Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

12467151

Comentários

  • @mnsouza,

    1. todas as certidões brasileiras (independente do tipo) devem ter a firma reconhecida do notário que as assina e devem ser legalizadas no consulado

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-e-acp

    2. para Ovar, a cópia do seu RG basta ser autenticada.
    Para outras conservatórias, a cópia tem que ser autenticada e legalizada no consulado.

    3. Souza e Sousa são foneticamente iguais. Não precisa de retificação.
  • @Alline Marcelino,

    se seus avós portugueses casaram em Portugal, ou se o casamento deles já foi averbado no assento português, para que vc precisaria transcrever o casamento?
  • Vcs sabem se pode mandar o "envelopão", com todos os processos? Atribuição da avó + Transcrição da avó + Atribuição do Pai + Atribuição minha? Li que teve gente que mandou transcrição + atribuição, mas... É diferente.
  • Olá @José Vinícius Baraúna, duas considerações,

    Dificilmente vão aceitar vários processos desta forma como PD aceitava. Sugiro mandar no máximo dois processos de cada vez.

    Em Ovar, terá de transcrever o casamento de seu pai, mesmo ele tendo registrado em sua certidão de nascimento.
  • Pessoal alguém que está para enviar os documentos de atribuição esta semana ??
    Precisamos fazer o primeiro teste em uma nova Conservatória, antes da divulgação
    Foi assim que aconteceu com Tondela e Ovar.
    @Thereza , @Marcia eu iremos avaliar os prazos desta nova Conservatória.
    Me chame no privado.
  • Bom dia pessoal. A Sra.Lurdes me enviou e-mail avisando que minha documentação e o vale postal chegou ontem lá em Ovar. Porém, como estão em período de férias, não saberia informar uma previsão de conclusão do processo. Para não atrapalhar ainda mais não perguntei quando terminaria o período de férias. Vocês saberiam me informar?

  • Olá pessoal. Enviei os documentos por email para Ovar para que eles possam fazer uma pré-análise e me dizer se está tudo ok. Alguém sabe quanto tempo mais ou menos eles levam para responder?
    Obrigado!
  • @Daniel Avila , a resposta leva em torno de 2 a 3 dias .
  • Atualizando: enviei ontem a noite e já me responderam, tudo ok com os documentos.
  • minha duvida sobre Ovar: quanto a rigidez no averbamento de casamentos...
    A minha mãe é portuguesa por atribuição e ela consta como solteira (tanto na atribuição dela como na minha certidão de nascimento que vou usar no meu processo). Como fica a questão do Averbamento de Casamento que Ovar exige em "todos" casos? será que dá problema por meus pais serem solteiros?
  • @melxavier,

    se seus pais são solteiros, não tem nenhum casamento para se transcrever.
  • A certidão de nascimento e casamento da minha avó posso enviar somente a cópia ou preciso de alguma autenticação?

    obs.: casamento da minha avó foi registrado em Portugal.
  • Postagem para atualização daqueles que querem enviar seus documentos para ovar. Com a notícia de fechamento de PD decidi por procurar outras conservatória e optei por ovar (estou esperando até hoje um email de Tondela com a resposta da análise dos meus docs - 8 dias).
    A Lurdes Dias me respondeu no dia seguinte ao envio do meu email. Enviei os documentos sem ter recebido a certidão de batismo de meu bisavô pt e assim que enviei a certidão do meu bisavô recebi um ok para envio do processo. Ou seja, todo o processo bem rápido.

    A situação do processo foi atribuição da minha avó por parte do meu bisavô e averbação do casamento dela (pois o declarante da certidão do meu pai é meu avô e qnd a atribuição da minha avó estiver concluída daremos início a atribuição de meu pai).

    NÃO foi necessária a averbação do casamento do meu bisavô ou transcrição de óbito, acredito que pelo fato dele ter nascido há muito tempo.

    Os docs enviados foram:
    Certidão inteiro teor de nascimento vó e vô e casamento deles legalizadas no Itamaraty e no consulado pt.
    Cópia RG vô e vó autenticada em cartório e legalizadas no consulado pt ( condição de PD)
    Formulário 1c assinatura autenticada em cartório
    Requerimento de averbação de casamento assinatura autenticada em cartório (modelo PD)
    Certidão de batismo do bisavô português enviada pelo arquivo distrital de Braga.
    Cópias dos vale postais da atribuição e da averbação do casamento.
    Cópia do email com ok da Lurdes.

    Mandei tudo por DHL e chegou em 3 dias, tendo sido entregue a Lurdes dias em mãos.
  • @Bianca,
    Não tive a mesma sorte. Enviei o meu e-mail no dia 21/07 e até o momento não tive resposta.
    Este é o e-mail correto civil.ovar@irn.mj.pt ?
  • @Bianca Ferreira Gomes @Luiz Cunha
    Meus docs chegaram em Ovar 06/7 e obtive o ok da Lurdes Dias no mesmo dia, mas até agora nenhuma resposta... se está faltando doc, ancho que já tinham manado e-mail.
  • Período de Férias! Vamos relaxar galera! Não adianta apressar nem enviar agora.
  • @Alline Marcelino,se for uma certidão portuguesa pode enviar a cópia.
    Somente certidões brasileiras precisam ser originais
  • @bianca isso foi quando?
  • Alguem sabe quando é o retorno das férias?
    Devo aguardar a análise dos docs por e-mail ou já mando logo os documentos para la?
  • Luiz o meu primeiro email pra ovar foi em 18/7 recebi a resposta no dia 19/7. A certidão chegou de pt dia 20/7 e enviei o segundo email ainda nesse dia. A Lurdes me deu o ok de tudo no dia 21/7. No dia 22/7 fiz o pgto do vale postal e mandei o envelope com tudo via DHL. Hoje dia 27/7 chegou o envelope lá em ovar e pelo site da DHL vi que ele foi recebido pela Lurdes Dias.

    O email esta correto.
  • @Bianca, as suas certidões brasileiras foram cópias reprográficas das originais?
  • Luiz,

    Cópias reprográficas são documentos originais, isto é, cópias do livro de registro, vêm no mesmo papel-moeda da certidão tradicional. A diferença são as assinaturas do declarante e testemunhas que são cópias em vez de nomes.
  • Ah entendi @Mariza, obrigado por esclarecer. Nunca utilizei estas certidões, e as minhas reprográficas chegam sexta-feira.
  • @Márcia @ Maria Nélida
    Essa cópia Reprografica não é num papel comum autenticado e juntar a certidão de inteiro teor já legalizada no consulado? Tem que ser no mesmo papel da inteiro teor no verso? Não pode separada?
  • Alguem sabe quando é o retorno das férias?
    Devo aguardar a análise dos docs por e-mail ou já mando logo os documentos para la?
  • editado July 2016
    @luizcunha
    Eles retornam dia 15/Setembro das férias ...Segundo a Sra Lurdes tudo volta ao normal nessa data.
  • @M Adelaide Velloso,

    como a @Mariza escreveu acima, utilizam o papel-moeda, para a cópia.
    E deve tb ser legalizada no consulado.

    Ela substitui a certidão de inteiro teor.
  • @Marcia nāo precisar ter frente e verso? inteiro teor na frente e a cópia reprografica no verso? na verdade estou me informando e ficando preparada caso precise pedir a reprografica. o meu processo de atribuição está em Ovar e pretendo fazer o restante lá, pois as certidoes que tenho em mãos no momento prontas e legalizadas cartorio e consulado tem o selo digital.
    meu filho mais velho que pensou em fazer a reprografica para nao ficar preso em Ovar, procurar uma conservatória que fizesse mais rapido, mas está desistindo por ser tão complicado conseguir.
    Hoje finalizei toda documentacao para entrar com a minha transciçao e atribuiçao do meu filho.As certidoes ja foram legalizadas no consulado, RG tambem no consulado, requerimento da transcricao assinado presencialmente.... tudo prontinho!
    Só estou aguardando Ovar me enviar o numero da minha certidāo de nascimento portuguesa para pagar o vale postal da transcriçao e atribuiçao( pagos separados)
    Agora é so aguardar.
  • @M Adelaide Velloso,

    veja o exemplo:
    FRENTE https://postimg.org/image/e2u2695xz
    VERSO https://postimg.org/image/l7bvfad7b

    Sim, a certidão tem frente e verso, mas o papel utilizado é o papel-moeda (não é uma cópia em qq papel).
    Seria bom mesmo fazer por Tondela, que está bem mais rápida, devido ao volume de processos ter caído bastante (poucos conseguem a cópia reprográfica).

    Ovar não pede que o RG seja legalizado. Veja:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-e-acp
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.