Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

12357151

Comentários

  • @ Marcia obrigada pelo retorno!
    vou fazer o pedido da certidão do meu filho por copia reprografica, ele tem pressa e entao faz por tondela.
    infelizmente ja legalizei a copia do RG tambem no consulado. rs.... li tantas postagens que fiquei confusa.
    Agora estou aqui com a mesa cheia de docs separando os processos. estou ajuda do a minha irmã tambem a fazer o dela. rs...
    vocês são show! @ Marcia, @ Maria Nélida, e outros.....com ajuda de vocês tudo está se resolvendo!
  • @M Adelaide Velloso,

    já que pedirá a certidão, considere pedir após 14/8.
    Como tenho escrito, está tão pertinho... e, além do mais, o consulado não mais legalizará certidões a partir de 14/8. Então, além de poupar o dinheiro das legalizações, não corre o risco de ter uma certidão sem valor, que não será legalizada,,,

    Se já possui certidões de outros processos prontas, legalize-as logo e envie para a conservatória.
  • Pessoal,
    Aqui o cartório disse que só faz cópia reprográficas sob ordem judicial. Vai entender isso.
    Entendo a dificuldade em consegui-las.

    Aproveito para contribuir com as estatísticas em Ovar:
    Meus processos: Transcrição de casamento de minha mãe + minha atribuição chegaram lá dia 24/06 e está para despacho.
    Já os processos de meu tio: Atribuição + transcrição de casamento chegaram lá dia 01/07 e a atribuição foi concluída dia 15/07

    Parece que as transcrições de casamento que demoram para sair.
  • @caiodib,

    sobre a emissão de certidões do tipo cópia reprográfica, deve procurar a defensoria pública.
  • @celso Araújo, terei na próxima semana. Estou agendada na próxima terça no Consulado para autenticar a certidão
  • @caiodib
    Aqui onde?
  • Pessoal!
    O pessoal do cartório liberou a certidão da minha mãe em cópia reprográfica, no inicio deu trabalho pois a oficial estava bem resistente, aconselho até vocês já levarem a lei nº 6.015 art 19 impressa, pelo menos comigo deu certo.

    Uma grande dúvida: Na certidão da minha mãe consta o PAI português DECLARANTE e a MÃE Brasileira DECLARANTE ...É isso mesmo???

    Os dois foram os declarantes na certidão.

  • @voyager7, sou de Uberaba – MG

    @Raquel Roballo, obrigado pela dica da lei 6.015; O artigo 19 vai me ajudar, pois o cartório aqui pede 15 dias para fazer uma certidão.

    Amanhã vou ao cartório com essa lei que a @Raquel Roballo, passou, e caso continuem negando, vou fazer um pedido por escrito e pedir negativa também por escrito para levar a autoridade (MP) de acordo com o artigo 20 dessa mesma lei. Mas espero não precisar disso tudo, tenho esperanças de aceitarem só de mostrar isso para eles.
  • GenteM,

    Um membro do fórum está em Portugal e foi fazer a sua Atribuição por lá. Agendou a entrega dos documentos na CRC de Ovar e foi informado de que em 2 DIAS o seu Assento de Nascimento estará pronto.

    Ele é filho de português com brasileira e o casamento dos pais já está transcrito em Portugal.
  • @ Theresa Lima, muito rapido!
  • @thereza,
    Mandei e-mail para avaliarem a minha documentação e até o momento ninguém respondeu. Eles não estão de férias?
  • @Luiz Cunha,

    só passarão a fazer análise de documentação por email novamente a partir de 15/9.
  • @Marcia,
    O que vc acha: devo tentar mandar a doc, para eles já irem atendendo ou aguardo a análise?
  • Estou com toda a documentação da atribuição do meu irmão prontinha para enviar. Será que vão receber e fazer a análise de processos durante esse tempo?
  • Minha duvida tb @caiodib.
  • Pessoal recebi em 06/07 ligação da Lurdes Dias informando que recebeu meu vale e docs referente a minha atribuição..
    Hoje, 29/07 liguei para Registros , recebi número do processo, mas a atendente disse que ainda está a ser trabalhado em Ovar.
    Poxa....Triste...
  • @Márcia estou com a doc pronta da minha transcrição aguardando somente a minha nascimento portuguesa sair para dar prosseguimento, se não sair até 14/08 tudo o que tenho legalizado no consulado, cartório, ou seja, toda doc pronta será ´perdida?
    E se eu mandar hj para Ovar? Será que pode, mesmo sem a minha portuguesa não ter saido?
    Desde já obrigada! Estou insegura!!
  • Alguém me ajuda please...

    Na certidão da minha mãe tem PAI declarante no caso o português e Mãe declarante brasileira só que quando minha mãe nasceu eles não eram casados, só casaram 10 anos depois e que consta na certidão da minha mãe esse averbamento. Terei que fazer a transcrição do casamento mesmo assim????
  • @Raquel Roballo

    A informação que tenho é que a Transcrição de Casamento somente é necessária quando o declarante é o brasileiro.
  • Olá pessoal,

    Ovar ainda receberá processos para trabalhar, só não fará mais análises por e-mail.

    Ovar obriga, em todos os casos, fazer a transcrição de casamento, diferentemente das outras Conservatórias.
    @Raquel Roballo, seu caso é tão peculiar, mas como tem a mãe brasileira também como declarante, acho que vão exigir sim, mesmo não sendo casados à época do nascimento de sua mãe.

    Vou dar um exemplo: quando fui fazer a atribuição de meu tio, e em seguida, a atribuição dos meus primos, Ovar não autorizou e pediu a transcrição do casamento dele antes, mesmo ele tendo sido declarante no nascimento dos filhos.
  • @M Adelaide Velloso, o Consulado de São Paulo me informou que apenas não farão mais legalizações, mas os documentos já legalizados antes do dia 14/08 continuarão a valer normalmente em Portugal após esta data.
  • @caiodib, Obrigada pela preciosa informação!
  • @celio Santos obrigada!
    @caiodib to achando também que vão solicitar que eu mande os documentos para transcrição. Vou aguardar até Setembro para mandar por e-mail para análise ...Sra Lurdes disse que vão analisar por e-mail só depois do dia 15/Setembro.

    Muito obrigada!!!
  • @Raquel Roballo

    A declaração de ambos é quando os pais não são casados no civil, por isso ambos precisam assumir a filiação.
  • @LuizAG
    Agora entendi porque na certidão da minha mãe consta essa informação de PAI e MÃE declarantes ..Muito agradecida.
    Esse Fórum é maravilhoso.
  • @Luiz Cunha, @caiodib,

    se suas documentações já estão prontas, enviem logo.
    Ovar não fará análise por email até 15/09, porém continuam fazendo os processos (apesar de ter gente de férias).


    @M Adelaide Velloso,

    envie para Ovar os documentos para sua transcrição, mesmo não tendo saído a sua atribuição.
    As conservatórias somente aceitarão as certidões legalizadas até 15 dias depois da entrada da Apostila de Haia no Brasil.
  • @Raquel Roballo,

    Ovar exige todas as transcrições de casamento.
    Se fizer a atribuição em outra conservatória, não exigirão a transcrição do casamento, pois o pai português é o declarante.

    A paternidade é provada pelo fato do pai ter sido declarante.
  • Enviei hoje a documentação do processo de atribuição de meu irmão.
  • @Márcia liguei para registros e me informaram número do processo, estou fazendo atribuição por Ovar, Doc chegou em 06/07, se estivesse faltando doc, já tinham me passado e-mail, não é mesmo? Ou é cedo?
    Terça vou mandar tudo para transcrição já que está legalizado, conforme você me orientou.Grata
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.