Despedida da Comunidade (Encerramento do Orkut)

Como vocês já devem saber o Orkut já tem seus dias contados e será encerrado em 30 de Setembro deste ano. Abri esse tópico para aqueles que se sentem gratos à comunidade terem seu espaço para se despedir dela e para que possamos planejar algum meio de mantê-la viva em outra plataforma. Pra mim, é uma pena que o Google tenha tomado essa atitude, apesar de ter sido ultrapassado pelo Facebook em quase todos os aspectos, essas comunidades são ótimas para discussão em fórum. Os grupos do face não chegam nem perto delas, nesse ponto. 
 
Pois é, parece bobagem, mas eu que já não venho no Orkut há algum tempo (e só o mantive ativado por conta da comunidade), entrei só para ver como essa comunidade vai ficar. Apeguei-me a ela, e não é à toa... Dediquei muito tempo, anos, da minha vida sendo ajudado e posteriormente ajudando os outros a conquistar seus sonhos de serem portugueses, devo minha nacionalidade ao meu antepassado português, mas também devo á essas pessoas (como a Denise que é uma das antigas que ainda continua aqui) que incansavelmente fazem dessa comunidade uma grande biblioteca de conteúdo gratuito. Aqui pessoas tem o prazer de ajudar sem querer esfolar ninguém financeiramente, só de pensar quantas pessoas se livraram dos pilantras por aí afora e conquistaram sua nacionalidade por sí mesmos com a ajuda dessa comunidade, fico orgulhoso de ter feito parte disso. 

Pelo comunicado veiculado na mídia, haverá uma espécie de arquivo de comunidades que será criado pelo Google para salvar todas as comunidades públicas. Não poderemos mais ajudar ninguém por aqui tirando dúvidas ou aconselhando, mas o que já foi postado poderá ser acessado mesmo depois do encerramento. A grande questão, é que a nossa comunidade atualmente não é pública, é fechada para membros, então, aqui entra o meu primeiro pedido, e vai para aos administradores da comunidade, peço que antes do dia 30 de Setembro de 2014 mudem essa configuração de privacidade da comunidade de 'Fechada para membros' para ‘Pública’, para que possamos eternizar na internet todo esse conteúdo construído através de tantas contribuições.

Meu segundo pedido vai para você, que está lendo essa mensagem agora. Não remova o Orkut permanentemente da sua conta Google. Se não, seus posts não serão incluídos no arquivo de comunidades. É claro que sem post, isso aqui seria um grande vazio sem interesse pra ninguém, então, para essa comunidade se manter “viva” no arquivo, ela precisará da nossa contribuição, mais uma vez. Assim poderemos copiar, colar, ler e ajudar mais pessoas com o conteúdo daqui. Será nosso grande livro online que poderá ser pesquisado, mas não mais editado.

É isso, se você leu até aqui, agradeço pelo seu tempo. É triste pensar que um lugar onde você passou tanto tempo da sua vida (mesmo que online) será destruído. Descobri a internet no Orkut, lembro que era criança e passava horas no Orkut, achava isso um máximo. Em pensar que daqui a algum tempo pessoas nem saberão o que foi isso aqui. É estranho pensar assim, mas é como o tempo age nas coisas, ele passa, ele muda, ele constrói e destrói... Espero poder voltar aqui, neste mesmo tópico, daqui a alguns anos e poder ler estas mesmas palavras que escrevo agora. Com certeza as lerei com certa nostalgia. Um abraço a todos! 

Comentários

  • Moderadores vamos fazer como o Hermano disse, e também vamos cria-la em outro site.
  • Eu concordo em partes, mas desculpe, nao concordo em deixar a comunidade publica, tem pessoas que colocam dados aqui, que sao muito pessoais, nome de avo, pai, mae, etc... nao acho legal essa informacao ficar livre para todo mundo da internet, pois depois que for excluido nao conseguiriamos mais retirar nada, eu acho que se a gente colocar as informacoes do guia da ajuda, e alguns topicos importantes, eh soh postarmos em outro lugar onde iremos recriar a comunidade... O facebook tem varias opcoes, como grupo e fan page, que os moderadores podem utilizar, eu conheco muito disso, pois trabalho na criacao de fanpages, ja tenho umas 3, la eh bem seguro e pode ser privada aos que desejarem ser membros, se eu puder colaborar, fico a disposicao dos moderadores para ajudar, meu email

    ricardo.gontijo@gmail.com
  • Ricardo

    .Pode descordar, não tem problema, mas continuo achando que mantê-la como pública é indispensável daqui pra frente. Por que preservar parte da comunidade se podemos preservá-la por completo e virmos aqui sempre que quisermos para consultar todo o seu conteúdo? Pra que se limitar a poucas informações quando temos a possibilidade de poder usufruir de tudo? 

    Eu não acho que nomes de pai e mãe e datas sejam lá assuntos 'muito pessoais', qualquer cadastro simples tem essas informações, qualquer pessoa que te conheça minimante sabe disso, na minha opinião, RG e CPF são, mas isso ninguém colocou por aqui.  

    Acredito que a maioria não se importaria com isso, até porque elas revelaram esses dados por vontade própria na rede, mas para todos aqueles que se importarem: "...Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google. Para ter mais detalhes, por favor, visite a Central de Ajuda." É o que dizia na mensagem do Google.

    É claro que ainda assim precisamos criar um novo grupo em outra plataforma, de preferência no Facebook, pra migramos para lá. 
    Minha ideia é criarmos um grupo no Facebook e quando o Orkut fechar a comunidade continua por lá. Essa daqui estará salva no arquivo de comunidades e nós poderemos sempre consultá-la, mas para isso, a comunidade tem que estar como pública até 30 de Setembro, data de encerramento do Orkut. Assim nós se comunicaremos pelo Facebook e não perderemos nenhum conteúdo disponível da antiga, podendo sempre consultá-lo.
  • "As comunidades que são visíveis a qualquer membro do Orkut e estão acessíveis via Web (duas configurações que são gerenciadas pelos proprietários das comunidades) serão salvas em um arquivo em 30 de setembro de 2014. Depois de 30 de setembro, você não poderá adicionar novos tópicos, comentários ou pesquisas, mas qualquer pessoa na Web será capaz de ver as antigas discussões.

    Você pode excluir suas postagens individuais, que não quer que sejam arquivadas, antes de o Orkut fechar em 30 de setembro de 2014.

    Você pode apagar todas as suas postagens removendo o Orkut de sua Conta do Google. 

    OBS: Você pode fazer isso a qualquer hora, antes ou depois de o Orkut fechar. Veja como:

    1 - Acesse a página inicial de sua comunidade.
    2 - Clique em Configurações da comunidade à esquerda e então em Privacidade e Segurança.
    3 - Clique na opção ao lado de "Aberta – qualquer pessoa pode ver o conteúdo da comunidade".
    4 - Marque a caixa ao lado de "Mecanismos de pesquisa como o Google e usuários que não fazem parte do Orkut podem encontrar minha comunidade e seus tópicos".
    Clique em Salvar. "
    _________________

    OBS: Se todos fizerem isso a nossa comunidade ficaria sem sentido, vazia, com tópicos sem sentido e sem serventia, então, eu aconselho que ninguém faça. Mas se alguém se sentir incomodado... 

    Para mais informações sobre as mudanças e o que acorrerá após o encerramento, acessem: https://support.google.com/orkut/answer/6033100?hl=pt-BR
  • Ricardo, acho essa iniciativa bem válida. mesmo faltando bastante tempo pro Orkut fechar, acho válido criar algum grupo ou page no facebook pro pessoal já ir migrando pra lá.. tem muita gente que conta com a experiência de muitos daqui pra conseguir a sua cidadania.. inclusive eu xD

    Abraço a todos!!
  • puts q pena logo agora que achei a certidão de minha avó.... 
    tava ancioso para postar todo o progresso até o final.
  • Pessoal tomei a iniciativa e criei um grupo no facebook para a comunidade Cidadania Portuguesa, está a disposição do dono da comunidade e aos moderadores, para tomarem posse assim que puderem, deem uma olhada, o nome é Cidadania Portuguesa (Orkut)

  • Douglas, ja entrei na comunidade... espero que os moderadores e todos os membros antigos tbm entrem pois a experiencia conta e muito para ajudar nos processos...
  • Hermano, nos podemos continuar usufruindo das informacoes, eh soh postarmos as informacoes na nova comunidade do facebook, seria tipo uma postagem de acervo uteis, com o que teve aqui de mais importante, mas desde quem acesse seja membro da comunidade, e tenha interesses de acordo com a comunidade, deixar a comunidade PUBLICA para todo mundo ver, nao acho isso legal... bom, essa eh a minha opiniao...
  • Seria bom se algum moderador ou o dono da comunidade aparecessem aqui para dizer/fazer alguma coisa... Será que alguém na comunidade tem contato com eles?
  • Ricardo

    Ainda não entendi porque você é contra. Qual é o problema de deixar a comunidade como Pública se a única coisa que muda na prática é que depois de Setembro, estando como pública a comunidade ficará salva no arquivo do google para podermos consultá-la INTEIRAMENTE. E se continuarmos deixando ela como fechada, ela sumirá junto com o orkut. A diferença é só essa. E mesmo estando como pública qual é o problema de "todo mundo ver"? Só vai ver quem pesquisar sobre o assunto, aí pode ser que venha a encontrar a comunidade no Arquivo, mas se a pessoa pesquisa sobre o assunto é porque ela está interessada e precisa de ajuda, se o material daqui servir para ela ótimo. 

    Nós vamos abrir mão de ter a comunidade inteira para consultar no arquivo online para ter que se contentar com apenas algumas informações salvas por nós? Não acho uma boa opção. 
  • Gente entra na nova do facebook e lança ctrl c / ctrl v que vai dar tudo certo. Em poucos minutos já colei mais de 100 posts daqui do forum.
    Victor
  • Olá, com essa notícia do fim do Orkut tive que vir aqui postar meu último agradecimento à essa comunidade que com muito orgulho posso dizer que fui ajudado e ajudei muita gente.
    Quando entrei aqui essa comunidade tinha apenas umas 100 pessoas e hoje já passou de 4 mil.
    Agradeço ao Paulo, Maestro Alex, Cibele, Sandra e todas as outras pessoas que me ajudaram muito desde o começo, desde o tempo que eu nem sabia por onde começar.
    Depois que obtive a tão suada cidadania ainda fiquei por aqui por alguns anos, mas depois que mudei de emprego, casei e meu filho nasceu (que tbm já obteve a cidadania portuguesa), não pude me dedicar como no início, mesmo assim fiquei tranquilo ao ver que nossa comunidade já consegui andar com suas próprias pernas. 
    Agradeço todas as outras pessoas que continuaram ajudando sem lucrar com isso, apenas por terem um coração solidário.
    Espero que continuem ajudando as pessoas com esse novo projeto no facebook.
    Um grande abraço e saudações lusitanas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.