Despedida da Comunidade (Encerramento do Orkut)
Como vocês já devem saber o Orkut já tem seus dias contados e será encerrado em 30 de Setembro deste ano. Abri esse tópico para aqueles que se sentem gratos à comunidade terem seu espaço para se despedir dela e para que possamos planejar algum meio de mantê-la viva em outra plataforma. Pra mim, é uma pena que o Google tenha tomado essa atitude, apesar de ter sido ultrapassado pelo Facebook em quase todos os aspectos, essas comunidades são ótimas para discussão em fórum. Os grupos do face não chegam nem perto delas, nesse ponto.
Pois é, parece bobagem, mas eu que já não venho no Orkut há algum tempo (e só o mantive ativado por conta da comunidade), entrei só para ver como essa comunidade vai ficar. Apeguei-me a ela, e não é à toa... Dediquei muito tempo, anos, da minha vida sendo ajudado e posteriormente ajudando os outros a conquistar seus sonhos de serem portugueses, devo minha nacionalidade ao meu antepassado português, mas também devo á essas pessoas (como a Denise que é uma das antigas que ainda continua aqui) que incansavelmente fazem dessa comunidade uma grande biblioteca de conteúdo gratuito. Aqui pessoas tem o prazer de ajudar sem querer esfolar ninguém financeiramente, só de pensar quantas pessoas se livraram dos pilantras por aí afora e conquistaram sua nacionalidade por sí mesmos com a ajuda dessa comunidade, fico orgulhoso de ter feito parte disso.
Pelo comunicado veiculado na mídia, haverá uma espécie de arquivo de comunidades que será criado pelo Google para salvar todas as comunidades públicas. Não poderemos mais ajudar ninguém por aqui tirando dúvidas ou aconselhando, mas o que já foi postado poderá ser acessado mesmo depois do encerramento. A grande questão, é que a nossa comunidade atualmente não é pública, é fechada para membros, então, aqui entra o meu primeiro pedido, e vai para aos administradores da comunidade, peço que antes do dia 30 de Setembro de 2014 mudem essa configuração de privacidade da comunidade de 'Fechada para membros' para ‘Pública’, para que possamos eternizar na internet todo esse conteúdo construído através de tantas contribuições.
Meu segundo pedido vai para você, que está lendo essa mensagem agora. Não remova o Orkut permanentemente da sua conta Google. Se não, seus posts não serão incluídos no arquivo de comunidades. É claro que sem post, isso aqui seria um grande vazio sem interesse pra ninguém, então, para essa comunidade se manter “viva” no arquivo, ela precisará da nossa contribuição, mais uma vez. Assim poderemos copiar, colar, ler e ajudar mais pessoas com o conteúdo daqui. Será nosso grande livro online que poderá ser pesquisado, mas não mais editado.
É isso, se você leu até aqui, agradeço pelo seu tempo. É triste pensar que um lugar onde você passou tanto tempo da sua vida (mesmo que online) será destruído. Descobri a internet no Orkut, lembro que era criança e passava horas no Orkut, achava isso um máximo. Em pensar que daqui a algum tempo pessoas nem saberão o que foi isso aqui. É estranho pensar assim, mas é como o tempo age nas coisas, ele passa, ele muda, ele constrói e destrói... Espero poder voltar aqui, neste mesmo tópico, daqui a alguns anos e poder ler estas mesmas palavras que escrevo agora. Com certeza as lerei com certa nostalgia. Um abraço a todos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
ricardo.gontijo@gmail.com
Abraço a todos!!
Ainda não entendi porque você é contra. Qual é o problema de deixar a comunidade como Pública se a única coisa que muda na prática é que depois de Setembro, estando como pública a comunidade ficará salva no arquivo do google para podermos consultá-la INTEIRAMENTE. E se continuarmos deixando ela como fechada, ela sumirá junto com o orkut. A diferença é só essa. E mesmo estando como pública qual é o problema de "todo mundo ver"? Só vai ver quem pesquisar sobre o assunto, aí pode ser que venha a encontrar a comunidade no Arquivo, mas se a pessoa pesquisa sobre o assunto é porque ela está interessada e precisa de ajuda, se o material daqui servir para ela ótimo.
Quando entrei aqui essa comunidade tinha apenas umas 100 pessoas e hoje já passou de 4 mil.
Agradeço ao Paulo, Maestro Alex, Cibele, Sandra e todas as outras pessoas que me ajudaram muito desde o começo, desde o tempo que eu nem sabia por onde começar.
Agradeço todas as outras pessoas que continuaram ajudando sem lucrar com isso, apenas por terem um coração solidário.
Espero que continuem ajudando as pessoas com esse novo projeto no facebook.
Um grande abraço e saudações lusitanas.