Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

Celso AraujoCelso Araujo Member
editado June 2016 em Processos de Atribuição
Pessoal acabei de receber ótimas noticias!!!!!
O nosso primeiro teste que realizamos foi na Conservatória de Ovar, , foi concluido em 16 dias, o processo chegou a CRC Ovar no dia 17/05 (vale Postal e Documentos e foi concluido dia 03/06, 16 dia apenas, um prazo melhor que Ponta Delgada.
Parabéns ao @fernandosivelli que teve a inicitiva e arrojo de testar primeiro.
Vamos desafogar PD .

Isso mesmo Conservatória de Ovar

Dados para Envio:
Conservatória do Registo Civil de Ovar
Rua Luis de Camoes, n.º 15 r/c
3880-240
Ovar / Portugal
Fone:+351 256 580 980  
civil.ovar@irn.mj.pt


Dados para Vale Postal:
IRN.IP
Rua Luis de Camoes, n.º 15 r/c
3880-240
Ovar / Portugal
Fone:+351 256 580 980  
civil.ovar@irn.mj.pt


Lembrando que Ovar, não tem a mesma agilidade de Tondela, porém eles podem no futuro ficar sobrecarregados, e não tem flexibilidade que Ponta Delgada.
Obrigado ao @fernandosivelli pela iniciativa do teste,
«134567151

Comentários

  • @Celso,

    boa notícia, mais uma opção.

    @fernandosivelli,

    parabéns!
  • @Celso,

    Tondela já não tem mais a agilidade de antes devido ao enorme fluxo de processos. As Atribuições estão saindo em cerca de 10 dias. Dessa forma, Ovar é uma excelente opção.

    Devo lembrar que, nesse início com Ovar, sempre é bom enviar os documentos digitalizados em PDF e solicitar a análise dos mesmos.
  • @fernandosivelli, @Celso,

    foi feita transcrição de casamento em Ovar?
    Vocês sabem qual o requerimento que usam para tal?
    É o mesmo de Tondela e dos consulados?
  • Galera,

    Mandei email pra Tondela essa semana pra perguntar quanto tempo estava demorando lá porque pretendo abrir meu processo por lá, e a Ana Margarida Borges, conservadora, me disse que o prazo médio é de 5 dias úteis. Isso não é verdade? Ela disse que posso enviar os documentos pra análise prévia também...
  • Os prazos variam de 5 a 10 dias. Acredito que quando o assento de nascimento do português é de arquivo distrital e não vá certificado junto com a documentação, Tondela precisa solicitar o assento e aguardar que a outra conservatória envie. Até chegar, demora um pouquinho. É por isso que dá essa variação em dias.

    Mas como Tondela está ficando atolada de processos, em breve esse prazo vai estourar. Com isso, Ovar é uma excelente opção...
  • Entendi. No caso, se eu só preencher o 1C e não enviar a certidão de nascimento do português? Porque se eu tiver ela em mãos e enviar ela no processo, deve ir mais rápido, ou eles ainda vão entrar em contato com a outra conservatória e checar tudo ?

    A verdade é que eu só quero fugir de Lisboa e do Consulado. A espera de meses é demais pra alguem ansioso como eu hahaha
  • editado June 2016
    @Bruno,

    Com a certidão do português certificada em mãos, o prazo encurta sim.

    Digitalize seus documentos e mande para Ovar.
  • Que ótima notícia!

    Qual é o e-mail da CRC de Ovar?
  • @Guilherme,

    O Celso postou no topo da página.
  • Ah, sim. Nos dados para envio! :) valeu!
  • Uma dúvida! Enviei um email para Ovar e eles requisitaram que o formulário 1C fosse reconhecido em consulado! Alguém conseguiu fazer com autenticação de cartório? Enviei os documentos para análise
  • @Moacir manda pra eles falando que como consta no quadro 5 das
    INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DO IMPRESSO MODELO 1C
    (art.1º n.º 1 al.c) da LN)

    Quadro 5
    1. O reconhecimento presencial da assinatura pode ser feito:
    - perante funcionário do serviço com competência para receber o impresso;
    - em Cartório Notarial ou Conservatórias do registo português;
    - em Consulado de Portugal no estrangeiro;
    - por Advogado ou Solicitador, ou
    - pelas câmaras de comércio e indústria, reconhecidas nos termos do Decreto-Lei n.º 244/92, de 29 de Outubro.
    Se o procurador for advogado ou


    Vc fez o reconhecimento presencial da assinatura em Cartorio Notarial.
  • editado June 2016
    Ela falou que é válido
  • Boa noite pessoal, enviei a transcrição de casamento de meus pais e meu processo de atribuição para Ovar. Espero que dê tudo certo :)

    Uma informação para contribuir: Não existe acréscimo no valor da transcrição de casamento com pacto antenupcial, pelo menos em Ovar.

    Achei o pessoal de lá muito cordial e atencioso.
  • editado June 2016
    Pessoal uma dúvida. Mandei os documentos para Ovar, pois foi quem me respondeu dizendo que eles estavam OK,. Mandei o Form. 1C, Certidao de inteiro Teor da minha mãe (Com reconhecimento de firma e legalizada no consulado) Copia do assento de nasc do pai dela e a xerox autenticada do RG da minha mãe.

    Eles disseram que estava tudo OK, porém recebi algumas respostas de outros CRCs inclusive de Tondela com a seguinte indagação.

    A copia do RG a partir de agora deverá ser legalizada no consulado.
    O assento de nascimento do requerente tem que ser por fotocópia e legalizada no consulado.

    A pergunta é o que vem a ser uma certidão de inteiro Teor emitida por fotocopia ? É uma xerox da certidão de nascimento com o reconhecimento de firma + legalização no consulado.

    Pq eles não dizem que tem que ser, eles dizem que se possível, por fotocopia.

    Cada CRC adota um procedimento diferente, só pode !!!
  • Carlos,

    Fiquei muito apreensiva com essa mudança nas regras de Tondela! Estava aqui com todos os documentos prontos.

    Se Ovar não implicar com isso, vou acabar mandando pra eles.

    Me avisa quando seu processo for finalizado?

    Aguardo!
    Obrigada;
  • @Leticia Guedes,

    a mudança nas regras não ocorreu por Tondela, mas pelo IRN.
    Ou seja, afeta a todas as conservatórias.
  • Boa noite, o que mudou, estou com tidos os documentos prontos pra mandar, e não quero ter surpresas.
  • @Cleide Vieira,

    Certidões brasileiras (nascimento e casamento) deverão ser do tipo:
    1- inteiro teor e conter um "Selo de fiscalização-Certidão", "Selo de fiscalização eletrônico", "Selo digital" ou "Funarpen-Selo digital", que fica no canto superior esquerdo ou direito
    ou
    2. por fotocópia reprográfica emitidas pelos cartórios.

    As certidões do tipo 1 não precisam ser legalizadas pelo consulado.
    As certidões do tipo 2 precisam ser legalizadas pelo consulado.


    As cópias dos RGs autenticadas a partir de agora também devem ser legalizadas pelo consulado.


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4309/irn-altera-legalizacoes-no-consulado
  • Eu não arriscaria mandar nenhum documento sem legalizar no consulado!!!!
  • Pessoal novas informações da Conservatórias, existem alguns brasileiros que estão falsificando os certidões de inteiro teor, vão no site do Tombo, pegam uma certidão antiga de um Português, e na hora da emissão da certidão do requerente, alteram o nome do pai ou mãe , mais do pai para o nome do Português.
    Por isso a solicitação de certidão por fotocópia do livro, com certeza esta exigência valerá para todos os processos. Devido à fraude de alguns, todos pagam.
  • Pessoal informações de Ovar, aceita certidão de inteiro teor com ou sem selo , mas autenticada, resumindo certidão no formato antigo. Porém RG autênticidado e legalizado.
  • Obrigada, @Celso! Vou enviar p/ Ovar.
  • Gente... Acabo de receber o seguinte e-mail de Ovar:

    "Boa Tarde D. Letícia
    Aqui vai a relação dos documentos que necessita:
    Artigo 1.1 alínea c)

    - Certidão de nascimento de inteiro teor com reconhecimento de assinatura no Consulado Português;
    - Requerimento preenchido com reconhecimento de assinatura no Consulado Português;
    - Cópia autenticada do documento de identificação- carteira de identidade- (pode ser feita num Cartório); "

    Agora eles querem o formulário 1C reconhecido no consulado de Portugal, e o RG com cópia simples autenticada???

    Estou com a minha certidão e RG legalizadas no consulado, mas agora o Requerimento também? É isso mesmo, ou entendi errado?

  • @Letícia,

    Acredito que esse reconhecimento de assinatura no Consulado Português não seja legalização. É aquele serviço que você assina o documento perante o agente consular (pra mim, isso é uma forma de atestar que a pessoa está viva de fato). Antes era feito o reconhecimento por autenticidade, quando a pessoa tem que assinar na frente do notário, e bastava. Não sei lhe informar se ainda pode ser feito desse jeito, mas acredito que sim. Vamos esperar alguém com mais experiência se pronunciar.
  • @Pamela Meu formulário está com assinatura reconhecida por autenticidade. Mas reconhecida por um cartório comum, não pelo consulado de Portugal... Esse foi o processo que me informaram aqui no grupo antes.

    De qualquer forma, enviei essa pergunta p/ Ovar. Assim que tiver a resposta, escrevo aqui pra vocês.

    Obrigada.
  • @Leticia Guedes,

    a @Pamela está correta.
    O modelo 1C deve ter a assinatura reconhecida por autenticidade em cartório OU reconhecida presencialmente no consulado. Sempre foi assim!
  • editado June 2016
    Recebi o ok deles enviei os docs via dhl na semana passada e a previsão de chegada é segunda. Espero que não caia em restrição pois qd enviei não estavam pedindo essas cópias autenticadas. Sobre 1C da minha mãe que foi enviado, está autenticado em cartório. E a própria Lurdes me deu ok! Fez uma ressalva que seria interessante se eu Autenticasse no consulado mas que eu a documentação estava ok e que eu poderia mandar.
  • Destacando q meus avós nasceram em 1920 e suas certidões estão digitalizadas espero não sofrer mt com essa mudança, requisirei a atribuição da minha mãe com 1C e a identidade em cartório. Recebi o Ok deles na segunda na quarta e enviei os documentos devido a problemas para emitir o vale postal no sistema do correio do rio.
  • @moacir vai falando sobre seu caso para nós .
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.