Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

13567151

Comentários

  • Obrigado @Marcia!
  • Alguém tem alguma notícia? Os documentos chegaram lá dia 27, com o Ok da Lurdes! Até agora foram trabalhados e sem resposta. Qual seria o período de férias lá?
  • Michelle Calado,

    Mande pelo DHL, é um pouco mais caro tipo 30,00 mas vale!! Aqui no Brasil os correios são visados demais!! Segundo uma advogada que encontrei enviando tambem documentos pelo DHL para Italia e Portjugal ela disse que não envia pelo correios, que é mais seguro por essa empresa.
  • @ Moacir Vasconcelos Junior, meus documentos chegaram lá dia 24/06 da mesma forma, com o Ok da Lurdes Dias.

    Dia 27 ela me enviou um e-mail confirmando o recebimento dos vales postais, da documentação e disse que estava tudo Ok e que ainda naquela semana os processos começariam a ser trabalhados.

    Como ela tinha me passado o prazo de 1 a 1 mês e meio para conclusão, no final dessa semana vou ligar na LR para saber se minha atribuição já tem pelo menos a numeração do processo.

    Sobre envio dos processos, eu conto com a sorte dos correios kkkk. Aqui não tem nem DHL e nenhuma outra transportadora que entregue em Portugal. Sempre que envio, fico com o coração na mão, e olhando todos os dias no site do CTT, e nunca tive a coragem de enviar mais de dois processos de uma vez.
  • obrigada @M Adelaide
  • Pessoal, enviei minha documentação hoje para Ovar. :) Dá um nervoso, frio na barriga. rsrsrs.
  • Michelle calado, dá mesmo... Rs agora fiquei desanimada quando li o que o caidib escreveu sobre o prazo que Ovar deu. Os meus DOCs chegaram dia 06/07 e a Lurdes me passou e-mail logo bem cedinho avisando que o vale e DOCs haviam chegado, mas não falou mais nada! Então só em agosto terei alguma resposta.
  • @M Adelaide Velloso, não desanime, existem alguns fatores que estão deixando as Conservatórias mais lentas, tais como período de férias, e um crivo maior nas análises.
    Existem também muitos pedidos de cidadania sendo remetidas às Conservatórias, não só do Brasil, mas também de outros países. Está chovendo processos de pedidos de cidadania de ingleses nos outros 27 países do bloco europeu, e isso inclui Portugal.

    @Michelle Calado, esse nervoso e frio é normal. Se mandou pelos correios, acompanhe pelo site do CTT que a informação é mais precisa. Se mandou pelo DHL, pode ficar mais tranquila que é mais garantido, e se der problema, o seguro é bem maior que o dos correios. Boa sorte com os processos.
  • Pessoal, também enviei meus documentos pra Ovar na semana passada e os mesmos chegaram hoje.

    Como é um pedido de transcrição de casamento e um de atribuição de nacionalidade, acredito que leve um pouco mais de um mês... Mas assim que obter uma informação deles, eu posto aqui.

    Aliás, tem período de férias? Nem sabia disso.
  • @Beatriz de Oliveira, os meses de julho e agosto são os meses de férias letivas lá. É verão e toda gente gosta de sair de férias nessa época também para aproveitar uma praia e a temporada quente. Ninguém é de ferro né? heh
    Vamos aguardar que vai dar tudo certo.
  • Hi. I am from India. Wanted to check if anyone has any information on which are the registries that will accept my document. I am a daughter of Pedro who was born in Goa. I have his Assento de Nascimento.
  • Obrigada Caiodib, vc tem razão.
    Depois que enviei os documentos começaram a postar que Ovar não aceita a atribuição sem fazer a transciçao do pai mesmo tendo sido o declarante, alguém sabe de notícias sobre isso?
    Se for verdade, vou separa toda documentação e mandar a papelada do papai, só não sei se mando para Ovar mesmo ou a 4ª conservatória de Porto. O que acham?
  • @M Adelaide Velloso,Ovar não aceita atribuir sem transcrever o casamento,mesmo o portugues como declarante.

    Se já mandou a documentação para fazer a sua atribuição,caso caia em exigência devido a não transcrição do casamento do seu pai,o melhor seria mandar,também,pra Ovar
  • Maria Nélida,

    obrigada! Como está demorando, já vou enviar a transciçao. Assim o processo já vai pra lá e fica "tudo em casa". Hoje agendei para semana que vem ir ao consulado legalizar, já estava com carimbo do Itamaraty.
    Muito obrigada!,
  • @karenrebello,

    your process can only be done through the Conservatoria de Registos Centrais, in Lisboa.
    I´m looking for more informations about it, to another member of the forum.

    For now, I sent you an inbox, with the data we got.
  • Olá Pessoal,

    Para contribuir com informações sobre o andamento em Ovar: Meu processo de atribuição chegou dia 24/06 está para despacho. Acho que isso significa que precisa do Ok do Conservador para continuar, mas não sei em qual parte do processo isso acontece.
  • @caiodib,

    olá. O despacho é já no final do processo. O conservador assina, dando o aval.
    Depois disso, vem a fase de registo, que é quando sua certidão de nascimento é criada no sistema, e vc vira português. Está acabando!!!
  • @Marcia, obrigado pela informação. Estou ao mesmo tempo feliz e ansioso :)
  • @Marcia,
    Em algum lugar diz o trâmite em que o processo passa. Tipo as etapas, com os tempos de cada uma delas.
    E tb queria saber quais as atitudes que devemos tomar após o envio das docs.
  • @Luiz Cunha,

    não vi em nenhum lugar as fases dos processos.
    Geralmente, sugiro que espere uns 15 dias após a chegada dos documentos e ligue para a Linha Registos. Depois de saber o número do processo, pode ligar de 15 em 15 dias. Qdo estiver concluído, a Linha Registos tb te diz o número do assento.
  • @Marcia,
    A conservatória diz quando chega o processo?
    Qual tel eou email da Linha de Registros?
  • Olá pessoal,

    No meu processo de atribuição, tenho algumas dúvidas a respeito de certas peculiaridades:

    1- Minha mãe é a portuguesa, mas meus pais nunca foram casados oficialmente. Na minha certidão consta o estado civil dos dois como "divorciados", pois ambos já tinham tido sido casados anteriormente. Isso influencia em algo no meu processo?

    2- O estado civil da minha mãe em Portugal consta como solteira e na minha certidão como "divorciada". Para entrar com o processo de atribuição em Ovar, necessito atualizar o estado civil dela em Portugal?

    3- No assento de nascimento da minha mãe está escrito "SILVA" ao invés de "SILVIA". Isso pode trazer algum problema? ou eles aceitam e reconhecem que é um mero erro de digitação.
    Obrigada desde já pela ajuda.

  • @Marcia qd fui pedir o número do processo uma semana depois recebi a resposta q n teria acesso ao andamento pois o mesmso só está disponível para serviço e a Lurdes me avisaria qd estivesse pronto! Vou aguardar. O processo já foi trabalhado e está na secretaria do sr conservador para despacho. Saberia dizer oq isso significa?
  • Bom dia!
    Estou com algumas dúvidas em relação aos documentos necessários para processo de atribuição. Li os comentários anteriores, mas ainda não entendi muito bem.. Espero que alguém possa me ajudar:
    1) Em um email respondido por Ovar, diz que a certidão de nascimento de inteiro teor deve ter assinatura reconhecida no consulado.. essa regra vale pra certidões que contém selo digital também? E o reconhecimento de assinatura não é a mesma coisa que legalização, correto?
    2)A cópia autenticada do meu RG precisa também ter assinatura reconhecida ou ser legalizada no consulado?
    3)Meu pai obteve cidadania pelos pais dele que eram portugueses. Ele contratou um despachante, mas o meu processo estou fazendo por conta própria. Meu pai se chama Souza, mas na certidão dele de Portugal consta Sousa. Meu nome é Souza. Será que devo fazer alguma retificação na minha certidão? Não sei se o despachante que cuidou do caso do meu pai realizou essa retificação
    Obrigada desde já!
  • Tenho uma dúvida quanto a transcrição do casamento.
    Vou entrar com processo de atribuição para o meu pai que é filho de mãe e pai portugueses, o casamento deles foi registrado em Portugal e o declarante na certidão de nascimento do meu pai, foi o meu avô, que já faleceu.
    Preciso mesmo assim fazer a transcrição do casamento dos meus avós? Irei enviar junto a documentação do meu pai, a certidão de nascimento da minha avó, que ainda é viva.

    Obrigada
  • Enviei email para a Lurdes, perguntando da possibilidade de fazer a atribuição da minha avó sem fazer a transcrição do casamento dos meus bisavós (pois não tenho a certidão de nascimento da minha bisavó e já estou pesquisando faz tempo e nada - ela era italiana). Ela aceitou, só preciso enviar a certidão de casamento dos meus bisavós para anexarem junto à atribuição. Também não pediu as certidões por cópia reprográficas, pois as minhas tem o selo no canto superior direito. Preciso apenas legalizá-las no consulado, o que farei agora.

    A Lurdes enviou: "Os Docs que enviou estão certos sendo certo que as certidões têm todas de terem reconhecimento de assinatura no Consulado Português."
    Eu não entendi e respondi: "Só preciso legaliza-las no consulado?"
    E ela respondeu: "Certissimo, é só legalizar as certidões no Consulado".

    Fiz essa segunda pergunta pois na primeira página falaram que o "reconhecimento de assinatura no Consulado Português" seria o reconhecimento da assinatura presencial no Consulado, mas parece que é legalização mesmo. Mais alguém teve essa resposta? Esse reconhecimento é legalização mesmo né?
  • Pessoal, desculpem se a pergunta já foi feita, mas não consegui encontrar resposta clara em nenhum lugar.
    Dei entrada em meu processo pelo consulado de Sao Paulo para tirar cartão de cidadão e passaporte português, pois minha mãe e meu pai são portugueses.
    Depois de duas devoluções do processo (primeiro minha certidão de nascimento estava errada - era a resumida e não de inteiro teor, depois precisava averbar o casamento de meus pais no Brasil), enviei novamente o processo e agora o status aparece como "Aguarda integração, CRCentrais".
    Isso quer dizer que o processo foi aceito ou ainda existe alguma análise/investigação a ser feita?
    Antecipadamente agradeço!
  • José vinicius baraúna

    Você pega todas as certidões e agende no site do consulado para legalizar doc, paga uma taxa de 62,20.
    Legalize tambem cópia da identidade lá no consulado em legalizar fotocópia simples, a legalização cópia de Identidade 95,48.
  • @Moacir Vasconcelos Junior,

    o que eles quiseram dizer (que vc não teria acesso ao processo, e que ele estaria para serviço), é que não se dispõem a parar para responder sobre andamento dos processos. Por isso, indicamos sempre a ligarem para a Linha Registos, e não entrarem em contato com as conservatórias.

    Quanto a fase de despacho, significa que está na mesa do conservador, para ser assinado Após esta faze, vem a fase de registos, quando vc recebe o número do assento e se torna português.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.