um formulário gigante com dados de toda a família.... Ai quando se termina de preencher, as senhas acabam.........


Pior de tudo é que idosos não tem prioridade ou senhas prioritárias..... Acho que o atendimento é bem precário e desrespeitoso com as pessoas mais idosas.............


Agora é aguardar mais um mês para implorar que abram senhas para tentar estar na presença do Consul portugues-carioca....
«13

Comentários

  • Eles diziam que seria entre os dias 24 e 25. Nos ultimos meses tinham sido assim, salvo dezembro (Natal). To aqui atualizando pra ver se abre, mas esse post significa entao que abriram ontem? Inacreditável a falta de organização! Concordo com tudo o que disse!
  • Verifique tbm dia 25. Mas entre 9 e 10 abre novamente pra segunda quinzena. Pelo menos tem sido assim.
  • Boa Noite! Gostaria de saber se alguém já enviou email pro consulado pra reclamar disto. Obtiveram alguma resposta? Nos dias 24 e 25 de Dezembro de 2016, Entrei no site para tentar agendar pra Janeiro. Achei estranho porque haviam pouquíssimas vagas e por fim, ao tentar acabar de preencher todo o formulário, as senhas (Datas) disponíveis haviam sumido das opções. Não estou conseguindo este mês também...
  • Era bom fazer uma reclamação diretamente ao MNE também! É desrespeitosa a falta de atenção que os cidadãos portugueses recebem no consulado do RJ
  • Agenda aberta agora às 00:00.... Depois de aproximadamente 6 meses de lutas para conseguir, finalmente.... Quem estiver acordado entre agora que estava aberta a agenda até o dia 23, se não me engano!!!!


    Graças a Deus consegui... Enfim!!!

    Deus abençoe todos aqui!
  • Como eu tinha falado lá no começo, o normal é o consulado abrir a agenda nos dias 24 ou 25, porém a partir de janeiro, em virtude das inúmeras reclamações recebidas no Consulado, o Consul determinou (segundo a atendente do telefone do consulado) a abertura da agenda no dia 23 (um dia antes do combinado).... Ai acabou que muitas pessoas foram pegas de surpresa..

    Agora a orientação é que não há dia e nem hora certa para a abertura de agenda.... Jà vi pessoas dizendo que abre 08h a agenda, e eu consegui agendar às 00:00 de hoje para o dia 21.... Um alívio......


    A agenda está aberta até dia 23.... Corram porque as senhas acabam rápido!!!
  • @James JFA Brasil que bom que você conseguiu, porque estou tentando há varios dias e não consigo fazer o agendamento para tirar o cartão cidadão! Vou tentar hoje meia noite ou as 8h de amanha kkkkkk tá dificil!
  • Gente, vou começar esse processo tbm e gostaria de saber se não seria mais fácil fazer diretamente em Portugal, já que tem toda essa dificuldade no consulado do Rio de Janeiro
  • @Andressa Alcantara Lavrador,
    te respondi na outra discussão.
  • Também estou tentando há um mês e nada. Sempre a mesma mensagem, não há datas disponíveis. Sem contar o relatos de quem tem urgência para viajar, vai ao consulado, envia emails, e eles, quando dão alguma resposta, fazem com arrogância e antipatia. Estou pensando se não é mais fácil fazer o processo através de algum despachante diretamente em Portugal...
  • @Vitor, aqui no fórum, cada um fazem os processos da família sem depender do consulado. É fácil!! Orientamos vc!! Não gaste dinheiro com despachantes ou advogado numa coisa tão simples de fazer.
    Quem é o portugues na sua família?
  • @M Adelaide Velloso, a portuguesa é minha avó. Coincidentemente eu consegui hoje à tarde um agendamento no Consulado. Mas acho que vou até cancelar, porque ainda preciso buscar um documento exigido por eles e o site não é muito claro.

    Como é o processo sem passar pelo consulado? Minha avó nasceu em Vila do Conde, então eu já entrei em contato com a Conservatória de lá e consegui o número do assento do nascimento dela.
  • @Victor, é simples!! fiz da familia toda assim e a maioria das pessoas aqui no fórum fazem.
    E o filho ou filha da avó está vivo(a)?
  • @MAdelaide, minha avó portuguesa é viva e minha mãe, que vai fazer a atribuição antes de mim, é viva também.
  • @Victor,
    Sua avó casou no Brasil com brasileiro? Ou já veio casada?
  • Victor TufaniVictor Tufani Member
    editado February 2017
    @MAdelaide, ela casou com brasileiro aqui. A Conservatória já me informou que eu vou ter que fazer a transcrição do casamento dela. Agora vou correr atrás desse processo, mas a minha dúvida maior nessa etapa é: Não é preciso assinar nada presencialmente no Consulado? Nem o processo depende de alguma documentação expedida por lá?

  • @Victor, não!! Vc vai pedir as certidões nos cartórios, vai apostilar no cartório e reconhecer firma de quem assinou.
    Antes de 14/08/2016 precisava sim passar pelo consulado, mas após a apostila de Haia, tudo agora se resoolve no cartório.
    Tudo9 que precisar escreve aqui, inbox, como achar melhor, mas não escreva para as conservatórias. As funcionarias estão pedindo para que tirem as duvidas aqui. Elas estão com muito processos e a cada dia chegam mais e cada e-mail e telefonema atrapalha o andamento dos processos.
    Estou aqui como várias pessoa podem te ajudar.
    Então com as informações da certidão da portuguesa faça a transcrição em Ponta Delgada que só faz transcrição.
    Será mais rápido!! Depois faça o processo da sua mãe, depois a transcrição da sua mãe e por fim, você.
    Sua avó pode solicitar a transcrição do casamento dela, assinando o requerimento de transcrição
    Certidão de casamento de inteiro teor apostilada e com firma reconhecida
    cópia do RG dela autenticado
    Certidão de nascimento do seu avô de inteiro teor apostilada e com firma reconhecida
    Requerimento de transcrição assinado por sua avó no cartório(autenticidade)
    Vale postal internacional de 120euros- pago no correio O vale só paga no dia ou um dia antes de enviar os docs.
  • @MAdelaide, muito obrigado pela dica! Vou fazer como você orientou. Antes de enviar os docs da transcrição para Ponta Delgada volto a falar contigo, pra confirmar se está tudo certo (menos um email para a CRC) :)

    Ponta Delgada não faz mais processos de atribuição, certo? Você acha que vale a pena fazer a da minha mãe na CRC de Vila do Conde, pela proximidade, ou não tem nada a ver?
  • @Victor Tufani,

    Ponta Delgada não faz mais processos de cidadania, e nem é toda conservatória que faz.
    Algumas, têm o balcão de nacionalidade, mas enviam documentação para Lisboa; outras, não aceitam pelos correios.

    Por exemplo, a de Vila do Conde, não faz esses processos.
  • Victor TufaniVictor Tufani Member
    editado February 2017
    @Marcia, obrigado. Entendi. Será Tondela ou Ovar, então. :) Quais outros além desse podem fazer o processo de atribuição? Vila Nova de Gaia?
  • @Victor Tufani,

    sim, VNGaia também faz, assim como o ACP.
  • Alguém teve agendamento remarcado? O consulado envou email mudando a data.
    Na página do facebook, uma pessoa disse que os funcionários entrarão em GREVE! Custo a acreditar que seja verdade!
  • Como vocês conseguiram agendar atendimento no cartório? Não consigo de jeito nenhum. Teriam alguma dica?
  • Cartório?? Cartório não precisa agendar. Basta ir.
  • consegui agendar agora, as 4:30 para junho
  • editado May 2017
    Pessoal,

    Por pró-atividade do @Matheus Ventura, que entrou em contato com o portal Notícias ao Minuto, site que está em 14º lugar em maior número de acessos em Portugal.

    Fizemos uma reclamação ao jornalista Fábio Nunes, relatamos o problema a ele, que entrou em contato com o consulado do Rio de Janeiro e com o cônsul. Apesar de não ter resposta concretas deles, já é um avanço.

    A Secretaria de Estado das Comunidades, apenas se limitou a dizer que essa dificuldade se deve a problemas técnicos de informática.

    Aguardemos para ver se algo mudará.

    Segue link da matéria: https://www.noticiasaominuto.com/pais/791371/neste-consulado-portugues-ha-que-lutar-durante-meses-por-uma-vaga
  • Uma novidade: o consulado agora vai mudar para Botafogo, no Palácio São Clemente.

    Como mencionado na reportagem, meu pai foi ontem ao consulado e foi informado que deverá ir ao novo endereço na próxima visita.

    Tomara que o serviço melhore.
    Na minha opinião, por questões de mobilidade e espaço físico, em Botafogo será melhor.

    A mudança deve acontecer agora em junho. Tem bastante coisa já sendo desmontada no endereço atual.

    Se informem antes de irem ao consulado, porque é capaz de só avisarem da mudança em cima da hora!
  • Boa, @Matheus Pereira.

    Dei sorte, inclusive, visto que moro em Botafogo, bem próximo da São Clemente.
  • Estou tentando agendamento aqui no site mas não aparece data nenhuma já tem tempo!
    Então o macete é verificar todo dia às 00 horas para ver se aparece?
  • Olá, gostaria de saber se alguém está conseguindo vaga no consulado do RJ?
    Pois entro todoss os dias e está impossível
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.